Início » Os 5 Melhores Microfones em 2021

Os 5 Melhores Microfones em 2021

Já parou para pensar que as suas músicas ou filmes preferidos não existiriam se não fossem os microfones? Responsável por captar sons, esse equipamento é fundamental para quem trabalha com áudio. Atualmente, há disponível uma ampla gama de tipos, marcas e modelos – para facilitar a sua escolha, listamos aqui alguns dos melhores microfones do mercado. 

Neste artigo, você também vai conhecer as principais características técnicas dos microfones. Isso é importante para escolher o aparelho certo para a finalidade desejada. Se não fizer essa pesquisa, você corre o risco de comprar um bom microfone, mas que não serve para a sua necessidade. 

Com este texto, vamos garantir que isso não aconteça. Temas como dinâmico ou condensador, a importância da sensibilidade e padrões de captura vão ser explicados de forma clara e objetiva. 

Melhores microfones para comprar online 

Veja abaixo a nossa lista dos melhores microfones do mercado. 

1. Microfone GXT 232 Mantis USB – Trust 

Prós

Contras

✅ Baixo preço

🚫 Material do tripé (plástico)

✅ Suporte ajustável

✅ Cabo longo

Esse microfone é perfeito para gamers. Idealizado para plataformas de streaming, como Twitch, Facebook e YouTube, o produto possui um adaptador USB que fornece áudio digital de alta qualidade e sem distorção.

Do tipo condensador omnidirecional, o aparelho vem equipado com um tripé de plástico que permite ajustar o ângulo do microfone para que o usuário encontre a posição mais confortável possível. A cor preta faz com que ele se adeque a qualquer ambiente sem destoar do cenário.

Inclui ainda suspensão elástica antivibrações, redução de ruídos, proteção de vento e cabo de 1,5m. A gama de resposta sonora é satisfatória, cobrindo as frequências de 50 a 16.000Hz.

Possui um preço extremamente atrativo no mercado.

2. Microfone SM57 – Shure 

Prós

Contras

✅ Modelo consagrado

🚫 Valor mais elevado

✅ Ótimo som e durabilidade

Não é exagero dizer que esse modelo é obrigatório em qualquer estúdio musical. Trata-se de um verdadeiro coringa, que pode captar diversos instrumentos: guitarra, caixa e pratos de bateria, percussão, saxofone, voz, gaita e muitos outros.

É um dos melhores microfones dinâmicos que existem, sendo utilizado tanto para gravações quanto apresentações ao vivo. Aguenta altos níveis de pressão sonora e tem construção bastante robusta, sem precisar de alimentação externa.

Com padrão polar cardioide, apresenta boa sensibilidade, em torno de -56.0dB. Tem conector XLR e cobre a seguinte faixa de frequências: 40 a 15.000Hz.

Em relação ao preço de mercado, tem um valor médio que vale a pena ser pago em função da comprovada durabilidade do modelo.

3. Microfone Ultravoice XM8500 – Behringer  

Prós

Contras

✅ Som satisfatório

🚫 Baixa sensibilidade

✅ Bom custo-benefício

Projetado para capturar sons com boa sensibilidade e precisão, esse modelo dinâmico conta com padrão de captação cardioide, ideal para focar em uma única fonte sonora e rejeitar feedbacks.

Respondendo na faixa de 50 a 15.000Hz, o microfone se sai bem em situações tanto de palco quanto de estúdio, podendo ser usado para voz e instrumentos musicais.

Conta ainda com um filtro pop de duas fases para minimizar ao máximo os ruídos, além de montagem antichoque. A sensibilidade de -70dB não é das maiores, mas cumpre o propósito.

Apresenta excelente relação custo-benefício.

4. Microfone Condensador C05 CL – Samson 

Prós

Contras

✅ Versatilidade

✅ Contorno diferenciado

🚫 Os agudos acentuados podem incomodar em algumas situações

✅ Boa sensibilidade

Mais um modelo do tipo condenser para a lista. Este exemplar tem como grande diferencial a versatilidade – ou seja, possibilita o uso ao vivo ou em estúdio com belos resultados.

Com um contorno diferenciado, pode ser facilmente usado como um microfone de mão. Possui cápsula de 19mm com shock mount interno multieixo, padrão polar cardioide e conector XLR banhado a ouro.

