Início » As 7 Melhores Baquetas em 2021

As 7 Melhores Baquetas em 2021

A baqueta é um amigo para todo baterista. É o fiel companheiro que age como sua extensão. Não é exagero, todo baterista sabe do que estou falando. E você que está prestes a se tornar um está no caminho certo. O ranking das melhores baquetas do ano vai te orientar a como escolher a sua companheira. 

Você está preparado? Mantenha seu pulso firme para escolher o par de baquetas ideal para você. Dê um pause na música que você está tentando tirar, abra seu bloco de notas e salve os links das melhores baquetas. Vamos lá!

Melhores baquetas para comprar online

Escolher uma das melhores baquetas pode parece ser algo simples, mas não é. Os modelos são projetados para timbres de estilos específicos. Para te ajudar segue a tabela:

Imagem

Produto

Preço (R$)

2. Baqueta American Hickory Alexandre Aposan - Promark

✔️ Baqueta para os fãs de Alexandre Aposan

3. Baqueta TX2SW - Promark

✔️ Melhor baqueta com ponta redonda

4. Baqueta Super Rock TX747B - Promark

✔️ Melhor baqueta para rock 

5. Baqueta American Classics 5A - Vic Firth

✔️ Ótima para iniciantes 

6. Baqueta La Special 5A - Promark 

✔️ Ótimo par para iniciantes

7. Baqueta 7A - PHX

✔️ Mais barata do mercado

1. Baqueta Firegrain TX5AW-FG – Promark

Prós

Contras

✅ Melhor par de baquetas

🚫 Cor única

✅ Leve

✅ Resistente 

A Promark é uma das grandes produtoras de baquetas do mundo, tanto é que a maioria do nosso ranking é composto por modelos que ela fabricou. E não há como contestar a sua qualidade. Além disso, a marca tem consciência ecológica e faz o reflorestamento.

O modelo Firegrain TX5AW-FG é um destaque em resistência, sutileza e beleza. As pontas são do tipo tear drop, a preferida por bateristas mais técnicos. Ela amplia as possibilidades de dinâmica e movimentação sonora. 

A Firegrain tem o tamanho padrão, 5A. O design ergonômico facilita a pegada, reduzindo o atrito do punho. É leve, mas tem uma resistência que pode te impressionar. 

Não há dúvidas de que o par de baquetas Promark Firegrain TX5AW-FG é o melhor para você investir neste ano. Pode transformar o teu timbre e a forma de tocar. Invista na sua música com baquetas novas agora mesmo. 

2. Baqueta American Hickory Alexandre Aposan – Promark

Prós

Contras

✅ Leve

🚫 Frágil

✅ Ótimo timbre

✅ Assinatura do Alexandre Aposan

Agora é a vez da Promark conquistar o segundo lugar do nosso ranking com uma baqueta feita para homenagear um grande baterista, Alexandre Aposan. Ele é um ídolo na Música Gospel e fez muito sucesso na banda G3. É um ícone da cena. 

O modelo American Hickory Alexandre Aposan utiliza o tipo de madeira American Hickory e tem uma tonalidade bege clara. São baquetas mais finas, feitas para músicos precisos e que sabem regular a força. Produz timbres incríveis.

A baqueta tem o tamanho 7A, um pouco mais fina. A ponta em formato de lágrima deixa seu timbre mais interessante. Ideal para transições vigorosas. 

A assinatura do grande músico Alexandre Aposan é o toque especial desta baqueta Promark. É um tesouro para qualquer fã. Você pode se aproximar do seu ídolo com apenas um clique.  

3. Baqueta TX2SW – Promark

Prós

Contras

✅ Robusta

🚫 Pesada

✅ Ponta redonda

A Promark continua a marcar presença no nosso ranking das melhores baquetas. Dessa vez não foi com uma baqueta linda, ou uma homenagem, mas sim com um modelo um pouco mais robusto e com a ponta redonda. Mais um sucesso da marca.

O modelo TX2SW é fabricado a partir da madeira American Hickory e tem uma tonalidade bege clara. É bem resistente, um pouco mais pesada e pode ser mais intensa do que as demais. 

Com o tamanho 2A, ela é um pouco mais grossa. A ponta é redonda o gera um timbre mais consistente. São mais utilizadas por bateristas que preferem timbres mais brilhantes.  

A Promark TX2SW é uma referência entre os roqueiros. Se você é um baterista, ou admira quem toque, então preste uma homenagem. Presenteie com as baquetas Promark. 

4. Baqueta Super Rock TX747B – Promark

Prós

Contras

✅ Robusta

🚫 Pesada

✅ Ponta redonda

Agora é a vez da Promark chegar ao nosso ranking com uma baqueta exclusiva para o Rock. É o tipo preferido no estilo. A ponta em lágrima e a sua densidade são destaques. 

O modelo Super Rock TX747B, como os modelos anteriores, foi fabricado a partir da madeira American Hickory e tem uma tonalidade bege escuro. É bem resistente, um pouco mais leve e apresenta um timbre mais dinâmico

Com o tamanho 7A7B, ela é um pouco mais fina. A ponta é em formato de lágrima e gera um timbre mais movimentado. Não é a toa que é preferida entre os roqueiros. 

A Promark Super Rock TX747B é o ponto de partida para você que quer ser baterista de rock. Foi uma grande criação da marca. Aproveite e adquira o seu par agora. 

5. Baqueta American Classics 5A – Vic Firth

Prós

Contras

✅ Ótima para iniciantes

🚫 Frágil

✅ Ponta em formato de lágrima

A marca Vic Firth é uma ótima fabricante de baquetas. Entre os seus destaques está a American Classics 5A, um modelo indicado aos iniciais. É uma ótima opção para você que quer começar na bateria. 

O modelo American Classics 5A, como os modelos anteriores, foi fabricado a partir da madeira American Hickory. É uma madeira muito utilizada pelas marcas e tem uma tonalidade bege clara. Pode surpreender na resistência, ainda que não seja tão firme quanto às demais. 

Com o tamanho 5A, ela é o tamanho padrão para qualquer baterista. A ponta é em formato de lágrima e gera um timbre mais dinâmico. Pode ser uma ótima opção aos bateristas de jazz. 

A Vic Firth American Classics 5A é uma ótima opção para você que quer começar a tocar bateria, mas que ainda não tem as baquetas. Você pode ter o seu par de baquetas agora mesmo. 

6. Baqueta La Special 5A – Promark

Prós

Contras

✅ Leve

🚫 Frágil

✅ Ponta em formato de lágrima 

Mais uma vez a Promark mostra porque é uma referência na fabricação de baquetas. Desta vez a marca se mostrou eficaz na construção de um modelo padrão, mas com um toque especial. É um par que deve ser considerado pelos iniciantes. 

O modelo La Special 5A, como os modelos anteriores, foi fabricado a partir da madeira American Hickory e tem uma tonalidade bege clara. É uma baqueta mais leve, menos resistente que as outras, mas que pode impressionar com seu timbre

Possui o tamanho 5A, o padrão da categoria. A ponta é em formato de lágrima e gera um timbre mais dinâmico. Mesmo sendo indicada aos bateristas amadores, ainda é utilizada pelos mais experientes. 

A Promark La Special 5A é o modelo perfeito para quem quer começar com o pé direito. Mais uma vez a marca mostra porque é um destaque. E porque você não se destaca com um par de baquetas La Special? 

7. Baqueta 7A – PHX

Prós

Contras

✅ Leve

🚫 Frágil

✅ Ponta arredondada

Chegamos ao fim do nosso ranking das melhores baquetas com a marca PHX. É menos conhecida que as demais, mas tem seu valor. Uma prova disso é a baqueta 7A, recomendada a quem tem poucos recursos para investir. 

O modelo PHX 7A, assim como os modelos anteriores, foi fabricado a partir da madeira American Hickory e tem uma tonalidade bege clara. É a baqueta mais frágil do nosso ranking, mas mesmo assim ainda tem um ótimo timbre

O par tem o tamanho 7A, o mais fino da categoria. A ponta é arredondada e gera um timbre mais definido. É, sem dúvida, a porta de entrada para qualquer baterista. 

A PHX 7A é o modelo perfeito para quem quer começar, mas tem poucos recursos para investir. A marca tem potencial para ser uma referência como as outras. Chegou a hora de você começar a tocar com as baquetas PHX 7A. 

Para que serve a baqueta? 

A palavra baqueta é de origem italiana, bacchio ou bacchetta, também conhecida como bastão. É um objeto que tem o formato de um pequeno bastão. As extremidades são arredondadas e podem percutir em diversos instrumentos musicais. Pode ser construída com vários materiais, nas quais vamos conhecer a seguir. 

As baquetas tornaram-se populares após a invenção da bateria. O sistema de pedal possibilitou que o percussionista utilizasse as duas mãos e os dois pés. A invenção revolucionou a música e deu vida a muitos gêneros musicais atuais. O baterista utiliza a baqueta com as mãos para percutir na caixa, nos tons e no prato. 

Como escolher a melhor baqueta

Você acabou de conhecer as melhores baquetas disponíveis para comprar online neste ano. Agora preste atenção que vou te orientar a escolher o melhor jogo por conta própria.

Material

Há, basicamente, dois tipos de materiais utilizados na fabricação das baquetas: madeira ou plástico. O primeiro tipo é o mais utilizado. As madeiras densas são mais resistentes e tem um som mais tradicional. As de plástico são mais leves e geralmente são do tipo vassourinha, ou seja, há fios de plástico que suavizam o toque e deixam o timbre mais intimista. 

Tipos de ponta 

Você pode encontrar três tipos de ponta em baquetas de madeira. As com pontas redondas são mais tradicionais e garantem um som uniforme. O modelo com ponta cilíndrica produz um com mais encorpado. Já a “tear drop” é usada por baterias experientes em razão das variações timbrísticas. Alguns modelos de baquetas de madeira tem a ponta de nylon, mas são pouco usados. 

Tamanho 

As baquetas também podem variar de tamanho. É importante escolher o tamanho adequado às suas mãos. A classificação é feita por letras e números. Quanto maior o número, mais fina é a baqueta. Você encontra os modelos 7A, 5A, 5B e 2B. O tamanho 5A é o mais indicado aos iniciantes. 

Perguntas frequentes

Como escolher um par de baquetas? 

Depende do estilo musical que você quer tocar e do timbre que quer explorar. As baquetas de madeiras são mais pesadas e resistentes. As que têm ponta de nylon tem o timbre mais dissipado. Já as baquetas de plástico, ou vassouras, geram um som suave e são ótimos em estilos musicais mais introspectivos. 

Qual a melhor marca de baquetas? 

Todas as marcas do nosso ranking são as melhores em fabricar tanto as baquetas de madeira como as de plástico. São elas: Promark, Vic Firth e PHX. Mas há ótimas marcas no mercado, entre elas a Tama e a Remo. 

Qual é a melhor baqueta para tocar bateria eletrônica? 

É a baqueta de madeira, independente do tipo de ponta, inclusive no que diz respeito ao material.  As baquetas do tipo vassoura não são boas para baterias eletrônicas, já que o instrumento não tem sensibilidade suficiente para reproduzir as nuances deste tipo. 

Qual é a baqueta mais resistente? 

O material mais resistente é a madeira, quanto mais densa, melhor. Apesar de ser mais pesada, ela é mais resistente. Além disso, em razão do peso, dá mais intensidade no som. Você faz mais som com menos força. Mesmo assim, é o tipo mais procurado por quem quer descer a mão. 

Qual baqueta é mais pesada? 

As baquetas mais pesadas são as de madeira. As de tamanho 2B são maiores e as mais pesadas. São recomendadas a bateristas que gostam de tocar com força. A ponta de nylon deixa a baqueta ainda mais pesada. Ainda assim são as mais resistentes. 

Conclusão: qual a melhor baqueta 

As baquetas só são compreendidas pelos percussionistas. Os outros a veem como um detalhe, no entanto, mesmo o sendo, é relevante para a comunidade musical. Você que busca pela sua primeira baqueta fez bem ao ler o ranking das melhores baquetas do ano. 

Hoje nós conhecemos as principais marcas de baquetas, como a Promark, Vic Firth e PHX. São marcas reconhecidas no mercado musical e aprimoram os seus instrumentos a cada dia. Agora você já sabe quais são as principais referências no mercado. 

Também conhecemos as diferenças entre os tipos de materiais, como madeira e plástico, a densidade, o peso e o tipo de ponta. O manual te orientou a escolher o melhor par entre os disponíveis no mercado. E o FAQ respondeu as principais dúvidas dos bateristas. 

A diversão apenas começou. Escolha umas das baquetas do ranking as melhores baquetas do ano e prepare-se para treinar levadas precisas e swingadas. Conta pra gente o que você aprendeu sobre baquetas e compartilhe o artigo com um amigo baterista.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *