Início » Os 4 Melhores Afinadores de Violão em 2021

Os 4 Melhores Afinadores de Violão em 2021

Quem já passou por algum desconforto na hora de afinar um violão? Ou sentiu vergonha naquela roda do luau, quando você tinha um violão desafinado e não conseguia dar conta? Chegou a hora de adquirir um afinador. E é pra isso que vamos te mostrar o ranking dos melhores afinadores de violão do ano.  

Prepare-se para anotar tudo o que for interessante sobre o tema. Você está prestes a ser qualificado para adquirir o afinador ideal para o seu violão para nunca mais sair do tom. Largue o seu violão, abra seu bloco de notas, salve seus links preferidos e não toque com um violão desafinado. 

Melhores afinadores de violão para comprar online

Segue a tabela para te ajudar a escolher o melhor afinador para você comprar online. 

Imagem

Produto

Preço (R$)

1. Afinador Eclipse - D'Addario 

✔️ Melhor afinador de violão

2. Afinador ST-201BK - Steve 

✔️ Ótimo custo benefício

4. Afinador JT-01 - Joyo 

✔️ Melhor preço do mercado

1. Afinador Eclipse – D’Addario

Prós

Contras

✅ Melhor afinador de violão 

🚫 -

✅ Clip com rotação em 360º

✅ Preciso 

O nosso primeiro lugar foi conquistado por uma marca que é especialista na construção de cordas para instrumentos musicais. Seja violino, baixo ou violão, a D’Addario é uma referência no mundo todo. E o afinador de violão Eclipse é a ferramenta ideal para te ajudar a manter seu instrumento sempre afinado. 

Além do preço acessível, o afinador Eclipse oferece performance invejável e um sistema de afinação preciso e prático. Sem dúvida é o mais eficiente da categoria. O seu design é compacto e discreto. O display está orientado pelo sentido vertical e tem um layout multicolorido. 

A função multi giratória permite o posicionamento ideal do headstock no seu instrumento, não importa se você é destro ou canhoto, a rotação em 360º resolve o seu problema. A calibragem de afinação é de 410Hz a 480Hz, o maior alcance do mercado. É um afinador cromático capaz de detectar todas as notas do sistema temperado. 

Já deu para entender porque o D’Addario Eclipse é o melhor afinador de violão para você. É um recurso indispensável para qualquer músico, principalmente aos iniciantes e aos que têm dificuldade em reconhecer os tons. Deixe as lembranças do seu violão desafinado para trás, invista no Eclipse hoje mesmo. 

2. Afinador ST-201BK – Steve

Prós

Contras

✅ Resistente

🚫 Somente uma cor disponível

✅ Clip com rotação em 360º

✅ Preciso 

Tão bom quanto o nosso primeiro lugar, mas não tão bonito, o afinador de violão Steve ST-201BK é eficiente, prático e tem um preço muito acessível. É compacto, discreto, cabe no bolso e no estojo do seu violão.

Ele é capaz de afinar com precisão as cordas do violão, baixo, violino e ukulele, disposto no display em G, B, V, U, respectivamente. É um afinador cromático, portanto é capaz de afinar a partir de qualquer nota do sistema temperado. É leve, resistente e tem uma calibragem que varia de 430Hz a 450Hz. 

O afinador digital Steve ST-201BK tem um acabamento simples e somente a cor preta está disponível. O display é simples e informa o quanto a corda precisa ser esticada ou afrouxada para acertar na afinação. É muito fácil de usar, intuitivo e preciso. 

Tem um clip para ser preso ao instrumento que pode girar em 360º. Facilita a vida de qualquer violonista. O ST-201BK é um ótimo afinador de violão e tem um preço muito acessível.

3. Afinador AF-10 – Tonante

Prós

Contras

✅ Resistente

🚫 Somente uma cor disponível

✅ Clip com rotação em 360º

✅ Fácil de usar

O terceiro lugar do nosso ranking os melhores afinadores do ano foi conquistado pela marca Tonante, com o afinador AF-10. Um modelo discreto, preciso e fácil de usar. É um ótimo acompanhante para muitos violonistas. 

O afinador digital Tonante AF-10 tem um acabamento modesto e, como o nosso segundo lugar, está disponível somente na cor preta. Tem um display super intuitivo e fácil de entender, que explica com facilidade o quanto a corda precisa ser afrouxada ou tensionada para chegar no ponto certo. 

É um dos afinadores mais vendidos do mercado, tem um preço acessível e é muito fácil de manusear. Você pode carregar em qualquer lugar, no bolso, no estojo de violão e até na pasta de partituras. O que importa é deixar o seu instrumento afinado. 

Além de afinar qualquer instrumento de corda e ainda possuir a opção cromática, o AF-10 tem clip para ser preso ao violão que pode girar em 360º. É um presente para qualquer violonista. 

4. Afinador JT-01 – Joyo

Prós

Contras

✅ Discreto

🚫 Somente uma cor disponível

✅ Clip com rotação em 360º

Chegamos ao fim do nosso ranking das melhores opções de afinadores para violão do ano. Mas não se deixe enganar, o último lugar não é sinônimo de má qualidade, pelo contrário, só os bons entram nessa seleção. O afinador Joyo JT-01 é um ótimo dispositivo e pode ser adquirido por um valor bem baixo. 

O Joyo JT-01 é capaz de afinar com precisão as cordas do violão, baixo, violino e ukulele. No display você encontrará as programações em G, B, V, U, respectivamente, para afinar o seu instrumento de corda. Além disso, conta com a opção cromática, representada pela letra C, que afina a partir do quadro cromático, independente de pré-programação

E para acompanhar os outros que conquistaram o ranking, com exceção do primeiro lugar, o Joyo JT-01 só vem na cor preta e tem um ótimo acabamento. O display é fácil de entender e a faixa de calibragem varia entre 430Hz e 450Hz. 

É um afinador resistente, discreto e fácil de usar. O clip garante que ele seja preso no instrumento e ainda pode girar em 360º para facilitar a vida do instrumentista. É indispensável para qualquer violonista que queira evoluir musicalmente. 

Para que serve o afinador de violão? 

O afinador de violão é o melhor amigo do violonista, pois é um ótimo recurso para apurar o seu ouvido. É ele que auxilia na hora de afinar o instrumento, deixando cada frequência no seu lugar para fazer soar toda a beleza do instrumento. Alguns músicos têm os ouvidos apurados e conseguem afinar sem o auxílio do dispositivo. Mas como esse benefício é para poucos, temos o afinador de violão para deixar a nossa música ajustada. 

Como escolher o melhor afinador de violão 

Você viu no nosso ranking os melhores afinadores de violão para comprar neste ano. Mas além disso, você será ensinado a escolher o melhor dispositivo por conta própria. É essencial que você saiba quais são as melhores ferramentas para sua musicalidade. 

Tipo 

Os tipos mais comuns de afinadores de violão são: o diapasão, o analógico, o digital, dos pedais e o online. O diapasão é o modelo mais antigo, utilizado na afinação das orquestras. O analógico é um modelo raro e lembra um barômetro. Os afinadores nos pedais utilizam o sinal da vibração da corda, enquanto os digitais e os online utilizam o sistema eletrônico.  

Precisão 

Os afinadores podem variar sua precisão na hora de captar a fonte sonora. E qualquer variação é suficiente para estragar o seu timbre. Alguns afinadores são precisos e chegam a mostrar variações de até 1 coma pitagórico, já outros não são tão fiéis assim. Por isso é importante que você treine o seu ouvido para poder afinar o seu violão a qualquer momento. 

Fonte de alimentação

O diapasão dispensa qualquer fonte de alimentação, já que é um instrumento feito de ferro. Os afinadores online ou de aplicativos dependem da alimentação do computador ou celular. Já os digitais e os analógicos funcionam com bateria ou até pilhas recarregáveis. Os afinadores de pedais são alimentados por uma fonte externa. Alguns modelos funcionam com baterias de lítio. 

Calibração 

Os afinadores são calibrados de acordo com um padrão musical internacional que define a frequência base para afinar qualquer instrumento. Esse padrão utiliza a nota Lá em 440Hz. Um diapasão comum emite essa frequência. No entanto, alguns dispositivos podem variar a frequência da nota Lá, os modelos vão de 410Hz a 480Hz. Lembre-se que a afinação padrão utiliza o Lá em 440Hz. 

Perguntas frequentes 

Qual o melhor app para afinar o violão?  

Você pode encontrar muitos aplicativos na Internet, mas os melhores são: Fender Tune, Guitar Tuna, Pro Guitar Tune, Cifra Club, dentre outros. O do Cifra Club é o mais utilizado no Brasil e logo em seguida vem o Fender Tune. 

Como escolher um afinador para violão? 

Leve em consideração a sua sensibilidade e a praticidade. Se você tem dificuldade em definir os sons, então escolha um afinador mais preciso. Agora se você tem o ouvido treinado, ou quer treiná-lo, então escolha o diapasão, sem dúvida é uma ótima ferramenta para treinar a sua percepção auditiva. 

Como usar um afinador de violão digital? 

Você toca a nota e vê como ela responde no afinador. Geralmente quando a nota está no centro, então indica afinação. Quando está à esquerda ela está mais grave, então você precisa esticar a corda. Se está à direita você precisa afrouxar a corda. Lembre-se de não esticar muito a corda, ela pode arrebentar. 

Qual app de violão é o mais usado no Brasil? 

Sem dúvida, o aplicativo de afinador de violão mais usado no Brasil é o do Cifra Club. A marca é uma referência em fornecer informações aos músicos, tanto amadores como profissionais. Mas mesmo assim não deixe de ter o seu, nem sempre o celular está a disposição para afinar seu instrumento. 

Qual é a diferença entre afinador analógico e o diapasão? 

O afinador de violão analógico é um aparelho mecânico que informa qual é a frequência da nota tocada. Dando, assim, uma referência ao músico para ele afinar o instrumento. O diapasão é um pequeno garfo em forma de U que emite uma nota de referência para facilitar a afinação. 

Conclusão: qual o melhor afinador de violão 

O afinador de violão foi um dispositivo que facilitou a vida dos músicos. Muitos evoluíram a sua musicalidade porque souberam escolher o dispositivo certo. O ranking dos melhores afinadores do ano te mostrou quais são as melhores marcas e modelos do mercado. 

Você aprendeu as principais características de afinadores desenvolvidos por empresas consagradas. Soube da importância desse aparelho que, embora possa ser pequeno e discreto, faz a diferença para qualquer violonista.  

O nosso manual de como escolher o afinador de violão ideal trouxe todos aspectos que você precisa conhecer antes de adquirir um. As perguntas mais frequentes foram respondidas no FAQ. 

E você conseguiu tirar todas as dúvidas? O ranking as melhores opções de afinadores do ano te trouxe todas as informações necessárias para você fazer uma ótima escolha. Mas não leve sua dúvida para casa, deixe seu recado e compartilhe o material com o seu amigo que insiste em tocar com um violão desafinado. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *