Início » Os 7 Melhores Violões em 2021

Os 7 Melhores Violões em 2021

Sem dúvida, o violão é um dos instrumentos musicais mais democráticos do planeta. É simples de aprender, fácil de carregar, não precisa de outros aparelhos para funcionar e tem o poder de reunir as pessoas. Para você que quer adquirir um violão, preparamos este artigo especial sobre os  melhores violões

Vamos fazer uma análise dos modelos selecionados e explicar de forma geral os prós e contras de cada tipo de violão. Você vai saber a diferença entre acústico e elétrico, a particularidade das cordas de nylon e aço, além de conhecer os formatos mais comuns de violão. Legal, né? 

Ao conferir todo este artigo especial sobre os melhores violões, temos a certeza de que você estará preparado para comprar o seu instrumento. E aí, vamos começar essa jornada em busca do violão ideal? Boa leitura! 

Melhores violões para comprar online 

Veja abaixo a nossa lista dos melhores violões à venda na internet. Você confere a marca e o modelo. E resumimos a principal qualidade de cada exemplar para facilitar a comparação.

1. Violão Acústico Clássico Nylon C40MII Natural – Yamaha

Prós

Contras

✅ Corpo de meranti 

🚫 Não tem captador 

✅  Escala de rosewood 

✅ Cordas de nylon

Este instrumento é a segunda versão de um dos modelos mais famosos da Yamaha. Podendo ser usado por destros ou canhotos, possui cordas de nylon e um formato clássico. É apenas acústico, por isso é indicado para os aprendizes que querem tocar em casa ou em rodinhas com os amigos. Já se você precisa fazer apresentações, ele não é o mais adequado por não ter captação. 

Possui madeiras bem selecionadas: corpo de meranti, tampo de spruce, braço de nato e escala de rosewood. Para completar, o acabamento com suave verniz fosco traz a sensação de suavidade ao toque. 

O som, como é de se esperar de um violão com cordas de nylon, é delicado e agradável. A tocabilidade é outro ponto positivo, já que as cordas de nylon são menos “duras” que as de aço. 

Possui um bom custo-benefício, ainda mais considerando o capricho na construção e a confiabilidade da marca Yamaha.

2. Violão Folk Sd200c Tos Elétrico Aço Tabaco – Strinberg

Prós

Contras

✅ Cordas de aço

🚫 -

✅ Corpo de tampo de sapele 

✅ Tarraxas blindadas 

O acabamento deste violão eletroacústico é bastante especial. A cor tabaco, somada às marcações do braço estilizadas, geram um visual diferenciado, ideal para o músico que busca demonstrar presença e atitude.  

O violão tem cordas de aço, corpo e tampo de sapele, escala de technical wood e tarraxas blindadas, que garantem a estabilidade da afinação. Além disso, possui o pré-amplificador Se-60, que entrega timbres limpos e de destaque para apresentações ao vivo ou gravações em linha

Mas não se engane, o som acústico dele também é muito bom, já que o formato folk é conhecido por ter boa projeção sonora e um timbre equilibrado. 

Considerando todas as características oferecidas, o instrumento tem um valor de mercado bastante atraente. 

3. Violão Acústico Estudo Nylon N-14N Nat – Giannini

Prós

Contras

✅ Cordas de nylon 

🚫 Não é possível ligar a caixas de som 

✅ 19 trastes de alpaca 

✅ Braço de catalpa 

A Giannini é uma marca nacional de bastante tradição e qualidade. Esse violão de cordas de nylon foi idealizado para os músicos iniciantes. Por isso, tem um preço bastante interessante. 

Possui corpo de linden, braço de catalpa e escala de maple escurecido. Já o tampo tem acabamento natural com verniz brilhante. Ainda conta com 19 trastes de alpaca e tarraxas de pino grosso niqueladas. 

É um violão leve e macio, que cai muito bem para quem está aprendendo a tocar. Ele é apenas acústico, portanto não é possível ligá-lo a caixas de som. 

Seu valor de mercado é bem em conta, tornando-se uma bela opção aos principiantes.

4. Violão Acústico Clássico Aubvo611 Nylon Preto – Auburn Music

Prós

Contras

✅ Cordas de nylon 

🚫 -

✅ Corpo de plywood

✅ Baixo valor

Se você realmente está com orçamento apertado, vale a pena dar uma olhada neste violão, um dos mais baratos da nossa lista. 

Voltado para a pessoa que está começando a caminhada musical, o instrumento tem um visual preto minimalista e elegante. Possui encordoamento de nylon, corpo de plywood com acabamento em verniz e braço e escala de birch. 

É um violão acústico, ou seja, não possui captação elétrica. Seu som é simples e agradável, mas não espere um resultado profissional. Ele possibilita uma performance satisfatória para quem está realmente iniciando

Devido ao valor bastante em conta, é uma opção que merece ser analisada.

5. Violão Elétrico Folk MD-18 NS Aço Natural Satin – Memphis Tagima

Prós

Contras

✅ Corpo de linden 

🚫 -

✅ 20 trastes e tarraxas semi blindadas

Mais um violão com formato folk para a nossa lista, dessa vez da Memphis, série que pertence à fabricante Tagima. 

Este instrumento eletroacústico de cordas de aço possui um visual bastante clássico. Conta com corpo de linden, escala de rosewood com 20 trastes e tarraxas semiblindadas. Oferece ainda captador piezo com o pré-amplificador MEQ-4, possibilitando a ligação a caixas externas. 

Seu timbre traz equilíbrio nas frequências e boa projeção, sendo ideal para pop, rock e música popular. 

Trata-se de um instrumento bastante completo e com valor competitivo.

6. Violão Elétrico GD12CE Natural Fosco – Takamine

Prós

Contras

✅ Eletroacústico 

🚫 Alto custo 

✅ Cordas de aço 

✅ Escala de rosewood 

Você já sabe tocar e deseja adquirir um instrumento que acompanhe a sua evolução por longos anos? Então olhe com carinho essa opção da Takamine. 

O modelo eletroacústico possui cordas de aço e shape estilo folk, com madeiras superselecionadas: tampo de spruce, corpo de mogno e escala de rosewood. O pré-amplificador TP-4T permite a ligação em linha para gravações e shows. Tem controles de grave, médio, agudo e volume, com um afinador embutido

Além do mais, oferece cutway para acesso facilitado às últimas casas. Já o som é encorpado e definido, com volume natural bastante convincente. 

Esse instrumento possui um preço um pouco mais elevado que os anteriores, que é justificado pela seleção de madeiras e qualidade de construção.

7. Violão Acústico MD-20 Dreadnought Aço Cherryburst – Memphis Tagima

Prós

Contras

✅ Cordas de aço 

🚫 -

✅ Corpo e braço de linden 

Mais uma opção da série Memphis, da Tagima. Este instrumento no formato dreadnought possui cordas de aço e uma pintura bem chamativa na cor cherryburst. 

Conta com corpo e braço de linden, escala de technical wood e tarraxas cromadas. Possui um som de nível mediano, mas é ideal para quem está aprendendo e gosta do timbre das cordas de aço. 

Não há possibilidade de ligação a caixas de som, já que ele é totalmente acústico. Também não possui cutway, então se você pretende fazer solos nas regiões agudas, pense bem. 

Devido ao preço baixo e acabamento único, foi incluído na nossa lista. 

Para que serve o violão? 

O violão como conhecemos atualmente é um instrumento acústico de cordas, cujos antepassados são o alaúde árabe e a cítara romana. O braço é dividido em casas que correspondem a semitons, no sistema de afinação chamado temperado. 

As versões mais usuais possuem seis cordas e um corpo oco, região na qual o som ressoa e ganha projeção. É um instrumento popular e muito democrático, porque é fácil de aprender, é leve e tem o poder de reunir as pessoas e transmitir alegria. Pode ser usado de forma solo ou também em bandas. 

Musicalmente falando, ele permite tanto a execução de partes harmônicas quanto melódicas, sendo a primeira a mais comum na música popular. Seu som é agradável, envolvente e facilmente reconhecível. Está presente nos mais diversos gêneros musicais.

Como escolher o melhor violão 

Tipos 

Acústico 

É o violão cujo corpo possui uma abertura para propagação do som natural do instrumento, sem captador ou pré-amplificador elétrico. Não pode ser ligado a caixas de som, sendo mais recomendado para tocar em casa ou em rodinhas pequenas de amigos. Se você está começando ou não pretende fazer shows, é uma boa escolha.

Eletroacústico

É igual ao violão acústico, mas tem captador e pode ser conectado a caixas de som externas. É ideal tanto para tocar em casa quanto para fazer apresentações e gravações em linha. É comum ser chamado apenas de “elétrico” pelo fato de possuir captador, mas o termo tecnicamente correto é “eletroacústico”.

Elétrico 

Trata-se do violão que não possui boca no corpo para propagação do som. Por isso, seu volume natural é mais baixo. É um instrumento feito especialmente para ser ligado a caixas de som, sendo o menos popular entre os três tipos.

Modelos

Clássico

Normalmente tem cordas de nylon, com som suave e delicado. Muito usado por iniciantes, é ideal para execução de bossa nova, MPB, samba e peças eruditas.

Folk 

Com cordas de aço, esse violão possui uma caixa acústica de bom tamanho, tendo o som equilibrado e bem projetado. É muito comum no pop, rock, sertanejo, blues e country. Também é conhecido como violão dreadnought.

Jumbo

Possui corpo bastante avantajado, maior que o folk, com ótimos graves e volume sonoro. Costuma vir com cordas de aço, sendo adequado para pop, rock e blues.

 Flat

É um instrumento com corpo fino, mais voltado para ser ligado a caixas externas, pois seu volume natural costuma ser baixo. Pode ter cordas de nylon ou aço dependendo do modelo.

Auditorium e Orchestra 

São formatos similares, mais arredondados, que normalmente possuem cordas de aço. O som é brilhante e bem definido nas frequências médias. Trata-se de um dos melhores violões para grupos de louvor (worship music), pois se destaca facilmente no meio de muitos instrumentos.

Baby 

Muitas marcas têm produzido instrumentos de tamanho reduzido, chamados de violões baby. É uma alternativa muito bacana para quem quer um violão superleve e fácil de transportar por aí, mas sem abrir mão de um bom som.

Cordas  

Nylon 

As cordas de nylon têm um som mais doce, suave e delicado. São perfeitas para dedilhados e as mais comuns em gêneros como bossa nova, MPB e erudito. Por serem menos “duras” que as de aço, as cordas de nylon são bastante recomendadas para os iniciantes. Atenção: se você tem um violão de nylon, não tente colocar cordas de aço nele, pois o instrumento não está preparado para aguentar essa maior tensão, correndo o risco de o cavalete descolar do tampo.

Aço 

As cordas de aço emitem um som mais metálico e brilhante. Esse encordoamento é mais adequado para levadas rítmicas com palheta do que as cordas de nylon. Os instrumentos com cordas de aço também são os melhores violões para fingerstyle, por exemplo. As cordas de aço são as mais utilizadas no rock, blues e sertanejo. Costumam ter maior tensão que as de nylon, tornando mais difícil a execução.

12 cordas 

 É bastante comum vermos violões de 12 cordas de aço sendo usados em estilos como folk, pop, bluegrass e country. Cada uma das seis cordas originais é dobrada, ou seja, o músico aperta duas cordas ao mesmo tempo com cada dedo. A dupla de cordas mais finas, B e E, são uníssonas, enquanto as outras possuem as dobras em uma oitava acima. O resultado é um timbre bastante brilhante e cheio, com uma espécie de efeito natural tipo chorus.

Perguntas frequentes 

Qual é a melhor marca de violão profissional?

Martin, Gibson e Taylor são marcas tradicionais e bastante renomadas no âmbito profissional. Outras empresas respeitadas que fabricam ótimos instrumentos são Takamine, Ibanez, Fender, Yamaha, Guild, Crafter, Epiphone, Strinberg, Giannini e Tagima. 

Quais os melhores violões acústicos?

Os melhores violões acústicos são aqueles com boa projeção sonora e construção robusta. Os modelos Yamaha C40MII, Giannini N-14N e Memphis Tagima MD-20 são boas opções presentes no mercado brasileiro a um valor justo.

Qual o melhor tipo de corda para violão: aço ou nylon?

Tudo depende da aplicação. Cordas de nylon são mais macias ao toque e têm sonoridade doce e delicada, sendo indicadas para estilos como MPB, bossa nova e erudito. Já as de aço são mais duras e possuem timbre brilhante e metálico, ideais para rock, blues e sertanejo.

Posso colocar corda de aço em um violão de nylon?

Infelizmente não. As cordas de aço têm mais tensão, sendo que normalmente os instrumentos de nylon não estão preparados para aguentar essa carga acentuada. Se fizer essa troca, não se surpreenda se o cavalete descolar do tampo depois de algum tempo.

Qual o melhor encordoamento para violão?

Entre as importadas, estão entre as melhores as seguintes marcas: D’Addario, Elixir e Ernie Ball, que naturalmente possuem valor mais oneroso. Em relação às nacionais, destacam-se Giannini, SG e NIG, que contam com um preço mais em conta.

Qual marca de violão é boa e barata?

Algumas das marcas que fabricam violões com bom custo-benefício são Tagima, Strinberg, Giannini, Yamaha, Memphis, Hofma, Michael, Crafter, Walden e Takamine. Com certeza uma delas terá um instrumento que cabe no seu bolso e atende às suas necessidades.

Qual o violão mais vendido no Brasil?

O modelo folk é um violão muito vendido no Brasil e no mundo. Possui um tamanho que agrada à maioria dos músicos, tem o som equilibrado e um visual harmonioso. O tipo clássico com cordas de nylon também é bastante popular, especialmente entre os iniciantes.

Conclusão: qual o melhor violão para iniciante 

O primeiro passo para ser bem-sucedido na compra de um violão é entender qual o modelo mais adequado. Se você gosta principalmente de tocar blues, sertanejo, pop e rock, por exemplo, naturalmente os violões de cordas de aço são os mais recomendados. Já se você ama dedilhados, MPB, samba, bossa nova e erudito, faz muito sentido optar por um violão clássico de cordas de nylon. 

Os melhores violões para iniciantes são aqueles com bom som, confortáveis e com preço amigável. Considerando isso, os modelos Giannini N-14N e Yamaha C40MII são boas opções, que figuram entre os melhores violões de custo-benefício. Eles também estão entre os melhores violões de nylon para iniciantes. 

Se o músico, por outro lado, pretende fazer shows ou gravações em linha, ele precisa de um modelo eletroacústico. Algumas boas opções do mercado são o Takamine GD12CE e o Memphis Tagima MD-18, que têm bom som e acabamento de qualidade. Dependendo da disponibilidade financeira, qualquer um deles será uma boa aquisição. 

Já entre os melhores violões profissionais, as marcas Martin, Taylor e Gibson são líderes do mercado mundial e escolha certa para qualquer músico que pretende ganhar a vida como violonista.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *