Início » Os 10 Melhores Microfones para Podcast do ano

Os 10 Melhores Microfones para Podcast do ano

Nos últimos anos foram desenvolvidas novas formas de comunicação e uma delas é o Podcast. A palavra surgiu da junção dos termos “ipod” e “broadcast”, hoje todo mundo sabe que é uma ótima forma de obter informação. Um bom programa depende de um bom microfone e por conta disso criei o ranking dos melhores microfones para podcast do ano. 

Prepare-se, pois hoje você conhecerá os principais detalhes de microfones que esbanjam qualidade e fidelidade sonora. O assunto não é tão simples e precisa da sua atenção. Portanto, ajuste o seu foco durante os próximos minutos para aprender mais sobre o seu próximo microfone para podcast. 

Melhores microfones para podcast do mercado

Escolher um bom microfone para podcast é uma tarefa que pede atenção. Uma má escolha pode prejudicar o seu programa. Portanto, preste atenção na tabela a seguir, ela resume todo o conteúdo do ranking. 

Imagem

Produto

Preço (R$)

Microfone SM7B - Shure

1. Microfone SM7B - Shure

✔️ Melhor microfone para Podcast

Microfone MV7 - Shure  

2. Microfone MV7 - Shure

✔️ Melhor microfone para streaming

Microfone Yeti - Blue 

3. Microfone Yeti - Blue

✔️ Melhor microfone plug and play

Microfone Quadcast - HyperX

4. Microfone Quadcast - HyperX

✔️ Melhor microfone para gamers

Microfone AT2020 Pro - Audio-Technica

5. Microfone AT2020 Pro - Audio-Technica

✔️ Ótimo microfone condensador para podcast

Microfone Meteor - Samson

6. Microfone Meteor - Samson

✔️ Ótimo microfone para podcast

Microfone Blazar GM300 - Redragon

7. Microfone Blazar GM300 - Redragon

✔️ Melhor custo-benefício 

Microfone Solocast - HyperX

8. Microfone Solocast - HyperX

✔️ Compatível com PS4 

Microfone Snowball Ice - Blue 

9. Microfone Snowball Ice - Blue

✔️ Certificado pelo Skype 

Microfone GTX 232 - Mantis

10. Microfone GTX 232 - Mantis

✔️ Baixo investimento 

1. Microfones SM7B – Shure

Prós

Contras

✅ Robusto

🚫 -

✅ Melhor microfone para podcast

Não é à toa que o microfone SM7B foi escolhido para ocupar o primeiro lugar do ranking dos melhores microfones para podcast do ano. Além de ser utilizado por Michael Jackson na gravação de Thriller, ele garante um desempenho de alta qualidade. É um microfone para mudar a sua vida. 

O SM7B é um dos microfones dinâmicos de melhor qualidade feito pela marca Shure. É de polaridade cardióide, indicado para estúdios, podcasts e streaming. É excelente para gravar vozes, principalmente por excluir os sons periféricos, dando ênfase a uma única direção sonora. 

O acabamento do SM7B surpreende, é bonito e leve uma pintura em preto fosco. É resistente, pesado e robusto. Garante a alta fidelidade sonora, sendo o preferido do mercado. Aproveite a chance e deixe seu podcast ainda mais nítido com o Shure SM7B. 

2. Microfones MV7 – Shure

Prós

Contras

✅ XLR / USB

🚫 -

✅ Melhor microfone para streaming

Mais uma vez a Shure está entre as líderes na fabricação de microfones e novas tecnologias para aprimorar os serviços de áudio. Agora é a vez do MV7, um modelo imbatível, tanto para podcast como para streaming. Tem a definição que só a Shure pode entregar. 

É um microfone do tipo dinâmico projetado para atender os empreendedores digitais. O MV7 tem um design sofisticado e é fácil de manusear. A conexão USB garante a captação digital, enquanto a XLR entrega um som mais encorpado por ser analógica. 

Não há dúvidas que o MV7 pode surpreender qualquer gamer ou podcaster. A Shure investiu em tecnologia para tornar acessível ao público os produtos de alta qualidade que só os grandes estúdios utilizavam. Você pode ter um com apenas um toque.  

