Início » As 7 Melhores Cordas para Violão em 2021

As 7 Melhores Cordas para Violão em 2021

As cordas do teu violão acabaram de arrebentar e você não sabe qual escolher? Queres adquirir um jogo reversa para que o teu violão esteja sempre pronto? Ou, ainda, você simplesmente pensa em conhecer um novo tipo de encordoamento para violão? A tua sorte chegou. O ranking das melhores cordas para violão do ano irá te mostrar o modelo ideal para o teu instrumento. 

Escolher um encordoamento para violão não é uma tarefa fácil, mas eu vou te orientar. Prepare-se para aprender mais sobre o próximo jogo de corda que você terá. Deixe seu violão de lado por alguns instantes, salve os links que mais te empolgaram e dê um grande passo para melhorar o teu timbre. 

Melhores cordas para violão do mercado

Pode ser divertido escolher as melhores cordas para violão, mas é uma tarefa que exige atenção. Você pode prejudicar a sua evolução musical por causa de uma má escolha. Portanto, veja a tabela a seguir:

Imagem

Produto

Preço (R$)

1. Student Nylon EJ27H - D'Addario

✔️ Melhor encordoamento para estudantes

2. Bronze 85/15 EZ910-B - D'Addario

✔️ Melhor jogo de cordas de aço para violão

3. Bronze 85/15 EZ900-B - D'Addario

✔️ Som brilhante e com bastante sustentação

4. Titanium - Giannini

✔️ Ótimo encordoamento de nylon

5. Rouxinol N470 - Ni

✔️ Indicado para violonistas experientes

6. MPB  - Giannini

✔️ Utilizado na MPB

7. Cobra - Giannini

✔️ Mais barato do mercado

1. Student Nylon EJ27H – D’Addario

Melhor encordoamento para estudantes

Prós

Contras

✅ Melhor encordoamento para estudantes

🚫 Não vem com bolinha de fixação

✅ Tensão média 

✅ Timbre bem definido

A D’Addario é uma marca tão tradicional no meio musical que ela foi capaz de ocupar os três primeiros lugares do ranking. É uma marca antiga e há tempos já fornece cordas com ótimos timbres. Todo violonista que se valorize já tocou com uma D’Addario. 

O modelo Student Nylon EJ27H agradou tanto os músicos que passou a ser usado por profissionais nas salas de concerto. É uma corda resistente, com ótima durabilidade e tem um timbre limpo. Não tem bolinha de fixação, o que exige mais experiência para colocar no instrumento. 

Os bordões são feitos em prata, na verdade o material faz parte do revestimento do nylon. As primas, ou cordas agudas, são de nylon e dispensam o revestimento. Tem um nível de tensão médio, o que exige mais comprometimento por parte do músico. 

Não há dúvidas de que o jogo de cordas D’Addario Student Nylon EJ27H é o melhor para você investir neste ano. Pode transformar o teu timbre e a forma de tocar. Invista na sua música com um jogo de cordas novo agora mesmo. 

2. Bronze 85/15 EZ910-B – D’Addario

Melhor encordoamento de aço

Prós

Contras

✅ Melhor encordoamento de aço

🚫 Incompatível com violão de nylon

✅ Tensão leve

✅ Timbre bem definido

A D’Addario é uma referência tanto na fabricação de cordas de aço, como de nylon. Pode impressionar os músicos mais detalhistas e aqueles que buscam por mais intensidade. O timbre da corda de aço está presente em rocks nacionais consagrados, como O Passageiro e Dias de luta, dias de glória. 

O modelo Bronze 85/15 EZ910-B é o mais requisitado pelos violonistas que utilizam o modelo de aço. É a corda mais estável do mercado e tem uma durabilidade que impressiona. O timbre é brilhante e tem muita sustentação. 

As cordas são feitas de aço, mas com revestimento em bronze fosforoso. Ou seja, a camada externa da corda recebe um trato de bronze com fósforo. Tal recurso aumenta a durabilidade da corda. Alguns dizem que é resistente até no litoral, onde a maresia corrói o aço. 

Se você tem um violão de aço então o jogo de cordas D’Addario Bronze 85/15 EZ910-B é o melhor modelo para você e seu instrumento. Não fique preso a um timbre frio e sem graça. Dê um passo nos seus estudos e adquira um jogo novo já. 

3. Bronze 85/15 EZ900-B – D’Addario

Prós

Contras

✅ Ótimo encordoamento de aço

🚫 Incompatível com violão de nylon

✅ Tensão leve

✅ Indicado aos iniciantes 

Mais uma vez a D’Addario conquista um lugar no pódio. Só as grandes marcas conseguem esse feito. E desta vez foi com um jogo de cordas de aço, o preferido pelos músicos que buscam por mais brilho e força. 

O modelo D’Addario Bronze 85/15 EZ900-B é muito procurado pelos violonistas que utilizam o violão de aço. É uma corda muito estável e tem uma durabilidade que chama atenção. O timbre é brilhante e tem muita sustentação, algo comum nas boas cordas. 

As cordas são feitas de aço, mas com revestimento em bronze. A estabilidade da afinação é ótima. Tem tensão leve, o que facilita na hora de tocar. É um ótimo recurso aos iniciantes, pois tem um bom timbre e é mais leve na hora tocar. 

O jogo de cordas D’Addario Bronze 85/15 EZ900-B é um modelo que você precisa considerar na hora de trocar as cordas do seu violão de aço. Você pode transformar o seu timbre. O que era apático e frio se torna relevante e quente, tudo à distância de um clique.  

4. Titanium – Giannini

Ótimo encordoamento de nylon

Prós

Contras

✅ Ótimo encordoamento de nylon

🚫 Incompatível com violão de aço

✅ Tensão média

✅ Indicado aos iniciantes 

A Giannini é uma marca brasileira que já esteve presente no violão de músicos consagrados como Adriana Farias, Jorge Vercillo e Toquinho. É uma empresa que conquistou alguns lugares no nosso ranking. Tem tradição no mercado nacional. 

O modelo Titanium é uma referência no clube dos violonistas de nylon. A corda é muito resistente, tem ótima estabilidade na afinação e grandes nuances de coloração. O timbre é aveludado e tem uma boa sustentação. 

Os bordões são feitos em nylon, mas o revestimento é em bronze. Já as primas são feitas de nylon. A tensão é média, sendo um desafio para os iniciantes e uma etapa para os experientes. 

O jogo de cordas Giannini Titanium é um modelo que vale a pena considerar na hora trocar as cordas do seu violão de nylon. É indicado para estudantes e pode ser o segundo plano para os profissionais. Você pode ter um jogo de cordas Giannini agora mesmo. 

5. Rouxinol N470 – Nig

Ótimo encordoamento de nylon

Prós

Contras

✅ Ótimo encordoamento de nylon

🚫 Incompatível com violão de aço

✅ Tensão alta

✅ Indicado aos experientes

🚫 Não é recomendada para iniciantes

A Nig conquistou um lugar no ranking das melhores cordas para violão do ano. A marca é um destaque entre as fabricantes de corda. A sua linha de nylon é muito utilizada pelos estudantes, principalmente os universitários que usam cordas mais tensas. 

O Rouxinol N470 é um jogo conhecido entre os estudantes de violão erudito. As cordas tem a tensão alta e devem ser utilizadas por músicos mais experientes, ou aqueles que querem sair da zona de conforto. 

Os bordões são feitos em nylon, mas o revestimento é em prata, dando mais brilho ao som. As primas são feitas de nylon cristal. O timbre é aveludado e tem uma ótima projeção por conta do peso das cordas.

O jogo de cordas Nig Rouxinol N470 é, sem dúvida, um ótimo investimento. Serve para você que toca a mais tempo, ou que quer se desafiar. É um modelo que passa pela mão de todo violonista experiente. Adquira o seu jogo com apenas um toque. 

6. MPB – Giannini

Timbre aveludado 

Prós

Contras

✅ Timbre aveludado 

✅ Tensão média

🚫 Incompatível com violão de aço

✅ Macia 

Olha a Giannini aí mais uma vez. Desta vez com um modelo destinado a Música Popular Brasileira, a tal da MPB. Este modelo vem para reforçar a nossa musicalidade e visa enriquecer a performance dos violonistas. 

O encordoamento MPB é uma referência nas rodas de samba, choro e bossa nova. A corda é macia, tem uma ótima tocabilidade e pode gerar ótimos timbres. É resistente, estável e ainda é uma ótima opção para o músico iniciante ou intermediário. 

Os bordões são feitos em nylon, mas o revestimento é em cristal ouro. Já as primas são feitas de nylon, sem revestimento. A tensão é média, o que pode ser um desafio aos iniciantes, mas é mais fácil de colocar por causa das bolinhas de fixação.

O jogo de cordas Giannini MPB é um modelo que está no estojo de todo violonista que dedilha as melodias brasileiras. É recomendado aos estudantes e aos iniciantes. Você pode investir no seu encordoamento para violão agora mesmo. 

7. Cobra – Giannini

Bom encordoamento de aço

Prós

Contras

✅ Bom encordoamento de aço

🚫 Afinação instável

✅ Mais barato do mercado

🚫 Baixa resistência

O último lugar do nosso ranking foi conquistado pela Giannini, uma marca brasileira que fabrica ótimas cordas de nylon e aço. Desta vez a marca fez seu nome com um modelo de aço. O mais utilizado por música sertaneja, folk e blues.

O modelo Cobra é uma ótima opção para quem busca por uma corda de aço boa, bonita e barata. É a mais barata do mercado e tem um desempenho incrível. Sem dúvida é o melhor custo benefício da categoria. 

As cordas são feitas de aço e revestidas com bronze. A estabilidade da afinação é regular. Tem tensão leve e se o violão estiver bem regulado fica macio na hora de tocar. É um bom recurso para os iniciantes, apesar de não ser tão resistente. 

O jogo de cordas aço Giannini Cobra é uma ótima opção para quem precisa trocar o encordoamento, mas tem poucos recursos para investir. E também pode ser uma ótima opção como corda reserva, basta um clique.  

Como escolher a melhor corda para violão 

Você acabou de conhecer as melhores opções de encordoamento para violão disponíveis neste ano. Agora preste atenção que vou te ensinar a escolher o melhor modelo por conta própria.

Tipos

Há dois tipos, as cordas de nylon e aço. São tão importantes que determinam o tipo do violão. Você não pode colocar corda de aço em violão de nylon, pois aquela exerce muito mais pressão e pode arrebentar o braço do instrumento. As cordas de aço são mais duras e brilhantes, geralmente tocadas com palhetas. Já as de nylon são mais macias e têm o timbre aveludado. 

Revestimento

Nos violões de nylon, a sexta, quinta e quarta corda podem ser revestidas de bronze fosforoso, o fósforo é adicionado ao revestimento de bronze para melhorar a durabilidade. A corda revestida só com bronze tem o timbre mais brilhante. A revestida com prata tem grande projeção sonora e a com cobre prateado é mais macia e resistente. 

Calibre 

Cada corda tem seu calibre, que equivale a espessura. Pode variar de 0,009” até 0,014”. As mais baixas, próximo a 0,009”, são cordas macias com timbre aveludado. São conhecidas como extra light. As intermediárias medem 0,011” e são chamadas de light. As mais pesadas tem 0,014”, são para violonistas mais experientes e tem o timbre brilhante. 

Modelo das cordas 

Além do tipo da corda, do revestimento e do calibre, há um quesito importante a se considerar, que é o modelo das cordas. Há cordas para momentos específicos. O modelo iniciante é mais macio e fácil de tocar. Já o clássico é mais aveludado, firme e difícil de tocar. Há diferença também nas cordas de aço, o estilo musical Folk, por exemplo, tem um modelo de corda específico. 

Perguntas frequentes 

Qual o melhor tipo de encordoamento para violão? 

Depende do tipo de violão e também do teu estilo musical. As cordas de aço são mais tensionadas, mais brilhantes e geralmente são tocadas com palhetas. As cordas de nylon são mais leves, suaves e podem ser tangidas com os dedos.  Escolha a que for mais adequada à tua música.

Qual a melhor marca de corda de aço para violão? 

Todas as marcas do nosso ranking são as melhores em fabricar tanto as cordas de aço como as de nylon. São elas: D’addario, Giannini e Rouxinol. Mas há ótimas marcas no mercado, entre elas a Solez e a Ernie Ball. 

Posso colocar corda de aço em violão de nylon? 

Não, você não pode colocar. As cordas de aço são mais tensas que a de nylon, portanto, elas exercem mais peso no braço do violão. Sendo assim, as cordas de aço podem empenar por causa da pressão ou até estourar o braço. 

Posso colocar corda de violão de aço em guitarra? 

Pode, mas não deve. A não ser que seja alguma emergência, caso contrário evite. As cordas de aço de violão tem uma estrutura diferente das cordas de guitarra. Estas são adaptadas aos captadores e dão ênfase aos harmônicos superiores, enquanto as de violão são projetadas para ressoar através corpo do instrumento. 

Qual a melhor marca de corda de nylon para violão? 

O nosso ranking te mostrou as melhores marcas de violão de nylon, mas elas também são ótimas em fabricar cordas de aço. São elas: D’addario, Giannini e Rouxinol. Há ótimas marcas no mercado, como a Solez e a Ernie Ball. 

Conclusão: qual a melhor corda para violão

Você imaginava que poderia aprender tanto sobre cordas para violão? Pois é, é muito importante saber qual é a melhor opção para o seu instrumento. O ranking das melhores cordas para violão do ano é um guia completo das melhores opções disponíveis no mercado. 

Juntos conhecemos as principais diferenças entre os encordoamentos de nylon e de aço. Bem como as características de marcas já consagradas como D’addario, Rouxinol e Giannini. Informações que enriquecem o repertório de qualquer violonista.  

O manual de como escolher as cordas para violão trouxe todas as características que você precisa dominar antes de escolher o seu jogo. Já o FAQ respondeu as perguntas mais recorrentes de todos os violonistas. 

Mas os estudos não param por aqui. Escolha uma das cordas do ranking as melhores cordas para violão do ano e deixe seu timbre mais sofisticado. Conta pra gente como foi trocar a corda e marque aquele amigo toca violão com a corda enferrujada. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *