Início » Os 5 Melhores Violões Profissionais em 2021

Os 5 Melhores Violões Profissionais em 2021

Verdade seja dita, o violão é um dos instrumentos mais influentes na música brasileira. É, também, um grande companheiro dos músicos iniciantes e, principalmente, dos músicos profissionais. E para trazer mais esclarecimentos sobre esta peça icônica, resolvi fazer o ranking dos melhores violões profissionais

Os violonistas profissionais sabem que o instrumento faz toda a diferença na hora de expressar sua musicalidade. É importante destacar que a dedicação e a técnica também fazem parte da construção de um bom músico. Sendo assim, dedique-se um pouco mais e preste muita atenção nas informações sobre os melhores violões profissionais do ano. 

Melhores violões profissionais para comprar online 

A escolha do instrumento certo tem a capacidade de impulsionar a sua expressão artística. O violão que se adequa ao seu tocar pode mudar a sua música. Veja a tabela abaixo, é um pequeno resumo do ranking dos melhores violões profissionais do ano. 

Imagem

Produto

Preço (R$)

1. Violão SLG200N TBL - Yamaha

1. Violão SLG200N TBL - Yamaha

✔️ Melhor violão elétrico para profissionais

2. Violão CPX700 - Yahama 

2. Violão CPX700 - Yahama

✔️ Melhor violão eletroacústico para profissionais

3. Violão ED4D N & TP4T - Takamine

3. Violão ED4D N & TP4T - Takamine

✔️ Melhor violão folk para profissionais

4. Violão CG122MS - Yamaha

4. Violão CG122MS - Yamaha

✔️ Melhor violão acústico para profissionais

5. Violão Vmy340 Na - Michael 

5. Violão Vmy340 Na - Michael 

✔️ Ótimo custo benefício 

1. Violão SLG200N TBL – Yamaha

Prós

Contras

✅ Captadores SRT Powered

🚫 Sem caixa de ressonância

✅ Modelo Silencioso 

✅ Melhor violão elétrico para profissionais

A Yamaha é uma marca mundialmente conhecida, respeitada por onde passa. É líder na fabricação de instrumentos musicais. Por isso é a marca campeã do ranking dos melhores violões para profissionais do ano. O primeiro lugar foi conquistado pelo modelo SLG200N TBL, um violão elétrico do tipo “silencioso”

O modelo SLG200N é chamado de silencioso por não ter caixa de ressonância. Isso faz dele um violão elétrico, que precisa de amplificação. Você pode conectá-lo aos fones de ouvido ou caixas de som. Com o corpo inspirado no violão clássico e um braço um pouco mais fino, este modelo é uma referência em tocabilidade. 

O sistema de captação é o  SRT Powered, capaz de reproduzir grandes nuances de interpretação. Você pode equalizar para adequar o timbre com a sua assinatura musical. Sem dúvida, este é o melhor violão elétrico para profissionais. Seu timbre é lindo quando conectado a ótima caixas de som. Invista no seu Yamaha agora mesmo.   

2. Violão CPX700 – Yahama

Prós

Contras

✅ Mini Jumbo

🚫 -

✅ Equalizador A.R.T. 

✅ Melhor violão eletroacústico para profissionais

Dobradinha da Yamaha no ranking dos melhores violões para profissionais do ano. O modelo da vez é o CPX700, um dos destaques da marca, sendo bem visto não só pelos profissionais, mas também pelos amadores. É o violão eletroacústico de aço que pode profissionalizar ainda mais as suas apresentações. 

O CPX700 é um violão do tipo Mini Jumbo. É um pouco menor que o Jumbo, portanto, menos potente. Este modelo é fabricado a partir da madeira Solid Spruce e tem um ótimo desenvolvimento em estilos como Rock e Blues. O braço é um mais fino, muito próximo a guitarra, o que facilita a vida dos músicos que navegam por estes dois instrumentos. 

Além disso, este modelo conta com o sistema de equalização A.R.T., são três bandas para você mixar o timbre do seu violão. As tarraxas Diecast garantem estabilidade na afinação, enquanto a escala em Rosewood facilita na mudança dos acordes. O CPX700 da Yamaha é um ótimo modelo para músicos profissionais. Adquira o seu agora mesmo. 

3. Violão ED4D N & TP4T – Takamine

Prós

Contras

✅ Preamp TP-4

🚫 -

✅ Melhor violão Folk para profissionais

Agora é a vez da Takamine conquistar um lugar entres os melhores violões para profissionais. Fundada em 1959, no Japão, não demorou para a marca se transformar num sucesso. É uma das maiores fabricantes de violões do mundo e conta com grandes artistas, tais como Bruno Mars, Reba Meyers e Jon Bon Jovi. 

Sobre o modelo ED4D, pode-se destacar que é um violão de aço do tipo Folk, um dos mais populares do mundo. Produz timbres graves bem definidos e possui uma caixa de ressonância capaz de reverberar a música com mais intensidade. É do tipo eletroacústico e conta com um afinador embutido que facilita a vida do músico profissional e amador. 

O captador é o Preamp Takamine TP-4, uma criação da marca capaz de equalizar o seu som com precisão. O tampo é construído em Solid Spruce, o corpo em Mahogany, enquanto a escala é em Rosewood. O Takamine ED4D N & TP4T é o melhor violão profissional do tipo Folk. Invista no seu agora mesmo. 

4. Violão CG122MS – Yamaha

Prós

Contras

✅ Timbre suave e intimista

🚫 -

✅ Melhor violão acústico para profissionais

Mais uma vez a Yamaha conquista uma posição no ranking dos melhores violões para profissionais do ano. Desta vez é com o modelo CG122MS, um violão do tipo clássico capaz de surpreender os ouvintes mais eruditos. É muito usado pelos músicos profissionais, mas pode ser o instrumento de entrada ao violonista inexperiente. 

O tampo do CG122MS foi construído a partir da madeira Solid Engelmann Spruce, um tipo diferente da Spruce que enriquece o timbre do violão clássico. A lateral, o braço e o fundo são construídos com Nato, enquanto a escala é em Rosewood. O encordoamento de nylon bem próximo ao braço garante um timbre suave e intimista

Além de ser um violão clássico, este instrumento é do tipo acústico. A caixa de ressonância é o suficiente para sua projeção sonora. Se você quiser um som mais intenso, então é preciso captar o som com o auxílio de microfones. Este é o melhor modelo de violão clássico acústico para músicos profissionais. Você pode ter um com apenas um toque. 

5. Violão Vmy340 Na – Michael 

Prós

Contras

✅ Mini Jumbo

🚫 -

✅ Encordoamento de Nylon

Para fechar a lista com chave de ouro, chegou a vez de escolher um violão raro. Uma peça autêntica, que mescla as principais características de dois tipos. O Vmy340 da Michael é um violão de nylon com corpo Mini Jumbo, algo raro entre os violões. Este instrumento pode gerar o timbre que faltava para a sua música. 

A Michael é uma marca criada em 1999, mas que não deixa de surpreender os músicos. Suas inovações, como o Vmy340, são capazes de construir novos timbres e identidades musicais. Este modelo é do tipo eletroacústico, conta com captadores Piezo, um equalizador com três bandas e um afinador cromático embutido.

O tampo, as laterais e o fundo, são construídos com madeira Linden. A escala e o cavalete utilizam o material Walnut Wood. O encordoamento de nylon de tensão normal garante um toque leve e suave. Além de tudo, este modelo tem o custo mais baixo do mercado. Invista na sua música com a Takamine.  

O que é um violão profissional? 

O violão é um instrumento do tipo cordofone composto. Ou seja, a matéria prima da fonte de vibração sonora são as cordas, estas fixadas em pontos específicos do instrumento. É composto pois, diferente da lira, pode produzir estruturas harmônicas ou, como os profissionais já conhecem, os acordes.  

Na concepção fria da ideia, profissional é aquele que exerce uma profissão. Portanto, é razoável concluir que o violonista profissional é aquele que exerce atividade musical como profissão. No entanto, a concepção artística é um pouco diferente. Profissional é aquele que, constantemente, aprimora as suas habilidades, sendo orientado pela disciplina.

Agora, é pertinente refletir sobre o violão profissional. É quando o violão se destina ao músico determinado a melhorar suas habilidades, mesmo que não exerça a atividade musical como profissão. São instrumentos capazes de desafiar as suas limitações para aprimorar a técnica.

Como escolher o melhor violão profissional

Você acabou de conhecer os melhores violões profissionais. São modelos sofisticados para impulsionar a sua arte. No entanto, existem outros tipos que podem se adequar a você. Sendo assim, segue um guia com as principais características que você deve considerar na hora de escolher um violão profissional. 

Acústico, Elétrico ou Eletroacústico 

Você pode encontrar três tipos de amplificação: Acústico, elétrico ou eletroacústico. O acústico conta com a caixa de ressonância e dispensa qualquer amplificação externa. O elétrico não possui uma caixa de ressonância, seu som é baixo e precisa ser conectado a caixas amplificadas. Já o modelo eletroacústico é a mescla entre os dois tipos, tem a caixa de ressonância e ainda pode ser conectado às caixas ativas. 

Modelos  

Há quatro modelos que dominam entre os violões profissionais. O clássico é, geralmente, do tipo acústico, usa cordas de nylon e é o mais vendido no mundo. O Folk é parecido com a guitarra e usa cordas de aço. O Jumbo é mais potente, a caixa de ressonância é maior que a do Folk. Por fim, o tipo Flat, um violão de nylon elétrico que tem um timbre suave e possui várias opções de modulação. 

Material

Os violões são construídos a partir de vários materiais. Cada peça – seja braço, tampo, fundo, lateral ou escala – pode ser fabricada com um tipo de madeira diferente do outro. Você ainda pode encontrar outros tipos, mas essas são as madeiras mais utilizadas na construção de um violão profissional: Linden, Mogno, Spruce, Cedro, Wenge, Jacarandá, ou Abeto. 

Cordas

Geralmente, os profissionais preferem cordas mais pesadas, seja de nylon ou aço. Elas são mais difíceis de pressionar, mas ganham em intensidade sonora. As cordas de nylon são mais leves, o timbre é suave e são usadas no violão Clássico e Flat. O timbre da corda de aço tem mais tempo de sustentação e é mais brilhante. São feitas para violão Folk e Jumbo. 

Perguntas frequentes 

Qual o melhor violão para profissionais?

Depende do estilo musical que você queira tocar. O violão profissional do tipo clássico é o melhor se você quiser tocar música erudita ou bossa nova. Já o Folk é ideal para você tocar blues e country. Cada tipo de violão é destinado a cada tipo de música. Portanto, escolha o tipo certo para o seu estilo musical. 

Qual é a melhor marca de violão?

É difícil escolher a melhor marca de violão. Cada uma tem a sua especialidade. No entanto, as melhores marcas de violão são as que estão no ranking, ou seja: Yamaha, Michael e Takamine. Ainda assim existem outras marcas que são ótimas, como a Giannini, Di Giorgio e Tagima. 

Quais as melhores marcas de violão acústico?

No mercado do violão acústico você pode encontrar dois tipos de fabricantes: As grandes marcas, que produzem em escala industrial, e o luthier, que produz em escala artesanal. As marcas Yamaha e Giannini são as melhores em violão acústico e os luthier Sergio Abreu e João Batista são grandes referências na construção deste instrumento. 

Qual é a melhor marca de instrumentos musicais?

Uma das melhores e maiores marcas na construção de instrumentos musicais é a Yamaha. Fundada em 1955 no Japão, a marca deu seus primeiros passos na fabricação de motocicletas. Ela cresceu tanto que investiu na criação de novos produtos e logo tornou-se a maior marca de instrumentos musicais do planeta.  

Qual o violão mais vendido no Brasil?

De acordo com o site da Amazon, o violão mais vendido em 2021 foi o Giannini Flat Cutaway Nylon NF-14. A marca brasileira desponta em vendas e conquistou o segundo e o terceiro lugar no ranking dos mais vendidos da Amazon. Todos os três são do tipo acústico, este é, sem dúvida, o preferido entre os violonistas. 

Conclusão: qual o melhor violão profissional 

Os violonistas profissionais consideram o violão como um amigo inseparável, seja nas horas de dor ou prazer. Sabem que informação e disciplina nunca são demais. E o ranking dos melhores violões para profissionais fez questão de analisar os modelos mais vendidos no mercado e de trazer informações importantes sobre o tema.  

Você conheceu os principais prós e contras das melhores marcas de violão para profissionais, como a Yamaha, Takamine e Michael. O modelo SLG200N TBL, da marca Yamaha, é a melhor opção de compra, enquanto o VMy340 Na da marca Michael é o melhor custo benefício. O FAQ respondeu às dúvidas mais recorrentes entre os violonistas. 

Hoje, você deu um passo além na sua profissionalização musical. Alguns minutos de dedicação levaram você a aprender mais sobre o violão profissional. Mas, e aí, você já decidiu qual modelo escolher? O ranking dos melhores violões para profissionais te ajudou? Deixe um comentário e compartilhe o artigo com um amigo que quer se profissionalizar. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.