Início » Violão de Nylon é Bom? Vale a Pena?
violão de nylon é bom?

Violão de Nylon é Bom? Vale a Pena?

Olá, futuro mestre do violão! Se você quer comprar seu primeiro instrumento, mas está em dúvida sobre qual tipo de cordas é melhor para o seu caso, saiba que está no lugar certo. Hoje, vamos saber se o violão de nylon é bom.

Nesse sentido, vamos abordar as principais características dos violões com cordas de nylon, para quais estilos ele é mais recomendado e as principais diferenças entre os encordoamentos de nylon e aço. Além disso, analisaremos alguns instrumentos disponíveis no mercado a fim de apresentar alternativas interessantes de compra.

Então, vamos em busca de um violão de nylon bom para você!

Sobre o violão de nylon

Primeiramente, tenha em mente que um violão de nylon tem como grande destaque o som aveludado. Ou seja, ele tem um timbre mais macio e suave do que os modelos com cordas de aço. 

Outro fator a se atentar é que os violões de nylon brilham quando são tocados com os dedos. Então, dedilhados ficam muito bonitos com esse tipo de corda. O violão de nylon é bom para tocar MPB, bossa nova, peças eruditas e estilos similares.

Isso não quer dizer que você não pode tocar um violão de nylon com palheta. É perfeitamente possível, mas ele não entregará aquele som brilhante e metálico das cordas de aço, ok?

Além disso, as cordas de nylon são macias ao toque, facilitando a vida de quem está aprendendo as primeiras notas. Por isso, muitos iniciantes preferem começar com esse tipo de encordoamento. Já as cordas de aço costumam ser mais duras. 

Como saber se o violão de nylon é bom?

Antes de mais nada, reflita sobre como pretende usar o violão. Planeja fazer shows? Caso positivo, dê preferência para instrumentos com sistema de captação. Gostaria de aprender a solar? Então, um instrumento com cutway, aquele corte na parte inferior do corpo, é mais adequado. 

Acima de tudo, um bom violão de nylon deve obrigatoriamente contar com as seguintes características: timbre agradável, braço confortável e afinação precisa. Caso o instrumento peque em alguma dessas áreas, a performance do músico será prejudicada.

Então, como saber se o violão de nylon é bom antes da compra? A resposta é: pesquisando a opinião de quem já possui o instrumento. Dessa forma, os sites Amazon e Reclame Aqui são excelentes fontes de consulta, certo?

Além disso, é bastante válido assistir a vídeos de demonstração para conhecer o timbre dos violões que você está considerando. Seguindo essas recomendações, você aumentará muito as chances de acertar em sua escolha. 

Em seguida, confira algumas opções de violão de nylon bom e barato para iniciantes. 

1. Violão GNF-3 Nylon – Giannini

Violão GNF-3 Nylon - Giannini

✅ Marca tradicional

✅ Som equilibrado

✅ Com captação

🚫 Não é dos mais baratos



Começamos as análises de hoje com um violão de nylon fabricado pela Giannini, umas das marcas musicais de mais tradição do Brasil.

Assim, esse instrumento é uma boa opção para quem pretende fazer shows ou gravações em linha, pois é eletroacústico. Isso quer dizer que ele conta com sistema de captação, podendo ser ligado facilmente via cabo a dispositivos externos, como mesas de som, amplificadores, caixas e interfaces de áudio.

O violão tem tampo, lateral e fundo de sapele, com direito a cutway. Possui ainda braço de okoume, escala de techwood e cavalete de walnut. Por sua vez, as tarraxas são de pino grosso douradas, enquanto o acabamento é em verniz fosco. O equalizador tem três bandas de frequências ajustáveis, com afinador embutido.

O violão possui sonoridade bem equilibrada, com pegada confortável. Ou seja, se você é iniciante e procura um violão bom de nylon, esse modelo é um interessante candidato. No entanto, note que ele é o mais caro dos instrumentos apresentados aqui neste artigo. 

A nota do produto na Amazon é 5 de 5, mas só tem 1 avaliação.

Ficha técnica:

  • Tipo: Eletroacústico
  • Cordas: Nylon
  • Tampo: Sapele
  • Laterais e fundo: Sapele
  • Braço: Okoume
  • Escala: Techwood
  • Cor: Natural

2. Violão AW20 Nylon – Winner

Violão AW20 Nylon - Winner

✅ Som macio e suave

✅ Preço baixo

🚫 Definição limitada


Se você não tem condições de gastar muito em um violão de nylon e não faz questão de sistema de captação, esse modelo da Winner vale ser considerado. 

Voltado para iniciantes, o produto possui corpo de formato clássico, utilizando linden para o corpo e para a escala, além de nato para o braço. As tarraxas são cromadas, e o acabamento é natural. 

Sendo objetivo, o som desse violão é bem básico. Em outras palavras, não espere um timbre superdefinido ou rico. Apesar disso, o som das cordas de nylon se mostra macio e agradável, não comprometendo o estudo do instrumento. 

Na Amazon, o exemplar possui nota 4,4 de 5, com cerca de 40 avaliações.

Ficha técnica:

  • Tipo: Acústico
  • Cordas: Nylon
  • Tampo: Linden
  • Laterais e fundo: Linden
  • Braço: Nato
  • Escala: Linden escurecido
  • Cor: Natural

3. Violão KS3 39” Nylon – Quati

Violão KS3 39'' Nylon - Quati

✅ Cordas de nylon 

✅ Com captação 

✅ Timbre agradável 

🚫 Volume limitado 



Agora, é a vez de mais um violão de nylon eletroacústico e com cutway, mas com preço menos salgado do que o primeiro. 

A unidade é fabricada pela Quati, uma empresa de menos renome quando comparada à Giannini. Conta com escala e corpo de basswood, incluindo braço de maple escurecido. O acabamento é brilhante e tem uma tonalidade marrom bem interessante. Ah, as tarraxas ainda possuem botões brancos. Já o pré-amplificador oferece equalizador de duas bandas

Nesse contexto, o violão apresenta timbre satisfatório para iniciantes, mas o volume final não é dos mais elevados. Como já mencionamos, o produto tem preço baixo, contando com 37 avaliações na Amazon (nota 4,2 de 5).  

Ficha técnica: 

  • Tipo: Eletroacústico 
  • Cordas: Nylon 
  • Corpo: Basswood 
  • Braço: Maple escurecido 
  • Escala: Basswood 
  • Cor: Marrom 

Alternativas para violão de nylon

E aí, já conseguiu descobrir se o violão de nylon é bom para você? Caso tenha percebido que as cordas de aço são mais a sua praia, não desanime. 

A seguir, apresentamos alguns modelos de iniciantes que contam justamente com encordoamento de aço. Acompanhe!

1. Violão S-14 Aço – Giannini

Violão S-14 Aço – Giannini

✅ Marca tradicional 

✅ Som agradável 

✅ Cordas de aço

🚫 Construção simples 



Mais um exemplar da Giannini, desta vez com preço bem em conta e encordoamento de aço, que fornece um timbre mais brilhante e metálico do que as de nylon. Assim, esse tipo de corda é muito bom para levadas rítmicas de palheta em estilos como pop, rock, worship, blues e folk, por exemplo. 

O modelo é só acústico. Ou seja, sem captador. Possui corpo inteiro de basswood, braço de okoume e escala de sabina maciça. Na cor preta, o acabamento é brilhante. Já as tarraxas são de pino fino niqueladas. 

O som e a construção desse violão são simples, sem muito requinte. Dessa forma, serve bem os iniciantes. No entanto, chegará um momento em que necessitará ser trocado por um de qualidade superior para acompanhar a evolução do músico.  

Possui 30 classificações na Amazon, com nota 4,7 de 5. 

Ficha técnica: 

  • Tipo: Acústico 
  • Cordas: Aço
  • Tampo: Basswood 
  •  Laterais e fundo: Basswood 
  •  Braço: Okoume 
  •  Escala: Sabina maciça 
  • Cor: Preto 

2. Violão GE-21 Aço – Harmonics

 Violão GE-21 Aço - Harmonics

✅ Cordas de aço

✅ Com captação

✅ Preço acessível

🚫 Som elétrico artificial



Finalmente, um violão de aço com sistema de captação. Portanto, se você tem a intenção de fazer shows ou gravações em linha e curte um timbre mais metálico, esse é um bom candidato.

Conta com corpo inteiro de linden, braço de nato e escala de acer plywood. O acabamento é na tonalidade natural, enquanto as tarraxas possuem aspecto cromado. 

O captador apresenta pré com quatro faixas de equalização e afinador. O som elétrico cumpre seu papel, mas não é tão natural. Por sua vez, o timbre acústico oferece frequências bem colocadas, porém sem complexidade de detalhes. 

Na Amazon, conta com nota 4,5 de 5, com 2 avaliações no total. 

Ficha técnica:

  • Tipo: Eletroacústico
  • Cordas: Aço
  • Tampo: Linden
  • Lateral/Fundo: Linden
  • Braço: Nato
  • Escala: Acer Plywood
  • Tarraxas: Cromadas 
  • Cor: Preta

Conclusão: O violão de nylon é bom ou não?

Resumindo, um violão de nylon é bom para quem está começando, pois não exige muita força dos dedos. Além disso, a sonoridade é aveludada e suave, caindo bem para tocar com os dedos músicas de bossa nova, MPB e eruditas.

Então, hoje recomendamos três modelos de violão de nylon para iniciantes: Giannini GNF-3, Winner AW20 e Quati KS3 39”. Assim, o primeiro é superior, mas tem preço mais elevado. 

Já se você percebeu que as cordas de aço combinam mais com o que você busca em um violão, duas alternativas interessantes são os modelos Giannini S-14 e Harmonics GE-21. Ambos caem bem para levadas de palheta em estilos como pop, rock, blues e worship. 

Agora, escolha o seu modelo predileto e realize a compra! Temos certeza de que você vai curtir muito o seu novo violão.

Valeu, um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.