Início » As 6 Melhores Guitarras Strato em 2021 

As 6 Melhores Guitarras Strato em 2021 

“Quem não gosta de Stratocaster bom sujeito não é”. Ok, essa frase é só uma brincadeira, mas tem um fundo de verdade, afinal a Stratocaster é uma das guitarras mais icônicas, populares e versáteis do planeta. Por isso, preparamos este conteúdo especial com as melhores guitarras Strato em custo-benefício disponíveis no mercado nacional. 

Selecionamos 6 modelos de diferentes marcas e níveis de preço, apontando os prós e contras de cada um. Para completar, explicamos de forma detalhada os principais aspectos a serem analisados antes de comprar uma Strato. Temos a convicção de que, com este artigo, você terá total condições de fazer uma escolha certeira, sem arrependimentos. 

E aí, empolgado para entrar de cabeça no mundo das Stratocasters? Vamos lá! 

Melhores guitarras Strato para comprar online

A seguir, você pode conferir a nossa tabela comparativa com as melhores guitarras Strato em custo-benefício do mercado nacional. Aproveitamos para adiantar a principal qualidade de cada produto, veja só: 

1. Guitarra Memphis by Stratocaster MG30 – Tagima 

Prós

Contras

✅ Configuração clássica

🚫 Tarraxas poderiam ser melhores 

✅ Bom acabamento

✅ Som honesto 

Começamos a nossa seleção com um modelo da Memphis, série da Tagima que tem como meta oferecer instrumentos bons e baratos para músicos iniciantes. 

Esse exemplar conta com a configuração clássica de Strato, ou seja, três captadores tipo single-coil com uma chave seletora de cinco posições, um botão de volume e dois de tonalidade. Apresenta ainda corpo de basswood, braço de maple, escala de technical wood com 22 trastes, ponte tremolo e ferragens cromadas. 

Falando do visual, a cor fiesta red com acabamento fosco, o escudo mint green e os plásticos em tom creme dão um ar “vintage” bastante interessante ao modelo. As tarraxas são básicas – em outras palavras, não são das melhores. 

A pegada é confortável, enquanto o som é honesto e versátil. Tem um estalado interessante e bom equilíbrio de frequências, mas não apresenta a mesma riqueza sonora de um instrumento de nível mais elevado. Os captadores simples possuem ruído natural. 

Considerando o preço, essa guitarra está entre as melhores opções de compra para músicos iniciantes. 

 2. Guitarra STS-100 – Strinberg

Prós

Contras

✅ Configuração clássica

🚫 Design não tradicional 

✅ Cor sunburst

✅ Baixo preço 

Sem dúvida, a Strinberg está na lista das melhores fabricantes de guitarra para quem está aprendendo a tocar. 

Esse modelo é o mais barato de nossa lista e possui corpo de basswood, braço e escala de maple com 22 trastes, tarraxas cromadas e ponte tremolo. A parte elétrica, por sua vez, conta com um trio de captadores simples, chave seletora de cinco posições, um knob de volume e dois de tonalidade. As tarraxas são blindadas e seguram bem a afinação. 

O som é brilhante, mas, ao mesmo tempo, apresenta bons graves. Possui o estalado clássico do modelo Strato, porém o timbre das frequências médias carece de um pouco mais de definição e clareza. Contudo, o som é versátil e funciona bem para variados estilos musicais. Apresenta ruído natural dos captadores single-coil

A pintura no tom sunburst é muito bem-feita, mas note que o design dessa guitarra é bastante diferente das Stratos clássicas, com curvas mais acentuadas e headstock pontudo. Por conta disso, o shape pode não agradar aos músicos mais puristas. 

3. Guitarra Squier Bullet Stratocaster HT – Fender

Prós

Contras

✅ Licenciada pela Fender

🚫Preço elevado

✅ Headstock tradicional

✅ Leve e confortável 

A Squier pertence à Fender e, por isso, é licenciada para fabricar modelos Strato com design muito parecido aos instrumentos clássicos, incluindo o shape do headstock. 

Possui corpo de basswood, braço de maple, escala de laurel indiano com 21 trastes medium-jumbo e tarraxas blindadas cromadas. Apresenta ainda três captadores simples, que têm ruído natural, chave de cinco posições e três knobs, sendo um de volume e dois de tonalidade. A ponte é do tipo hardtail, ou seja, não é tremolo. 

