Início » Os 5 Melhores Violinos em 2021

Os 5 Melhores Violinos em 2021

Para violinistas, apenas o melhor. Se você está buscando indicações de instrumento, nós listamos os melhores violinos do ano, especialmente para você. Fica por aqui, vamos te mostrar as melhores marcas de violinos, as características mais marcantes, sonoridade e acessórios indispensáveis para você se tornar um excelente músico.

Prepara-se para descobrir quais os principais itens a se analisar em um violino, além de saber mais sobre sua origem e curiosidades. Vamos lá, deixe a procrastinação de lado, faça suas anotações e salve seus links preferidos para iniciar a sua jornada.

Melhores violinos para comprar online 

Quer saber qual violino comprar? Quais critérios analisar? Quais os melhores do mercado e com preço acessível? Veja abaixo nosso ranking dos cinco melhores violinos do ano: 

Imagem

Produto

Preço (R$)

1. Violino Strauss Fosco com case térmico - Vivace 

✔️ Melhor violino para profissionais

2. Violino VE411 Classic Series - Eagle 

✔️ Melhor violino de fabricação artesanal

3. Violino Mozart MO44  - Vivace 

✔️ Melhor violino para iniciantes 

4. Violino Von144N - Vogga 

✔️ Corpo e espelho ligeiramente mais largos

5. Violino  AL 1410 Completo - ALAN  

✔️ Melhor custo-benefício para iniciantes 

1. Violino Strauss Fosco com case térmico – Vivace 

Prós

Contras

✅ Timbre aveludado

🚫 Alto Investimento

✅ Madeiras nobres

✅ Acompanha Higrômetro

Nosso primeiro lugar é sem dúvida uma excelente opção para os músicos que já são semi-profissionais ou estão em um nível mais avançado dos estudos de violino. A série Strauss da Vivace é a mais sofisticada da marca que possui diversos instrumentos e modelos, como violoncelos e violas.

O Violino Vivace Strauss 4/4 fosco com case térmico, possui um timbre equilibrado com toque aveludado

Esse instrumento é fácil de manusear, sendo fabricado a partir de madeiras nobres com acabamento fosco. O corpo é construído em Flamed Maple maciço e o tampo em Spruce maciço (pinho-alemão), que permite uma sonoridade forte e definida. 

Tem o braço em maple, e o espelho em ébano, assim como a queixeira, o estandarte, as cravelhas, e o arco que é feito de ébano com crina de animal. Ele possui quatro micro afinadores para facilitar a afinação. 

Além disso, é vendido  junto de seu Case Térmico Deluxe que conta com compartimento para um arco extra, acompanha o breu, e um Higrômetro para você verificar a umidade do ar e proteger seu violino. 

2. Violino VE411 Classic Series – Eagle 

Prós

Contras

✅ Nível intermediário

🚫 Alto custo

✅ Fabricação artesanal

✅ Madeiras nobres

O Eagle VE441 Classic ficou com o nosso segundo lugar. A marca Eagle possui modelos de violinos tanto para profissionais quanto para amadores, e o instrumento da marca é perfeito para você que está em um nível intermediário de aprendizado. 

A Classic Series da Eagle tem como característica principal a fabricação artesanal de seus instrumentos, garantindo um ótimo som e durabilidade. O tampo é fabricado em madeira Abeto e o fundo e laterais em Maple maciço, conferindo um timbre refinado. 

O espelho vem em ébano, já o estandarte, a queixeira e as cravelhas são feitas de Boxwood. Possui quatro micro afinadores e acabamento em verniz brilhante, diferente do nosso primeiro lugar. Acompanha estojo térmico de luxo, arco com crina de animal e o breu, que serve para resinar o arco e proporcionar um som mais bonito. 

O VE441 tem excelente ergonomia e acabamento, além de ser um dos melhores violinos no quesito custo benefício do mercado. Para você que está começando seus estudos ou já deu um passo a mais, e pretende ter um violino com uma boa durabilidade, esse é o modelo certo.

3. Violino Mozart MO44  – Vivace 

Prós

Contras

✅ Resistente à umidade

🚫 Madeira compensada

✅ Valor acessível

✅ Ótimo para iniciantes

Saímos da série das madeiras maciças e entramos nos compensados. A Mozart é uma série de entrada da marca Vivace, especial para quem quer começar a se familiarizar com um violino, mas que ainda atenda boas expectativas em relação ao instrumento.  

O Vivace Mozart MO44 4/4 ficou com a terceira colocação no nosso ranking. Ele é construído com tampo de Abeto compensado, sendo o fundo e as laterais de Maple, que conferem um visual interessante e o brilho sonoro que você procura, além de um fácil manuseio. Perfeito para você que está dando seus primeiros passos no mundo da música.

O estandarte, espelho, queixeira e cravelhas são fabricados a partir de Hardwood, um tipo de madeira bastante resistente a insetos e umidade. Conta com micro afinadores nas 4 cordas. 

Acompanha um arco de Rosewood e crina de animal, um case  que acomoda perfeitamente a peça, e o breu. Possui um lindo acabamento em brilho.

4. Violino Von144N – Vogga 

Prós

Contras

✅ Construção larga

🚫 Madeira inferior

✅ Valor acessível

✅ Ótimo para iniciantes

A marca Vogga, autoridade em construir vários instrumentos, ficou com o quarto lugar da nossa lista. O Von144N 4/4 é uma excelente escolha para você que está iniciando sua jornada. 

Esse violino possui um diferencial que é o fato de sua construção de corpo e espelho serem ligeiramente mais largos, o que beneficia aqueles que possuem mãos maiores. Tem uma boa definição, seu corpo e laterais são de Basswood, madeira comumente usada em guitarras, o que acarreta em um baixo custo de fabricação. 

O tampo do Vogga Von144N é feito de Abeto, uma madeira de baixa densidade que garante um timbre brilhante e mais agudo. Já o espelho, cravelhas e queixeira são produzidos em Black Maple.

Possui ainda possibilidade de micro afinação nas quatro cordas do violino, um arco de crina de animal e um estojo térmico com breu. Um valor acessível para quem ainda está dando seus primeiros passos. 

5. Violino  AL 1410 Completo – ALAN 

Prós

Contras

✅ Valor acessível

🚫 Arco de crina sintética

✅ Ótimo para iniciantes

✅ Filetes e entalhes no tampo para mais proteção

O último do ranking é o violino da marca Alan 4/4 AL 1410. Ele praticamente se equipara ao Vogga, salvo alguns detalhes, mas também é recomendado para iniciantes. 

Possui tampo com revestimento de Abeto, fundo e lateral de Maple. Os demais itens, como cravelhas, queixeira, estandarte e espelho são em madeira Boxwood pintada de preto. Nesse instrumento os quatro micro afinadores são metálicos, e o tampo do instrumento conta com filetes e entalhes em seu contorno que conferem segurança e proteção em relação a possíveis danos nesta parte da madeira. 

Para assegurar ainda mais proteção, acompanha um estojo de luxo térmico, o breu e o arco que dessa vez é feito de material sintético com boa envergadura e estabilidade. Seu acabamento é em verniz, é fabricado na China e seu preço é super acessível. 

Para que serve o violino? 

Se você aprecia arte e música, ser arrebatado pelo som intenso e potente de um violino é uma das experiências mais magníficas que você terá. O violino possui quatro cordas e é o menor e mais agudo dos instrumentos da família. 

Foi criado no século 16 na região da Itália, e por muitos anos –  duzentos para ser mais exato – apenas três famílias dominavam a arte de produzi-lo, mantendo seu modo de fabricação intacto por todo esse tempo. De lá para cá, o violino passou por algumas modificações e melhorias, até chegar no que conhecemos hoje. 

Seu timbre é considerado agudo, brilhante e estridente, podendo atingir por vezes um tom mais aveludado, dependendo do encordoamento e material usado na sua confecção. Sua sonoridade é inconfundível e é com frequência instrumento central nas orquestras. 

Está bastante ligado à música erudita, clássica, no entanto ele possui versatilidade e pode ser inserido em diversos ritmos, como jazz, blues, rock, sem esquecer sua bela parceria com o tango. 

Como escolher o melhor violino 

Quer saber como escolher o melhor violino para você? Podemos partir do princípio que o melhor violino é aquele que cabe no seu orçamento. Obviamente existem alguns critérios que você precisa analisar antes de escolher o seu, como qual o tamanho ideal, qual a melhor matéria-prima, e qual a sua experiência com o instrumento. São esses fatores que irão guiar você na hora de decidir entre qual violino comprar. 

Como funciona

O violino tem sua base de madeira, e possui quatro cordas (Mí, Lá, Ré, Sol), com afinação da mais aguda à mais grave. As cordas do violino ficam presas acima da caixa acústica, e são então tradicionalmente friccionadas por uma peça chamada arco, feita de madeira e crina de cavalo, que escorregam nas cordas do violino criando uma sonoridade contínua comum ao instrumento. 

Tamanho 

Crianças de todas as idades podem aprender a tocar violino, e para cada uma delas existe um tamanho ideal para o instrumento. Para os adultos o tamanho convencional é o 4/4, com 58,5 cm, que é usado também por crianças a partir de 11 anos de idade. Para saber mais detalhes, dá uma conferida na lista a seguir: 

Tam: 4/4 – 58.5cm – acima de 11 anos.

Tam: 3/4 – 56cm – de 9 a 11 anos.

Tam: 1/2 – 51cm –  de 6 a 10 anos.

Tam: 1/4 – 47cm – de 4 a 7 anos.

Tam: 1/8 – 42cm – de 3 a 5 anos.

Tam: 1/10 – 38cm – de 3 a 5 anos.

Tam:  1/16 – 35.5cm – menos de 3 anos.

Materiais

Os principais materiais usados na fabricação do corpo de um lindo violino são Maple e Abeto maciços, pois conferem ótima sonoridade e durabilidade. A escolha do ébano para o espelho, queixeira e cravelhas normalmente são um sinal de um instrumento de qualidade superior, já que se trata de uma madeira mais rara e com ótimos resultados. 

Quanto ao arco, é comum encontrarmos uma mistura de madeira e crina de animal. Aqui é interessante dar preferência para a crina natural, e não a sintética. 

Perguntas frequentes 

Qual melhor violino para comprar? 

O melhor violino para comprar, como já mencionado acima, vai depender de alguns fatores, como por exemplo o valor disponível que você tem para investir, o custo benefício de cada instrumento e em quão desenvolvidas estão suas habilidades musicais. 

Qual é a melhor marca de violino para iniciantes?

 Para aprender a tocar, não será necessário iniciar em um violino de alto custo. Se você é iniciante e não quer gastar muito no primeiro instrumento existem algumas marcas que se destacaram pelo baixo preço e relativo bom desempenho. Entre elas estão especialmente as marcas Vogga, Alan, e a Vivace linha Mozart. 

O que saber antes de comprar violino? 

Você precisa pesquisar. Antes de comprar um violino, você deve saber o mínimo sobre suas características, qual o tamanho ideal para você, qual a qualidade da madeira, e quais acessórios você irá precisar para que obtenha a melhor experiência enquanto toca.  

O que é o breu que acompanha o violino? 

O breu é uma espécie de resina retirada da seiva de Pinheiro. Geralmente acompanha o instrumento. O músico deve esfregar as cerdas do arco de crina de animal na resina para facilitar a fricção do arco nas cordas do violino, obtendo a sonoridade adequada. 

Quais as principais partes de um violino? 

Temos o corpo, o espelho, é uma madeira colocada ao longo do braço do instrumento em que as cordas do violino se estendem. As cravelhas servem para você afinar as cordas. No estandarte são presas as cordas do violino, e a queixeira serve para o músico apoiar seu queixo enquanto toca. 

Conclusão: qual o melhor violino

Escolher o melhor violino exige pesquisa e dedicação. Agora você tem um pouco mais de conhecimento em relação a esse instrumento belíssimo e já pode fazer sua escolha. 

Aqui falamos sobre os tamanhos disponíveis de um violino, apresentamos as melhores marcas para iniciantes, os critérios e características que você deve compreender para decidir que violino comprar. Citamos as partes principais que constituem o instrumento, e quais os critérios para efetuar a sua compra sem erros. 

Você conheceu mais sobre os acessórios, as melhores madeiras e as formas de fabricação para obter uma sonoridade mais aveludada. A melhor opção de compra para você será aquele produto que atende suas expectativas e corresponde com a sua realidade. Portanto o valor, a qualidade e a durabilidade do instrumento são os pontos chave. 

Se você já sanou todas as suas dúvidas, chegou a hora de fazer a compra do violino que irá ser fonte de alegrias e inspirações. O que você achou deste artigo? Respondeu às suas principais dúvidas? Gostou de algum modelo em específico? Ficou com alguma dúvida? Conta pra gente!  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.