Início » As 8 Melhores Correias para Guitarra em 2021

As 8 Melhores Correias para Guitarra em 2021

Olá, amante das cordas! Olha só: de nada adianta ter uma boa guitarra e não investir em uma correia à altura, concorda? Isso porque uma correia de má qualidade pode ser desconfortável e, pior, insegura. Já imaginou a alça arrebentar e o seu amado instrumento cair no chão? Não queremos que isso aconteça, por esse motivo preparamos esta seleção de algumas das melhores correias para guitarra do mercado

Aqui, fizemos uma análise de cada produto, destacando os pontos fortes e fracos de cada um. Além disso, explicamos detalhadamente os aspectos que devem ser observados com atenção antes de comprar uma correia de guitarra. 

Depois que fizemos essa pequena introdução, é hora de começarmos a nossa jornada no mundo das melhores correias para guitarra. Let’s go!

Melhores correias para guitarra do mercado

Primeiramente, veja abaixo nossa tabela comparativa com as melhores correias para guitarra à venda na internet. Para facilitar a comparação inicial, destacamos a principal qualidade de cada modelo. 

1. Correia Polypro P04259 Branca – Ernie Ball

Prós

Contras

✅ Compartimento de palhetas

🚫 Suja facilmente

✅ Extremidade de couro

A Ernie Ball é uma das melhores marcas de acessórios para guitarra do planeta. Dessa forma, nada melhor do que começar a nossa lista com uma correia deles.

Logo de cara, essa correia chama a atenção pela cor branca, capaz de se destacar em qualquer palco. No entanto, tenha em mente que ela suja mais facilmente do que uma correia preta. A alça é feita de fibra sintética, mais especificamente de polipropileno, sendo forte e durável. Além disso, as extremidades são de couro premium, o que confere maior segurança no engate com os pinos do instrumento. 

A largura da cinta é de 5 cm, enquanto o comprimento pode ser ajustado de 104 a 180 cm, servindo tanto para os guitarristas quanto para os baixistas com folga. O material desliza bem no ombro do músico, sendo ideal para os que se movimentam bastante ao tocar. 

Podemos dizer que o grande diferencial desse modelo está no compartimento de palhetas. Sim, a extremidade da correia contém três espaços para guardar palhetas, tudo para que o músico tenha a vida facilitada ao fazer shows. Chega de se atrapalhar todo quando precisar de uma palheta reserva, pois com essa correia a questão se torna muito simples. 

O preço é médio. Considerando todas as caraterísticas, trata-se de uma das melhores correias para guitarra em custo-benefício do mercado. 4

2. Correia Perris Leathers TWS-7071 – Jacquard

Prós

Contras

✅ Produzida no Canadá

🚫 Preço alto

✅ Design diferenciado

Se você quer uma correia muito estilosa e com boa construção, aqui está uma opção que vai lhe saltar aos olhos. 

Produzida no Canadá pela marca Perris Leathers, essa correia de guitarra tem 5 cm de largura e é feita com fita jacquard, que traz um design diferenciado e muito bonito. A estampa apresenta cruzes nos tons vermelho e preto, caindo muito bem para quem gosta de rock.  

Além disso, as extremidades são grossas e de couro legítimo, garantindo que o instrumento não corra o risco de cair. O comprimento, por sua vez, é ajustável, variando de 99 a 147 cm. Já as ferragens são de plástico, que não danificam a guitarra em caso de impacto. 

O preço dessa correia é um pouco alto, mas pode ser considerado justo em função dos diferenciais do produto. 

3. Correia Colorida – Sonew

Prós

Contras

✅ Acessórios extras

🚫 Preço elevado

✅ Design diferenciado

Essa correia da Sonew tem padrões multicoloridos, caindo muito bem para quem gosta de um visual mais psicodélico. 

Feita de poliéster, essa alça tem 5 cm de largura e chega a 150 cm de comprimento, que pode ser ajustado ao gosto do músico. As extremidades são de couro sintético, o que confere boa durabilidade e resistência, além de ser ecologicamente correto. 

A correia acompanha muitos acessórios, olha só: três palhetas de celuloide, duas almofadas antideslizantes (para evitar que a correia caia) e uma faixa extra que pode ser utilizada no headstock do violão caso ele não possua o pino perto do encaixe do braço.

O preço é elevado, mas tenha em mente que há aspectos bastante únicos nesse produto. 

4. Correia NY-01 Preta – Basso 

Prós

Contras

✅ Baixo preço

🚫 Durabilidade não é das maiores

✅ Comprimento regulável

A Basso é simplesmente a maior fabricante nacional de correias para instrumentos musicais, por isso fizemos questão de inserir alguns modelos da marca em nossa lista. 

Se você tem um orçamento apertado, aqui está uma das melhores correias baratas do mercado. Com acabamento preto minimalista, esse produto é feito de fibra sintética e possui 5 cm de largura. O comprimento é regulável, indo de 100 a 150 cm. O forro do produto é especial e tem o objetivo de não absorver o suor. 

Resumindo, trata-se de uma correia simples e com valor extremamente acessível, que atende bem aos músicos que tocam violão e guitarra. A durabilidade, porém, não é das maiores.

5. Correia SF112 Marrom – Basso

Prós

Contras

✅ Couro sintético

🚫 Não desliza facilmente

✅ Comprimento ajustável

Mais uma correia da Basso em nossa lista. Esse produto tem um visual básico na cor marrom e é produzido em couro sintético liso. 

Possui 5 cm de largura e comprimento regulável entre 110 e 150 cm. O material do forro garante que não haja absorção de suor. Outro detalhe interessante é que a ponteira onde o instrumento é engatado foi projetada com um reforço interno a fim de não escapar ou rasgar com o passar do tempo.

No entanto, se você é um guitarrista que agita muito no palco, observe que essa correia não desliza facilmente no ombro, fato que pode limitar seus movimentos. O produto tem um valor de mercado atraente por ser feito de couro sintético. 

6. Correia 50PLA12 Preta e Vermelha – D’Addario

Prós

Contras

✅ Presença de trava

🚫 Preço alto

✅ Design patenteado

A D’Addario é outra marca de acessórios de guitarra mundialmente reconhecida pela tradição e qualidade de seus produtos. 

Essa correia de fibra sintética possui design patenteado do sistema Planet Lock, se encaixando em qualquer tipo de roldana. O recurso ainda possui uma trava bastante confiável, portanto o músico pode ficar tranquilo, porque quedas acidentais não ocorrerão. 

O fabricante não informa a largura da correia, mas o comprimento é ajustável e vai de 90 a 150 cm. Para finalizar, esse exemplar possui o tema “Voodoo”, que contém ilustrações vermelhas e pretas bem interessantes. No entanto, o preço do produto é bastante alto. 

7. Correia SF10 Preta – Basso

Prós

Contras

✅ Couro sintético

🚫 Não desliza facilmente

✅ Não absorve o suor

Essa correia da Basso apresenta alça reforçada, o que aumenta a sensação de conforto e firmeza. Possui 5 cm de largura e comprimento regulável entre 110 e 150 cm. O acabamento é preto com textura lisa. 

O fato de ser feita de couro sintético contribui para a não retenção de umidade. A durabilidade do produto é outro ponto positivo, assim como o preço. Em outras palavras, essa é uma das melhores correias para guitarra em custo-benefício do mercado. 

O único aspecto a ser observado é a característica não deslizante do material. Se você for um músico que se mexe muito em ensaios e shows, saiba que esse fator pode prejudicar os movimentos. 

8. Correia DG-1121 Preta – Moochy

Prós

Contras

✅ Acabamento minimalista

🚫 Durabilidade não é das maiores

✅ Corda para violão com apenas um pino

Com largura de 5 cm, essa correia apresenta comprimento ajustável entre 81 e 138 cm. De quebra, ainda tem uma corda que pode ser amarrada no headstock de violões que não contam com a segunda roldana. Na extremidade da alça, que é de couro sintético, há alguns orifícios para fixação ao pino. 

Produzida com nylon de boa qualidade, essa correia preta apresenta positiva resistência à tração. Além disso, o valor de mercado é médio, não pesando no bolso de jovens músicos. Porém, tenha em mente que a durabilidade do produto não é das mais elevadas. 

De forma geral, trata-se de mais uma boa opção de compra quando o assunto é correia para violão e guitarra. 

Para que serve a correia de guitarra?

Antes de mais nada, é importante deixar claro que, sem uma correia, é inviável tocar em pé com a guitarra. Isso é um pouco óbvio, ok. Porém, pouca gente dá a devida atenção a esse acessório tão importante, sabia? 

Olha só: uma correia ruim ou inadequada pode gerar muitos problemas, incluindo desconforto, dor nas costas e risco de queda do instrumento. Que tragédia, meus amigos! Nesse sentido, é preciso abrir os olhos e escolher uma correia realmente de qualidade, que vai lhe dar conforto e confiança para executar a sua arte com total liberdade.

Falei bonito, né? Brincadeiras à parte, continue a leitura para aprender a analisar as especificações de uma correia de guitarra.

Como escolher a melhor correia para guitarra

Escolher uma boa correia para guitarra pode não ser tão fácil quanto parece, afinal, há uma infinidade de marcas e modelos no mercado. Por isso, confira a seguir os três principais aspectos a serem analisados antes de comprar uma correia. 

Material

Algodão

As correias de guitarra feitas de algodão têm a grande vantagem do conforto proporcionado pelo material. Em contato com a pele, o acessório não gera atrito excessivo  – em outras palavras, o algodão tem ótima maciez. Normalmente, correias de algodão possuem as pontas de outro material, como couro sintético. 

Em relação ao comportamento em shows ao vivo, situação em que os músicos se mexem muito, a correia de algodão apresenta mobilidade média. Ou seja, ela não escorrega no ombro com muita facilidade, mas, ao mesmo tempo, também não fica fixa no lugar o tempo todo. 

Em relação ao preço de mercado, as correias de algodão apresentam bom custo-benefício.

Fibra sintética

As correias desse tipo normalmente são produzidas a partir de materiais como nylon, poliéster ou polipropileno. A grande vantagem do modelo é a liberdade de movimentação, isso porque ele desliza no ombro do músico com muita facilidade, sem causar limitação. 

Ou seja, para o guitarrista que gosta de se mexer no palco, incluindo pular, dançar e tudo mais, o instrumento não ficará fixo, mas acompanhará os movimentos. Por outro lado, se você prefere que o instrumento se mexa o mínimo possível, talvez outro tipo de correia seja mais adequado. 

As correias de fibra sintética costumam ser resistentes, baratas e com acabamentos criativos, sendo uma das melhores opções de compra para quem está aprendendo a tocar, por exemplo.

Couro

Por fim, as correias de couro costumam ser mais caras, mas apresentam alta qualidade. Existem muitas variações disponíveis, mas, via de regra, elas têm ótima estabilidade. Ou seja, não deslizam com facilidade. Anote aí: isso é ótimo para o músico que deseja sempre manter a guitarra na mesma posição. 

Seja de origem sintética ou animal, a correia de couro apresenta ótima durabilidade e um conforto bastante positivo também. Se tiver preenchimento estofado, melhor ainda. Além disso, ela não absorve o suor, o que é outra característica positiva do material. 

Comprimento

Mais um ponto a se ter atenção antes de comprar uma correia é o comprimento do acessório. Na maior parte das vezes, uma correia de guitarra tem entre 90 e 150 cm, mas há modelos que fogem dessa regra. 

Muitas correias podem ter seu tamanho ajustado, o que facilita bastante a vida do músico. Há outras, porém, que possuem furos predefinidos, como um cinto. Cabe ao músico, então, escolher a furação que mais o deixa confortável. 

Lembre-se de que a posição ideal para tocar guitarra em pé é deixar o centro do corpo do instrumento entre o umbigo e a linha da cintura. No entanto, é claro que o gosto pessoal manda nesse quesito. Há guitarristas que usam a guitarra lá em cima, como Tom Morello, e outros que gostam do instrumento quase no chão, como Billie Joe Armstrong.

Largura

Tenha em mente que a largura de uma correia de guitarra normalmente fica entre 5 e 8 cm. 

Se você possui uma guitarra pesada, como uma Les Paul, uma correia de maior largura é recomendada. Dessa forma, o acessório distribuirá melhor o peso do instrumento no ombro do músico, sem machucar. Esse tipo de correia também cai muito bem para quem faz longas apresentações. Porém, se a alça for larga demais, os movimentos da pessoa podem ser prejudicados. 

Em contrapartida, correias mais finas são indicadas para violões e guitarras leves, facilitando movimentos mais ousados. Se forem usadas em guitarras pesadas, é muito provável que deixem o ombro do músico dolorido. Da mesma forma, não são o tipo ideal para longos períodos. 

Enfim, quando o assunto é largura da correia, não há regra: escolha a que te deixe mais confortável. 

Perguntas frequentes

Qual a melhor marca de correia para guitarra?

Algumas das melhores marcas de correia para guitarra são Ernie Ball, Basso, D’Addario, Planet Waves, Fender, Takamine e Gibson. Todas elas fabricam correias de diferentes materiais, acabamentos e espessuras. 

Qual o melhor material de correia para guitarra?

O couro é bastante resistente e tende a deixar o instrumento fixo na mesma posição; a fibra sintética, por sua vez, desliza facilmente no ombro do músico, sendo ideal para quem se mexe muito no palco; por fim, o algodão é bastante confortável e gera pouco atrito com a pele humana. 

Qual a correia de guitarra mais confortável?

Correias mais largas tendem a distribuir melhor o peso da guitarra, sendo recomendadas para instrumentos pesados ou longos períodos de uso. Por outro lado, há modelos feitos de fibra sintética acolchoada, que também são bastante confortáveis. 

Onde comprar correia para guitarra?

Na internet, a Amazon é uma das lojas com mais variedade de correias para guitarra. Além disso, possui grande confiabilidade e renome no mercado. 

Qual a melhor correia para baixo?

Devido ao tamanho e peso elevados, para contrabaixos dê preferência às correias de maior comprimento, ou seja, perto de 150 cm. Além disso, os acessórios mais largos, entre 8 e 10 cm, trazem grande conforto ao músico. 

O que é strap lock na correia de guitarra?

É um dispositivo que trava a correia ao pino da guitarra, não deixando que a alça se solte do instrumento. Em outras palavras, traz maior segurança ao músico e protege o instrumento contra quedas.

Conclusão: qual a melhor correia para guitarra

Que tal recapitularmos o que vimos hoje a respeito das melhores correias para guitarra? Bora! 

Se você não pode gastar muito, recomendamos o modelo Basso NY-01, que, apesar de simples, cumpre o propósito a que se destina. Ainda falando de correias com bom custo-benefício, sugerimos os seguintes exemplares: Ernie Ball Polypro P04259 Branca, Basso SF112 Marrom e Basso SF10 Preta

Por outro lado, se você curte correias supercoloridas e bem acabadas, aqui estão ótimas opções de compra: Perris Leathers TWS-7071 Jacquard e Correia Sonew

Para finalizar, caso você não se importe de pagar um preço alto, recomendamos fortemente a correia D’Addario 50PLA12 Preta e Vermelha. Ela tem ótima construção, com um sistema de trava extremamente confiável. 

Valeu, até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.