Olá, colega violonista! O artigo de hoje analisará uma das marcas mais famosas quando falamos de instrumentos acústicos com bom custo-benefício. Nesse sentido, daremos todas as informações necessárias para você ter certeza de que o violão Crafter é bom.
Dessa forma, a nossa equipe selecionou três violões da marca, listando as especificações técnicas e destacando os prós e contras de cada um. Além disso, apresentamos alternativas de instrumentos de outras fabricantes a fim de que você possa fazer uma comparação mais ampla.
Então, vamos nessa!
Conteúdo
Sobre a Crafter
Antes de mais nada, vamos conhecer um pouquinho da história da empresa? A Crafter foi fundada em 1972 pelo sul-coreano HyunKwon Park. Os primeiros instrumentos foram feitos no porão da casa dele, mas logo o negócio cresceu e, na década seguinte, os produtos passaram a ser exportados.
Atualmente, a Crafter está presente em mais de 40 países, sendo que os violões são o carro-chefe da marca. Os instrumentos apresentam ótima qualidade, seja para iniciantes, intermediários e até profissionais dependendo do modelo. No Brasil, a Crafter é conhecida pelo excelente custo-benefício.
Como saber se o Violão Crafter é bom?
Para saber se um violão é bom, há duas etapas em que devemos ser proativos: antes e depois da compra. Na primeira, reflita sobre a sua real necessidade. Ou seja, defina se você quer um violão com cordas de aço ou nylon, se precisa de sistema de captação, qual o orçamento limite e por aí vai.
Depois, recomenda-se selecionar produtos, ler artigos de análise, assistir a vídeos de demonstração e pesquisar a marca em sites de avaliações de produtos, como a Amazon e o Reclame Aqui.
Assim, você pode descobrir possíveis problemas corriqueiros, evitando dores de cabeça posteriores. Analise se a empresa responde os clientes e dá a solução para cada caso, ok? Um bom pós-venda é muito importante.
Uma vez que você já esteja com o instrumento em mãos, analise esses três aspectos essenciais: afinação, timbre e conforto. Um bom violão não pode falhar nessas áreas, pois elas são cruciais para um bom desempenho. Caso você encontre problemas, use o período de garantia a seu favor para que eles sejam sanados.
Em seguida, confira a análise de três violões da marca Crafter.
1. Violão Aço Folk HD-250 – Crafter
Começamos a nossa lista com um violão folk da Crafter. Resultado disso, o instrumento tem frequências cheias e equilibradas, com boa projeção.
Apresenta tampo laminado de engelmann spruce, com lateral e fundo de mogno, assim como o braço. A escala e o cavalete são de rosewood, enquanto as tarraxas são cromadas e blindadas, com botões pretos.
O braço é bastante confortável, com a adição do cutway no corpo, que facilita o acesso às últimas casas. O acabamento é muito bonito, na cor sunburst, com uma camada de verniz brilhante. Outra característica positiva é a presença de captação, que fornece bastante praticidade para apresentações ao vivo.
Nesse sentido, o pré-amplificador possui quatro bandas de equalização e afinador embutido. Ah, o instrumento vem equipado de fábrica com cordas de aço D’addario EXP Phosphor Bronze .013.
Resumindo, esse violão Crafter folk é bom para iniciantes e intermediários, com bons materiais e timbre convincente, mas poderia ser melhor se o tampo fosse sólido em vez de laminado.
Ficha técnica:
- Tipo: Eletroacústico
- Cordas: Aço
- Tampo: Engelmann Spruce
- Laterais e fundo: Mogno
- Braço: Mogno
- Escala: Rosewood
- Cor: Sunburst
2.Violão Aço Baby HM-100E – Crafter
Aqui está um violão Crafter baby, ou seja, de tamanho reduzido. Essa é uma tendência cada vez mais presente no mercado, pois oferece violões com bom timbre e extrema praticidade de transporte.
Dessa forma, o instrumento conta com cordas de aço, tampo de spruce, lateral e fundo de sapele, com acabamento fosco. O braço é de mogno, com escala de rosewood. As tarraxas são cromadas.
Esse é um violão eletroacústico, ou seja, que tem sistema de captação e pode ser ligado a caixas de som externas. O pré apresenta afinador integrado e equalizador de quatro faixas de frequência.
O som é bastante agradável, mas não espere o mesmo corpo e volume sonoro de um violão com medidas normais. O grande apelo desse produto é justamente a portabilidade – por ser leve e compacto, pode ser transportado para qualquer lugar com extrema facilidade.
Ficha técnica:
- Tipo: Eletroacústico
- Cordas: Aço
- Tampo: Spruce
- Laterais e fundo: Sapele
- Braço: Mogno
- Escala: Rosewood
- Cor: Natural
3. Violão Aço Grand Auditorium – Crafter
Para fechar as análises da Crafter, trazemos aqui um exemplar Grand Auditorium. Em outras palavras, o corpo tem contornos arredondados muito elegantes, com um timbre de destaque nas frequências médias.
O instrumento apresenta tampo maciço de sitka spruce, que potencializa o sinal de forma bastante pronunciada. As laterais e o fundo são de mogno, assim como o braço, que tem escala de rosewood. As cordas de aço são D’Addario .012, enquanto as tarraxas são blindadas.
Nesse sentido, o violão possui bom conforto e ótima ressonância, com graves bem definidos e agudos na medida certa. Além disso, tem acabamento acetinado, que contribui para o fácil deslizamento das mãos. Em sua versão original, o modelo não apresenta captação.
Ficha técnica:
- Tipo: Acústico
- Cordas: Aço
- Tampo: Sitka Spruce Sólido
- Laterais e fundo: Mogno
- Braço: Mogno
- Escala: Rosewood
- Cor: Natural
Alternativas para Violão Crafter
Queremos saber, o que você achou das análises acima? Acreditamos que já deu para saber se o violão Crafter é bom, não é mesmo?
Porém, aguarde um minuto antes de tomar a sua decisão, porque agora trazemos dois violões de outras marcas. Assim, você vai poder ter certeza de que está fazendo a melhor escolha.
1. Violão Acústico Aço S-14 – Giannini
Você deve ter reparado que os três violões anteriores são de cordas de aço, que é a área em que a Crafter mais se destaca. No entanto, caso você prefira o som do encordoamento de nylon, trazemos aqui uma opção da marca brasileira Giannini.
O instrumento não tem captação e apresenta corpo todo de basswood, com braço de okoume e escala de sabina maciça. O nut é de ABS, enquanto as tarraxas são de pino fino niqueladas. Já o acabamento é preto e possui uma camada de verniz brilhante.
O timbre do violão é macio e delicado, porém sem grande riqueza sonora. Isso já é previsto em um produto tão barato. Assim, o instrumento se sai bem para quem está começando a tocar, mas, no futuro, precisará ser trocado por um de melhor qualidade para acompanhar a evolução do músico.
Ficha técnica:
- Tipo: Acústico
- Cordas: Nylon
- Tampo: Basswood
- Laterais e fundo: Basswood
- Braço: Okoume
- Escala: Sabina maciça
- Cor: Preto
2. Violão Folk SD200C TOS – Strinberg
Para os apaixonados pelo modelo folk que não têm muita verba disponível, esse exemplar da Strinberg merece ser analisado.
Ao observarmos as fotos do produto, de cara percebemos que o acabamento é bastante singular. A tonalidade tobacco fornece um visual rústico que, junto às marcações estilizadas da escala, faz a diferença no visual do instrumento.
Com cordas de aço, o modelo apresenta corpo e tampo de sapele, escala de technical wood e tarraxas blindadas. O modelo ainda vem equipado com captador piezo, cujo pré tem quatro bandas de equalização e afinador embutido.
O som do violão é bastante satisfatório, com positiva versatilidade. A pegada confortável é outro ponto a favor do produto. No entanto, se tivesse tampo maciço, seria um instrumento completo, mas o preço acessível acaba compensando a falta dessa característica.
Ficha técnica:
- Tipo: Eletroacústico
- Cordas: Aço
- Tampo: Sapele
- Fundo e lateral: Sapele
- Escala: Technical Wood
- Tarraxas: Cromadas
- Cor: Tobacco
Conclusão: O Violão Crafter é bom ou não?
Veja só, chegamos à parte final do nosso artigo! Se você ainda tem alguma dúvida, não se preocupe, pois preparamos um resumo para você.
Respondendo à pergunta principal: sim, o violão Crafter é bom. Os instrumentos da marca apresentam boa construção, materiais de qualidade, belo design e bom timbre. Além disso, o preço é justo, destacando-se pelo custo-benefício.
Em contrapartida, se você realmente está com orçamento apertado, é válido considerar outras opções mais em conta, como os violões das marcas Giannini e Strinberg, analisadas também neste artigo. Esses instrumentos não têm a mesma qualidade diferenciada dos produtos da Crafter, mas cumprem bem o seu papel.
Então, chega de delongas, pois agora é a hora de você tomar a sua decisão! Escolha o seu modelo favorito e faça a compra agora mesmo. Aí é só curtir e estudar muito o seu novo companheiro musical.
Um abraço, até a próxima!

Redator e guitarrista, Fernando mesclou suas duas grandes paixões e se especializou em jornalismo musical, somando mais de 10 anos de experiência na área.