3. Microfones Yeti – Blue

Prós

Contras

✅ Melhor microfone plug and play

🚫 Somente gravação digital

✅ Mais de um padrão polar disponível 

A marca Blue vem conquistando espaço no mercado por conta de seus ótimos produtos. A sua linha de microfones trouxe novas perspectivas aos usuários. E o modelo de maior destaque é o Yeti, usado por gamers e podcasts. 

É um microfone bonito, com ótimo acabamento e várias opções de captação. Você pode ajustar o padrão polar para o tipo cardióide, supercardióide ou bidirecional. Cada um resulta numa forma de captação, sendo o supercardióide o mais indicado para podcast por conta da definição e profundidade.   

É um microfone do tipo plug and play, ou seja, a conexão USB possibilita que você o conecte direto ao computador, sem depender de uma interface. Tem suporte e ainda pode ser ajustado a um pedestal. Comece a gravar seus podcast com o Blue Yeti agora mesmo. 

4. Microfones QuadCast – HyperX

Prós

Contras

✅ Melhor microfone para gamer

🚫 Somente gravação digital

✅ Mais de um padrão polar 

Você é um gamer? Então esse microfone foi projetado para você. A marca HyperX é admirada pelos gamers pelas inovações que traz em seus produtos. E o microfone QuadCast é o preferido entre os que passam por longas sessões de jogos. 

Tem algumas funções semelhantes ao modelo anterior, mas seu design irreverente e a cor vibrante fazem toda a diferença. Você pode escolher o padrão polar entre os disponíveis – cardióide, supercardióide e bidirecional – e vem com pop filter interno integrado. A conexão USB garante uma ótima gravação digital ao estilo plug and play

Como é normal deste tipo, dispensa qualquer interface ou placa de som. A base é firme e foi projetada para atenuar as vibrações. É o microfone que deixa seus jogos ainda mais divertidos. Garanta a sua diversão com o HyperX com apenas um toque. 

5. Microfones AT2020 Pro – Audio-Technica

Prós

Contras

✅ Condensador 

🚫 Somente um padrão polar

✅ XLR

Um tipo de microfone que pode ser ótimo para podcast é o condensador. E a marca Audio-Technica desenvolve os melhores modelos deste tipo. O AT2020 Pro é excelente e pode suprir todas as suas necessidades. 

O microfone condensador precisa de estabilidade para garantir um bom resultado na gravação. É por isso que o AT2020 Pro vem equipado com um ótimo cachimbo para fixação no pedestal. O modelo é muito bonito, chamando atenção pelo seu design clássico. 

Adota o padrão polar cardióide para eliminar os sons periféricos e valorizar a fonte sonora. A conexão XLR garante a gravação analógica, mais fiel e definida. O Audio-Technica é ótimo para podcasts, streaming, gamers e até em estúdios profissionais. Invista em você e adquira um microfone para podcast já. 

6. Microfones Meteor – Samson

Prós

Contras

✅ Condensador 

🚫 Somente um padrão polar

✅ USB 

Os produtores de podcast aquecem muito o mercado do áudio. E marcas novas surgem para suprir essa demanda. Uma delas é a Samson, ela vem batendo todas as expectativas. O microfone para podcast Meteor é do tipo condensador, ou seja, precisa estar firme para garantir uma boa gravação. 

Tem a polaridade cardióide, a mais utilizada em aparelhos desse tipo. É fácil de usar e a base maleável facilita na hora de posicionar o microfone para a gravação. A conexão USB oferece uma ótima qualidade de captação digital.  

O Meteor tem um lindo acabamento cromado e ótima resistência à pressão sonora. É ideal para gravar seu podcast ou, então, para gravar algum instrumento musical. A Samson abre grandes sorrisos em seus usuários. Adquira o seu agora mesmo. 

7. Microfones Blazar GM300 – Redragon

Prós

Contras

✅ Condensador 

🚫 Somente um padrão polar

✅ Shock Mount 

Outra marca que vem se destacando na fabricação de produtos tecnológicos é a Redragon. E o produto que recebeu mais elogios foi o microfone Blazar GM300. É do tipo condensador e promete melhorar a vida dos gamers, streamers e podcasters. 

O GM300 tem um ótimo custo benefício. Entrega uma qualidade superior ao seu preço. O padrão cardióide garante uma ótima definição da voz do interlocutor, principalmente por rejeitar os sons periféricos. Acompanha pop filter, tripé e shock mount para melhorar ainda mais a captação. 

Algumas marcas não se destacaram tanto em tão pouco tempo como a Redragon. O Blazar GM300 é uma prova do seu empenho em projetar produtos cada vez melhores. 

Os produtores de podcast aquecem muito o mercado do áudio. E marcas novas surgem para suprir essa demanda. Uma delas é a Samson, ela vem batendo todas as expectativas. Dê um upgrade no seu setup e adquira um GM300 agora mesmo. 

8. Microfones Solocast – HyperX

Prós

Contras

✅ Versátil

🚫 Frágil

✅ Barato

Mais uma vez a HyperX posicionou um microfone no ranking dos melhores do ano. Agora é a vez do Solocast, um modelo mais modesto, mas muito versátil. É muito utilizado pelos gamers, é compatível com PS4. 

O microfone Solocast tem conexão USB e uma ótima qualidade de sinal digital. É do tipo plug and play, basta conectar, apertar o rec e começar o discurso. É leve e a base garante mais estabilidade para captação. 

É compatível com os softwares mais utilizados no mercado, tais como OBS, Split e Streamlabs. Facilita a vida do streamer e melhora o jogo do gamer. Tem um dos preços mais baixos do mercado e pode ser seu. 

9. Microfones Snowball Ice – Blue

Prós

Contras

✅ Certificado pelo Skype

🚫 Somente gravação digital

✅ Plug and Play

Outra inovação da marca Blue conquista mais um lugar no ranking. O Snowball Ice tem o design mais moderno da nossa lista. É muito útil para o seu dia-a-dia e pode te impressionar na hora de gravar um podcast. 

O Snowball Ice é um microfone condensador com polaridade cardióide. Seu desenho é diferente, simula uma bola e tem um ótimo ângulo de captação. Um tripé firme garante a estabilidade do som. É ajustável e você pode direcioná-lo à fonte sonora. 

É do tipo plug and play, tem conexão USB e possui certificação do Skype, validando sua eficiência. Não dependa mais do microfone do seu computador. Adquira o Blue Snowball Ice para ampliar a sua fala. 

10. Microfones GTX 232 – Mantis

Prós

Contras

✅ Mais barato do mercado

🚫 Frágil

✅ Plug and Play

Chegamos ao final do nosso ranking com um microfone especial, tem um preço que cabe no seu bolso. A marca Mantis entrega ótimos produtos e por um preço ainda melhor. Sem dúvida, é a opção certa para quem tem poucos recursos para investir. 

O GTX 232 funciona através da conexão USB, mais um do tipo plug and play para facilitar a vida dos podcasters. Vem com um ótimo Pop Filter, anulando os sons explosivos das vogais P e B. O tripé garante a estabilidade e você pode ajustá-lo para direcionar ao interlocutor. 

Agora você não tem mais desculpas para não ter um microfone e começar o seu podcast. O GTX 232 da Mantis te fornece uma ótima qualidade de captação por um preço muito baixo. Dê um passo nos seus planos e invista num agora mesmo. 

Para que serve o microfone para podcast ?

O microfone é uma invenção relativamente nova, no entanto, há milênios o ser humano usa tecnologias para amplificar o som. Um desses mecanismos é o megafone, um protótipo do microfone que amplifica o som através da coluna de ar. 

A partir de então foram criadas várias tecnologias para melhorar a forma de captar e transmitir o som. Foram desenvolvidos microfones específicos para cada situação. Há modelos para shows e, em outros casos, para programas de televisão. 

No entanto, a Internet deu vez para novas formas de transmissão da informação. Uma delas é o Podcast, que pode ser considerado a evolução do rádio no novo milênio. Sendo assim, foram criados microfones específicos para este tipo de programação.  

Como escolher o melhor microfone para podcast 

O ranking dos melhores microfones para podcast do ano já traz modelos o suficiente para qualquer empreendedor digital. No entanto, segue uma lista dos principais quesitos que você precisa saber na hora de escolher o seu modelo. 

Tipos

Há dois tipos de microfones, o dinâmico e o condensador. O primeiro tem mais capacidade de captar os sons em movimento. Portanto, é mais utilizado por artistas em seus shows. O segundo é mais instável, por isso precisa estar parado para ter uma boa captação. Foi projetado para os estúdios de gravação e tem mais fidelidade na hora de captar os sons. O tipo condensador é o mais indicado na hora de fazer um podcast.  

