Início » Os 10 Melhores Encordoamentos para Guitarra em 2022

Os 10 Melhores Encordoamentos para Guitarra em 2022

Como uma pedra no sapato que incomoda o guitarrista inexperiente, um jogo de corda velho pode ser um verdadeiro desastre. De problemas com afinação a machucados que podem infeccionar – você deve trocar as cordas da sua guitarra. Mas não se desespere, o ranking dos melhores encordoamentos para guitarra irá te guiar a uma ótima escolha. 

O guitarrista profissional já sabe que precisa trocar a corda regularmente. Porém, até chegar nesse patamar, o músico insiste nas cordas velhas e em seu timbre deficiente. A partir de agora você não tem mais desculpa. Os próximos tópicos vão tirar todas as dúvidas sobre encordoamento de guitarras para que você alcance o próximo nível musical. 

Melhores encordoamentos para guitarra

Para escolher o melhor encordoamento para guitarra você precisa de algumas informações. Não leva muito tempo para internalizar esse conhecimento para praticá-lo. Para te auxiliar, segue a tabela resumida dos melhores modelos do mercado: 

1. Encordoamento XL Chromes ECG26 – D’Addario

Encordoamento XL Chromes ECG26 - D'Addario

Prós

Contras

✅ Melhor encordoamento para guitarra

🚫 -

✅ Flatwound

✅ Jazz & Blues

A qualidade do timbre do guitarrista depende de muitos fatores. É o ângulo do braço, a qualidade da captação, a técnica e a corda. O melhor encordoamento para guitarra do ano é o XL Chromes ECG26 da D’Addario. 

A marca é um destaque na fabricação de instrumentos musicais e encordoamento, seja para guitarra ou violão. O Chromes é do tipo quente, que agrada os que ouvem jazz e blues. O revestimento cromado produz um timbre fechado e definido. 

O encordoamento para guitarra Chromes é do tipo flatwound, a corda é lisa e valoriza as frequências graves. Esse jogo de corda todo guitarrista merece tocar. Aproveite a oportunidade para tocar com cordas D’Addario

2. Encordoamento Para Guitarra Nanoweb – Elixir

Encordoamento Para Guitarra Nanoweb - Elixir

Prós

Contras

✅ Super leve

🚫 - Menor sustentação

✅ Melhor encordoamento para iniciantes 

✅ Smooth

A marca Elixir também é muito respeitada pelos instrumentistas. Não é à toa que o jogo de cordas Nanoweb está entre os primeiros do ranking dos melhores encordoamentos para guitarra do ano. O Nanoweb veio para surpreender. 

É um jogo com calibre super leve. O mais indicado para guitarristas iniciantes. É mais fácil de tocar, porém o tempo de sustentação é menor. Mesmo assim, é o tipo certo para você que quer começar. 

São resistentes à corrosão e garantem uma maior estabilidade de afinação. Seu timbre tem bastante brilho, diferente do jogo anterior. O Nanoweb é um encordoamento que não vai te decepcionar. Adquira o seu com um toque

3. Encordoamento Para Guitarra NYXL 0838 – D’Addario

Encordoamento Para Guitarra NYXL 0838 - D'Addario

Prós

Contras

✅ Super leve

🚫 - Menor sustentação

✅ Ótimo encordoamento para iniciantes 

✅ Núcleo hexagonal 

As marcas que são boas são um referencial em tudo que fazem, como a D’Addario, que conquista mais um lugar no ranking. O jogo da vez é o NYXL 0838, a opção super leve da marca. São as melhores para tocar com velocidade

O bend, em cordas desse calibre, saem com mais facilidade. No entanto, a NYXL deixa o bend ainda mais bonito por causa da superfície feita em carbono. É mais lisa e deixa o toque mais fluido. 

O núcleo hexagonal garante mais estabilidade na afinação. Sem dúvida nenhuma, o encordoamento para guitarra NYXL é uma ótima opção aos iniciantes. Surpreenda-se com este jogo agora mesmo. 

4. Encordoamento XL Nickel Wound – D’Addario

Encordoamento XL Nickel Wound - D'Addario

Prós

Contras

✅ Super pesado

🚫 - Difícil de tocar

✅Ótimo encordoamento para profissionais 

✅ Melhor para todos os estilos musicais

Olha a D’Addario mais uma vez se firmando entre as melhores. Ela é responsável por projetar cordas específicas para os estilos musicais. E o encordoamento para guitarra XL Nickel Wound é bem vindo em todos os estilos. 

O calibre deste jogo é um desafio para os iniciantes. Os jogos super pesados são mais difíceis de tocar. Os músicos profissionais escolhem mais este tipo. O timbre é mais definido e encorpado. 

O revestimento em níquel contribui para a versatilidade do jogo. O timbre não é nem muito fechado e nem muito brilhante, o meio termo do espectro. Desafie-se com o encordoamento para guitarra D’Addario XL Nickel Wound. 

5. Encordoamento Not Even Slinky – Ernie Ball

Encordoamento Not Even Slinky - Ernie Ball

Prós

Contras

✅Calibre Pesado

🚫 - Difícil de tocar

✅Ótimo encordoamento para metal  

E para afastar a hegemonia da D’Addario é hora de apresentar um novo jogo de cordas. Desta vez a marca premiada é a Ernie Ball, conhecida por suas particularidades e inovações. E uma delas é o encordoamento para guitarra Not Even Slinky. 

Este jogo foi projetado para os guitarristas que estão acostumados a abaixar a afinação da sexta corda. No metal, como é de costume, a corda mais grave é afinada em Ré, às vezes até em Dó. O Not Even Slinky facilita na hora da mudança de tom. 

O revestimento em níquel confere um timbre adequado a qualquer estilo de som. O calibre é pesado, dificultando na hora de tocar, mas ganhando em timbre e resistência. Se você é um guitarrista de metal, então adquira a Ernie Ball Not Even Slinky agora mesmo. 

6. Encordoamento Signature Cacau Santos  – Nig

Encordoamento Signature Cacau Santos  - Nig

Prós

Contras

✅Revestimento em níquel 

🚫 -

✅Calibre Regular 

É muito comum ver as grandes marcas homenageando seus grandes artistas. O sexto lugar da lista dos melhores encordoamentos para guitarra foi conquistado pela marca Nig e sua homenagem ao guitarrista Cacau Santos. Um jogo indispensável aos seus fãs. 

Para manter a estabilidade da afinação, a marca decidiu pelo núcleo hexagonal de aço. O revestimento em níquel garante um timbre versátil, familiar a todos os estilos musicais. A calibragem regular do jogo é um desafio ao músico inexperiente. 

O encordoamento para guitarra Nig Signature Cacau Santos é um ótimo investimento, independente do seu estilo musical. Você pode dedilhar melodias celestiais com esse jogo. Aproveite a oportunidade para ter o mesmo jogo de cordas deste grande guitarrista. 

7. Encordoamento Ultra Slinky – Ernie Ball

Encordoamento Ultra Slinky - Ernie Ball

Prós

Contras

✅Revestimento em níquel 

🚫 -Durabilidade razoável 

✅Ótimo custo benefício

A Ultra Slinky é um ótimo encordoamento para guitarra da Ernie Ball. A marca conquista mais um lugar no ranking. Este jogo é um dos melhores custo benefício da categoria, impressiona os ouvidos mais exigentes. 

O revestimento niquelado em volta de um aço hexagonal produz um timbre clássico, de ótima afinação. A calibragem regular é mais suave para os guitarristas profissionais. Em contrapartida, os amadores podem ter dificuldade na hora de palhetar. 

Além disso, quando o timbre e a resistência são relacionados ao preço, o resultado é um ótimo custo benefício. A Ernie Ball é uma marca respeitada. Adquira o Ultra Slinky e desvende o segredo da marca. 

8. Encordoamento DLP 009 – Solez

Encordoamento DLP 009 - Solez

Prós

Contras

✅Duplo revestimento em níquel 

🚫 -Baixa sustentação

✅Ótimo custo benefício

Agora, você conhecerá o modelo DLP 009 da marca Solez, uma inovação que está na lista dos melhores do ano. Carrega várias qualidades que você deve considerar. Principalmente se você for um guitarrista iniciante, este jogo pode mudar o seu jeito de tocar. 

O DLP 009 utiliza a tecnologia Dual Layer Protection. As duas primeiras cordas primas tem uma dupla camada de revestimento niquelado. Aumentando a resistência à corrosão e a durabilidade. Além disso, tais cordas vem com suas reservas. 

A calibragem extra leve pode facilitar os estudos do guitarrista. Você pode ganhar em velocidade, apesar de perder um pouco de potência. Ainda assim é uma ótima opção. Que tal experimentar o encordoamento Solez DLP 009? 

9. Encordoamento Geegst 9 –  Giannini

Encordoamento Geegst 9 -  Giannini

Prós

Contras

✅Calibragem super leve

🚫 -Frágil

✅Baixo custo

A marca Giannini é uma velha conhecida dos guitarristas e músicos brasileiros. É responsável por produzir encordoamentos e instrumentos musicais excelentes. E a sua maior especialidade é vender cordas ótimas por um preço baixo. 

A calibragem ultra leve é o grande destaque deste jogo. É o mais suave do ranking. No entanto, perde um pouco em durabilidade. É um ótimo encordoamento para guitarras para você treinar músicas rápidas. 

Se você é um guitarrista que toca todos os dias, então você deveria ter um estoque deste jogo. É o mais barato e melhor para você praticar. Não deixe de tocar por falta de cordas. Melhore a sua rotina de estudo com o Geegst 9.

10. Encordoamento Geegst 10 – Giannini

Encordoamento Geegst 10 - Giannini

Prós

Contras

✅Calibragem regular

🚫 -Frágil

✅Baixo custo

O encordoamento para guitarra Geegst 10, da marca Giannini, faz parte do time dos melhores do ano. Um tipo dedicado ao guitarrista profissional. Aquele que divide a vida em rotinas de estudo, shows e família. 

Com calibragem regular, o Geegst 10 é um pouco mais pesado. O timbre é mais sustentado e nítido. O revestimento niquelado colabora na durabilidade da corda. O núcleo hexagonal garante a estabilidade da afinação. 

A marca Gianni continua a influenciar toda uma geração de guitarristas. E o encordoamento Geegst 10 é um ótimo incentivo aos músicos dedicados. Transforme o seu tocar com o Geegst 10

Para quê serve o encordoamento para guitarra?

Para exprimir o que há de mais puro em sua essência, a guitarra precisa das cordas para ressoar o seu som. Sobre expressão e essência, é válido destacar que, se não fosse por uma corda, a música ocidental tomaria um outro rumo, já que Pitágoras utilizou o monocórdio para matematizar a música. 

E ao decorrer dos eventos nesses milhares de anos, nós, seres humanos, desenvolvemos novas tecnologias musicais. A guitarra foi uma das tecnologias revolucionárias, uma espécie de violão que utilizava captadores para transmitir o seu som. E para levar a tecnologia ao ápice foi necessário desenvolver jogos de corda compatíveis com a invenção. 

Como escolher o melhor encordoamento para guitarra

O ranking dos melhores encordoamentos para guitarra do ano te apresentou os modelos que mais surpreendem os guitarristas. Mesmo assim, há ótimos modelos que não foram citados aqui. E para te qualificar ainda mais, apresento um guia detalhado de como escolher o melhor encordoamento para guitarra. 

1. Calibre

Este é um ponto que você precisa prestar atenção. Toda corda para guitarra possui um calibre, ou espessura. Geralmente são divididas em três níveis, mas podem ter algumas subdivisões: Light, Medium, Heavy. Ou leve, média e pesada, para homenagear a língua portuguesa. 

Cordas leves são mais fáceis de tocar, o som tem menor intensidade e é a melhor opção aos iniciantes. As pesadas são o oposto: mais duras, som mais potente e a preferida dos guitarristas profissionais.   

2. Revestimento

Cada encordoamento para guitarra pode ser dividido em duas partes: os bordões e as primas. Os bordões são as três cordas mais graves, a sexta, quinta e quarta, correspondendo a Mi, Lá e Ré. Podem ser revestidas por níquel, aço ou cromada. Cada material traz uma alteração singular ao timbre. 

Sobre as primas, é importante destacar que são as cordas mais agudas do instrumento, a terceira, segunda e primeira, ou Sol, Si e Mi(zinho). Tais cordas são feitas apenas com seu núcleo, ou alma. Ou seja, não possuem revestimento. 

3. Tipos 

Além do calibre e revestimento, você precisa saber que há tipos de encordoamento para guitarra. Os três mais comuns são: roundwound, halfwound e flatwound. O primeiro é o mais comum, passeia por qualquer estilo musical.  O segundo é mais equilibrado, facilitando a expressão do guitarristas. Por fim, o último tipo é uma corda lisa, na qual valoriza as frequências graves. 

4. Recursos extras

Alguns jogos de corda para guitarra oferecem recursos extras que podem te ajudar na hora da troca. O principal são as bolinhas monocromáticas que auxiliam na substituição, indicando o tom da corda e, pelo bem dos nossos ouvidos, mantém a afinação por mais tempo. Há jogos que entregam uma corda extra, a primeira, a que mais arrebenta entre um solo e outro. 

Perguntas frequentes

Qual é o melhor de corda para guitarra?

Depende da sua aspiração musical. Primeiro você deve saber qual é o seu estágio artístico para, então, escolher o tipo de corda para guitarra. Uma corda com alto calibre pode atrapalhar se você estiver começando, mas pode ser uma ótima companheira quando você adquirir mais experiência. Lembre-se que o contexto do músico é muito importante. 

Qual é a melhor marca de guitarra?

No mundo dos guitarristas essa pergunta pode ser mais polêmica do que uma questão política. Não existe um consentimento da melhor marca, mas sim das melhores, que são: Tagima, Ibanez, Strinberg, Epiphone, dentre outras. Há também o modelo da guitarra, tal como: Les Paul, Stratocaster, Telecaster e tantos outros. 

Qual a melhor corda 09 ou 010?

Antes de saber qual é a melhor, você deve entender qual é a principal diferença entre a corda 09 e a 010. A primeira tem o calibre menor, enquanto a segunda, maior. Isso torna a corda 09 mais leve, fácil de tocar e com menor sustentação. A 010 já é mais pesada, requer mais força e tem mais sustentação. Comece pela 09 se você for iniciante. 

Qual a melhor marca de encordoamento?

As melhores marcas de encordoamento para guitarra são as que estão no ranking: D’Addario, Elixir, Ernie Ball, Nig, Solez e Gianinni. Contudo, isso não quer dizer que outras marcas não façam bons jogos de cordas. As marcas Tagima e Groove também são ótimos fabricantes de cordas e instrumentos musicais – elas podem te impressionar. 

Quando trocar as cordas da guitarra?

As cordas da guitarra são sensíveis. A afinação oscila em várias situações inusitadas, até com a tempestade, que altera a pressão atmosférica e, por conta disso, a afinação. Além disso, o uso excessivo – ou até aquele “uso esquecido” – pode desestabilizar a corda. Portanto, troque o encordoamento para guitarra regularmente, principalmente se a afinação não puder se sustentar. 

Conclusão: melhor encordoamento para guitarra

É impressionante o quanto os guitarristas devem estudar para dominar as ferramentas da sua arte, não acha? A qualidade das cordas faz toda a diferença na performance do guitarrista. O ranking dos melhores encordoamentos para guitarra do ano trouxe esclarecimentos importantes para qualquer músico. 

Juntos, analisamos os principais jogos de corda que você pode encontrar online. Grandes marcas, tais como D’Addario, Elixir, Ernie Ball, Nig, Solez e Gianinni, conquistaram a confiança dos melhores guitarristas. Vimos, também, os prós e contras de cada jogo e o que você precisa saber na hora de trocar o seu. 

Agora é com você. O que você achou do ranking dos melhores encordoamentos para guitarra do ano? Escolha as cordas que mais chamaram a sua atenção e vá executar bons riffs. Deixe seu comentário e compartilhe com seu amigo que precisa trocar as cordas da guitarra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.