Início » Violino Marinos é Bom? Vale a Pena?
Violino Marinos é Bom?

Violino Marinos é Bom? Vale a Pena?

O mercado musical possui muitas opções de violinos para quem está começando a tocar. Por isso, comprar o primeiro instrumento não é uma tarefa tão simples. Assim, o artigo de hoje tem como objetivo responder à seguinte pergunta: o violino Marinos é bom mesmo?

Nossa equipe analisou as características técnicas de um modelo dessa conhecida marca, pontuando seus prós e contras. Além disso, apresentamos dois instrumentos similares de outras fabricantes para que você tenha totais condições de fazer uma escolha certeira e imparcial.

Então, vamos descobrir se vale a pena o violino Marinos!

Sobre o violino Marinos

violino Marinos

✅ Tamanho 4/4

✅ Com case, arco e breu 

✅ Bons materiais

🚫 Sonoridade limitada



Criada em 1984, a Marinos Music é uma loja de instrumentos musicais e som profissional atualmente baseada na cidade de Araçatuba, no interior de São Paulo. 

Com o objetivo de oferecer opções de bom custo-benefício ao mercado brasileiro, a empresa passou a desenvolver produtos próprios, entre eles violinos. Assim, o alvo da nossa análise de hoje é o modelo Classic Series MV44.

O instrumento tem tamanho 4/4, tampo de abeto laminado, com lateral e fundo de basswood laminado. Por sua vez, o braço é de maple, enquanto o espelho, a queixeira e as cravelhas são de blackwood. Ah, o material do estandarte é alumínio

A unidade ainda tem acabamento envernizado e microafinação nas quatro cordas. Acompanha estojo térmico, breu e arco de madeira com crina animal. 

Falando dos pontos positivos do produto, é possível destacar a positiva ergonomia e o bom acabamento. A sonoridade é agradável também. No entanto, por não ter madeiras sólidas em sua construção, o timbre não é dos mais ricos. Mesmo assim, é uma boa opção para principiantes.

Ficha técnica:

  • Tamanho: 4/4
  • Tampo: Abeto laminado
  • Traseira e laterais: Basswood laminado
  • Braço: Maple
  • Espelho: Blackwood
  • Cravelhas: Blackwood
  • Queixeira: Blackwood
  • Estandarte: Alumínio

Como saber se o violino Marinos é bom?

Antes de realizar a aquisição de um violino, estabeleça o valor máximo que está disposto a pagar. Após essa etapa, é o momento de pesquisar diferentes marcas e modelos, fazendo uma pequena lista dos melhores candidatos. 

Então, para confirmar se os instrumentos selecionados são bons, uma ação bastante recomendada é conferir a opinião de outros músicos em sites de avaliação – a Amazon e o Reclame Aqui são alguns exemplos. 

Acima de tudo, saiba que um bom violino deve ser confortável, durável e com sonoridade convincente. As outras características são secundárias, mas devem ser analisadas também. Por isso, sempre cheque a ficha técnica dos produtos, ok?

Em seguida, preparamos um guia resumido que pode te ajudar na missão de analisar os aspectos técnicos dos violinos disponíveis no mercado. 

Madeiras

Geralmente, os violinos fabricados com madeiras sólidas são superiores aos de madeira laminada, porque apresentam maior riqueza sonora e ressonância. Porém, o custo desse tipo de construção é mais elevado. Como um meio-termo, certos modelos possuem somente o tampo maciço, fator que já incrementa a qualidade de som. 

Nesse contexto, anote aí algumas madeiras de boa qualidade e muito populares em violinos: spruce, abeto, maple e ébano. Ou seja, se um modelo que você estiver pesquisando apresentar alguns desses materiais, encare como um bom sinal. 

Arco

Há muitas opções de materiais para arcos de violino. Via de regra, os de madeira são superiores, sendo produzidos a partir de pau-brasil ou ipê normalmente. Por outro lado, os arcos de fibra de vidro e de carbono são menos tradicionais, mas não deixam de gerar bons resultados na prática. Costumam ser mais leves do que os arcos de madeira, ok? 

Falando agora da crina do arco, não há como negar que a do tipo animal é melhor do que a de material sintético. Isso se deve à elevada qualidade sonora e à fácil interação com o breu. Ao mesmo tempo, arcos com talões de ébano são bem quistos no mundo da música, assim como os de jacarandá e marfim. Aqui, a grande dica é evitar os talões de plástico. 

Lembre-se de que o tamanho do arco sempre precisa casar com o do violino. Se você quer saber o peso ideal de um arco, fica na faixa de 57 a 62 g para a maioria dos músicos, combinado? 

Tamanho

O violino 4/4 é o tamanho mais recomendado para adultos e crianças com mais de 11 anos de idade, possuindo cerca de 58,5 cm. Por sua vez, o 3/4 chega a 56 cm e é indicado para crianças de 9 a 11 anos. Já o 1/2 tem 51 cm e deve ser usado pelos pequenos de 6 a 9 anos. 

Além disso, é possível encontrar tamanhos ainda menores de violino, veja: 1/4 (47 cm), para 4 a 7 anos; 1/8 (42 cm), para 3 a 5 anos; 1/10 (38 cm), para 3 a 5 anos; e 1/16 (35,5 cm), para até 3 anos.

Alternativas para o violino Marinos

Será que você já conseguiu saber se realmente o violino Marinos é bom para a sua necessidade? Mesmo que você tenha curtido o modelo aqui analisado, recomendamos que aguarde um momento antes de fazer a compra.

Em seguida, apresentamos duas alternativas similares de outras marcas. Dessa forma, você poderá comparar os violinos para ter certeza de que está fazendo a melhor escolha. Confira!

1. Violino 4/4 Estudante – Dominante

Violino 4/4 Estudante - Dominante

✅ Tamanho 4/4

✅ Com case e arco

✅ Marca popular

🚫 Construção simples



Importada pelo grupo Izzo, a conhecida marca Dominante possui modelos de violino com características bastante interessantes.

Esse especificamente é um modelo estudante de tamanho 4/4. Construído com madeiras laminadas, tem tampo de spruce, com braço, lateral e fundo de maple, além de estandarte de alumínio. 

Para completar, conta com espelho de pearlwood ebonizado, queixeira e cravelhas de hardwood, incluindo microafinação nas quatro cordas e acabamento em verniz sintético. Acompanha arco de crina, com estojo semitérmico no formato gota. 

Nesse contexto, o violino tem materiais de boa qualidade para iniciantes, porém a construção pode ser considerada muito básica para intermediários e avançados. Em outras palavras, é uma ótima opção para quem está começando a tocar. Porém, com a evolução, o músico naturalmente sentirá falta de um instrumento de qualidade superior.

Ficha técnica:

  • Tamanho: 4/4
  • Tampo: Spruce laminado
  • Traseira e laterais: Maple laminado
  • Braço: Maple
  • Espelho: Pearlwood ebonizado
  • Cravelhas: Hardwood
  • Queixeira: Hardwood
  • Estandarte: Alumínio

2. Violino Mozart MO44 4/4 – Vivace

Violino Mozart MO44 4/4 - Vivace

✅ Tamanho 4/4

✅ Baixo preço

✅ Com case, arco e breu 

🚫 Madeiras laminadas



Esse modelo 4/4 da Vivace, outra marca popular no mercado nacional, possui preço bastante atraente, sendo uma opção interessante para quem tem limitação de orçamento. 

Dessa forma, o instrumento conta com madeiras laminadas no corpo, sendo spruce no tampo e maple no fundo e laterais. O espelho, o estandarte, as cravelhas e a queixeira são de hardwood, enquanto o braço é de maple. 

O exemplar tem acabamento natural fosco e design clássico, com direito a arco de crina animal. O produto ainda vem de fábrica com case e breu. 

Resumindo, trata-se de um violino com construção e sonoridade simples, mas que atende os iniciantes de forma satisfatória. 

Ficha técnica:

  • Tamanho: 4/4
  • Tampo: Spruce laminado
  • Traseira e laterais: Maple laminado
  • Braço: Maple
  • Espelho: Hardwood
  • Cravelhas: Hardwood
  • Queixeira: Hardwood
  • Estandarte: Hardwood

Perguntas frequentes

Quais são as melhores marcas de violino?

Em âmbito mundial, algumas das mais prestigiadas marcas de violino são Stradivarius, Stentor, Eastman, Cremona, D Z Strad, Höfner, Yamaha, Rolim, Mendini, Knilling, Primavera e Scott Cao, entre outras.

Quanto custa um violino?

Pensando nos iniciantes, há violinos de qualidade satisfatória a partir de R$ 400 aproximadamente. No entanto, quando o assunto é violino profissional, os preços podem ser muito maiores, na casa de dezenas de milhares de reais.  

Como saber qual o tamanho do meu violino?

Para descobrir qual o tamanho do seu violino, basta medir o comprimento do instrumento pelo fundo, comparando com as seguintes medidas aproximadas: violino 4/4 = 35,6 cm; violino 3/4 = 33,5 cm; violino 1/2 = 31 cm; violino 1/4 = 28 cm; violino 1/8 = 25,5 cm; violino 1/16 = 23 cm.

Como escolher um bom violino para comprar?

Antes de mais nada, estipule um orçamento limite e reflita sobre qual o tamanho ideal de violino para você. Após essa etapa, pesquise marcas e modelos diferentes, sempre analisando atentamente as características técnicas das unidades. Além disso, conferir a opinião de outros clientes e ver vídeos de demonstração são outras ações importantes. 

Qual o melhor material para violino?

Geralmente, os violinos fabricados com madeiras sólidas são superiores aos de madeira laminada, porque apresentam maior riqueza sonora e ressonância. Porém, o custo desse tipo de construção é mais elevado. Como um meio-termo, certos modelos possuem somente o tampo maciço.

Conclusão: O violino Marinos é bom ou não?

Ao considerarmos todas as informações do artigo de hoje, chegamos à conclusão de que o violino Marinos é bom para iniciantes. Possui qualidade sonora satisfatória e interessante ergonomia, com materiais de qualidade para a faixa de preço.

Porém, outras marcas fabricam violinos com qualidades muito similares. Nesse sentido, alguns modelos foram também analisados aqui: Dominante Estudante 4/4 e Vivace Mozart MO44 4/4. Então, a escolha é pura questão de gosto pessoal, certo?

Agora, tome a sua decisão e realize a compra do seu violino preferido! Você vai curtir muito o seu novo companheiro musical, temos certeza.

Grande abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.