Início » Teclado Casio CTK 3400 é Bom? Vale a Pena?
Teclado Casio CTK 3400 é Bom?

Teclado Casio CTK 3400 é Bom? Vale a Pena?

No artigo de hoje, vamos analisar as características técnicas de um modelo de teclado voltado para quem está aprendendo as primeiras notas. Aqui, você vai saber se o teclado Casio CTK 3400 é bom.

Nesse sentido, pontuamos os prós e contras do modelo e selecionamos dois produtos similares de outras empresas. Assim, você poderá comparar os instrumentos para escolher o melhor teclado musical para a sua necessidade.

Gostou da ideia? Então, vamos descobrir se o teclado Casio CTK 3400 vale a pena!

Sobre o teclado Casio CTK 3400

teclado Casio CTK 3400

✅ Interessante custo-benefício

✅ Bom para iniciantes

✅ Versátil

🚫 Parece ter saído de linha



Antes de mais nada, é preciso ter em mente que a Casio é uma das principais marcas de teclado presentes no mercado nacional. Nesse contexto, o catálogo da empresa dispõe de produtos de variados níveis de preço e complexidade de construção.

O modelo CTK 3400 é bom principalmente para iniciantes e, em alguns casos, até intermediários. Possui 61 teclas sensitivas, polifonia de 48 notas, 200 timbres e 126 ritmos, além de 10 canções integradas. Conta também com funções de acordes e lições, incluindo conexão para pedal de sustentação, microfone, fone de ouvido e áudio auxiliar.  

Além disso, tem display LCD, metrônomo, gravador e um par de alto-falantes de 10 cm, cada um com 2 watts de potência. O produto vem acompanhado de fonte de alimentação bivolt, songbook e suporte de partitura. O peso da unidade é de cerca de 3,5 kg. 

Com todas essas características, o modelo é uma boa opção de teclado em custo-benefício. No entanto, pode ser difícil achá-lo novo para comprar, pois parece ter saído de linha recentemente. 

Ficha técnica:

  • Teclas: 61 
  • Polifonia: 48
  • Timbres: 200
  • Canções: 10
  • Ritmos: 126
  • Peso: 3,5 kg 
  • Medidas: 94,6 (L) x 30,6 (P) x 9,2 (A) cm

Como saber se o teclado Casio CTK 3400 é bom?

A princípio, antes de comprar um teclado, você precisa definir o valor máximo que está disposto a pagar. Além disso, reflita sobre como pretende usar o instrumento e pesquise produtos com características técnicas interessantes. Depois de selecionar os favoritos, observe a opinião de outros usuários. 

Nesse sentido, uma dica é conferir sites que disponibilizam comentários de compradores – o Reclame Aqui e a Amazon são alguns bons exemplos. Resultado disso, você poderá confirmar se os produtos são realmente bem avaliados.

Ao mesmo tempo, é preciso conhecer as características básicas de um teclado musical para conseguir comparar os diversos modelos. Assim, preparamos um pequeno guia para você. Confira abaixo!

Teclas

Embora existam modelos de 25 a 88 teclas, os instrumentos com 61 teclas são os melhores para quem está entrando no mundo da música. Esse número corresponde a cinco oitavas, possibilitando que o músico toque as canções mais populares com positiva desenvoltura. 

Para completar, há modelos de teclados com recurso de ajuste de sensibilidade das teclas, que gera uma experiência mais pessoal e confortável ao instrumentista. 

Alto-falantes

Os alto-falantes integrados fazem com que a prática seja muito mais simples, pois dispensam o uso de fones de ouvido ou caixas. 

Geralmente, alto-falantes maiores possuem mais graves do que os pequenos. Por sua vez, quanto maior a potência, mais alto e limpo será o sinal. 

Conexões

Ao refletir sobre como você usará o teclado, será possível definir quais tipos de conexões são importantes. As principais são: entradas de áudio auxiliar e de pedal de sustentação, saída para headphones e plugue USB. 

Polifonia

Esse aspecto técnico demonstra o número máximo de sons que o teclado consegue reproduzir ao mesmo tempo. Dessa forma, quanto maior a polifonia, maiores a riqueza e a complexidade de timbre. 

Timbres

Um teclado possui vários tipos de sons, que vão de simulações básicas de órgãos e pianos a timbres alternativos de sintetizadores. Quanto maior o número de timbres, mais versátil será o teclado. No entanto, o iniciante deve ter cuidado para não se confundir com tantas opções. Os timbres também são chamados de vozes, ok?

Funções

Vários teclados, especialmente os arranjadores, possuem funções extras que auxiliam o aprendizado e tornam o instrumento mais divertido. 

Dessa forma, algumas dessas funcionalidades são os modos de lições e de formação de acordes, assim como os recursos de acompanhamento e de produção de músicas. 

Alternativas para o teclado Casio CTK 3400

Queremos saber: você já conseguiu saber se realmente o teclado Casio CTK 3400 é bom para a sua necessidade? Mesmo que você tenha gostado do produto, aguarde um instante antes de tomar a sua decisão.

Em seguida, trazemos a análise de dois teclados musicais de outras marcas. Dessa forma, você pode realizar uma comparação mais abrangente para ter real convicção da sua escolha. 

1. Teclado Musical PSR-E473 – Yamaha

Teclado Musical PSR-E473 - Yamaha

✅ Marca conceituada

✅ Completo em funções

✅ Várias possibilidades de conexão

🚫 Preço elevado




Se você prefere desembolsar um pouco mais de dinheiro para ter um teclado de nível superior, o modelo PSR-E473 é uma excelente opção de compra.

Produzido pela conceituada fabricante Yamaha, o produto conta com 61 teclas e 4 níveis de resposta ao toque, polifonia de 64 sons, 820 vozes e 290 estilos de acompanhamento. Tem ainda 35 ritmos e 30 músicas predefinidas, com plugues para dispositivo USB, fone, pedal de sustentação e áudio auxiliar.

Possui as funções Quick Sampling, Groove Creator e Mega Boost, além de atuar como  interface de áudio e ter entrada de microfone, com direito a efeitos vocais. Possui tela LCD e dois alto-falantes de 12 cm, cada um com 6 watts. É grande e pesado, com cerca de 7 kg.

Nesse contexto, não há dúvida de que esse teclado possui ótima qualidade, mas o preço é um pouco salgado.

Ficha técnica:

  • Teclas: 61 
  • Polifonia: 64
  • Timbres: 820
  • Canções: 30
  • Ritmos: 35
  • Peso: 7 kg 
  • Medidas: 99,2 (L) x 40,4 (P) x 13,6 (A) cm

2. Teclado Musical KP100 – Key Power

Teclado Musical KP100 - Key Power

✅ Baixo preço  

✅ 61 teclas  

✅ 350 timbres  

🚫 Marca não tradicional  



Por outro lado, se você realmente não pode investir muito em um teclado, vale dar uma olhada nesse modelo da Key Power.

Possui valor de mercado muito acessível e apresenta 61 teclas, 350 timbres, 3 modos de ensino, visor LED e 30 músicas de demonstração. Oferece conexões de áudio auxiliar, fone de ouvido e microfone.    

Ao mesmo tempo, dispõe de recurso de gravação e reprodução, incluindo função sustain/vibrato e metrônomo. Tem aproximadamente 3,5 kg.    

Enfim, esse é um teclado bem mais simples do que os anteriores, mas que atende às necessidades de músicos iniciantes por um valor baixo.  

Ficha técnica:

  • Teclas: 61 
  • Polifonia: Não informada 
  • Timbres: 350 
  • Canções: 30 
  • Ritmos: Não informado 
  • Peso: 3,5 kg 
  • Medidas: 78 (L) x 34 (P) x 13 (A) cm

Perguntas frequentes

Quantas teclas tem o teclado Casio CTK 3400?

O teclado Casio CTK 3400 possui 61 teclas, número que corresponde a 5 oitavas. Assim, o instrumento tem uma sonoridade completa e permite que o músico toque as principais músicas populares com positiva desenvoltura. 

Como escolher um teclado para comprar?

A princípio, você precisa definir o valor máximo que está disposto a pagar. Além disso, reflita sobre como pretende usar o instrumento e pesquise instrumentos com características técnicas interessantes. Depois de selecionar os favoritos, confira a opinião de outros usuários. 

Como resetar teclado CTK 3500?

Para voltar às configurações de fábrica do teclado Casio CTK 3500, primeiramente desligue o aparelho. Depois, enquanto pressiona a tecla Song Bank e a tecla [0] do teclado numérico simultaneamente, aperte o botão de Liga/Desliga (Power). 

Qual a voltagem do teclado Casio?

Grande parte dos teclados da Casio vendidos em território brasileiro funcionam com uma fonte de 9,5V DC do tipo bivolt. Assim, ela pode ser ligada em tomadas de 127V e 220V sem problemas. Porém, um aviso importante: para confirmar essa informação, leia o manual do produto antes de usar pela primeira vez. 

Qual o melhor teclado para quem está começando a tocar?

Se você é iniciante, precisa de um teclado fácil de usar, com interface intuitiva e boa sonoridade. Dessa forma, os teclados arranjadores são uma ótima opção, porque apresentam essas qualidades, além de funções que facilitam o estudo, como modo de lições e de acompanhamento. 

Conclusão: O teclado Casio CTK 3400 é bom ou não?

Agora, é o momento do resumo do artigo de hoje. Bom, o teclado Casio CTK 3400 é bom principalmente para iniciantes. Possui recursos interessantes e preço justo, sendo positivo em custo-benefício.

Caso você não se importe em gastar mais para ter um instrumento de nível superior, uma boa alternativa é o Yamaha PSR-E473. Ele tem sonoridade rica e é completo em funções. Porém, é grande e pesado, com preço mais elevado.

Por outro lado, se você está com orçamento apertado, vale dar uma chance para o teclado Key Power KP100. Apesar da construção simples, ele é eficaz em ser uma plataforma de estudo para iniciantes.

Então, não perca tempo e realize a compra agora mesmo! Desejamos ótimos momentos com o seu novo instrumento musical.

Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.