Início » Os 8 Melhores Ukuleles em 2021

Os 8 Melhores Ukuleles em 2021

Não é exagero dizer que o ukulele é um dos instrumentos musicais mais carismáticos que existem. Normalmente, as pessoas se encantam por ele logo de cara – e não é para menos. Pequeno e charmoso, o ukulele tem um som que imediatamente transmite paz e alegria, sendo fácil de tocar e de carregar por aí. Para você que quer adquirir um ukulele, preparamos este artigo especial sobre os melhores ukuleles do mercado.

Vamos fazer uma análise dos modelos selecionados e explicar de forma geral os prós e contras de cada tipo de ukulele. Você vai saber a diferença entre os principais tamanhos de ukulele, se deve comprar um ukulele acústico ou elétrico, quais são os tipos de afinação do ukulele, quais as principais madeiras e as melhores cordas para os ukuleles. Bacana, né?

Ao conferir todo este artigo especial sobre os melhores ukuleles, temos a certeza de que você estará preparado para comprar o seu instrumento. Então, chega de papo furado. Está na hora de iniciar essa aventura em busca do melhor ukulele, vamos lá!

Melhores Ukuleles para comprar online

Veja abaixo a nossa lista dos melhores ukuleles à venda na internet. Resumimos a principal qualidade de cada exemplar para facilitar a comparação. 

1. Ukulele Waterman Soprano Fluorescente – Kala 

Prós

Contras

✅ Acabamento diferenciado 

🚫 Corpo de plástico

✅ Resistente à água

Esse modelo tem como grande diferencial o acabamento na cor azul fluorescente, acrescido do fato de ser resistente à água. 

Do tamanho soprano, o instrumento é feito de plástico composto ABS, com cordas de Nylgut e tarraxas banhadas a níquel. De quebra, ainda vem com bag e um guia de iniciação rápida

Trata-se de um modelo bastante específico, pois é feito de plástico, e não de madeira como a maioria dos ukuleles. Isso traz características interessantes, como a resistência à água, porém o som não terá a mesma qualidade de um instrumento de madeira, visto que o material plástico produz uma ressonância de baixa intensidade. 

2. Ukulele Kahiko Soprano Natural – Mahalo 

Prós

Contras

✅ Bom custo-benefício 

🚫 Ausência de marcações na escala 

✅ Timbre equilibrado

Com corpo de sengon, braço de jabon e escala de mogno, esse ukulele tem timbre equilibrado e visual bastante harmonioso. 

Oferece ainda tarraxas banhadas a níquel, cordas de Nylgut e rastilho Graph Tech NuBone XB, sendo um dos melhores ukuleles em custo-benefício do mercado. 

Com bom acabamento e componentes de qualidade, o instrumento entrega um som bastante convincente e ótima tocabilidade. O ponto negativo fica para a ausência de marcações na escala, que poderiam facilitar a visualização das casas para os músicos iniciantes. 

3. Ukulele UKS-21 NS Soprano Natural – Giannini 

Prós

Contras

✅ Boa construção 

🚫 Visual simplório

✅ Som agradável

Mais um modelo de tamanho soprano para a lista. Apresenta corpo de linden, escala escurecida, tarraxas blindadas e pestana de plástico, além de vir com cordas de nylon e bag de transporte.  

É um instrumento bastante honesto, com som agradável e construção confiável. Devido ao preço, porém, poderia ter componentes mais qualificados, como alguns de seus concorrentes no mercado. 

Apesar de ter um acabamento satisfatório em verniz fosco, o instrumento apresenta um visual bastante simples, que não salta aos olhos – mas, obviamente, esse é um fator subjetivo. 

4. Ukulele MW-40 Soprano Natural – Tagima 

Prós

Contras

✅ Boa opção para iniciantes

🚫 Acabamento poderia ser mais caprichado

Esse instrumento, voltado para os músicos principiantes, é do tamanho soprano e possui cordas de nylon

Apresenta corpo de linden, braço de polar, escala de technical wood e tarraxas cromadas. O cavalete é de plástico em vez de madeira, o que pode comprometer a plena ressonância do instrumento. 

Embora ofereça uma pegada confortável e um som mediano, esse ukulele poderia ter um pouco mais de capricho no acabamento. 

5. Ukulele SU23ME Concert Mogno – Shelby 

Prós

Contras

✅ Alta qualidade de materiais 

🚫 Preço mais elevado

✅ Timbre de alta qualidade

Sem dúvida, esse modelo é um dos melhores ukuleles da nossa lista. 

Com tamanho concerto, logo de cara ele fornece mais corpo sonoro e projeção do que os ukuleles sopranos. O corpo é feito de mogno, com escala e cavalete de rosewood. 

Traz também cordas de nylon e captação piezo de rastilho com pré-amplificador e afinador. Ou seja, pode ser conectado a caixas de som para apresentações ao vivo, por exemplo. É um excelente instrumento, mas conta com preço mais oneroso do que os anteriores. 

6. Ukulele SU25M Tenor Satin Natural – Shelby 

Prós

Contras

✅ Boa seleção de madeiras 

🚫 Não vem com bag

✅ Timbre encorpado

Aqui está uma opção de ukulele tenor, ou seja, é maior do que os instrumentos soprano e concerto. 

