Início » Os 5 Melhores Arcos de Violino em 2022

Os 5 Melhores Arcos de Violino em 2022

Tão importante quanto ter um bom violino é escolher um arco de qualidade e adequado ao seu instrumento. Dessa forma, preparamos este conteúdo especial sobre os melhores arcos de violino do mercado. 

Aqui você vai poder conferir uma tabela comparativa e a análise das características de cinco diferentes modelos, além dos prós e contras de cada produto. Tudo para que a sua escolha seja fácil. Legal, né? 

Além disso, explicaremos em detalhes os aspectos mais relevantes que devem ser analisados antes de comprar um arco de violino, como o tamanho recomendado e o melhor material. Então chega de papo, vamos nessa!

Melhores arcos de violino para comprar online

Veja abaixo nossa tabela comparativa com alguns dos melhores arcos de violino à venda na internet. 

1. Arco de violino AB-100 1/10 – Anton Breton

Arco de violino AB-100 1/10 - Anton Breton

Prós

Contras

✅ Boa construção

🚫 Fabricante não especifica a madeira da vara

✅ Resistente

✅ Crina genuína

Os arcos de violino da fabricante Anton Breton se destacam pelo bom custo-benefício e a utilização de materiais de qualidade. 

Esse modelo específico é feito para violinos de tamanho 1/10, ou seja, que são voltados para crianças pequenas, entre três e cinco anos de idade. O acessório é constituído de vara de madeira, o que é bastante positivo, porém o fabricante não especifica o tipo exato. O talão, por sua vez, é feito de jacarandá, o que confere belo acabamento e resistência satisfatória à peça. 

Outro aspecto interessante do produto é a crina genuína, ou seja, os fios são pelos de cavalo, que possuem ótima durabilidade, bom timbre e excelente adesão ao breu. A almofada, por sua vez, é feita de couro sintético na cor preta e tem característica antiderrapante. 

O valor de mercado pode ser considerado justo em função da boa construção.

2. Arco de violino 4/4 – Houshome

Arco de violino 4/4 - Houshome

Prós

Contras

✅ Belo custo-benefício

🚫 Fabricante não especifica a madeira do talão

✅ Durável

✅ Som quente e definido

Aqui está um arco de violino feito de fibra de carbono, material que barateia a produção, mas, ao mesmo tempo, garante boa durabilidade e resistência. O tamanho é 4/4, ou seja, é um arco para violinos de tamanho adulto, pesando cerca de 65 g. 

O acessório é fino e apresenta bom ponto de equilíbrio, o que facilita a performance do violinista. De acordo com as especificações, o produto tem crina autêntica de cavalo mongol, material que oferece um timbre quente e definido, com resistência bastante interessante. 

Vale mencionar que o fabricante não cita o material do talão. Mesmo assim, esse arco de violino possui um belo custo-benefício em virtude das qualidades apresentadas.

3. Arco de violino 4/4 – Miaoqian

Arco de violino 4/4 - Miaoqian

Prós

Contras

✅ Boa construção

🚫 Preço mais elevado

✅ Talão de ébano

✅ Acabamento diferenciado

Mais um arco de violino feito com fibra de carbono, mas, desta vez, com uma construção ainda mais refinada, que reflete o maior preço do produto. 

Com tamanho 4/4, o arco se destaca pelo belo acabamento texturizado, com detalhes dourados que saltam aos olhos. Possui crina de cabelo de cavalo e talão de ébano, que é um dos melhores materiais para a peça, garantindo ótima resistência ao atrito. Para completar, a vara de fibra de carbono é leve e confortável, com 62 g no total. 

Como já pontuamos, o preço de mercado é maior do que o dos arcos anteriores, mas o valor é justificado em função da boa construção do item.

4. Arco de violino 4/4 – Honeytecs

Arco de violino 4/4 - Honeytecs

Prós

Contras

✅ Ótimas madeiras

🚫 Arco mais pesado

✅ Resistente

✅ Timbre orgânico

Esse arco de violino 4/4 acertou em cheio nos materiais utilizados em cada parte do produto. Se você procura um arco de excelente qualidade e está disposto a pagar um pouco mais por isso, olhe com carinho para esse modelo. 

Apresenta vara de pau-brasil e talão de ébano com detalhe de abalone, simplesmente as melhores madeiras para a construção dessas partes. Para completar, a crina é feita de rabo de cavalo da Mongólia. Com essas características, o músico pode ter certeza de que o som será macio e orgânico, com ótima durabilidade e resistência. 

Um ponto a se ter atenção é o peso do arco, 72 g, que pode ser um pouco demais para algumas pessoas. No entanto, o detalhe não impede que esse produto seja considerado um dos melhores arcos de violino à venda na internet atualmente.

5. Arco de violino 4/4 – Loijon 

Arco de violino 4/4 - Loijon 

Prós

Contras

✅ Crina genuína

🚫 Fabricante não especifica a madeira do talão 

✅ Boa flexibilidade

✅ Confortável

Para violinos de tamanho adulto, ou seja, 4/4, esse arco possui vara de fibra de carbono e crina animal oriunda da Mongólia, que oferecem conforto, bom timbre e positiva resistência. 

Trata-se de um arco bem flexível, com ponto de equilíbrio adequado, o que facilita a execução tanto de violinistas iniciantes quanto intermediários. O peso total do arco é de 65 g. O material do talão não foi especificado. 

Em relação ao valor de mercado, podemos dizer que o produto possui um preço intermediário. Em outras palavras, não é nem muito caro, nem barato demais.

Para que serve o arco de violino?

Assim como a palheta para um guitarrista ou as baquetas para um baterista, o arco é utilizado para tocar o violino. O acessório é formado por uma vara comprida e fios (crina), que de fato entram em contato com as cordas. Ambas as partes podem ser feitas de diferentes materiais. Além disso, o arco possui um talão, peça que está conectada à vara e aos fios. Por meio de um parafuso, é possível ajustar a tensão da crina. Há ainda uma almofada para apoio da mão, geralmente preta, que fica localizada entre o talão e a vara.  

Dependendo do tamanho e de seus materiais, o arco tem impacto significativo tanto na performance do violinista quanto no timbre extraído do instrumento. O acessório deve ser usado de forma perpendicular às cordas e com a utilização de breu (resina) na crina. Conforme a força e a movimentação empregadas pelo músico, o arco pode gerar um som de variada intensidade e sustentação.

Como escolher o melhor arco de violino 

Material

O melhor e mais tradicional material para o arco de violino é, sem dúvida, a madeira. Geralmente, as madeiras mais utilizadas são o pau-brasil (ou pau-de-pernambuco), que é muito resistente e tem boa flexibilidade; e o ipê, que, embora não tenha a mesma fama do pau-brasil, ganhou força como um interessante substituto. 

Há também os arcos feitos de fibra de carbono e fibra de vidro. São métodos de construção mais recentes que apresentam bom resultado. Costumam ter boa durabilidade e menor peso que os arcos de madeira. 

Falando da crina do arco de violino, o material mais tradicional são os fios de rabo de cavalo da Mongólia, conhecidos pela grande qualidade sonora, valor elevado e necessidade de manutenção. Ou seja, esse é o melhor tipo de crina para arcos de violino. 

No entanto, há alternativas de menor custo no mercado, como crinas sintéticas (plástico e nylon), que têm como pontos fracos o fato de não absorverem o breu de forma satisfatória e o som menos rico.

Tamanho

Uma regra básica: o tamanho do arco deve acompanhar o tamanho do violino. Em outras palavras, se você tem um violino 4/4, padrão adulto, o arco também deve ser 4/4, ou seja, que tem entre 73 e 75 cm. 

Outras medidas comuns de violino são: 1/10, 1/8, 1/4, 1/2 e 3/4. Para todos esses tamanhos há arcos de medida correspondente, por isso fique atento na hora da compra.

