Fique tranquilo, você está no caminho certo! Para início de conversa, hoje nós vamos analisar uma das melhores fabricantes de instrumentos de corda do Brasil. Mas, será que o Ukulele Giannini é bom? Ele vale a pena?
O Ukulele ganhou popularidade no Hawai. No entanto, seu timbre já conquistou o mundo todo. Para descobrir se a Giannini acertou na fabricação deste instrumento, então leia o texto até o final.
Conteúdo
Sobre a Giannini
Apesar de ser uma empresa brasileira, a Giannini foi fundada por um luthier italiano. Tranquillo Giannini fundou a sua marca em 1900. No início, ela era capaz de produzir 2500 violões por ano.
Na época, Tranquillo divulgava seus violões entre os artistas e os boêmios. Não demorou muito para a empresa decolar. Ela foi nacionalizada em 1948, tornando-se em uma sociedade anônima.
A partir dos anos 1960, os violões e guitarras da fabricante brasileira passaram pelas mãos de grandes artistas. Ela contribui com o desenvolvimento de grandes gêneros musicais, como a Jovem Guarda e Bossa Nova. Hoje, os Ukelele Giannini estão se destacando no cenário musical.
Como saber se o Ukulele Giannini é bom?
Em primeiro lugar, vale lembrar que a Giannini é uma referência na construção de instrumentos de corda. Recentemente, a empresa decidiu fabricar o Ukulele. Portanto, é importante saber o que os consumidores dizem sobre o instrumento.
Nesse sentido, os Ukulele Giannini tem ótimas avaliações na Amazon. O modelo Soprano UKS-21, por exemplo, tem nota 4,9. Ademais, 88% dos consumidores avaliaram em 5 estrelas.
Sobre a Giannini, no site Reclame Aqui, ela tem uma reputação fora de série. De acordo com o portal, a fabricante tem nota 9,4, respondeu todas as reclamações e 87% dos clientes voltariam a comprar seus produtos.
1. Ukulele Concerto- Giannini
Prós | Contras |
✅ Indicado para músicos iniciantes e intermediários | 🚫 Tarraxas instáveis |
✅ Concert ✅ Boa Projeção Sonora | 🚫 Frágil |
Antes, vale frisar que o Ukulele Concert é um pouco maior que o Soprano. Por isso, ele tem mais casas e espaço entre os trastes é um pouco maior. Além disso, é um instrumento indicado aos músicos intermediários.
O Ukulele Concerto Giannini é do tamanho 23. Tem doze trastes e as tarraxas para a afinação são blindadas. O seu corpo é construído em Linden, enquanto o braço e a escala é em Chinese Solid Wood.
O acabamento acetinado fosco dá um caráter mais fechado para a sua estética. Vem com Bag, afinador e palhetas. O Ukulele Concerto Giannini, mais um da série Start, é uma ótima opção de compra.
Ficha técnica:
- Concert
- 12 trastes
- tarraxas blindadas
- Corpo em Linden
- Braço e escala em Chinese Solid Wood
- Acompanha bag, afinador e palheta
- 50 x 20 x 10 cm; 4 Kg
2.Ukulele Soprano UKS-21 NS – Giannini
Prós | Contras |
✅ Indicado para músicos iniciantes e intermediários | 🚫 Tarraxas instáveis |
✅ Soprano ✅ Timbre mais agudo | 🚫 Frágil |
Agora, vamos analisar o Ukulele Soprano Giannini. Este tipo é um pouco menor que o Concert, e possui um timbre mais agudo. É o modelo mais popular entre os músicos.
O Ukulele Soprano Giannini também faz parte da série Start, uma linha voltada para músicos iniciantes. Ele vem com doze trastes e tarraxas blindadas, como o modelo anterior. As cordas são de nylon, é a regra neste instrumento.
Enquanto o braço e a escala são, também, em Chinese Solid Wood, o corpo é em Linden. O acabamento em verniz fosco dá um toque especial para este instrumento. O Ukulele Soprano Giannini é indicado para quem quer começar a tocar com um ótimo instrumento.
Ficha técnica:
- Soprano
- 12 trastes
- tarraxas blindadas
- Corpo em Linden
- Braço e escala em Chinese Solid Wood
- Acompanha bag
- 55 x 8 x 24 cm; 660 g
Alternativas para Ukulele Giannini
Não há dúvida que, tanto o Ukulele Giannini Soprano, como o Concerto, são ótimos instrumentos musicais. Porém, o mercado oferece outras opções. Elas são tão boas quanto os modelos analisados até aqui.
O primeiro que vamos analisar é o Ukulele Concert da Winner. O segundo é do tipo Soprano fabricado pela Altomex. Nesse sentido, são modelos equivalentes aos da Giannini.
1. Ukulele Concert UW23CS – Winner
A primeira alternativa ao Giannini é o Ukulele Concert da Winner. É um instrumento diferenciado em razão da sua construção. Além disso, vem com cordas Aquila, as mais indicadas para a categoria.
O Ukulele Concert da Winner tem o corpo construído em Sapele Laminado. O braço é em nato, enquanto a escala e o cavalete é em Black Wood. Diferente dos modelos anteriores, vem com 18 trastes, enquanto aqueles vinham com 12.
As tarraxas são blindadas, do tipo Diecast. Com o desconto, ele é um pouco mais barato que os modelos anteriores. Enfim, o Ukulele Concert da Winner é um ótimo instrumento musical e tem mais recursos que os da Giannini.
Ficha técnica:
- Concert
- 18 trastes
- tarraxas blindadas Diecast
- Corpo em Sapele Laminado
- Braço e escala em Black Wood
- Encordoamento Aquila
- 26 x 10 x 63 cm; 700 g
2. Ukulele Acústico Soprano – Altomex
Por fim, tem-se o Ukulele Soprano Altomex, um instrumento simples, voltado aos principiantes. É do tipo acústico, ou seja, não vem com captadores e a projeção sonora depende da caixa de ressonância.
É um instrumento pouco recomendado. Não vem com encordoamento Aquila e há poucas informações disponíveis sobre o instrumento. Nesse sentido, não se sabe qual é a madeira utilizada para a sua fabricação.
Ainda assim pode ser um bom instrumento para quem quer começar a tocar. Contudo, os produtos da Giannini e da Winner são melhores. Assim, o Ukulele Soprano Altomex não é a melhor opção de compra.
Ficha técnica:
- Soprano
- 12trastes
- tarraxas niqueladas
- Madeira desconhecida
- Acompanha Back, afinador e palhetas
- Encordoamento Nylon
- 200 x 80 x 50 cm; 400 g
Conclusão: O Ukulele Giannini é bom ou não?
Por fim, após analisar os principais prós e contras, podemos concluir que o Ukulele Giannini vale a pena. Tem um ótimo custo benefício e a fabricante é respeitada pelo mercado. Além disso, a maioria dos clientes é fiel à marca.
Agora, sobre as alternativas, o modelo da Altomex pode ser evitado. Em contrapartida, o da Winner é o melhor custo benefício. Assim, concluímos que o Ukulele Giannini é bom, sendo indicado aos músicos iniciantes e intermediários.

Gilberto é professor licenciado em música, leciona aulas de violão, erudito e harmonia. Além disso, é advogado e apaixonado por filosofia, psicologia e política.