A seleção de madeiras desse ukulele é bastante acertada: corpo de mogno, escala e cavalete de rosewood, com braço de nato. Além disso, conta com cordas de nylon, tensor regulável e tarraxas niqueladas. 

Devido a essas características, possui timbre encorpado e bom acabamento. O instrumento, entretanto, não vem de fábrica acompanhado de bag. 

7. Ukulele GUK-23 WS Concerto Sapele – Giannini 

Prós

Contras

✅ Acabamento 

🚫 Não tem captação 

✅ Som satisfatórios

Outro ukulele de tamanho concerto aqui na nossa seleção. 

Com acabamento natural satin, apresenta cordas de nylon, corpo de sapele, braço de okume, escala de rosewood e tarraxas blindadas cromadas. A pestana é de plástico, e o instrumento vem com bag. 

Trata-se de uma interessante alternativa de ukulele concerto. O acabamento e o som são bastante satisfatórios, mas, considerando o preço, o instrumento seria ainda mais completo se tivesse captação. 

8. Ukulele Shelby SU21M Soprano STNT – Mogno

Prós

Contras

✅ Feito de mogno

🚫 -

✅ Boa projeção

O que mais chama a atenção nas características desse ukulele é o fato de ter o corpo todo de mogno, com escala e cavalete de jacarandá, o que garante a boa projeção sonora do instrumento. 

O ukulele tem cordas de nylon e um acabamento de qualidade, porém não vem com bag. É bastante confortável também, diga-se de passagem. 

Possui 15 casas, enquanto a maioria dos ukuleles de tamanho soprano têm apenas 12. Se você já conta com certa experiência, isso é um fator positivo, pois permite maior liberdade de execução. Para um músico iniciante, porém, mais trastes podem atrapalhar o aprendizado. 

O que é ukulele?

Nascido no Havaí no fim do século 19, o ukulele é um instrumento de cordas de tamanho reduzido. Também chamado de ukelele, foi criado a partir da braguinha e do cavaquinho, usando o sistema temperado de afinação. 

Normalmente, possui quatro cordas de nylon, com um corpo oco de madeira para ressonância e um braço com trastes, que pode conter de 12 a 19 casas – ou até mais em certos modelos. O formato do instrumento lembra o de um violão, mas em tamanho reduzido. 

O som do ukulele instantaneamente traz uma sensação de alegria e paz, remetendo a um clima praiano. É bastante utilizado na música havaiana, reggae, pop, samba rock, indie e folk, entre outras sonoridades. Trata-se de um instrumento fácil de tocar, bastante portátil e com um timbre muito peculiar. 

Como escolher o melhor ukulele 

O ukulele é um instrumento bem simples, justamente por isso é difícil escolher um exemplar. Há muitos modelos disponíveis no mercado, sem contar que, aparentemente, eles são muito parecidos. Mas fique tranquilo, pois a seguir vamos esclarecer alguns pontos importantes que irão clarear a sua escolha. 

Tamanhos 

O primeiro passo para escolher um ukulele é definir o tamanho ideal para as suas necessidades. Existem quatro principais tamanhos de ukulele, que explicamos logo abaixo. Resumidamente, os menores possuem um timbre mais agudo e com menor volume, com casas mais estreitas para os dedos também.

Soprano 

Esse é o menor tamanho de ukulele, sendo leve e bastante portátil. Normalmente voltado para músicos que estão começando, possui em torno de 53 cm de comprimento e de 12 a 15 casas. Por essas características, o som dele é mais agudo, sem tanta projeção. A afinação é em GCEA. 

Concerto 

Maior do que o soprano, mas menor que o tenor e o barítono, o ukulele concerto apresenta cerca de 58 cm de comprimento, com 12 a 17 casas no braço. Tem um som um pouco mais encorpado e alto do que o soprano, mas possui a mesma afinação do irmão menor: GCEA. 

Tenor 

Com aproximadamente 66 cm, o ukulele tenor tem de 17 a 19 casas, além de afinação GCEA. Por ser maior que o soprano e o concerto, apresenta mais graves e ressonância, resultando em um timbre cheio e alto. Por ter casas maiores no braço, é uma boa opção para quem tem mãos grandes, por exemplo. 

Barítono

Menos comum que os anteriores, esse tipo de ukulele chega a 76 cm e tem pelo menos 19 casas. A afinação dele é diferente dos demais: DGBE – isso mesmo, igual às quatro primeiras cordas de um violão, sendo uma excelente alternativa para quem quer migrar de um instrumento para outro. O som é bastante potente, mas, devido ao tamanho avantajado, é menos portátil do que seus irmãos menores.

Materiais

A maior parte dos ukuleles é feita de madeira, mas existem modelos com construções diferentes, como os de corpo de plástico, por exemplo. No entanto, a madeira tem o melhor timbre. Anote aí algumas boas madeiras para a construção de um ukulele: mogno, sapele, koa, spruce, linden, rosewood e nato.

Falando de tarraxas de ukulele, as totalmente blindadas são mais resistentes e, por serem totalmente fechadas, não sofrem com a entrada de sujeira e pó. 

Tampo sólido vs. laminado

O tampo tem bastante importância no timbre final de um ukulele, assim como no de outros instrumentos acústicos. O tampo sólido, de madeira maciça, entrega um som com bastante projeção e volume. Porém está presente apenas em modelos de maior custo em função da complexidade de construção do instrumento.

O tampo laminado é feito de mais de uma folha de madeira, o que barateia a construção do ukulele. Seu som não é ruim, mas não tem o timbre tão poderoso quanto o de um instrumento de tampo sólido.

Ukuleles profissionais, aqueles bem caros, são totalmente sólidos. Ou seja, todas as partes (tampo, laterais e fundo) são de madeira maciça. Esse é o melhor tipo de construção para instrumentos acústicos, mas tem um custo bastante elevado.

Cordas 

No começo de sua história, os ukuleles possuíam cordas feitas com tripas de animais. Depois que passaram a ser produzidos em massa, foi normalizado o uso de cordas de nylon.

Mais recentemente, porém, tornaram-se populares as cordas do tipo Nylgut, que buscam replicar as peculiaridades das cordas de tripa a partir de materiais sintéticos. Elas costumam ter um timbre encorpado e bem equilibrado, sendo uma das melhores cordas para ukulele. 

Alguns instrumentos já vêm com encordoamento Nylgut de fábrica, portanto leia as especificações com atenção.

Acústico ou elétrico 

A maioria dos ukuleles do mercado são acústicos. Quando se fala de ukuleles acústicos, vai estar se referindo a sua abertura para propagar o som natural do instrumento, não vai possuir captador ou se ligar ao amplificador elétrico. Vai estar sendo recomendado principalmente para tocar em casa ou com os amigos. Se você está começando ou não pretende fazer shows, é uma boa escolha.

Já o ukulele elétrico é igual ao acústico, mas possui um captador e pode ser conectado a caixas de som externas. É ideal tanto para tocar em casa quanto para fazer apresentações e gravações em linha. Muitos sistemas de captação de ukuleles já vêm com afinador embutido, aumentando a praticidade. O custo dos ukuleles elétricos normalmente é maior do que o dos acústicos. 

Perguntas frequentes

Qual é a melhor marca de ukulele?

Há muitas opções interessantes no mercado, mas algumas das melhores marcas de ukulele são: Kala, Mahalo, Giannini, Tagima, Shelby e Kalani.

Qual o melhor ukulele para comprar?

Se você é iniciante ou tem mãos pequenas, um ukulele soprano é uma boa opção. Por outro lado, se você quer um timbre mais encorpado, os tamanhos concerto e tenor são bem recomendados.

Qual o tipo de ukulele mais usado?

O soprano é mais comum, mas o concerto e o tenor não ficam muito atrás em popularidade. O barítono é o tipo mais raro de ukulele.

Qual a melhor escolha de ukulele?

Um bom ukulele é aquele com bom som, confortável, que afina bem e tem um preço que cabe no seu bolso. Atente para os diferentes tamanhos e opte por aquele que achar mais interessante.

Qual a melhor madeira de ukulele?

Algumas boas madeiras para a construção de um ukulele são mogno, sapele, koa, spruce, linden, rosewood e nato.

Qual a melhor corda para ukulele?

As cordas do tipo Nylgut são umas das melhores para ukulele, pois buscam replicar as peculiaridades das cordas de tripa a partir de materiais sintéticos. Costumam ter um timbre encorpado e bem equilibrado.

Para que serve um ukulele elétrico?

O ukulele elétrico é igual ao acústico, mas tem captador e pode ser conectado a caixas de som externas. É ideal tanto para tocar em casa quanto para fazer apresentações e gravações em linha.

Conclusão: qual o melhor ukulele

Parabéns, você chegou ao final do nosso artigo especial sobre os melhores ukuleles do mercado! Com certeza, você está com a faca e o queijo na mão para escolher o instrumento perfeito para as suas necessidades. Bora fazer um resumo do que aprendemos hoje? 

Antes de tudo, lembre-se: os melhores ukuleles são aqueles com bom som, confortáveis, que seguram a afinação e têm um preço amigável. O próximo passo para ser bem-sucedido na compra de um ukulele é entender qual o tamanho mais adequado, pois isso afetará diretamente o timbre e o conforto entregues pelo instrumento. 

Se você ainda não sabe tocar, um ukulele soprano é uma boa opção. Os modelos Mahalo Kahiko, Giannini UKS-21 NS, Tagima MW-40 e Shelby SU21M estão entre os melhores ukuleles para iniciantes. Por outro lado, se você busca um timbre mais encorpado, os ukuleles concerto e tenor são ótimas alternativas. Olhe com carinho os modelos Giannini GUK-23 WS e Shelby SU25M. 

Já se você precisa de um ukulele elétrico para fazer shows, o modelo Shelby SU23ME é, sem dúvida, uma das melhores opções de compra do mercado, com preço justo para a proposta. Por fim, se você já toca violão e quer um ukulele o mais próximo possível dele, escolha um ukulele barítono.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *