Início » Ukulele Vogga é Bom? Vale a Pena?
Ukulele Vogga é Bom?

Ukulele Vogga é Bom? Vale a Pena?

O ukulele é um dos instrumentos mais apaixonantes que existem. Pequeno, divertido e barato – essas são algumas de suas qualidades. No entanto, há muitas marcas disponíveis no mercado, o que acaba gerando dúvidas. Então, hoje vamos falar sobre uma fabricante bem conhecida. Afinal, o ukulele Vogga é bom?

Nesse sentido, iremos contar um pouco da história da empresa e analisar três modelos de ukulele, pontuando os prós e contras de cada. Além disso, vamos apresentar dois instrumentos similares de outras fabricantes para que você possa compará-los com propriedade.

Portanto, chega de delongas. Vamos ao conteúdo!

Sobre a Vogga

A Vogga foi fundada no ano de 2008. Desde então, fabrica instrumentos musicais de diversas categorias, como cordas, percussão e sopro, além de acessórios em geral.

Os ukuleles ocupam boa parte do catálogo da empresa, sendo voltados especialmente para o público iniciante. Dessa forma, os modelos têm preço de mercado bastante competitivo, com um visual interessante e sonoridade básica.

Portanto, não espere grande riqueza de timbre ou uma construção diferenciada, porque realmente se tratam de ukuleles simples, ok?

Como saber se o ukulele Vogga é bom?

Para saber se um instrumento musical é bom sem testar, é indicado que você confira a opinião de outras pessoas. Dessa forma, será possível descobrir possíveis problemas de maneira antecipada ou confirmar que o produto agradou aos clientes. 

Nesse contexto, uma atitude positiva é ler as avaliações em sites como o Reclame Aqui e a Amazon. Confira também a nota da empresa ou do equipamento, ok? Para fechar, assistir a vídeos de demonstração é muito válido para conhecer o som do instrumento.  

Agora, abordando o ukulele propriamente, não se engane por ele parecer um instrumento simples, porque há muitas questões técnicas que podem prejudicar a performance do instrumentista. Algumas delas são: baixa qualidade de materiais, tamanho inadequado, cordas pobres em timbre, entonação imprecisa etc.

Então, para que você consiga avaliar as características básicas dos ukuleles presentes no mercado, trazemos abaixo um pequeno guia. Confira!

Tamanhos

Primeiramente, tenha em mente que os ukuleles possuem tamanhos variados. Via de regra, os modelos menores têm sonoridade mais aguda e com menor volume final, além de apresentarem casas mais estreitas. 

Dessa forma, o soprano é o menor ukulele, sendo um dos mais recomendados para quem está começando a tocar, com 12 a 15 casas. Já o concerto é um pouco maior, chegando a 18 trastes em alguns casos, com sonoridade mais encorpada. Por sua vez, o tenor é ainda maior e mais cheio em timbre, podendo oferecer até 19 casas. Os três modelos citados têm a mesma afinação: GCEA. 

Por fim, há o ukulele barítono, que é o maior de todos e tem uma afinação própria: DGBE, como em um violão

Materiais

Via de regra, os ukuleles de madeira são melhores que os de plástico e outros materiais sintéticos. Sendo mais específico, os de madeira sólida são superiores aos de madeira laminada, porém são bem mais caros. Normalmente, ukuleles para iniciantes têm o corpo todo laminado.

Então, anote aí algumas das melhores madeiras para ukulele e instrumentos acústicos de cordas em geral: koa, sapele, mogno, spruce, linden, nato e rosewood.

Cordas

Dê preferência para as cordas do tipo Nylgut, porque elas são avaliadas como as melhores para ukulele. Isso se deve ao fato de elas recriarem a essência sonora das antigas cordas de tripa animal. Assim, o encordoamento Nylgut é superior ao de nylon simples, com um timbre bem natural, encorpado e equilibrado.

Uma vez que fizemos essas explanações, chegou a hora das avaliações. Em seguida, trazemos três modelos para saber se o ukulele Vogga é bom realmente. 

1. Ukulele VUK303 – Vogga

Ukulele VUK303 - Vogga

✅ Tamanho soprano

✅ Preço acessível

✅ Acabamento fosco

🚫 Entonação imprecisa



Começamos as análises com um ukulele de tamanho soprano da Vogga. Por isso, ele cai bem para quem está aprendendo o instrumento, com um timbre magro e destacado. Ele é totalmente acústico. Ou seja, não tem captação, certo?

Apresenta tampo, faixas e fundo de linden, com escala e cavalete de dark maple. Os trastes são de alpaca, formando 12 casas. O encordoamento é de nylon simples na cor preta, enquanto o acabamento é fosco, o que fornece uma pegada interessante.

Nesse contexto, trata-se de um ukulele barato e com construção simples. As cordas não são da melhor qualidade, já que têm sonoridade meio opaca. A entonação ao longo do braço não é das mais precisas também.

Ficha técnica:

  • Marca: Vogga
  • Tamanho: Soprano
  • Cordas: Nylon
  • Madeiras: Linden / Dark Maple
  • Captação: Não

2. Ukulele VUK313 BC – Vogga

Ukulele VUK313 BC - Vogga

✅ Tamanho concerto

✅ Preço acessível

✅ Acabamento fosco

🚫 Sonoridade opaca



Esse ukulele é praticamente idêntico ao anterior, com duas diferenças: tem o tamanho concerto, que é um pouco maior do que o soprano; e apresenta 18 trastes, com casas um pouco mais largas.

Fora isso, as demais características são exatamente as mesmas, incluindo o preço, que é muito próximo entre ambos os modelos.

Então, esse ukulele cai bem para quem não tem grandes aspirações e deseja um timbre um pouco mais encorpado do que o soprano

Ficha técnica:

  • Marca: Vogga
  • Tamanho: Concerto
  • Cordas: Nylon
  • Madeiras: Linden / Dark Maple
  • Captação: Não

3. Ukulele VUK316 MH – Vogga

Ukulele VUK316 MH - Vogga

✅ Tamanho concerto

✅ Corpo de mogno

✅ Bom acabamento

🚫 Cordas poderiam ser Nylgut


Mais um ukulele de tamanho concerto da marca, desta vez melhor construído. Ou seja, esse ukulele Vogga concert é bom em suas especificações. 

Logo de cara, notamos que o acabamento é superior ao anterior. Ao observarmos as características técnicas, podemos perceber que os materiais também têm melhor qualidade.

Assim, o corpo é todo de mogno, enquanto a escala e o cavalete são de blackwood. Isso gera um timbre um pouco mais ressonante do que o do modelo anterior. Ah, ele possui 18 trastes de alpaca e é totalmente acústico. O acabamento é fosco. 

No entanto, o encordoamento é o mesmo dos instrumentos anteriores, de nylon comum. Como o preço desse ukulele é mais elevado, acaba sendo um pouco decepcionante o fato de ele não ter cordas Nylgut, pois isso melhoraria consideravelmente a sonoridade geral do ukulele.

Ficha técnica:

  • Marca: Vogga
  • Tamanho: Concerto
  • Cordas: Nylon
  • Madeiras: Mogno / Blackwood
  • Captação: Não

Alternativas para ukulele Vogga

E aí, conseguiu decidir se o ukulele da marca Vogga é bom para você? Se ainda não tem certeza, fique calmo. Em seguida, analisamos dois ukuleles de outras marcas para que você tenha um leque mais amplo de opções. Acompanhe!

1. Ukulele Pineapple Soprano – Luna

Ukulele Pineapple Soprano - Luna

✅ Boa construção

✅ Visual diferenciado

✅ Capricho nos detalhes

✅ Cordas Nylgut

🚫 Preço elevado




Se você quer comprar um ukulele de qualidade superior e visual diferenciado, aqui está uma bela opção de compra.

Produzido pela marca Luna, esse ukulele tem o tamanho soprano e formato do corpo pineapple, com 12 casas no total e marcações estilizadas tipo dente de tubarão. O corpo é todo de mogno com arte decorativa. A escala e o cavalete são de walnut, enquanto as cordas são Aquila Nylgut.

Portanto, esse ukulele tem ótima construção, com capricho nos detalhes e sonoridade realmente convincente. Porém, considerando o preço elevado, poderia apresentar sistema de captação. 

Ficha técnica:

  • Marca: Luna
  • Tamanho: Soprano
  • Cordas: Nygut
  • Madeiras: Mogno / Walnut
  • Captação: Não

2. Ukulele Concert UW23CS – Winner

Ukulele Concert UW23CS - Winner

✅ Boa construção

✅ Cordas Nylgut

✅ Interessante custo-benefício

🚫 Sem captação




Finalmente, aqui está um ukulele da marca Winner de tamanho concerto. Apresenta corpo de sapele e braço de nato, com direito a escala e cavalete de blackwood, além de 18 casas no total.  

Tem ainda tarraxas blindadas, com nut e rastilho produzidos a partir de plástico ABS. Em geral, a construção é de boa qualidade, com pegada confortável. Para completar, o encordoamento de fábrica é o Aquila Nylgut, que fornece uma sonoridade muito agradável ao instrumento. 

Embora não conte com captação, esse ukulele tem preço acessível, com bom custo-benefício. 

Ficha técnica:

  • Marca: Winner
  • Tamanho: Concerto
  • Cordas: Nylgut
  • Madeiras: Sapele / Nato / Blackwood 
  • Captação: Não

Conclusão: O ukulele Vogga é bom ou não?

Resumindo o artigo de hoje, o ukulele Vogga é bom candidato para: iniciantes, quem não tem grandes aspirações ou aqueles que realmente não podem gastar muito. Assim, a marca tem suas limitações, mas não deixa de ser uma opção a ser considerada.

Para os que buscam ukuleles de melhor qualidade, recomendamos dois modelos: Luna Pineapple e Winner UW23CS. O primeiro tem preço mais elevado por conta dos materiais e dos detalhes de acabamento, enquanto o segundo apresenta interessante custo-benefício. 

Portanto, faça a sua escolha e realize a compra agora mesmo! Seu novo ukulele te dará muitas alegrias, temos plena certeza disso.

Grande abraço, até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.