Início » Ukulele Makanu é Bom? Vale a Pena?
Ukulele Makanu é bom?

Ukulele Makanu é Bom? Vale a Pena?

Olá, amante da arte musical! Não há como não curtir o som de um ukulele, certo? No entanto, há muitas marcas disponíveis no mercado, dificultando a escolha. Por isso, hoje vamos responder à seguinte pergunta: o ukulele Makanu é bom?

Analisaremos em detalhes um modelo dessa marca que tem ganhado espaço no Brasil, listando seus prós e contras. Além disso, avaliaremos dois exemplares de outras fabricantes para que você possa fazer uma comparação mais abrangente.

Se você gostou da proposta, continue com a gente!

Sobre o Ukulele Makanu

Ukulele Makanu

✅ Tamanho soprano

🚫 Qualidade limitada

✅ Indicado para iniciantes

✅ Baixo preço

A Makanu é uma marca estrangeira de instrumentos musicais criada em 2014, que tem como foco principal a construção de ukuleles. Aqui no país, os instrumentos da empresa possuem um valor bastante competitivo.

Falando especificamente do modelo Makanu 01UK, ele tem o tamanho soprano, que é pequeno, leve e portátil, sendo bastante recomendado para iniciantes. O instrumento é feito de madeira laminada, porém o fabricante não especifica os tipos de materiais utilizados. 

O exemplar tem diferentes cores disponíveis, sendo que o de acabamento natural apresenta um visual clássico muito atraente. A construção é bem básica, sem captação, com tarraxas de botões brancos e 12 casas no total. 

As cordas são de nylon comum e geram um timbre que agrada a quem está aprendendo, mas que carece de maior qualidade quando comparado a alguns concorrentes. No entanto, ele pode vir acompanhado de capa e acessórios dependendo do revendedor. 

Resumindo, se você é principiante e realmente não pode gastar muito em um instrumento, esse ukulele Makanu soprano é bom candidato, mas tem suas limitações.

Ficha técnica:

  • Marca: Makanu
  • Tamanho: Soprano
  • Cordas: Nylon
  • Madeiras: Laminadas (não especificadas)
  • Captação: Não

Como saber se o ukulele Makanu é bom?

Antes de comprar qualquer instrumento musical, recomendamos que você pesquise a opinião de outras pessoas que já tiveram ou tocaram com o produto. Assim, você poderá descobrir possíveis problemas de forma antecipada ou mesmo confirmar que o modelo é, de fato, bom. 

Nesse sentido, vale dar uma olhada em sites como o Reclame Aqui e a Amazon, que disponibilizam comentários de compradores. Leia os relatos e verifique a nota da empresa ou do equipamento. Outra ação interessante é pesquisar vídeos de demonstração. 

Falando do ukulele de forma mais específica, apesar de ser um instrumento simples, devemos ficar atentos a vários fatores. Qualidade de materiais, tamanho, cordas, entonação, timbre e conforto são aspectos muito importantes no instrumento, ok?

Para te ajudar a diferenciar os vários ukuleles presentes no mercado, em seguida explicaremos alguns tópicos relativos às principais características do instrumento. 

Tamanhos

De forma resumida, é possível afirmar que os ukuleles menores apresentam sonoridade mais aguda e com menor projeção, além de contar com casas mais estreitas. 

O menor ukulele de todos é o soprano, que é leve e portátil, sendo bastante indicado para quem está aprendendo as primeiras notas. Com um número de casas que varia entre 12 e 15, a afinação dele é GCEA. Depois do soprano, temos o concerto, que é um pouco maior. Ele pode ter até 17 casas, com um som um pouco mais cheio. A afinação é a mesma do soprano.

Por sua vez, o tenor tem de 17 a 19 casas, além de afinação GCEA. Ele apresenta mais graves e ressonância do que os anteriores. Menos comum e o maior dos ukuleles, o barítono conta com pelo menos 19 casas e tem uma afinação diferente: DGBE, igual às quatro primeiras cordas de um violão

Materiais

Boa parte dos ukuleles é confeccionada com madeiras. Nesse sentido, os modelos com madeira laminada são mais baratos e com timbre simples, enquanto os de madeira sólida são mais ressonantes e encorpados, porém mais onerosos. 

Há também instrumentos de outros materiais, incluindo plástico, mas os de madeira possuem um som de mais qualidade. Se você está se perguntando quais as melhores madeiras para ukulele, aqui vai uma lista básica: sapele, mogno, koa, spruce, linden, nato e rosewood.

Por fim, quando o assunto são as tarraxas, dê preferência para as completamente blindadas, que têm resistência elevada. Caso você queira fazer shows, os ukuleles com captação são os mais indicados, beleza?

Cordas

As cordas do tipo Nylgut são consideradas as melhores para ukulele, uma vez que elas procuram recriar o efeito sonoro das antigas cordas de tripa animal. 

Feito de materiais sintéticos, o encordoamento Nylgut se destaca pelo timbre encorpado e bem equilibrado, sendo superior às cordas de nylon mais simples. 

Alternativas para Ukulele Makanu

Queremos ouvir de você: e aí, já conseguiu saber se o ukulele Makanu é bom ou não? Caso você ainda esteja em dúvida, confira as análises a seguir, pois separamos dois modelos de outras marcas. Assim, você poderá compará-los para formar uma opinião bem embasada.

1. Ukulele Concert UW23CS – Winner

Ukulele Concert UW23CS - Winner

✅ Boa construção

🚫 Sem captação

✅ Cordas Nylgut

✅ Preço acessível

Se você está achando que o ukulele soprano pode ser muito pequeno ou prefere um timbre mais encorpado sem abrir mão do conforto, esse modelo concerto da Winner é uma boa opção de compra. 

Ele conta com corpo de sapele laminado e braço de nato, incluindo escala e cavalete de blackwood. Por sua vez, as tarraxas são blindadas, enquanto o nut e o rastilho são feitos de plástico ABS. Outro ponto positivo é o fato de o instrumento vir de fábrica com o encordoamento Aquila Super Nylgut. Em contrapartida, o modelo não tem captador.

Enfim, esse um ukulele da Winner é um bom instrumento, com construção satisfatória, timbre bastante agradável e preço acessível.

Ficha técnica:

  • Marca: Winner
  • Tamanho: Concerto
  • Cordas: Nylgut
  • Madeiras: Sapele / Nato / Blackwood 
  • Captação: Não

2. Ukulele 23K NTMS – Tagima

Ukulele 23K NTMS - Tagima

✅ Bom acabamento

🚫 Cordas simples de nylon

✅ Preço baixo

✅ Bom para iniciantes

Mais um ukulele concerto na faixa de preço dos anteriores, esse modelo é fabricado pela Tagima, marca brasileira com bastante tradição no segmento de cordas. 

Sem captação, o instrumento tem corpo todo de sapele laminado, braço de okoume e escala de technical wood. As tarraxas são cromadas, sendo que o acabamento do corpo é natural, com a coloração mahogany satin. As cordas são de nylon normal. 

Mais uma vez, o timbre desse ukulele não compromete quem está aprendendo o instrumento. Logicamente, o som não é tão rico e ressonante quanto o de um exemplar com madeiras sólidas, mas cumpre o seu papel.

Ficha técnica:

  • Marca: Tagima
  • Tamanho: Concerto
  • Cordas: Nylon
  • Madeiras: Sapele / Okoume / Technical Wood 
  • Captação: Não

Perguntas frequentes

Qual marca de ukulele é boa para iniciantes?

Há muitas opções de ukulele com bom custo-benefício para iniciantes no mercado. Nesse sentido, algumas marcas populares são Shelby, Mahalo, Seizi, Kala, Makanu, Giannini, Winner, Tagima, Malibu e Kalani. 

Qual o melhor ukulele do mundo?

Os modelos completamente sólidos, com madeiras nobres e selecionadas, são os melhores ukuleles para uso profissional. No entanto, esse tipo de instrumento tem preço elevado em função da complexidade de sua construção. 

Qual o tipo de ukulele mais usado?

O soprano é o tamanho de ukulele mais usado por iniciantes, pois é pequeno e leve, sendo bastante confortável e portátil. Outro tipo popular de ukulele é o de tamanho concerto, que tem um som um pouco mais cheio. Em contrapartida, o barítono é o tipo menos comum do instrumento.

Qual o melhor ukulele: soprano ou tenor?

Não há melhor ou pior, pois são ukuleles de configurações diferentes. O soprano é o menor de todos, com timbre mais brilhante e magro. Já o tenor tem corpo mais avantajado, entregando mais ressonância e graves. 

Como aprender a tocar ukulele sozinho?

Atualmente, há muitos vídeos e cursos de ukulele com boa qualidade disponíveis na internet. Por isso, é perfeitamente possível praticar ukulele sozinho, estudando de onde e quando quiser. Nesse sentido, selecione bem o seu professor, pesquisando a opinião de outros alunos. 

Conclusão: O ukulele Makanu é bom ou não?

Chegamos ao fim das nossas análises de hoje. Gostou das informações aqui disponibilizadas? Esperamos sinceramente que sim!

Afinal de contas, o ukulele Makanu é bom realmente? Veja, o instrumento tem formato soprano e construção bem simples, sendo realmente voltado para iniciantes. O preço é baixo e o som é satisfatório, então é um candidato que merece ser analisado.

Porém, com praticamente o mesmo valor, é possível comprar ukuleles de tamanho concerto das marcas Winner e Tagima. Conforme explicamos neste artigo, eles têm um som mais encorpado que o do Makanu, sem perder em conforto. No caso do Winner, ele ainda vem de fábrica com cordas Nylgut, que são melhores do que as de nylon mais simples.

Então, agora é com você. Eleja o seu instrumento preferido e faça a aquisição agora mesmo! Vocês terão muitos bons momentos juntos, pode acreditar.

Obrigado pela sua companhia, amante da arte musical. Grande abraço e até o próximo artigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.