Polaridade

Outro ponto a ser observado é a polaridade. Tem a ver com o tipo de diafragma de cada microfone, que nada mais é do que o item responsável por realizar a captação sonora. As polaridades mais comuns são a cardióide, na qual dispensa os sons periféricos para dar ênfase a uma única direção sonora. E o bidirecional, que tem uma amplitude de captação equivalente nas direções opostas. 

Conexões 

Você pode encontrar várias conexões entre os microfones, entre elas a P2, P10, XLR e USB. A P2 e P10 são as mais comuns em microfones ruins. A conexão XLR é ótima, balanceada, ou seja, gera uma sensação de profundidade. Mas para Podcast, a melhor conexão é a USB, já que é do tipo plug and play, basta conectar ao computador e o microfone estará pronto para gravar através do programa.  

Sensibilidade

Os microfones também apresentam variações quanto a sua sensibilidade. O do tipo condensador, por exemplo, é mais sensível e precisa de estabilidade para garantir uma captação com excelência. Já o do tipo dinâmico é um pouco diferente. Este é mais estável, pode estar em movimento que ainda assim é capaz de capturar os sons com qualidade. 

Recursos extras

Por fim, você deve prestar atenção aos recursos extras que os modelos de microfone tem a oferecer. O principal é o Pop Filter, uma espuma capaz de amenizar a sibilância e as consoantes explosivas. O pedestal, o cachimbo, o cabo de transmissão, as pedaleiras, a interface e o amplificador são outros recursos que podem enriquecer o seu podcast. 

Perguntas frequentes 

Qual o melhor tipo de microfone para podcast? 

Os melhores tipos são os que foram apresentados no ranking. No entanto, para ser mais específico, afirmo que o melhor microfone para podcast é o do tipo condensador. Este tipo, funciona melhor em ambientes fechados e em pedestais. Lembre-se de que uma conexão USB pode facilitar a sua vida e melhorar o seu programa. 

Qual microfone usado no Flow Podcast?

O Flow é um dos maiores – se não o maior – Podcast do país. O modelo Shure SM7B é usado no programa da dupla Monark e Igor, e o microfone, apesar de ser dinâmico, está entre os melhores. Este modelo também foi utilizado na gravação da música Thriller, composta por Michael Jackson, conhecido como o Rei do Pop. 

Qual é o melhor microfone custo benefício? 

Depende do quanto você pode e quer investir no seu Podcast. Sem dúvida, todos os modelos apresentados no ranking tem um ótimo custo benefício, mas, para dizer qual é o melhor, depende o quanto você pode investir. Caso você tenha poucos recursos, o modelo GTX 232 da Mantis pode ser o melhor microfone em custo benefício. 

Qual a marca de microfone é melhor? 

As melhores marcas de microfone para podcast estão no ranking e são: Shure, Blue, HyperX, Audio-technica, Redragon e Mantis. Contudo, há outras marcas que merecem atenção e produzem ótimos exemplares, como a Sennheiser. 

Qual é o melhor microfone para gravação? 

Depende de qual tipo de gravação você quer fazer. Para instrumentos de percussão, por exemplo, você precisará de microfones que aguentem mais pressão sonora do que os microfones projetados para gravar podcast. Lembre-se, há um microfone específico para cada tipo de gravação. 

Conclusão: qual o melhor microfone para podcast

Escolher um microfone pode não ser tão divertido quanto gravar um podcast, mas faz parte de todo planejamento e desenvolvimento do seu projeto. É crucial para a qualidade do seu programa. O ranking dos melhores microfones para podcast te mostrou um guia para você conhecer as melhores opções disponíveis no mercado. 

Juntos, conhecemos os principais prós e contras de marcas consagradas como Shure, Blue, HyperX, Audio-technica, Redragon e Mantis. Além disso, você viu um manual de como escolher o melhor modelo e teve acesso as respostas do FAQ, onde foram sanadas as principais dúvidas discutidas online. 

No entanto, se você quer publicar o seu podcast, este é um pequeno passo. Agora, você precisa escolher o melhor dentre os microfones para gravar o seu programa. O ranking dos melhores microfones para podcast do ano foi útil para você? Compartilhe com a gente nos comentários e encaminhe o artigo para o próximo convidado do seu podcast. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.