Início » Pandeiro Batuka é Bom? Vale a Pena?
Pandeiro Batuka é Bom?

Pandeiro Batuka é Bom? Vale a Pena?

Olá, amante da percussão! Se você quer entrar no mundo das batucadas e está em busca de um pandeiro bom e barato, este é o artigo certo. Aqui, vamos descobrir se o pandeiro Batuka é bom e para qual tipo de músico ele é indicado.

Dessa forma, vamos contar um pouquinho da história da marca e analisar alguns modelos de pandeiro da Batuka. Além disso, apresentaremos instrumentos de outras fabricantes para que você possa tomar a sua decisão com total propriedade.

Então, bora saber se o pandeiro Batuka vale a pena!

Sobre a Batuka

Antes de mais nada, saiba que a Batuka é uma submarca da Luen, renomada empresa brasileira de instrumentos de percussão, que está na ativa desde a década de 1980.

Nesse contexto, a Batuka foi criada pensando nos músicos iniciantes, que precisam de um instrumento resistente, com boa sonoridade e valor acessível. Por isso, o pandeiro Batuka é bom para quem está começando, já que apresenta positivo custo-benefício.

No entanto, o baixo valor de mercado não é sinônimo de má qualidade de construção. Os pandeiros Batuka têm características interessantes, como corpo em alumisteel, aros com pintura eletrostática e visual descolado. 

Como saber se o pandeiro Batuka é bom?

Primeiramente, para saber se um pandeiro é bom antes da compra, é preciso realizar algumas ações importantes. Elas são: pesquisar sobre a confiabilidade da marca, conferir a opinião de outros usuários e assistir a vídeos de demonstração dos produtos.

Nesse sentido, dê uma olhada nas avaliações de clientes de sites como a Amazon e o Reclame Aqui. Neste último, só há um relato específico sobre a Batuka, que menciona uma bateria com pedal de bumbo danificado, o que provavelmente ocorreu no transporte. Portanto, a ausência de reclamações é um bom sinal a respeito da qualidade da marca. 

Ao mesmo tempo, é preciso conhecer algumas características técnicas para escolher o melhor pandeiro para você. Em seguida, confira as principais!

Tamanho

A primeira característica importante a ser definida é o tamanho. Medido em polegadas, o tamanho de um pandeiro costuma variar entre 8” e 14” (podem existir versões ainda menores e maiores). 

Quanto maior o pandeiro, mais possibilidades sonoras ele terá e mais esforço será exigido do músico. Além disso, o número de platinelas aumenta conforme o tamanho do pandeiro. Ah, essas peças são responsáveis pelo som agudo do instrumento, beleza?

Para quem está começando e já é adulto, um pandeiro de 10 polegadas é uma ótima opção. Ele é relativamente pequeno e leve, exigindo menos força para tocar, mas com bom timbre. Futuramente, o músico poderá trocá-lo por um pandeiro maior se assim sentir necessidade. 

Por fim, há modelos voltados para o público infantil, com 6” e 8”. Dessa forma, eles são mais leves e confortáveis para as crianças, ok?

Tipo de pele

Aqui, há duas principais opções de peles para pandeiro: nylon ou couro. O pandeiro de nylon tem um som mais agudo, sendo muito usado para samba, pagode, partido-alto e coco. Costuma ser mais pesado que os de couro e com mais volume também. Para fechar, a afinação não muda conforme o clima.

Por sua vez, o pandeiro de couro tem o som bem mais cheio e versátil. Assim, cai bem para diversos estilos musicais. Ele é mais leve do que o pandeiro com pele de nylon, mas tem volume inferior, muitas vezes precisando de um microfone. A afinação da pele de couro pode variar conforme a umidade e a temperatura do ambiente. 

Em seguida, confira a análise de alguns pandeiros da marca Batuka!

1. Pandeiro 10″ Abs Pele Leitosa – Batuka

Pandeiro 10

✅ Bom para iniciantes

✅ Preço baixo

✅ Bons materiais

🚫 Timbre não é dos mais ricos


Começamos as análises com o pandeiro de 10” da Batuka. Dessa forma, trata-se de um instrumento interessante para quem está começando, já que não é muito grande e exige menos esforço do músico.

Todos os pandeiros da Batuka têm corpo de alumisteel, que é uma liga de aço que contém blindagens de metais nobres. Assim, a estrutura oferece boa resistência, mas é leve. Além disso, os aros têm pintura eletrostática, que gera um bom acabamento. 

Por ter pele sintética de nylon, esse pandeiro tem um som mais agudo e bem destacado. Não espere o grave cheio de um pandeiro com pele de couro nem o timbre complexo de um instrumento profissional, ok? Aqui, a proposta é realmente agradar aos iniciantes. 

Dessa forma, o instrumento tem um bom volume, com direito a cinco pares de platinelas, que fornecem um brilho interessante ao som. A unidade vem com chave para alterar a afinação e possui preço bastante atrativo. Na Amazon, o produto tem nota 4,6 de 5, com mais de 250 avaliações de clientes. 

Ficha técnica:

  • Marca: Batuka
  • Tamanho: 10”
  • Pele: Sintética
  • Platinelas: 5 pares

2. Pandeiro Infantil Abs Junior 08″ – Batuka

Pandeiro Infantil Abs Junior 08

✅ Indicado para crianças

✅ Leve e confortável

🚫 Construção simples


Se você está buscando um instrumento para uma criança, aqui está uma excelente opção de compra.

Esse pandeiro Batuka é bom para os pequenos, já que possui 8”. Resultado disso, ele é menor do que o padrão, sendo leve e confortável. Logicamente, o timbre não é dos mais encorpados, mas essa limitação não vai prejudicar o aprendizado do estudante.

Tem construção simples, com quatro pares de platinelas de plástico. Ao mesmo tempo, outras características são semelhantes ao modelo anterior: corpo de alumisteel, aros com pintura eletrostática e pele sintética, mas do tipo cristal. Definitivamente, esse é um pandeiro satisfatório para crianças, mas que está longe de apresentar alta qualidade. 

O preço é ainda menor do que o anterior, com nota 4,3 de 5 na Amazon (apenas 3 avaliações). 

Ficha técnica:

  • Marca: Batuka
  • Tamanho: 8”
  • Pele: Sintética
  • Platinelas: 4 pares

Alternativas para pandeiro Batuka

E aí, você já sabe se é bom o pandeiro Batuka? Antes de tomar a sua decisão, recomendamos que leia as análises abaixo, pois selecionamos pandeiros de outras marcas para que você tenha um leque maior de opções. Acompanhe!

1. Pandeiro 10″ For Preto Plat Inox Tarr Dpla – Luen

Pandeiro 10

✅ Bem construído

✅ Pele sintética

✅ Bom volume

✅ Ferragens de inox

🚫 Preço mais elevado




Agora, que tal conhecermos os diferenciais do pandeiro da marca Luen? Afinal, a Batuka é uma submarca da empresa, lembra? Então, os modelos da Luen naturalmente possuem qualidade superior. 

Logo de cara, apenas ao observar as fotos, é possível verificar que o acabamento desse pandeiro da Luen é muito bacana. Todo preto, o pandeiro tem o tamanho de 10”, que cai bem para quem está iniciando no mundo do batuque.

Por sua vez, o produto tem corpo de fórmica, cinco platinelas duplas e ferragens de inox, conhecido por ser um material durável. A pele é sintética, gerando um timbre mais brilhante e com ótimo volume final. Ainda tem tarraxas de afinação duplas, que são precisas e geram muitas possibilidades sonoras, principalmente para timbres agudos. 

Assim, o produto cai bem para todos os níveis de músicos, porém tem valor de mercado mais elevado. Possui apenas uma avaliação na Amazon, com nota máxima.

Ficha técnica:

  • Marca: Luen
  • Tamanho: 10”
  • Pele: Sintética
  • Platinelas: 5 pares

2. Pandeiro Injetado 10″ – Torelli

Pandeiro Injetado 10″ - Torelli

✅ Pele de couro

✅ Timbre versátil

✅ Ótimos graves

🚫 Volume limitado



Finalizando as análises de hoje, não poderia faltar uma opção de pandeiro com pele de couro em nossa lista, não é mesmo?

Produzido pela Torelli no Brasil, esse instrumento tem o tamanho de 10” e pele de origem animal. Assim, apresenta grande versatilidade sonora, cobrindo variados estilos musicais. Como principal característica, tem um grave bastante cheio, porém sem grande volume. Por isso, pode precisar de um microfone em algumas situações, certo?

O produto ainda apresenta aro de inox, corpo injetado em PS e seis pares de platinelas cromadas. Acompanha chave de afinação.

O preço de mercado pode ser considerado intermediário, enquanto a nota na Amazon é 4,7 de 5, com mais de 80 avaliações de compradores. 

Ficha técnica:

  • Marca: Torelli
  • Tamanho: 10”
  • Pele: Couro
  • Platinelas: 6 pares

Conclusão: O pandeiro Batuka é bom ou não?

Aqui, chegamos à parte final do nosso artigo de hoje. Queremos saber: você conseguiu confirmar se o pandeiro Batuka vale a pena para você? Caso ainda esteja em dúvidas, fique tranquilo e acompanhe o nosso resumo a seguir.

Bom, a Batuka é uma submarca da Luen, que tem como principal objetivo oferecer instrumentos de percussão para iniciantes. Assim, os pandeiros são bons para quem está começando, com sonoridade satisfatória e preço atraente. Logicamente, não têm o mesmo som complexo de instrumentos mais caros, mas cumprem o seu papel.

Então, se você não se importa em gastar um valor maior para comprar um pandeiro mais definitivo, temos duas opções para você. A primeira é o Pandeiro Luen 10″ For Preto Plat Inox Tarr Dpla, que tem uma sonoridade bem destacada por causa da pele sintética. Já o Pandeiro Torelli Injetado 10″ possui pele de couro, que é muito versátil e recheada de graves.

Portanto, a decisão fica a seu critério! Escolha o seu modelo favorito, não perca tempo e efetue a compra agora mesmo! Desejamos muitas batucadas com seu novo instrumento.

Grande abraço, a gente se vê novamente em breve!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.