Possui um timbre claro e definido, com graves contidos e brilho acentuado nos médios-agudos. A resposta de frequência vai de 50 a 18.000Hz, com sensibilidade de -44dB. Para funcionar, precisa ser alimentado por phantom power de 48v.

Oferece um preço atrativo no mercado.

5. Microfone Gamer QuadCast – HyperX 

Prós

Contras

✅ Visual arrojado

🚫 Preço mais elevado

✅ Ampla resposta de frequência

Com um visual arrojado, esse microfone tem bastante presença devido a seus efeitos de iluminação RGB dinâmicos, sendo ideal para enriquecer o cenário de qualquer streamer ou podcaster.

É equipado com base antivibração e um filtro para reduzir frequências indesejadas. Seu grande diferencial, no entanto, é a chave de seleção de quatro padrões polares – você pode optar por stereo, omnidirecional, bidirecional ou cardioide.

Funciona com alimentação USB, tem entrada para fone de ouvido e cobre o seguinte espectro de frequências: 20 a 20.000Hz. Já a sensibilidade é de -36dB.

Com todas essas possibilidades, requer um investimento mais oneroso do que opções mais simples do mercado.

Para que serve o microfone?

Na prática, um microfone é um transdutor que capta as vibrações mecânicas emitidas por uma fonte sonora e as converte em um sinal elétrico, fazendo com que esse som possa ser transmitido e reproduzido em diferentes dispositivos.

Microfones são essenciais para a vida moderna. Estão presentes nos mais variados lugares e equipamentos, como telefones, gravadores, shows, palestras, aviões, elevadores, transmissões de rádio e televisão, entre muitos outros.

Os microfones mais comuns são os dinâmicos, que possuem um diafragma conectado a uma bobina, que está próxima a um imã. Quando um som é emitido perto do microfone, ocorre a vibração do diafragma e, por consequência, da bobina. É criada, então, uma modificação do magnetismo do imã, gerando uma corrente elétrica.

Existem, porém, diferentes tipos de microfones, que vamos conhecer a seguir.  

Como escolher o melhor microfone

Tipos 

Dinâmico 

O microfone dinâmico costuma ser mais simples e resistente do que um condensador. Por outro lado, é menos sensível. Ou seja, ele precisa que o sinal a ser captado seja forte. Uma vantagem é que, por isso, ele capta menos os ruídos presentes no ambiente e está menos suscetível a feedbacks. 

Microfones dinâmicos são muito bons para uso ao vivo e para gravações de instrumentos que possuem alta pressão sonora, como amplificadores de guitarra e caixas de bateria. O ponto negativo é que esse tipo de microfone tem menos capacidade de captar detalhes e pequenas nuances do som. Em outras palavras, o timbre é menos rico do que o de um condensador.

Condensador 

O microfone condensador, por sua vez, é bem mais sensível que o dinâmico. Isso traz algumas vantagens, como maior riqueza sonora e alta definição. No entanto, exatamente por conta dessa alta sensibilidade, são mais propensos a captar ruídos do ambiente e gerar feedbacks. Por isso, funcionam melhor em ambientes com acústica controlada, como estúdios de gravação. 

Outra característica é a necessidade de uma alimentação externa, chamada phantom power, que gera uma tensão contínua de 48 volts. Um microfone dinâmico não precisa de phantom power para funcionar. Por terem uma construção mais delicada e complexa, microfones condensadores costumam ser mais frágeis que os dinâmicos.

Sensibilidade 

A sensibilidade é um padrão de medida que demonstra a capacidade de o microfone gerar um sinal de saída aos terminais. De maneira simples, é possível dizer que um aparelho com maior sensibilidade tem mais riqueza de detalhes do que um com sensibilidade menor. Por outro lado, uma alta sensibilidade também capta mais os ruídos de fundo presentes no ambiente. 

Fique atento, porque normalmente a sensibilidade é informada em decibéis (dB) negativos. O número descrito pelos fabricantes costuma ficar entre -70dB e -50dB.

Recursos extras 

Outra característica que pode ser determinante na escolha do melhor microfone para a sua necessidade são os recursos extras. Muitos produtos do mercado já vêm equipados com funções como filtro de ruídos, sistema antichoque, seleção de padrões de captura, conectores banhados a ouro e por aí vai. Todos esses recursos são positivos e melhoram a performance e a durabilidade do equipamento. 

Olhe bem as especificações dos microfones que está pesquisando para conhecer todos os recursos extras disponíveis. Algumas empresas ainda fornecem acessórios gratuitos junto aos microfones, como tripés, suportes, estojos e pop filters.

Padrões de captura 

Cardioide/Unidirecional 

Trata-se do tipo mais comum. É aquele microfone que “escuta” apenas o que está à sua frente, rejeitando o que vem de trás. É ideal para situações ao vivo, por exemplo.

Bidirecional

Esse padrão capta o som em duas direções opostas, frente e trás, rejeitando o que vem das laterais. É muito usado para entrevistas e podcasts.

Omnidirecional 

Consiste em uma captação em 360º. Em outras palavras, o microfone “ouve” tudo o que está à sua volta. É interessante para gravar sons da natureza ou o “som de sala” em estúdios musicais.

Shotgun

São aqueles microfones grandes utilizados na televisão e no cinema, que ficam suspensos acima da cabeça dos atores. Mesmo estando mais distantes da fonte sonora, eles conseguem captar o som de forma muito clara, pois são extremamente direcionais. 

Perguntas frequentes 

Qual o melhor microfone para comprar?

Tudo depende da aplicação. Se você vai usar ao vivo, opte por um dinâmico. Se vai utilizar para gravar voz ou violão em estúdio, um condensador é uma ótima alternativa. Já aqueles com conector USB são os melhores microfones para podcasts e streaming em geral.

Qual o microfone ideal para voz?

Se for ao vivo, opte por um modelo dinâmico para um som focado e sem interferência de ruídos do ambiente, pois é o melhor microfone para cantar e dar palestras. Já se for em estúdio, microfones condensadores entregam maior riqueza de detalhes.

Qual o melhor microfone custo-benefício?

Marcas como Behringer, Samson e Arcano são conhecidas por fabricarem bons microfones por preços atraentes. Alguns dos melhores microfones baratos são feitos por essas empresas. Já Shure, Sennheiser e AKG têm custo médio e são famosas por fabricar excelentes equipamentos, estando na lista das melhores marcas de microfone do mundo.

Qual o melhor microfone para live?

Para lives, streaming de games e podcasts, os microfones condensadores com conector USB são ideais. Marcas como Blue, Trust e HyperX fabricam ótimos exemplares. O modelo HyperX Gamer QuadCast, por exemplo, é supercompleto e possui um visual diferenciado.

Como saber comprar um microfone?

Antes de tudo, tenha claro em sua mente qual será a aplicação do microfone. A partir daí, selecione o tipo mais adequado e defina um orçamento. Com essas informações, compare as especificações dos microfones selecionados e escolha aquele com melhores características gerais.

Como saber se o microfone é de boa qualidade?

Para saber se um microfone é de boa qualidade, observe as especificações do produto e pesquise sobre a confiabilidade da marca por meio de opiniões de outros usuários.

Conclusão: qual o melhor microfone

Depois de ler todo este artigo, temos a certeza de que você está preparado para adquirir o melhor microfone para as suas necessidades. Vamos recapitular para facilitar ainda mais a sua escolha? 

O melhor microfone depende diretamente da aplicação. O primeiro passo é entender para qual finalidade o equipamento será utilizado. Depois disso, defina o tipo mais adequado e estabeleça até quando pode gastar. Agora é só pesquisar e comparar algumas opções. 

Se você é um gamer, streamer ou podcaster, microfones condensadores com conector USB são uma ótima escolha. Anote aí algumas boas empresas desse segmento: Blue, Trust e HyperX. O modelo HyperX Gamer QuadCast, por exemplo, é supercompleto e tem um visual diferenciado. Já o Trust GXT 232 Mantis USB possui excelente custo-benefício. 

Já se você tem uma banda e quer um microfone para utilizar ao vivo, opte pelos dinâmicos. O Shure SM57 e SM58 são dois clássicos superconfiáveis. Uma opção mais barata e de proposta similar é o Behringer Ultravoice XM8500

Se você, no entanto, tem um estúdio e deseja captar os sons com a maior riqueza possível, escolha os condensadores. O Samson C05 CL é versátil e tem um preço bastante amigável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *