Início » Os 7 Melhores Violões até 500 Reais em 2022

Os 7 Melhores Violões até 500 Reais em 2022

Olá, futuro mestre do violão! Se você está com orçamento apertado e não sabe qual instrumento comprar, bem-vindo ao nosso artigo de hoje! Aqui, vamos apresentar e analisar alguns dos melhores violões até 500 reais disponíveis no mercado.

Nesse sentido, a nossa equipe selecionou sete exemplares, pontuando os prós e contras de cada um. Além disso, preparamos um pequeno guia para te ajudar a escolher o melhor violão para a sua necessidade.

Então, preparado para aprender muito sobre violões? Vamos lá!

Melhores violões até 500 reais para comprar online

Em seguida, confira a nossa tabela comparativa com alguns dos melhores violões até 500 reais para comprar online. No lado esquerdo, você confere a marca e o modelo dos produtos; do outro, destacamos a principal característica de cada exemplar a fim de facilitar a sua compreensão inicial. 

1. Violão Aço GS-11NT – Harmonics

Violão Aço GS-11NT - Harmonics

✅ Cordas de aço 

✅ Baixo preço 

✅ Indicado para iniciantes 

🚫 Limitado em sonoridade 



Começamos a lista de hoje com um violão de cordas de aço da marca Harmonics. Ele tem um timbre brilhante e metálico devido às cordas de aço, caindo bem para pop, rock, blues, worship e fingerstyle, por exemplo.  

Esse violão não tem sistema de captação, sendo considerado acústico. Apresenta corpo todo de linden, braço de nato e escala de acer plywood. Por fim, o acabamento conta com uma camada de verniz brilhante, mantendo a cor natural. Ah, as tarraxas são cromadas.  

Trata-se de um instrumento simples, com limitações em timbre e em construção. Mesmo assim, o modelo é eficaz em ser uma boa plataforma de estudo para quem está começando a tocar. No entanto, depois de algum tempo e com a evolução do músico, é natural que ele tenha de ser trocado por um violão de melhor qualidade.

2. Violão Nylon AW20 – Winner

Violão Nylon AW20 - Winner

✅ Som macio e suave 

✅ Preço baixo 

🚫 Construção simples


Produzido pela marca Winner, esse violão tem cordas de nylon, que entregam um timbre macio e delicado. Assim, casa bem com dedilhados e levadas de canções de MPB, bossa nova e erudito, por exemplo.

Sem captação, o instrumento tem corpo e escala feitos de linden, com braço de nato. O acabamento é natural, preservando as cores da madeira, enquanto as tarraxas são cromadas.  

De maneira objetiva, esse instrumento tem construção e sonoridade simples, sendo indicado para quem está começando a tocar. Em outras palavras, embora não conte com alta durabilidade ou grande riqueza sonora, atende bem os iniciantes no instrumento. O preço é o mais baixo de nossa lista. 

3. Violão Nylon 36PK – Winner

Violão Nylon 36PK – Winner

✅ Tamanho reduzido

✅ Para crianças de 8 a 12 anos

✅ Cordas de nylon

🚫 Volume baixo




Aqui está mais um exemplar da Winner, desta vez com tamanho reduzido (3/4). Dessa forma, esse violão infantil é indicado para crianças de 8 a 12 anos de idade. 

A unidade tem cordas de nylon e possui tampo, lateral e fundo de linden, com braço de nato e escala de rosewood. Além disso, o instrumento é equipado com tarraxas cromadas. A cor é rosa.

Novamente, a sonoridade e a construção são básicas, com volume final baixo. Mas o violão cumpre o papel de acompanhar as crianças no aprendizado do instrumento. 

4. Violão Aço AC-40 – Memphis

Violão Aço AC-40 – Memphis

✅ Cordas de aço

✅ Braço confortável

✅ Formato clássico

🚫 Projeção limitada



Mais um violão com cordas de aço em nossa lista. Esse instrumento da Memphis tem formato clássico e conta com corpo e braço de linden, além de escala de technical wood. As tarraxas são cromadas e com botões estilo madrepérola, e o cavalete é feito de chhlik wood. 

Na cor natural, o modelo apresenta conforto satisfatório, além de som agradável. O timbre metálico trabalha muito bem com ritmos palhetados, mas a projeção não é das mais elevadas.

Considerando todos esses aspectos, o violão é uma boa compra para iniciantes, mas deixa a desejar para músicos de nível intermediário. 

5. Violão Nylon N-14N – Giannini

Violão Nylon N-14N - Giannini

✅ Bom para iniciantes 

✅ Marca nacional

✅ Cordas de nylon

🚫 Construção simples 



Construído pela tradicional marca brasileira Giannini, esse violão clássico possui encordoamento de nylon, corpo de basswood e escala de sabina maciça. 

O braço é de okoume e as tarraxas são niqueladas com pino grosso. Na cor natural, o acabamento tem uma camada de verniz brilhante. A unidade não tem captação.

O modelo é leve e confortável, com um som simples, mas que não compromete o estudo do instrumento. Para fechar, o perfil do braço é confortável para grande parte das pessoas. 

6. Violão Nylon AC-39 – Memphis

Violão Nylon AC-39 - Memphis

✅ Cordas de nylon

✅ Acabamento diferenciado

🚫 Volume não é dos mais altos 


Equipado com encordoamento de nylon, esse outro modelo acústico da Memphis apresenta braço, laterais, fundo e tampo de linden, madeira que fornece interessante equilíbrio tonal. A escala é de rosewood. 

Com tarraxas douradas de botões brancos, o violão tem um acabamento diferenciado na cor roxa, que chama bastante a atenção. O braço fornece boa tocabilidade. Por fim, o timbre é suave e delicado, mas o volume é limitado.  

7. Violão Nylon PPCE4– Waldman

Violão Nylon PPCE4 - Waldman

✅ Formato clássico 

✅ Som agradável 

✅ Com captação 

🚫 Som elétrico anasalado



Para fechar as análises, um modelo eletroacústico da Waldman. Ou seja, o violão tem captação, facilitando a vida de quem pretende fazer apresentações ou gravações em linha.  

No formato clássico com cutway, o corte na parte inferior da caixa acústica que facilita o acesso às últimas casas, o produto tem corpo e escala de plywood selecionado. Já o braço e o cavalete são de birch. Ah, o instrumento ainda conta com pino para correia e apresenta tarraxas cromadas.  

O timbre acústico desse violão é honesto, com a característica suave das cordas de nylon, apesar de não ter muita projeção. Já plugado, o som é competente, mas tem uma característica nasal que não é muito natural. Nesse sentido, você pode ajustar o sinal por meio de quatro bandas de equalização. 

Resumindo, mesmo com suas limitações, esse exemplar está entre os melhores violões eletroacústicos até 500 reais. 

Para que serve o violão até 500 reais?

Categorizado como um instrumento acústico de cordas, o violão tem como antepassados diretos o alaúde árabe e a cítara romana. Nesse contexto, o instrumento utiliza o sistema temperado de afinação por meio de um braço com trastes, que dividem a escala em semitons. 

Geralmente, o violão conta com seis cordas e uma caixa acústica de madeira. Quando o músico ataca as cordas, o som ressoa dentro do corpo oco e ganha projeção. A princípio, o violão é um instrumento extremamente democrático, já que é de fácil aprendizado e bastante portátil. Além disso, ele permite a execução de partes harmônicas e melódicas, sendo muito versátil.

Nesse contexto, violões até 500 reais são voltados para quem está aprendendo as primeiras notas. Normalmente, contam com construção simples e certa limitação de recursos, mas têm sonoridade agradável e são eficazes em acompanhar os iniciantes nos primeiros passos no mundo da música. 

Quanto atingir o nível intermediário, é muito provável que o músico sinta a necessidade de contar com um violão de melhor qualidade. Por isso, é importante ter expectativas realistas ao comprar um instrumento na faixa de preço citada, ok?

Como escolher o melhor violão até 500 reais

Tipo

Resumidamente, podemos afirmar que existem dois principais tipos de violão: os acústicos e os eletroacústicos. 

Então, caso você pretenda só tocar em casa ou em pequenas reuniões de pessoas, um violão acústico é a melhor escolha. Por não ter captador, ele acaba sendo mais barato. 

Por outro lado, se você planeja fazer apresentações ou gravações em linha, é muito interessante optar por um instrumento eletroacústico. Esse tipo de violão tem sistema de captação, portanto pode ser ligado diretamente via cabo a equipamentos externos, como caixas, amplificadores, mesas de som e interfaces de áudio. Resultado disso, a sua performance ao vivo será muito mais prática.

Porém, tenha em mente que, na faixa de 500 reais, é difícil encontrar modelos eletroacústicos, ok?

Cordas

Aqui, a escolha novamente se divide em duas opções: cordas de nylon e de aço. 

O encordoamento de nylon casa muito bem para músicas de bossa nova, MPB e eruditas, com um timbre doce e delicado. As cordas de nylon são macias ao toque e podem ser tocadas com palheta, mas realmente mostram todo o seu potencial em dedilhados e levadas com os dedos. 

Por sua vez, as cordas de aço possuem a tendência de serem mais duras para apertar. Apresentam sonoridade brilhante e metálica, que cai como uma luva para a técnica fingerstyle e ritmos palhetados de worship, pop, rock e blues, entre outros. 

Nesse contexto, se você é iniciante, as cordas de nylon podem facilitar o aprendizado por serem mais macias. No entanto, se você realmente curte a sonoridade do encordoamento de aço, não há problema em comprar um violão com esse tipo de cordas. 

Seja como for, leve o instrumento para ser regulado por um profissional especializado, porque isso faz toda a diferença para ter um violão realmente confortável. 

Material

Quando falamos de instrumentos acústicos, especialmente de violões, não há como negar que as madeiras são o fator mais importante. Assim, as sólidas geram mais ressonância e corpo sonoro do que as laminadas, mas apresentam custo bem elevado. 

Então, violões mais baratos usam madeiras laminadas. Esse tipo de construção é acessível e gera um bom resultado, especialmente para músicos não profissionais. 

Em ambos os casos, anote aí algumas das principais madeiras para violão: sapele, koa, spruce, mogno, nato, maple, rosewood e linden. Agora, quando você se deparar com um violão que apresenta alguns desses materiais, pode encarar como um bom indicativo de qualidade.

Tarraxas

As tarraxas são muito importantes para a precisão e a estabilidade da afinação de um violão e de outros instrumentos de corda. Geralmente, as tarraxas completamente blindadas não sofrem com a entrada de sujeira e pó, sendo superiores aos dispositivos com o mecanismo exposto. 

Ao comprar um violão, é preciso verificar se as tarraxas estão firmes e não apresentam folgas. Então, use o período de garantia para fazer os testes necessários, combinado?

Acabamento

Os acabamentos com verniz brilhante e verniz fosco são os mais comuns em violões. Dessa maneira, o primeiro gera um efeito praticamente reflexivo, mais requintado, com belo destaque às madeiras. Porém, oferece maior atrito quando entra em contato com as mãos do músico.  

Em contrapartida, o verniz fosco oferece um efeito rústico, menos rebuscado. Além disso, conta com uma pegada mais natural e fluida, fazendo com que as mãos deslizem facilmente. 

Perguntas frequentes

Qual a diferença entre violão com cordas de nylon e de aço?

O encordoamento de nylon casa muito bem com dedilhados e levadas de bossa nova, MPB e erudito, com um timbre doce e delicado, além de serem macias ao toque. Por sua vez, as cordas de aço são mais duras e apresentam sonoridade brilhante que cai como uma luva para a técnica fingerstyle e ritmos palhetados de worship, pop, rock e blues, entre outros. 

Qual o violão com melhor custo-benefício?

Essa é uma pergunta de difícil resposta, pois uma série de marcas de violão produz instrumentos com bom custo-benefício. Nesse contexto, algumas delas tiveram unidades analisadas aqui neste artigo: Harmonics, Winner, Memphis, Giannini e Waldman.

Como saber se o violão é bom?

Um violão só pode ser considerado bom se apresentar algumas características básicas, a saber: timbre convincente, afinação confiável e pegada confortável. Assim, há violões de qualidade nas mais variadas faixas de preço – por isso, faça uma boa pesquisa e realize todos os testes necessários dentro do período de garantia.  

Qual a marca de violão mais cara?

Entre as grandes marcas que produzem instrumentos em série, é possível afirmar que Martin, Taylor e Gibson fabricam modelos de valor bem elevado, ainda mais no mercado do Brasil. Ao mesmo tempo, ao redor do mundo há muitos artesãos que constroem instrumentos especiais, com alta valorização no mercado. 

Qual é a melhor marca de corda para violão?

Se considerarmos as empresas internacionais, Elixir, D’Addario e Ernie Ball figuram entre as melhores marcas de corda para violão, sendo bastante populares. Por outro lado, se nos atermos às fabricantes brasileiras, as empresas SG, Giannini e NIG estão entre os principais destaques da atualidade. 

Qual a diferença entre violão acústico e elétrico?

O violão acústico não tem sistema de captação. Então, caso você pretenda só tocar em casa ou em pequenas reuniões de pessoas, ele é a melhor escolha. Por outro lado, se você planeja fazer apresentações ou gravações em linha, é muito interessante optar por um instrumento eletroacústico, chamado popularmente de elétrico. Esse tipo de violão tem sistema de captação, portanto pode ser ligado diretamente via cabo a equipamentos externos, como caixas, amplificadores, mesas de som e interfaces de áudio. 

O que são tarraxas blindadas?

As tarraxas completamente blindadas têm o mecanismo protegido, portanto não sofrem com a entrada de sujeira e pó. Ao comprar um violão, é preciso verificar se as tarraxas estão firmes e não apresentam folgas. Dessa forma, use o período de garantia para fazer os testes necessários.

Conclusão: qual o melhor violão até 500 reais

E aí, gostou da nossa seleção com alguns dos melhores violões até 500 reais? Caso você ainda não tenha escolhido um modelo favorito, acompanhe abaixo o nosso resumo do artigo de hoje.

Primeiramente, antes de comprar um violão, você precisa refletir sobre a sua necessidade e preferência. Ou seja, defina se precisa de captação, qual o tipo de cordas ideal e que forma de acabamento mais lhe agrada. Depois, basta comparar as características técnicas de cada equipamento.

Caso você prefira um exemplar com cordas de aço, recomendamos os modelos Harmonics GS-11NT e Memphis AC-40. Ambos são totalmente acústicos e cumprem o papel de acompanhar os iniciantes no estudo do instrumento. Ou seja, estão entre os melhores violões de aço até 500 reais. 

Já aos que preferem um timbre delicado com pegada macia, aqui vai uma pequena lista dos melhores violões de nylon até 500 reais: Winner AW20, Winner 36PK, Giannini N-14N, Memphis AC-39 e Waldman  PPCE4. Todos eles são acústicos – com exceção do último, que possui captador e pode ser usado de forma prática em apresentações ao vivo ou gravações em linha. 

Então, é isso, futuro mestre do violão! Eleja o seu modelo favorito e não demore a efetuar a compra. Depois, é só estudar e se divertir bastante com seu novo companheiro musical. Um abraço, a gente se vê em breve!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.