Peso 

Dê preferência para os arcos que pesam entre 57 e 62g ou próximos disso. Dessa forma, você garante que o acessório não será leve ou pesado demais, atrapalhando a execução. Isso porque, se o arco for muito leve, o músico terá de imprimir maior esforço para obtenção de um bom timbre. Por outro lado, se o acessório for muito pesado, o violinista se cansará facilmente.

Talão de Ébano

O ébano é a madeira mais recomendada para a construção do talão do arco do violino. De tom escuro e com ótimo acabamento, o material resiste muito bem ao atrito, possuindo alta durabilidade. As madeiras marfim e jacarandá também geram um bom resultado em talões, porém não são tão comuns quanto o ébano. 

Tenha em mente que talões de plástico e outros materiais não naturais, embora tenham um preço mais acessível, podem quebrar com facilidade.

Cuidados e Manutenção 

De nada adianta ter um bom arco de violino e não cuidar dele, certo? Nesse sentido, aqui vai uma pequena lista de dicas para aumentar a durabilidade do seu arco: 

– Depois de tocar, limpe o arco para remover o suor e a resina em excesso

– Antes de guardar o arco por longos períodos, diminua a tensão dos fios

– Guarde o arco em um estojo adequado, escolhendo um local com temperatura amena e livre de umidade

– Quando a crina estiver muito suja de breu, faça a devida limpeza com álcool, tomando cuidado para não respingar nas outras partes do acessório

– Quando a crina apresentar desgaste excessivo, efetue a troca. Geralmente, a vida útil da crina gira em torno de 200 horas de uso 

Perguntas frequentes

Qual o tamanho de um arco de violino?

Um arco para violino 4/4, padrão adulto, apresenta tamanho que fica entre 73 e 75 cm. As medidas tendem a diminuir proporcionalmente conforme o tamanho do instrumento é reduzido. Importante: o arco sempre deve acompanhar o tamanho do violino.

Qual a melhor madeira para arco de violino?

A melhor madeira para arco de violino é o pau-brasil, que possui bom acabamento, excelente resistência e ótima flexibilidade. O ipê tem ganhado força como um bom substituto, já que o primeiro está sob risco de extinção.

Qual o valor do arco do violino?

Depende do tipo de construção e dos materiais utilizados. Arcos mais simples custam a partir de R$ 50, enquanto os de nível profissional podem chegar a R$ 600. No meio do caminho, é possível encontrar arcos de violino com excelente custo-benefício, seja para músicos iniciantes ou avançados.

Como saber qual o tamanho do meu violino?

Meça o comprimento do violino pelo fundo, tendo em mente as seguintes medidas aproximadas: violino 4/4 = 35,6 cm; violino 3/4 = 33,5 cm; violino 1/2 = 31 cm; violino 1/4 = 28 cm; violino 1/8 = 25,5 cm; violino 1/16 = 23 cm.

Como era o violino antigamente?

Os primeiros violinos foram feitos na Itália no fim do século XVI. O instrumento não sofreu grandes alterações por séculos – a maior diferença para os dias atuais talvez seja o material das cordas, que antigamente eram de tripa de carneiro.

Conclusão: qual o melhor arco de violino

Chegamos ao final do nosso artigo especial sobre os melhores arcos de violino disponíveis para venda na internet. Que tal recapitularmos os pontos principais? 

Se você procura um arco de violino para criança, o modelo Anton Breton AB-100 1/10 é uma das melhores opções de compra, pois apresenta construção em madeira, crina genuína e boa durabilidade. 

Já se você possui um violino de tamanho 4/4, olhe com carinho para os modelos das seguintes marcas: Houshome, Miaoqian e Honeytecs. Todas elas oferecem arcos de qualidade, com boa construção e preço justo em função das características apresentadas. 

Por hoje, é só! Esperamos que você fique satisfeito com o seu novo arco de violino. Um abraço e bons sons!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.