Início » Violão Benoá é Bom? Vale a Pena?
Violão Benoá é Bom?

Violão Benoá é Bom? Vale a Pena?

A saber, o mercado dos instrumentos musicais cresceu muito nos últimos anos. Assim, novas fábricas e produtos surgiram num piscar de olhos. Dessa forma, analisaremos se o violão Benoá é bom

Além disso, selecionamos três violões de fabricantes consagrados que são ótimas alternativas ao Benoá. Alguns deles, como Yamaha e Strinberg, o público já conhece. 

Contudo, vale a pena fazer uma comparação com o violão Benoá. Ao final, você estará pronto para escolher o melhor dentre eles. 

Sobre o violão Benoá

violão Benoá

✅ Barato 

✅ Slim

✅ Cutway

🚫 Não é indicado para os iniciantes

🚫 Frágil


O violão Benoá é um instrumento especial. Além de ter um preço ótimo, é do tipo slim com cutway. Ou seja, o corpo é mais fino e tem uma parte vazada para facilitar o solo. 

Outro destaque é o encordoamento de aço, que geralmente aparece em violões Folk ou Jumbo. Contudo, tais cordas não são as mais indicadas para os iniciantes. Mesmo assim, com um pouco de esforço, qualquer um pode aprender a tocá-lo. 

Enquanto o acabamento é em verniz brilhante, a madeira utilizada é a Linden. Importante frisar que é um instrumento acústico. Por fim, se você gosta do timbre do aço e tem poucos recursos para investir, o violão Benoá é uma ótima opção. 

Ficha técnica:

  • Acústico 
  • Slim 
  • Cutway
  • Encordoamento de aço  
  • Linden 
  • 18 trastes
  • Tarraxas niqueladas
  • Acompanha bag

Como saber se o violão Benoá é bom?

Atualmente, é muito fácil descobrir se o violão Benoá é bom. Aliás, neste texto, você tem a  oportunidade de saber mais sobre a qualidade do produto. No entanto, há outras fontes de informações. 

Para a sua pesquisa, há dois motores de buscas que são fundamentais: Google e Youtube. Neles, você encontrará reviews, artigos e resenhas sobre qualquer produto. Portanto, são ótimas fontes de pesquisa. 

Além deles, há as avaliações dos marketplaces e as plataformas de reclamação. A maior delas é a Reclame Aqui. No entanto, não há informações sobre a fabricante. A seguir, trataremos sobre as cordas e o material. 

Cordas

Os violões podem ser equipados com cordas de aço ou nylon. A primeira tem o timbre mais brilhante e é mais tensa, sendo assim, nunca deve ser colocada num instrumento para outro tipo. O segundo, possui o timbre suave e aveludado, é mais leve e indicada aos iniciantes. 

Material

Atualmente, há violões de outros materiais diferentes da madeira. No entanto, nenhum deles chegou à qualidade de timbre. Sendo assim, as melhores madeiras são Jacarandá, Ébano e Mogno. A Linden é a opção para instrumentos de entrada. 

Alternativas para o violão Benoá

Dessa forma, vamos mostrar alternativas para o violão Benoá. Assim, selecionamos três modelos para comparação. 

Portanto, escolhemos modelos dos catálogos da Waldman, Strinberg e Yamaha. São marcas conhecidas e respeitadas no mundo todo. 

1. Violão Acústico com Cordas de Nylon – Waldman

Violão Acústico com Cordas de Nylon - Waldman

✅ Barato 

✅ Indicado para iniciantes

✅ Clássico 

🚫 Frágil



O violão CL-1 AM, da Waldman, é a principal alternativa ao Benoá. Afinal, tem o preço equivalente, é acústico, mas o encordoamento é de nylon. Portanto, é mais indicado aos iniciantes

Outra diferença está no cutway, o corpo do Waldman é inteiro. No entanto, as tarraxas são niqueladas e também utilizam a madeira Linden. O acabamento é em verniz brilhante com coloração âmbar. 

Sem dúvida, é um instrumento para iniciantes. Sendo assim, é uma ótima opção para quem deseja dedilhar os primeiros acordes. O violão Waldman é recomendado aos principiantes que gostam do timbre aveludado das cordas de nylon.  

Ficha técnica:

  • Acústico 
  • Clássico 
  • Sem Cutway
  • Encordoamento de nylon 
  • Linden 
  • 18 trastes
  • Tarraxas niqueladas
  • Acompanha bag

2. Violão SD200C Mgs Folk – Strinberg

Violão SD200C Mgs Folk - Strinberg

✅ Afinador, equalizador e efeitos 

✅ Indicado para iniciantes e profissionais

✅ Mogno, Jacarandá e Sapele 

🚫 Mais caro da lista






Agora, o violão SD200C, da Strinberg, é o mais equipado da lista. Portanto, é eletroacústico e possui afinador e equalizador acoplados. Além disso, vem com efeito presence e notch, aumentando as possibilidades de modulação do timbre. 

Por ser um Folk com Cutway, ele vem com encordoamento de aço. Neste tipo, o braço é um pouco mais estreito, parecendo uma guitarra. Enquanto o corpo é grande, melhorando a projeção sonora. 

As madeiras da estrutura são ótimas: Mogno, Jacarandá e Sapele. O braço possui 20 trastes, um prato cheio para os músicos avançados. Portanto, o SD200C, da Strinberg, atende os amadores e os profissionais. 

Ficha técnica:

  • Eletroacústico 
  • Folk 
  • Cutway
  • Encordoamento de aço 
  • Mogno, Sapele, Jacarandá 
  • 20 trastes
  • Afinador, equalizador e efeitos 

3. Violão Acústico Clássico Nylon C40MII Natural – Yamaha

Violão Acústico Clássico Nylon C40MII Natural - Yamaha

✅ Timbre equilibrado

✅ Indicado para iniciantes e profissionais

✅ Rosewood, Spruce, Meranti 

🚫 -





Por fim, um xodó dos violonistas brasileiros, o violão C40MII da Yamaha. É um instrumento acústico com encordoamento de nylon. Possui o timbre suave e muito equilibrado, recomendado para MPB, samba e bossa nova. 

Além de ser o modelo de entrada da fabricante, é um dos instrumentos mais vendidos do catálogo. As madeiras utilizadas são Rosewood, Spruce e Meranti. Sendo assim, a caixa de ressonância é ótima e entrega o selo qualidade Yamaha.

O braço possui 19 trastes e não possui cutaway. É um instrumento que satisfaz os amadores e profissionais. Aos apaixonados pelo timbre do nylon, o C40MII, da Yamaha, é um dos melhores disponíveis no mercado. 

Ficha técnica:

  • Acústico 
  • Clássico 
  • Sem Cutway
  • Encordoamento de nylon
  • Rosewood, Spruce, Meranti 
  • 19 trastes

Perguntas frequentes

Qual é a melhor marca de violão para iniciantes?

No Brasil, há duas marcas excelentes de violão para iniciantes: Giannini e Di Giorgi. Elas são especializadas em fabricar instrumentos de entrada, principalmente com encordoamento de nylon. 

Qual é a melhor marca de violão acústico?

A melhor marca de violão acústico é a Yamaha. Ela produz instrumentos de qualidade para todos os níveis. No entanto, os luthiers fabricam instrumentos personalizados. 

Quais os melhores violão?

Depende do tipo de violão que você deseja. Ou seja, o violão C40MII, da Yamaha, é ótimo para iniciantes ou profissionais que gostam do timbre do nylon. No entanto, não satisfaz quem deseja tocar no tipo Folk com cordas de aço. 

Qual é o melhor violão que tem?

O melhor violão que tem é aquele que foi fabricado por um luthier. Este é o profissional qualificado para construir um instrumento através do método artesanal. No entanto, são os mais caros do mercado. 

Qual é a diferença entre o violão acústico e eletroacústico?

O violão acústico possui apenas uma forma de projeção sonora, a caixa de ressonância. Enquanto o eletroacústico conta com captadores que podem ser conectados a caixas de som. 

Conclusão: O violão Benoá é bom ou não?

E aí, gostou de conhecer o violão Benoá e suas alternativas? Além disso, também ensinamos formas de escolher o instrumento ideal. 

Portanto, o violão Benoá é bom, principalmente se você for iniciante, mas que gosta do timbre de aço. Além dele, os instrumentos da Waldman, Strinberg e Yamaha são ótimas alternativas. Sendo assim, agora você pode escolher o instrumento certo! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.