Início » Os 6 Melhores Violões para Iniciantes em 2022

Os 6 Melhores Violões para Iniciantes em 2022

O violão, pelo menos no Brasil, é a porta de entrada para outros instrumentos musicais. Muitos músicos começam a tocar as primeiras notas e não param mais. E para te ajudar a escolher o instrumento certo, decidi fazer o ranking dos melhores violões para iniciantes

O começo é sempre mais difícil e você não quer dificultar ainda mais com um violão ruim, não é? Mas não desanime, eu comecei a tocar violão há cinco anos e hoje sou professor. Portanto, para que você comece com o pé direito, preste bastante atenção e conheça mais sobre os melhores violões para iniciantes do ano. 

Melhores violões para iniciantes do mercado

Você pode ser tomado pelo desânimo ao escolher o violão errado. Este instrumento pode mudar a sua vida. Analise a tabela a seguir, é um resumo do ranking dos melhores modelos do mercado. 

Imagem

Produto

Preço (R$)

 Violão CPX700 - Yamaha

1. Violão CPX700 - Yamaha

✔️ Melhor violão de aço para iniciantes

Violão Memphis MD18 - Tagima 

2. Violão Memphis MD18 - Tagima

✔️ Melhor violão para iniciantes do tipo Folk

Violão NF14 - Giannini

3. Violão NF14 - Giannini

✔️ Melhor violão de nylon para iniciantes 

Violão Memphis AC-39 - Tagima 

4. Violão Memphis AC-39 - Tagima

✔️ Melhor violão acústico para iniciantes 

Violão Estudo N14 - Giannini

5. Violão Estudo N14 - Giannini

✔️ Melhor custo benefício

Violão Estudo S14 - Giannini

1. Violão CPX700 – Yamaha

Prós

Contras

✅ Mini Jumbo

🚫 -

✅ Equalizador A.R.T. 

✅ Melhor violão eletroacústico para profissionais

A marca que conquistou o primeiro lugar do ranking dos melhores violões para iniciantes foi a Yamaha. Uma referência na construção de ótimos instrumentos musicais. O modelo CPX700 é um dos destaques da Yamaha, chamando atenção dos profissionais e amadores. 

Construído a partir da madeira Solid Spruce, o CPX700 é do tipo Mini Jumbo, sendo um pouco menor do que o modelo Jumbo. Com cordas de aço e um braço mais fino, este modelo se assemelha a uma guitarra. É muito usado no Rock e Blues.

É um modelo eletroacústico, que conta com captadores e entradas para conectar em caixas amplificadas.  O sistema A.R.T. permite uma equalização, tendo três bandas para mixar o seu timbre da melhor forma. A escala usa a madeira Rosewood e as tarraxas são do tipo Diecast.

O CPX700 é o modelo certo para quem quer começar com o pé direito. É o melhor violão para iniciantes com cordas de aço, um verdadeiro desafio para quem quer se tornar um músico. Comece a sua jornada musical com o Yamaha CPX700. 

2. Violão Memphis MD18 – Tagima

Prós

Contras

✅ Afinador embutido

🚫 -

✅ Escala em Technical Wood

✅ Melhor violão para iniciantes do tipo Folk

A Tagima é uma marca brasileira que está há pouco tempo no mercado, mas que conquistou o ouvido dos fãs. O modelo Memphis MD18 é uma das referências da Tagima. Violão de estilo Folk para embalar as levadas Country. 

Tanto o tampo, como a lateral, o braço e o fundo são construídos com madeira Linden, uma das mais utilizadas neste tipo de violão. É um modelo de aço, mas que se adequa bem às mãos de um músico iniciante. A função eletroacústica garante a amplificação, independente de microfones. 

A escala do Memphis MD18 é construída em technical wood, a mais indicada para quem quer deslizar a mão pelo instrumento. Conta com um equalizador com três bandas e um controle de volume. O afinador acoplado facilita a vida do violonista iniciante na hora de afinar o instrumento. 

A Tagima caprichou na construção do Memphis MD18. Faz jus ao segundo lugar no ranking dos melhores violões para iniciantes. É ideal para você que quer começar por um violão de aço. Adquira um agora mesmo. 

3. Violão NF14 – Giannini

Prós

Contras

✅ Macio 

🚫 -

✅ Equalizador acoplado

✅ Melhor violão de nylon para iniciantes

Chegou a hora de escolher o melhor violão de nylon para iniciantes. O modelo da vez foi construído pela Giannini, uma marca brasileira que já está no mercado há mais de 120 anos. Responsável por construir instrumentos que mudaram a música brasileira. 

O Nf14 é um violão eletroacústico e vem com afinador embutido. Você pode conectá-lo a uma caixa de som ativa e não precisa desligar o instrumento na hora de afinar. O próprio afinador corta o sinal para facilitar a vida do instrumentista. 

A Giannini desenvolveu o Nf14 com um corpo cutway do tipo slim. É mais fino que o normal, além disso é mais fácil de montar os acordes e, também, para atingir as notas agudas. É um instrumento macio e muito fácil de tocar em razão do encordoamento de nylon. 

A escala e o rastilho são construídos em Dark Maple, enquanto o restante é com madeira Linden. A Giannini é uma marca que pensa nos desafios do violonista iniciantes e o Nf14 é o resultado desta idealização. Comece a sua jornada musical com este modelo agora mesmo.   

4. Violão Memphis AC-39 – Tagima

Prós

Contras

✅ Macio

🚫 -

✅ Melhor violão acústico para iniciantes

Mais um violão da marca Tagima que conquista um lugar no ranking dos melhores violões para iniciantes. O modelo da vez é o AC-39, um dos instrumentos mais vendidos da marca. Os professores de violão não cansam de recomendar este modelo. 

Com o acabamento em verniz brilhante, o AC-39 já surpreende o instrumentista pelos olhos. O tampo, assim como a lateral, o braço e o fundo, são fabricados a partir da madeira Linden, uma velha conhecida dos violonistas. A escala é feita com Rosewood, garantindo suavidade na mudança dos acordes. 

O AC-39 é o primeiro modelo acústico do ranking. O encordoamento de nylon garante um timbre mais aveludado e uma tocabilidade suave. É perfeito para músicos de primeira viagem que pretendem adquirir grandes habilidades musicais. 

A Tagima é uma marca que costuma agradar os seus fãs. Os seus instrumentos são fabricados por profissionais qualificados para garantir a melhor qualidade. Comece a montar os seus primeiros acordes no AC-39. 

5. Violão Estudo N14 – Giannini

Prós

Contras

✅ Melhor custo benefício  

🚫 -

✅ Ótimo violão acústico para iniciantes

Outra marca que não para de conquistar os ouvidos dos violonistas é a Giannini. Sendo uma referência neste nicho, a marca é responsável por formar grandes músicos. Muitos dos grandes artistas começaram a tocar com esta marca. 

O modelo Estudo N-14 faz parte da série Start, é o primeiro degrau a ser alcançado pelos músicos iniciantes. Utiliza a madeira Linden na construção do tampo, da faixa e do fundo. O braço é construído com Catalpa e a escala com Dark Maple.

São 19 trastes ao longo do instrumento, o número ideal, tanto para o músico iniciante como para o profissional. As tarraxas são feitas com pino niquelado, garantindo mais estabilidade na afinação. O acabamento com verniz brilhante deixa este modelo ainda mais bonito. 

A Giannini é uma marca que conhece o seu público. É uma expert em construir instrumentos musicais, seja para virtuosos ou amadores. Você pode começar a estudar violão agora mesmo com o N-14 da Giannini. 

6. Violão Estudo S14 – Giannini

Prós

Contras

✅ Baixo custo

🚫 -

✅ Ótimo violão de aço para iniciantes

E para finalizar a descrição dos melhores violões para iniciantes do ano, mais um violão da marca Giannini. O violão da vez utiliza cordas de aço, mas tem o corpo e o braço de um violão comum. É um modelo interessante para você que é atraído pelo timbre do aço. 

O modelo Estudo S-14 também faz parte da Série Start. Desta vez quer alcançar os músicos iniciantes que desejam tocar com o timbre de aço. Este modelo consegue ser um pouco mais suave que os outros violões de aço e, ainda assim, produz um timbre bem característico deste encordoamento. 

A cor preta e o acabamento em verniz brilhante destacam este instrumento. Como é comum na série Start, a madeira Linden foi escolhida para construir o corpo, bem como o braço do instrumento. São 19 trastes para você desbravar. 

O modelo S-14 é uma prova de que a Giannini se preocupa com o público que ainda não é músico. Sem dúvida a marca é uma grande responsável pela construção de grandes músicos. Se você gosta do violão de aço, então comece pelo S-14 da Giannini.  

O que é um violão para iniciante? 

Os instrumentos de corda mudaram o rumo da música. Um dos primeiros a teorizar a música através das cordas foi o matemático Pitágoras, que viveu na Grécia há 2500 anos. Com os seus cálculos foi possível desenvolver a primeira lira com a escala diatônica. 

Alguns historiadores argumentam que o violão é um instrumento derivado da cítara romana ou do alaúde árabe. Mas só em 1859, através das mãos do habilidoso luthier espanhol Antonio de Torres Jurado, que o violão clássico tomou vida. Desde então, novas técnicas surgiram para aperfeiçoar o instrumento. 

Nos dias de hoje, o violão clássico é o tipo mais indicado aos iniciantes. É mais macio e não requer muita força do instrumentista. Mas nada impede que você escolha outro tipo para começar a tocar. 

Como escolher o melhor violão para iniciante 

No ranking você pode conhecer os melhores violões para iniciantes. São modelos que podem te ajudar a desenvolver sua musicalidade. Há, contudo, leitores sedentos por mais informações, e, para vocês, segue um guia de como escolher o melhor violão para iniciante. 

Modelos

Os principais modelos de violão para iniciantes são: Clássico, Folk, Jumbo e Parlos. O primeiro é o mais indicado aos iniciantes, as cordas de nylon garantem um toque suave. O Folk utiliza cordas de aço e se assemelha a guitarra. O Jumbo é parecido com o Folk, mas tem um corpo maior, sendo mais potente. Por fim, o Parlos, um violão que se assemelha ao clássico, mas aceita cordas de aço. 

Materiais

Todo violão pode ser composto por vários tipos de materiais, já que cada peça pode ser construída por um elemento diferente. As madeiras mais utilizadas são: Jacarandá, Abeto, Cedro, Wenge, Spruce, Mogno, Linden e Basswood. Estes não são os únicos tipos, mas são os mais utilizados nos violões para iniciantes. Uma dica, se for escolher o violão clássico, dê preferência ao instrumento com tampo em Jacarandá. 

Cordas

Há dois tipos de corda: Aço e Nylon. A primeira é utilizada nos modelos Folk, Jumbo e Parlos. São mais pesadas, têm uma sustentação maior e um timbre mais brilhante. É um desafio a músicos iniciantes. A corda de nylon é a que aparece no violão clássico. O timbre é mais suave, as cordas são mais leves e fáceis de tocar. Comece por um violão de nylon, você irá evoluir com menos esforço.  

Perguntas frequentes

Qual é o violão mais indicado para iniciantes?

O violão mais indicado para iniciantes é o clássico. No ranking os modelos NF14, N-14 e S14, todos da Giannini, são deste tipo. São instrumentos mais suaves, que pedem por menos força do violonista. São fáceis de afinar e de trocar as cordas. Lembre-se de levar em conta a tocabilidade, faz diferença no início da sua jornada musical.  

Qual o violão mais vendido no Brasil?

É difícil conhecer qual é o violão para iniciante mais vendido no Brasil. No entanto, as marcas que mais vendem violões no Brasil são: Di Giorgio e Giannini. As marcas são grandes referências a todo músico amador. Entregam modelos projetados para você que pensa em comprar um instrumento e para se tornar um músico. 

Qual é a melhor marca de violão?

A melhor marca de violão é um assunto que gera muita discussão entre os iniciantes. É difícil eleger a melhor, pois a maioria se esforça para entregar um ótimo instrumento. As marcas Di Giorgio e Giannini são as preferidas dos iniciantes. Já as marcas  Takamine e  Yamaha são as preferidas entre os profissionais. 

Qual a melhor marca de violão custo-benefício?

Mais uma vez, temos a dobradinha Di Giorgio e Giannini. Ambas produzem violões para iniciantes com um ótimo custo-benefício. No entanto, a marca Tagima também é uma referência neste quesito. Você pode encontrar ótimos instrumentos no catálogo da marca. Mas, lembre-se, o melhor violão para você começar a tocar é o que te deixa confortável. 

Qual o melhor violão para iniciantes nylon ou aço?

O violão de nylon é o melhor para iniciantes. As cordas são mais leves, o timbre é mais suave e o som é mais aveludado. Mas nada impede que você inicie por um violão de aço. Saiba que o aço é um tipo de corda mais pesado e, num primeiro contato, pode machucar os seus dedos. 

Conclusão: qual o melhor violão para iniciante

Ahh o violão, um instrumento que mudou a vida de muita gente. Muitos músicos consagrados começaram a sua jornada montando os primeiros acordes num violão. O ranking dos melhores violões para iniciantes apresentou informações relevantes para você ser um grande violonista. 

Neste texto você teve acesso aos principais prós e contras das melhores marcas de violão para iniciantes, como a Yamaha, Tagima e Giannini. Conheceu o modelo CPX700 da Yamaha como melhor do ranking, e o N-14 da Giannini como melhor custo benefício. Além disso, o FAQ tirou as principais dúvidas de quem quer ter um violão. 

Você deu um passo a mais na sua jornada musical, agora você já é capaz de escolher o melhor violão para começar a tocar. Mas diz aí, você já escolheu algum modelo? O ranking dos melhores violões para iniciantes foi útil? Conta nos comentários e compartilhe o texto com um amigo que precisa de um violão para iniciante. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.