Início » Os 10 Melhores Microfones Profissionais de 2022

Os 10 Melhores Microfones Profissionais de 2022

Você já conhece o melhor microfone profissional do ano? Ainda não? Então hoje é o teu dia de sorte. Você será ensinado a escolher o melhor microfone para melhorar a sua performance. 

Nos dias de hoje a informação é algo ainda mais fundamental. Você precisa estar preparado para vencer os desafios do mercado. Está pronto? Vamos lá! Aqueça sua voz, faça suas anotações e salve os links dos microfones preferidos que vão impulsionar sua carreira. 

Melhores microfones profissionais para comprar online

Mesmo os profissionais mais competentes demoram para escolher um microfone. As boas escolhas fazem diferença na sua carreira. Para ajudar, veja a nossa tabela:

Imagem

Produto

Preço (R$)

✔️ Melhor microfone profissional 

✔️ Melhor microfone dinâmico profissional

✔️ Para gravações analógicas e digitais 

✔️ Melhor microfone profissional USB

✔️ Ótimo para performance no palco 

✔️ Qualidade na captação garantida

✔️ Modelo resistente 

✔️ Bons captadores 

✔️ Visual incrível

✔️ O mais barato do mercado

1. Microfone AT 2020 Pro – Audio-Technica

  • Microfone AT 2020 Pro - Audio-Technica
  • Microfone AT 2020 Pro - Audio-Technica

Prós

Contras

✅ Recomendado para profissionais

🚫 Uma opção de polaridade

✅ XLR Balanceado

✅ Capta nuances de dinâmica

O Audio-Technica AT 2020 Pro é o melhor microfone profissional do ano. Além de ser o mais utilizado, também é o mais indicado pelos profissionais de áudio. Em especial aos que desejam produzir podcasts. 

Em pouco tempo a Audio-technica desenvolveu produtos de qualidade e conquistou o respeito do público. Oferece ótimos produtos por um preço justo. Tem uma das equipes mais qualificadas do mercado e patrocina grandes artistas. 

O AT 2020. Tem um ótimo acabamento e uma qualidade de captação que irá te surpreender. Adota o padrão polar cardióide, do tipo direcional sim, é capaz de captar as vibrações de uma certa direção e dispensa os sons laterais. 

A Audio-Technica é uma marca que merece estar no topo. O microfone condensador AT 2020 Pro é a melhor opção do ano. Ele pode ser seu agora. 

2. Microfone D7 – AKG

  • Microfone D7 - AKG
  • Microfone D7 - AKG

Prós

Contras

✅ Polaridade Supercardióide

🚫 Não acompanha Pop Filter 

✅ Corte de frequências graves 

✅ Ótimo para ambientes sem tratamento acústico

O segundo lugar foi conquistado por uma marca surpreendente, o D7 é o melhor microfone dinâmico profissional AKG. Grandes produtoras e estúdio o utilizam para ter um ótimo resultado sonoro. Indispensável aos perfeccionistas. 

O AKG D7 é um ótimo microfone para profissionais. Entrega um ótimo resultado de captação. A polaridade supercardióide dá ainda mais eficiência nas gravações em ambientes não tratados. 

É sensível e a de espuma ou pop filter pode aumentar a qualidade de captação, diminuindo a saturação. Vem com um recurso para cortar as frequências baixas, trazendo mais definição e diminuindo o som de manuseio. 

O microfone profissional D7 cumpre as promessas da AKG. Por esse motivo surpreende os seus fãs. Aproveite essa oportunidade para dar um passo na sua carreira e adquira o seu microfone agora. 

3. Microfone 990 – MXL

  • Microfone 990 - MXL
  • Microfone 990 - MXL

Prós

Contras

✅ Recomendado para locutores e podcast

🚫 Uma opção de polaridade

✅ XLR Balanceado

🚫 Não acompanha Pop Filter

O terceiro lugar do nosso pódio foi conquistado pelo microfone condensador MXL. É um dispositivo bonito, robusto, com um acabamento vintage que o deixa ainda mais profissional. O preferido entre radialistas e locutores.

A MXL é uma marca inovadora que consegue entregar ótimos itens com um valor de investimento baixo. Mesmo assim, ainda há o que melhorar, o modelo 990 não vem com Pop Filter. É um item que pode melhorar a captação do áudio. 

O 990 é um microfone profissional condensador, a qualidade da captação depende de estabilidade, bem como do phantom power. O diafragma vem equipado com a polaridade cardióide. O tipo mais utilizado entre os profissionais.     

A MXL conseguiu inovar. Melhorou o mercado com produtos de qualidade. Expandiu as possibilidades de trabalho dos profissionais de áudio. Invista na sua carreira agora mesmo. 

