Início » Os 5 Melhores Cajons em 2021

Os 5 Melhores Cajons em 2021

Mais do que um instrumento musical, o Cajon também é um Patrimônio Cultural da Nação Peruana. Íntimo dos percussionistas e uma das principais portas de entrada ao mundo musical. É com muito swing que te apresento o ranking dos melhores cajons, um guia completo sobre este instrumento. 

Muitos músicos embalam suas primeiras levadas no cajon. É um instrumento prático e que pode se adequar aos mais variados tipos musicais. Mesmo assim, é muito importante conhecer todos os seus detalhes. E para continuar a leitura, nada mais justo do que prestar muita atenção em todas as informações para escolher o cajon certo.

Melhores cajons para comprar online 

Apesar de ter sido forjado no fogo da escravidão, o cajon é um instrumento que conquistou o público sem muito esforço. Para te ajudar a entender mais sobre esta percussão, fiz um simples resumo dos melhores cajons do ano.

Imagem

Produto

Preço (R$)

Cajon FS2504 FSA - Standard

1. Cajon FS2504 FSA - Standard

✔️ Melhor cajon eletroacústico

Cajon Sk4042 Sertão FSA - Strike

2. Cajon Sk4042 Sertão FSA - Strike

✔️ Melhor cajon acústico 

Cajon Fgb6502 Vinho FSA - Gibao

3. Cajon Fgb6502 Vinho FSA - Gibao

✔️ Cajon mais confortável

Cajon Compact Travel - Tomshin Walter
Cajon Elétrico - Witler Drums

5. Cajon Elétrico - Witler Drums

✔️ Melhor custo benefício

1. Cajon FS2504 FSA – Standard

Prós

Contras

✅ Melhor cajon eletroacústico 

🚫 -

✅ Assento em E.V.A.

✅ Captação dupla

A FSA é uma marca prodígio, em menos de 10 anos teve a capacidade de se tornar a maior fabricante de cajons da América Latina. O modelo Standard FS2504 é uma referência em timbre e conforto. É um instrumento muito escolhido pelos profissionais, principalmente pela sua versatilidade, seja em shows ou estúdio. 

Este cajon é do tipo eletroacústico, conta com a captação dupla: uma para o grave e outra para a caixa. Ambas com uma ampla faixa de dinâmica sonora.São duas saídas XLR, balanceadas, dando ainda mais profundidade ao som. A esteira da caixa conta com 24 fios, o número que condiz com o cajon profissional.

Construído por uma madeira nobre, a Sumaúma, o Standard FS2504 tem um timbre clássico. O projeto ergonômico garante o conforto do músico, graças ao assento em E.V.A. Com 52cm de altura por 35cm de largura, este é o melhor cajon eletroacústico do ranking. Recomendado pelos profissionais e usado por todos. Adquira o seu já. 

2. Cajon Sk4042 Sertão FSA – Strike

Prós

Contras

✅ Melhor cajon acústico

🚫 -

✅ Assento em E.V.A.

✅ Pele de Sumaúma

Dobradinha da FSA, a marca que mais se destaca na construção de cajon. O modelo que conquistou o segundo lugar do ranking é o Strike Sk4042 Sertão. Com uma estampa que remete ao sertão brasileiro, este cajon tem capacidade de embalar qualquer forró. Basta juntar com o violão e a festa está pronta. 

O Strike Sk4042 Sertão é um cajon do tipo acústico. Utiliza somente a caixa de ressonância para amplificar o seu som. Para que seja ouvido em salas ou conjuntos maiores, é preciso usar microfones e caixas de som. Com 52cm de altura e 39cm de largura, este modelo entrega um grave potente e bem definido. 

Construído com pele de Sumaúma e com 12 fios na caixa, este modelo tem boa definição nas frequências médias e agudas. O assento revestido em E.V.A. entrega mais conforto ao percussionista. O Strike Sk4042 Sertão é um modelo muito indicado aos iniciantes, que querem começar a embalar os amigos. Se você é um deles, adquira o seu cajon já.

3. Cajon Fgb6502 Vinho FSA – Gibao

Prós

Contras

✅ Cajon mais confortável

🚫 -

✅ Assento em E.V.A.

✅ Design Inclinado

A FSA dominou todo o pódio do ranking dos melhores cajons do ano. Só as grandes marcas conseguem conquistar esse feito. O modelo do terceiro lugar é o Gibao Fgb6502 Vinho, o cajon mais confortável que você pode encontrar. Além disso, sua cor vinho e seu design inclinado o deixam com um ar moderno. 

Sendo um destaque em elegância e conforto, o Gibao Fgb6502 também é uma referência em qualidade sonora. Com dois captadores, um na região do grave e outro na aguda, este cajon pode transmitir um ótimo sinal, principalmente em razão da ampla faixa de dinâmica. As saídas XLR balanceadas garantem a profundidade do timbre.

Não é à toa que a FSA é uma marca tão reconhecida. O Gibao Fgb6502 tem uma ergonomia e um timbre que impressionam qualquer um. É indicado aos percussionistas que fazem grandes shows. Também pode ser um excelente ponto de partida para os iniciantes. Tá esperando o que? Adquira o seu FSA agora mesmo. 

4. Cajon Compact Travel – Tomshin Walter

Prós

Contras

✅ Melhor Cajon Flat

🚫 Grave com menor intensidade

✅ Ébano

✅ Versátil

Agora vamos conhecer o melhor cajon flat da categoria. O Tomshin Walter Compact Travel Cajon Box é o instrumento mais fácil de carregar de todo o ranking. E para facilitar, vem com uma bolsa com alças para você levar aonde quiser. É uma opção para qualquer tipo de percussionista, seja amador ou profissional. 

Construído a partir do Ébano, este cajon compacto tem um design refinado que impressiona logo à primeira vista. Apesar de ser de colo, o seu timbre é potente e o grave pode impressionar. Perfeito para acústico, confraternizações, acampamentos, rurais, shows e produções profissionais. 

O Tomshin Walter Compact Travel Cajon Box é o tipo acústico, ou seja, depende de microfonação gravar ou amplificar o seu som. As cordas da caixa são revestidas em aço e produzem um timbre único. Com menos de 1,5kg, este cajon é, sem dúvida, um ótimo primeiro instrumento de percussão. Invista no seu com um toque. 

5. Cajon Elétrico – Witler Drums

Prós

Contras

✅ Melhor Cajon custo benefício 

🚫 -

✅ Vem com Vassourinha 

✅ Assento E.V.A. 

Para fechar o ranking dos melhores cajons do ano, nada mais justo do que escolher o melhor cajon em custo benefício. O Witler Drums Cajon Elétrico é um ótimo instrumento e seu custo é baixo. Além disso, vem com uma vassourinha para você variar o timbre e treinar levadas mais suaves. 

Construído em madeira Sumáuma, este cajon produz um timbre com muita presença. Os 24 fios reguláveis garantem mais brilho no timbre da caixa. Com 53cm de altura e 36cm de largura, o Witler Drums Cajon Elétrico faz parte do grupo com o timbre potente e os graves bem definidos. 

Este é o modelo de entrada para muitos percussionistas. Além disso, as duas saídas XLR entregam uma captação stereo com bastante espaçamento. Sem dúvida, o Witler Drums Cajon Elétrico é o melhor custo benefício da nossa categoria. E para fechar, o assento em E.V.A é um adendo no quesito conforto. Adquira o seu agora. 

O que é um cajon ?

O cajon é um instrumento de percussão que pode fornecer três tipos de timbre: grave como o bumbo, médio como uma caixa e agudo como um prato de bateria. Os primeiros registros surgiram no Peru Colonial. Os escravos africanos adaptaram gavetas e a utilizavam como instrumentos de percussão. E desde então o cajon não para de evoluir.

Até meados de 1960 o cajon era um instrumento pouco conhecido. Foi o grande violonista Paco de Lúcia que incluiu esta percussão na sua obra flamenca e fez o cajon circular pelo mundo. O instrumento peruano mostrou ser adequado à música espanhola. Desde então os músicos ibéricos aproveitam a sonoridade do cajon. 

Nos dias de hoje, o cajon é um instrumento que faz parte da assinatura de vários estilos musicais. As apresentações do tipo acústico se beneficiaram com este instrumento, que apresenta um timbre mais suave que a bateria – e vale lembrar que é muito mais fácil de transportar e tocar. 

Como escolher o melhor cajon

O ranking dos melhores cajons do ano te mostrou os melhores modelos do mercado. São instrumentos que atendem tanto o percussionista amador como o profissional. Contudo, há outros modelos no mercado que podem se adequar a você. E para te ajudar a escolher o instrumento certo, fiz uma relação das principais características de um bom cajon. 

Tipos 

Há dois tipos de cajon, o acústico e o eletroacústico. O primeiro não vem com um captador para uma amplificação através das caixas de som. Para transmitir o seu som é necessário usar o microfone. O seu som natural atende ambientes menores e mais intimistas. Já o eletroacústico vem com o captador e pode ser amplificado. É o mais utilizado pelos músicos profissionais. 

Material

O cajon é um instrumento construído a partir da madeira, sua qualidade influencia tanto na resistência do instrumento, como no seu timbre. As mais utilizadas são: cedro, imbuia e kapok, também conhecida como sumaúma. Evite cajons construídos a partir de MDF. Esta madeira é muito frágil e produz um péssimo timbre. 

Tamanho

Há vários tipos de tamanho, desde o tipo slim, para ser fácil de carregar e tocar, até o grande, onde oferece mais potência e definição nos timbres graves. Os instrumentos com mais de 50cm de altura e 35cm de largura têm a capacidade de produzir um timbre encorpado e com intensidade o suficiente para preencher conjuntos com vários músicos. 

Design

Há quatro tipos de design que predominam no mercado do cajon: reto, inclinado, colo e slim. O reto, tem sua construção em linha reta, o percussionista deve sentar em cima do instrumento. O inclinado conta com um suporte para fornecer o ângulo confortável ao percussionista. O de colo, assim como o slim, você pode apoiá-lo no colo para tocar. 

Perguntas frequentes 

Qual é a melhor marca de Cajon?

A melhor marca de cajon é a FSA, que conquistou o primeiro lugar do ranking com o modelo Standard. A Gretsch está há mais de 120 anos no mercado e desde então vem produzindo os melhores instrumentos de percussão. Outras marcas merecem destaque, como a Pearl, Yamaha e Tama.

Qual o melhor cajon elétrico ou acústico?

Geralmente, o melhor cajon é o elétrico, pois ele já é desenvolvido para atender o público profissional, ou seja, as percussionistas que se apresentam pelo mundo. O acústico também é um ótimo modelo, mas foi projetado para atender o instrumentista que presa por apresentações mais intimistas ou para estudar. 

Qual melhor madeira para fazer Cajon?

O Cajon é um instrumento de percussão que pode ser construído a partir dos mais variados tipos de madeira. Entre os melhores, pode-se destacar: Jacarandá, Ébano, Imbuia, Canela, Cedro e Kapok. Lembre-se de não escolher cajons construídos em MDF, esse tipo é frágil, produz um timbre ruim e sua durabilidade é muito curta. 

Quais as melhores marcas de instrumentos de percussão?

No ranking você conheceu grandes marcas de instrumentos de percussão, como a FSA, Tomshin e Witler Drums. Contudo, há muitas marcas reconhecidas que entregam instrumentos de ótima qualidade, tais como: Gretsch, Pearl, Yamaha, Tama, Ludwig Drums, Sonor, Mapex e Drums DW. 

Como se chama a pessoa que toca cajon?

Assim como quem toca bateria é chamado de baterista, violão é violonista, aquele que toca cajon é Cajonero. Contudo, também pode ser chamado de percussionista, sendo esse o músico profissional hábil a tocar qualquer instrumento de percussão, seja o tímpano, bateria, pandeiro ou cajon. 

Conclusão: qual o melhor cajon

Escolher um instrumento de percussão é uma tarefa que exige atenção e comprometimento. Afinal, ao escolher um instrumento ruim, você atrasa o desenvolvimento da sua musicalidade. O ranking dos melhores cajons do ano te trouxe os principais pontos para você analisar na hora de escolher o seu modelo. 

Você teve acesso aos principais prós e contras das melhores marcas de cajon, tais como FSA, Tomshin e Witler Drums. O modelo Standard, da marca FSA, é o melhor cajon do mercado, enquanto o Cajon Elétrico, fabricado pela Witler Drums, é o melhor custo benefício. O FAQ analisou as principais dúvidas dos percussionistas sobre o cajon.   

O cajon é um instrumento fantástico, né? Bastaram alguns minutos de leitura para você aprender mais sobre este instrumento peruano que mudou linguagens musicais ao redor do mundo. E dentre todos os modelos, você escolheu algum? O ranking dos melhores cajons foi útil para você? Conta nos comentários e compartilhe o texto com algum cajonero. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.