Início » Encordoamento Solez é Bom? Vale a Pena?
Encordoamento Solez é Bom?

Encordoamento Solez é Bom? Vale a Pena?

Olá, colega músico! Deixe-me adivinhar: você está em busca de cordas boas e baratas para violão, guitarra ou baixo, e quer confirmar se o encordoamento Solez é bom, certo? Então, hoje é seu dia de sorte, porque esse é exatamente o tema deste artigo!

Dessa forma, a nossa equipe selecionou e analisou três jogos de cordas populares da Solez, destacando os prós e contras de cada um. Além disso, apresentamos produtos similares de outras empresas para que você possa tomar uma decisão imparcial.

Curtiu a proposta? Portanto, é hora de irmos ao conteúdo!

Sobre a Solez

Antes de mais nada, vamos conhecer um pouco da história da empresa? Bem, a Solez foi criada no ano 2000, em Minas Gerais. Primeiramente, importava encordoamentos e fabricava palhetas.

No entanto, os proprietários logo viram a oportunidade de fabricar cordas em território nacional com o objetivo de oferecer produtos de qualidade a preço justo. Assim, os consumidores brasileiros teriam uma boa opção em custo-benefício. 

Atualmente, a Solez é uma das principais marcas nacionais de cordas para instrumentos musicais, somando cerca de 2,5 milhões de encordoamentos entregues em seus mais de 20 anos de história. 

Como saber se o encordoamento Solez é bom?

Quando pensamos em testar uma nova marca de cordas, é normal ficarmos inseguros. Afinal, nosso dinheiro foi conquistado com muito suor e não queremos nos arrepender da compra, certo?

Então, para saber se um encordoamento é bom antes de testar, recomendamos que você realize algumas ações importantes. Olha só: pesquise a opinião de outros clientes em sites como a Amazon e o Reclame Aqui e assista a vídeos de demonstração. Dessa forma, você conhece melhor os produtos que está pesquisando.

Além disso, é preciso refletir sobre o que você espera de um encordoamento. Em outras palavras: você sabe qual o calibre adequado para o seu modo de tocar e o seu instrumento? Conhece as diferenças entre os vários materiais de cordas? Prefere alta durabilidade ou um bom timbre é o fator mais importante? Até quanto está disposto a pagar?

Nesse contexto, você estará preparado para garimpar os produtos do mercado e escolher o melhor encordoamento para a sua realidade. 

Uma vez que explicamos os pontos acima, chegou a hora de analisar três produtos diferentes para descobrir se realmente o encordoamento Solez é bom. Vamos lá!

1. Encordoamento Violão Nylon – Solez

Encordoamento Violão Nylon - Solez

✅ Cordas para violão de nylon

✅ Bordões e primas balanceados

✅ Monofilamento nylon/titanium

🚫 Tensão alta pode ser desconfortável 





Se você tem um violão com cordas de nylon, aqui está uma das opções fabricadas pela Solez. Com tensão alta, o jogo é formado pelos seguintes calibres: .074, .084, 1.04, .085, 1.05, e 1.21. 

De acordo com a Solez, esse encordoamento de nylon apresenta cordas primas com monofilamento nylon/titanium, que gera projeção e brilho mais pronunciados quando comparado ao monofilamento padrão. 

Nesse sentido, a empresa cuidadosamente realiza o balanceamento das primas com os bordões. Resultado disso, todas as cordas se complementam em timbre, projeção e volume. 

Por sua vez, a tensão alta privilegia um som de mais corpo e impacto, porém pode ser desconfortável para músicos de pegada mais suave. Se esse for o seu caso, opte pela tensão média, ok?

Na Amazon, o jogo de cordas possui nota máxima, com seis avaliações ao todo. Assim, o encordoamento Solez nylon é bom para quem busca uma positiva relação custo-benefício. Ou seja, mesmo que o timbre e a durabilidade não se equiparem às marcas estrangeiras mais conceituadas, o produto não deixa de ser satisfatório. 

Ficha técnica:

  • Marca: Solez
  • Instrumento: Violão
  • Material: Nylon
  • Calibre: .074, .084, 1.04, .085, 1.05, e 1.21

2. Encordoamento Violão Aço – Solez

Encordoamento Violão Aço - Solez

✅ Cordas para violão de aço

✅ Bom custo-benefício

✅ Tecnologia DLP

✅ Uma corda extra

🚫 Som não é dos mais ricos




Caso o seu violão seja para cordas de aço, apresentamos agora um dos modelos do catálogo da Solez. 

Classificado como Custom Light, o encordoamento tem os seguintes calibres: .011, .015, .024, .032, .042, .052. Dessa forma, ele é indicado para quem deseja um meio-termo saudável entre conforto e sonoridade. 

As cordas são feitas de liga de bronze 85/15 e apresentam graves macios, médios presentes e brilho destacado. Assim, caem bem para os mais variados estilos musicais, apesar de não terem a mesma riqueza sonora de marcas mais caras. O pacote ainda vem com uma mizinha extra, o que é sempre bem-vindo. 

Para completar, esse encordoamento conta com a tecnologia DLP, que significa Dual Layer Protection. Ou seja, as cordas primas possuem dupla proteção, minimizando a oxidação e, consequentemente, ampliando a durabilidade. 

O produto tem nota máxima na Amazon, com quatro classificações de compradores. O valor está em uma faixa acessível – então, esse encordoamento Solez violão é bom para quem está com o orçamento apertado. 

PRÓS

Ficha técnica:

  • Marca: Solez
  • Instrumento: Violão
  • Material: Aço
  • Calibre: .011, .015, .024, .032, .042, .052

3. Encordoamento Guitarra – Solez

Encordoamento Guitarra - Solez

✅ Cordas para guitarra 

✅ Confortável

✅ Tecnologia DLP

✅ Duas cordas extras

🚫 Timbre mais magro




Não poderia faltar a análise de um encordoamento de guitarra da Solez, não é mesmo? Olha só: esse jogo de cordas de aço tem revestimento de níquel e tensão Extra Light, com os seguintes calibres: .009, .011, .016, .024, .032 e .042. 

Dessa forma, essas cordas são indicadas para quem preza o conforto. São bem macias ao toque, proporcionando facilidade na execução de técnicas avançadas. No entanto, o som pode ser magro para certos músicos.

Novamente, o encordoamento conta com a camada dupla de proteção nas primas, aumentando a vida útil. Por fim, esse pacote vem com duas cordas extras, Si e Mi. 

Na Amazon, a nota é 4,6 de 5, com 28 avaliações. O preço é justo, portanto esse encordoamento Solez guitarra é bom para quem não pode investir mais alto em cordas importadas. 

Ficha técnica:

  • Marca: Solez
  • Instrumento: Guitarra elétrica
  • Material: Aço
  • Calibre: .009, .011, .016, .024, .032 e .042. 

Alternativas para encordoamento Solez

E aí, conseguiu descobrir se o encordoamento Solez é bom para você? A fim de que você consiga realizar uma escolha certeira, em seguida analisamos cordas de outras fabricantes. Confira!

1. Encordoamento Para Violão Aço EZ900-B – D’Addario

Encordoamento Para Violão Aço EZ900-B - D'Addario

✅ Cordas para violão de aço

✅ Marca renomada

✅ Fabricada nos EUA

✅ Pegada macia

🚫 Durabilidade limitada





Agora, é a vez de conferirmos as características técnicas das cordas de uma das mais conhecidas fabricantes internacionais, a D’Addario.

Produzido nos Estados Unidos e voltado para violões de aço, esse encordoamento tem tensão Extra Light, com as medidas .010, .014, .022, .030, .040 e .050. O material é feito a partir de uma liga de bronze 85/15.

Nesse contexto, as cordas geram uma pegada bem macia ao violão, sem ficarem duras demais. Além disso, têm sonoridade brilhante e com boa sustentação, além de graves presentes. 

A D’Addario é conhecida pelo bom timbre e positiva estabilidade de afinação. Em contrapartida, perde em durabilidade para as cordas estrangeiras com revestimento duplo, como as da marca Elixir. 

Na Amazon, o encordoamento tem nota 4,7 de 5, com mais de 500 avaliações, o que corrobora a boa reputação da marca. O preço está em uma faixa média.

Ficha técnica:

  • Marca: D’Addario
  • Instrumento: Violão
  • Material: Aço
  • Calibre: .010, .014, .022, .030, .040 e .050

2. Encordoamento Guitarra Regular Slinky – Ernie Ball

Encordoamento Guitarra Regular Slinky - Ernie Ball

✅ Cordas para guitarra

✅ Marca renomada

✅ Fabricada nos EUA

✅ Sonoridade rica

🚫 Preço mais elevado




Por fim, a análise de um encordoamento de guitarra de outra fabricante americana de muito prestígio, a Ernie Ball. 

Chamado Regular Slinky, esse jogo de cordas conta com as medidas .010, .013, .017, .026, .036 e .046. Resultado disso, o material tem a espessura necessária para um timbre firme e encorpado, mas sem ser tenso demais. Assim, trata-se de um dos calibres mais adorados pelos guitarristas.

Nesse sentido, as cordas são de aço niquelado, envolto em um fio hexagonal de aço. Por sua vez, as cordas lisas são de aço carbono temperado e banhado a estanho. Isso gera uma dinâmica bem equilibrada, sem sobras de frequências indesejadas. 

Definitivamente, o grande trunfo das cordas de guitarra Ernie Ball é a sonoridade rica. Sua qualidade foi comprovada por músicos profissionais de todo o mundo. No entanto, mais uma vez, a durabilidade não é tão longa quanto a de cordas estrangeiras com revestimento duplo. 

Na Amazon, o produto tem nota 4,7 de 5, com mais de 15 mil avaliações de compradores. O preço é mais elevado do que o das cordas nacionais, mas não chega a ser abusivo.

Ficha técnica:

  • Marca: Ernie Ball
  • Instrumento: Guitarra elétrica
  • Material: Aço
  • Calibre: .010, .013, .017, .026, .036 e .046

Conclusão: O encordoamento Solez é bom ou não?

Enfim, o encordoamento Solez é bom em custo-benefício. Possui sonoridade agradável e durabilidade satisfatória para a faixa de preço, com direito a cordas extras e revestimento duplo em alguns modelos. Via de regra, ainda perde em timbre e durabilidade para as marcas estrangeiras, mas não deixa de ser uma boa opção de compra.

Por outro lado, se você pode gastar um pouco mais para comprar cordas produzidas nos Estados Unidos, indicamos as marcas D’Addario e Ernie Ball, que têm renome mundial e muita tradição. Com qualquer uma delas, você estará bem servido.

Então, agora é o momento de você adquirir cordas para o seu instrumento! Escolha o seu produto favorito e efetue a compra sem medo de ser feliz. Afinal, não há nada como tocar com um encordoamento novinho em folha, certo?

Obrigado pela companhia. Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.