4. Microfone Yeti – Blue

  • Microfone Yeti - Blue
  • Microfone Yeti - Blue

Prós

Contras

✅ Ótimo custo-benefício

🚫 Não há saída de áudio balanceada

✅ Ideal para home office

é o principal microfone condensador da marca. Está disponível somente em USB e funciona ao estilo Plug and Play.

É um microfone condensador profissional compatível com os programas mais utilizados para streaming. Você tem ótimos resultados em gravações de live. Além disso, é o preferido dos gamers. 

Tem três polaridades: cardióide, omnidirecional e bidirecional. Basta escolher a ideal para o resultado que busca. Você pode conectá-lo a um headset com conexão p2 para melhorar a comunicação. 

Uma marca que vem oferecendo ótimos produtos aos profissionais em home office é a Blue. O Yeti 

Não há dúvida, o microfone condensador Blue Yet é recomendado a quem precisa trabalhar de casa através de reuniões online. É ideal para quem quer dar um grande passo na carreira. Este microfone pode ser seu com apenas um clique. 

5. Microfone PRO 41 – Audio-Technica

  • Microfone PRO 41 - Audio-Technica
  • Microfone PRO 41 - Audio-Technica

Prós

Contras

✅ Ótimo investimento

🚫 Uma opção de polaridade

✅ XLR Balanceado

✅ Capta nuances de dinâmica

O PRO 41 tem um acabamento simples, mas pode te impressionar com sua qualidade e resistência. É fiel na captação do áudio e foi projetado para suportar a rotina nos palcos. É uma ótima ferramenta para profissionais. Olha a Audio-Technica conquistando mais um lugar no nosso ranking. Desta vez foi com o microfone profissional dinâmico PRO 41. É recomendado para performances ao vivo, como shows, palestras ou seminários. 

O padrão de polaridade é cardióide. Por ser um modelo dinâmico ele dispensa o phantom power e tem uma ótima funcionalidade em movimento. É usado por cantores e técnicos de áudio profissionais.  

Mais um prêmio para a Audio-Technica. A marca não deixa a desejar com os seus produtos e é muito requisitada pelos profissionais. É um ótimo investimento para você que precisa de um microfone profissional. Adquira agora mesmo. 

6. Microfone C-1 -Behringer

  • Microfone C-1 -Behringer
  • Microfone C-1 -Behringer

Prós

Contras

✅ Versátil

🚫 Cardióide que capta muita ambiência

✅ Plug and Play

A Behringer é uma grande marca e merece estar no nosso ranking. O microfone profissional condensador USB C-1 é a melhor opção para quem deseja ser um profissional com selo de qualidade da marca. É muito utilizado pelos artistas do Youtube para gravar voz e violão. 

Este é mais um microfone condensador do tipo Plug and Play. Não precisa de interfaces de áudio, o que o torna ainda mais acessível. A polaridade cardióide garante a captação de sons mais próximos e direcionados. 

O C-1 não vem com espuma ou Pop Filter, o que evita o efeito sopro das consoantes P e B. Ainda assim o microfone se mostra muito útil. É compatível com qualquer software de edição de áudio, tanto os modelos pagos como os gratuitos que estão disponíveis na internet. 

A Behringer não decepciona e o microfone condensador USB C-1 agradam o público. É recomendado aos produtores de conteúdo e influencers. Invista no seu agora mesmo. 

7. Microfone SL 85S – Behringer

  • Microfone SL 85S - Behringer
  • Microfone SL 85S - Behringer

Prós

Contras

✅ Resistência

🚫 Captadores poderiam ser melhores

✅ XLR Balanceado

O nosso sétimo lugar foi conquistado pelo microfone profissional Behringer SL 85S. É uma ótima opção aos profissionais do mercado do áudio. É muito usado em shows, programas de televisão e seminários. 

É um microfone dinâmico com polaridade cardióide. Favorece o som direcionado e exclui os periféricos. Tem um ótimo alcance e capta todas as frequências do espectro. 

O SL 852 vem com o filtro de ruído e um corta vento integrado, eliminando os sons indesejáveis como o sopro e as consoantes B e P. A saída XLR balanceada proporciona um som stereo agradável e com nuances de profundidade. Também é ótimo no quesito dinâmica. 

A Behringer continua a surpreender. E o microfone profissional dinâmico SL 85S é a prova disso. Os técnicos de áudio recomendam aos profissionais que querem investir na sua carreira.  Adquira o seu com um clique. 

8. Microfone P3S – AKG

  • Microfone P3S - AKG

Prós

Contras

✅ Ótimo custo benefício

🚫 Não vem com Pop Filter

✅ XLR Balanceado

A AKG ocupa mais um lugar no nosso ranking. O microfone dinâmico profissional P3S é muito requisitado por cantores, comediantes e produtores de áudio. É resistente e aguenta a rotina do músico profissional. 

A polaridade cardióide é muito indicada aos locutores e apresentadores, já que capta o som numa certa direção e exclui as laterais. Seu alcance é um pouco reduzido, por isso a fonte sonora deve estar bem próxima. Tem um acabamento que agrada os mais exigentes. 

O AKG P3S não vem com o Pop Filter. Você precisa de um para eliminar os sons explosivos como sopro e as consoantes P e B. Tem uma saída XLR balanceada e garante o som stereo. 

A AKG continua a mostrar porque é uma marca em ascensão. O microfone profissional P3S é uma ótima ferramenta para os profissionais do som. Não deixe para investir amanhã, tenha o seu microfone agora. 

9. Microfone BM-800 – VBT

  • Microfone BM-800 - VBT
  • Microfone BM-800 - VBT

Prós

Contras

✅ Acabamento refinado

🚫 Pouca estabilidade

✅ Ótimo custo benefício

Não pense que os últimos são dispensáveis. A VBT é uma prova disso. O microfone profissional BM-800 é um dos aparelhos mais bonitos que você pode ter. O acabamento refinado e a cor dourada dão um toque especial. 

É um tipo condensador, recomendado para estúdios, rádios e streaming. Projetado para minimizar o ruído de fundo e isolar a fonte sonora principal, uma característica do diafragma cardióide. 

Precisa de uma fonte de alimentação externa, muitas vezes fornecida pela mesa de som através da chave de 48v ou pelo phantom power. Capta todo o espectro de sons, deixando as vozes ainda mais claras. Um ótimo recurso para o seu estúdio profissional. 

O VBT BM-800 é uma ótima opção para você que está dando os seus primeiros passos. Sem dúvida é um ótimo investimento, por sua beleza e qualidade. Deixe o seu estúdio mais bonito agora mesmo. 

10. Microfone M-58 – MXT

  • Microfone M-58 - MXT
  • Microfone M-58 - MXT

Prós

Contras

✅ O mais barato do mercado

🚫 Frágil

✅ Indicado aos profissionais iniciantes

🚫 Qualidade inferior

O nosso último lugar é o mais indicado para você que tem pouco para investir. Mesmo assim você pode ter um microfone profissional. O MXT M-58 é o microfone dinâmico perfeito para você dar seus primeiros passos. 

O captador dinâmico é excelente para captar vozes e minimizar as microfonias. Tem uma ótima fidelidade na captação do áudio. Entrega um som com distorção baixa, sendo fiel às nuances de dinâmica.  

O plug XLR garante um som stereo, capaz de alcançar mais profundidade. Vem sem Pop Filter e deixa a desejar na sua estabilidade. Alguns sons de manuseio são percebidos com facilidade. 

Mesmo assim o MXT M-58 tem o melhor preço do mercado, sendo uma ótima opção para você que não pode investir muito. É robusto e duro na queda. Muito utilizado por artistas que estão sempre na estrada. Dê seu primeiro passo, invista num microfone agora. 

Para que serve o microfone profissional?

O microfone surgiu a partir de um aprimoramento do megafone. Este era um protótipo que amplifica o volume por causa do direcionamento da coluna de ar. Uma tecnologia que era usada na Grécia antiga e perdura até os dias de hoje. 

O primeiro microfone surgiu logo após a primeira revolução industrial, no século XIX. Os pioneiros projetaram um dispositivo para melhorar os discursos dos líderes e a expressão artística, aprimorando a ópera, o cinema e o teatro. 

Até hoje novos modelos são fabricados. Cada um é desenvolvido para cada tipo de profissão. O microfone profissional dinâmico, por exemplo, é mais encontrado em shows ou palestras, já o condensador é mais usado em estúdios para gravações. 

Como escolher o melhor microfone profissional

O nosso ranking já te mostra o essencial para você escolher o melhor microfone profissional para comprar online. Mesmo assim nós vamos te ensinar a avaliar qualquer modelo. 

Tipos

Você encontrará dois tipos de microfone profissional. Um que funciona melhor em movimento, enquanto outro precisa de estabilidade. Cada um para um tipo de trabalho, agradando a todos os nichos. 

  • Dinâmico

O microfone profissional do tipo dinâmico é ideal para captar sons em movimento. Por isso leva o nome dinâmico, pois foi projetado para ser estável mesmo em situações instáveis. 

É o mais utilizado para shows, palestras, apresentações em seminários, igrejas e muito mais. O microfone não precisa de alimentação externa, um grande diferencial deste modelo. Não é o mais indicado para podcasts, estúdios de gravação, dentre outros. 

  • Condensador

Já o microfone profissional do tipo condensador é o mais utilizado quando você precisa de estabilidade para captar o som. O seu mecanismo é projetado para atender os profissionais da área da comunicação ou entretenimento. 

Muito requisitado entre os empreendedores digitais para produzir conteúdo como podcast, captar áudio para edição dos vídeos e outros tipos de serviço. O microfone condensador precisa de uma alimentação externa, muitas vezes fornecida pela mesa de som com o phantom power. Tal recurso dá mais definição ao som. 

Formatos 

No mercado do áudio você pode encontrar vários formatos de microfone profissional. Os principais são o de mão, de mesa, boom ou shotgun e o de lapela. Cada um desenhado para um tipo de serviço, vamos te mostrar qual é o melhor o seu negócio. 

  • Microfone de mão

Geralmente o microfone profissional de mão é do tipo dinâmico. O emissor pode carregá-lo na mão enquanto anda, algo impossível para o tipo condensador. Ideal para músicos em apresentações, palestras, seminários, apresentações religiosas e tantas outras. Existem modelos com ou sem fio que podem melhorar ainda mais a sua performance. 

  • Microfone de mesa

Você pode escolher um microfone de mesa para fazer gravações dentro da sua casa. É o tipo mais procurado pelos entusiastas que querem ter novas formas de apresentar o seu trabalho. Muito utilizado por empreendedores digitais, streaming, podcasts, aulas e webinários. 

  • Microfone boom ou shotgun

Este tipo é o mais utilizado pelos profissionais, principalmente nos programas de TV e no cinema. Geralmente está conectado a câmera e preso a um pedestal que é direcionado pelo técnico de som até a fonte sonora. É uma ótima forma de agilizar a produção, pois evita trabalhar com vários microfones de lapela. 

  • Microfone de lapela 

O microfone de lapela é o mais discreto dentre todos. É o melhor tipo de microfone para gravar entrevistas, principalmente em ambientes externos ou outras ocasiões com muita poluição sonora. O microfone capta apenas o som que vem da fonte sonora e não o ambiente, já que pode ser direcionado com o mínimo de esforço. 

Sensibilidade

Microfones profissionais são sensíveis, mas não são frágeis. Ao adquirir um você receberá qualidade e resistência. Estes aparelhos se diferenciam dos demais porque entregam uma ótima qualidade de captação sonora, além de serem duros na queda. São utilizados pelas grandes emissoras de televisão, os maiores youtubers e influencers, além dos gamers mais engajados. 

Perguntas frequentes 

Qual é o melhor microfone profissional? 

Se você é profissional sabe que microfone é um investimento. Por isso o Audio-Technica AT2020 é o melhor para você. É um dos mais resistentes, com capacidade para aguentar sons com mais intensidade. Além disso, é muito recomendado pelos profissionais do ramo. 

Qual é a principal diferença entre um microfone condensador e um dinâmico?

Dentre as principais diferenças, podemos ressaltar que o dinâmico dispensa o phantom power e foi projetado para funcionar em movimento. Em outro sentido, além da alimentação extra de energia, o condensador precisa de estabilidade para captar os sons com qualidade. 

Quais são as melhores marcas de microfones profissionais?

Em primeiro lugar, vale ressaltar que as melhores marcas são Sennheiser, Shure, MXL, AKG, Blue Yeti, Behringer, Perception, Audio-Technica e VBT. Repare que a maioria faz parte do ranking. 

Qual é a diferença entre as saídas de som não balanceadas e balanceadas? 

A principal diferença está no tipo de reprodução. As saídas não balanceadas são mono, incapazes de gerar profundidade. A balanceada é estéreo, exprime as perspectivas sonoras e as nuances de intensidade.  

Como resolver o ruído do microfone?

Em primeiro lugar, você deve verificar se há mau contato. É a principal causa do problema. Se não resolver, verifique a instalação elétrica, a falta de aterramento gera o ruído. Em último caso, verifique o microfone, pode ser um problema na fabricação dos componentes. 

Conclusão: qual é o melhor microfone profissional do ano?

E aí, já está preparado para escolher o melhor microfone profissional do ano? Neste artigo, nós te mostramos as melhores marcas do mercado, além de trazer informações relevantes sobre a história deste produto. 

Além disso, tivemos a chance de analisar os principais prós e contras das grandes marcas. Dentre elas, as principais são a AKG, Behringer, Audio-Technica, VBT, e MXL

Como se não bastasse, você conheceu o nosso manual completo que te ensinou a escolher o melhor modelo dentre os disponíveis na Internet. Respondemos as principais dúvidas através do FAQ.

Agora, você já é capaz de escolher o melhor microfone profissional. Escolha aquele que for adequado com as suas necessidades. Por fim, compartilhe o artigo com um companheiro de áudio que é fissurado pelo tema. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.