O instrumento, que é o mais caro de nossa lista, é leve e muito confortável, com um belo acabamento. O som possui as principais características do modelo Strato, no entanto o timbre poderia ter um pouco mais de harmônicos e definição. 

Esse modelo não é perfeito, mas ainda assim está entre as melhores guitarras para quem procura uma Strato de entrada com visual o mais próximo possível de uma Fender. 

4. Guitarra Strato Power STH – PHX 

Prós

Contras

✅ Versatilidade

🚫 Trastes finos 

✅ Bom acabamento 

✅ Humbucker na ponte

Outra marca que cada vez mais se destaca no mercado de instrumentos musicais de entrada, a PHX acertou em cheio nesse modelo Strato. 

O instrumento utiliza basswood no corpo, maple no braço e rosewood na escala, que tem 22 trastes. Em relação à captação, essa guitarra apresenta grande versatilidade, pois conta com dois single-coil (braço e meio) e um humbucker (ponte). Desse modo, o modelo se sai bem tanto em estilos leves quanto mais pesados. 

A chave seletora tem cinco posições, enquanto os knobs possuem a seguinte configuração: master volume e duas tonalidades. O braço conta com espessura média, garantindo o conforto para a maioria das pessoas. Os trastes são finos, o que pode gerar imprecisão para a pegada de guitarristas que tocam mais forte ou aplicam técnicas avançadas. O acabamento também tem boa qualidade, com escudo perolado ou liso, pintura creme e ferragens cromadas (ponte tremolo e tarraxas diecast).  

Com essas qualidades, a guitarra se sai bem na maioria das aplicações. 

5. Guitarra Stratocaster SST Vintage Alder Americano – SX 

Prós

Contras

✅ Bela seleção de madeiras

🚫 Shape do headstock 

✅ Configuração clássica

✅ Bom timbre 

A marca SX é uma das mais famosas fabricantes de modelos Strato com preço acessível. 

Esse instrumento em particular tem como destaque a ótima seleção de madeiras: braço de maple (one-piece), escala de maple com 21 trastes e corpo de alder americano. As tarraxas são blindadas e seguram a afinação de forma satisfatória. 

Já os captadores vêm na configuração clássica de três single-coil, que, apesar do ruído natural, entregam um timbre de bastante personalidade, cheio e bem articulado. A ponte é tipo tremolo. 

O visual é outro ponto positivo. O acabamento sunburst translúcido exibe os belos veio do alder americano, dando um aspecto ainda mais clássico a esse exemplar. Nem tudo são flores, no entanto: o formato do headstock pode não agradar a todos os guitarristas. 

É um instrumento mais caro que outros de nossa lista, mas que é justificado em função do capricho na construção. Trata-se, portanto, de uma das melhores Strato em custo-benefício do mercado nacional. 

6. Guitarra Stratocaster TG520 – Tagima

Prós

Contras

✅ Pintura metálica

🚫 Tonalidade compartilhada 

✅ Humbucker na ponte

✅ Confortável 

Quando o assunto é Stratocaster com preço atraente, não há como deixar a Tagima de fora. 

Com tarraxas cromadas, corpo de basswood, braço de maple e escala de technical wood com 22 trastes, essa Strato chama a atenção logo de cara pela pintura metálica na cor azul. O escudo perolado complementa o belo visual. 

A versatilidade é garantida pelo humbucker na ponte e os outros dois captadores simples, possibilitando que o músico toque praticamente qualquer estilo musical. No entanto, há apenas dois controles: volume e tonalidade. Ou seja, não há como ajustar a tonalidade dos captadores de maneira individual. A chave seletora é padrão (cinco posições). 

Trata-se de uma guitarra confortável, que apresenta bom som e um belo visual, estando entre as melhores guitarras de entrada da Tagima.

O que é uma guitarra Strato ?

A Stratocaster foi criada pela marca Fender em 1954 e se tornou uma das guitarras mais emblemáticas da história. Atualmente, praticamente todas as empresas de instrumentos musicais elétricos possuem ao menos uma versão da Strato em seus catálogos.

Tamanha popularidade se deu por conta de vários fatores positivos presentes no modelo, como a leveza, o conforto e o timbre brilhante característico. Com o passar dos anos, o instrumento passou a sofrer alterações em sua configuração, como a adição de um captador humbucker na ponte, aumentando ainda mais a versatilidade sonora.

Por conta das qualidades citadas acima, a Strato é uma das melhores guitarras para iniciantes justamente por ser um modelo fácil de tocar e cujo som está presente em diversos clássicos da música mundial.

Como escolher a melhor guitarra Strato

Tipos

Antes de tudo, é preciso ter a certeza de que o modelo Stratocaster é o ideal para as suas necessidades musicais. Por isso, explicamos abaixo as diferenças entre os principais tipos de guitarra:

Guitarra Stratocaster

Como já explicamos anteriormente, a Strato foi desenvolvida pela Fender com o objetivo de ser uma guitarra confortável e versátil. O modelo apresenta contornos que se encaixam ao corpo do músico e facilitam o acesso aos últimos trastes, por exemplo.   

O som da Strato é marca registrada de diversos gêneros musicais, indo de um timbre limpo brilhante até uma distorção um pouco mais agressiva. Foi originalmente concebida com três captadores simples, porém, atualmente, é possível encontrá-la com as mais diversas configurações de captação.

Guitarra Telecaster

Quando falamos de guitarras sólidas e elétricas, a Telecaster é uma das pioneiras. Com dois captadores single-coil em sua versão mais tradicional, apresenta timbre estalado marcante e construção robusta.

Falando de estilos musicais, é muito presente no country, rock e worship. Apresenta boa versatilidade, se saindo bem com sons limpos e distorcidos. Dependendo da captação, pode até ser capaz de trabalhar com distorções pesadas. Além do mais, é um modelo que recebe customizações de maneira positiva.  

Guitarra Les Paul

Desenvolvido pela marca Gibson, o modelo Les Paul é um dos mais famosos de todos. Possui um timbre forte e encorpado, muito em função do corpo espesso e da dupla de captadores humbucker.  

Apesar de estar presente em diversas sonoridades, realmente se destaca com a utilização de overdrive e distorção, sendo altamente recomendada para rock, blues e metal, por exemplo. Embora haja modelos Les Paul com diferentes configurações de ponte e captadores, trata-se de um tipo de guitarra que não recebe customizações de forma muito amigável.    

Guitarra SG 

A exemplo do modelo Strato para a Fender, a SG foi desenvolvida pela Gibson com o intuito de ser um instrumento ergonômico e leve. Apresenta o braço colado como a irmã Les Paul, mas tem espessura menor e dois cortes no corpo.  

Na configuração mais popular, os dois captadores duplos apresentam excelente agressividade nos médios, mas sem o grave tão gordo quanto o da Les Paul. É uma das melhores guitarras para rock e hard rock, sendo que o modelo não apresenta ampla variação de materiais. 

Flying V

Também criada pela Gibson, o modelo chama a atenção pelas duas pontas do corpo, que transmitem uma sensação de modernidade e ousadia. É um instrumento bastante utilizado em rock, hard rock e heavy metal por conta do som arrojado. Mas, devido ao shape do corpo, tenha em mente que é difícil tocar sentado com essa guitarra.

Explorer

Esse é outro modelo da Gibson com design e timbre agressivo, sendo uma das melhores guitarras para heavy metal, por exemplo. Muitas marcas possuem versões da Explorer em suas linhas de produto. 

Material

Algumas das melhores e mais utilizadas madeiras para guitarra são: mogno, alder, ash, maple, basswood, nato, cedro, ébano e rosewood. Em relação à ponte, existem os modelos fixos e os que possuem alavanca para alterar a afinação de notas, por isso é importante atentar para esse fator antes da compra. Falando de tarraxas, as blindadas são as mais resistentes.

Captador

Single-coil 

Também denominado como captador simples pelo fato de ter apenas uma bobina, o single-coil possui em sua essência um timbre mais magro e agudo do que um captador humbucker. O único “porém” é o ruído natural que eles possuem.   

Humbucker

Esse é o famoso captador duplo, que, por conta das duas bobinas, oferece mais saída e corpo do que um single-coil, mas sem o mesmo brilho. O captador humbucker não possui ruído natural.

Stacked e Mini-Humbuckers 

Outro captador que muitos guitarristas usam em Strato é o do tipo stacked, que visualmente é idêntico a um single, porém apresenta duas bobinas “empilhadas” a fim de acabar com o ruído presente nos captadores simples.  

Por sua vez, os captadores mini-humbuckers são duplos, mas em tamanho de single-coil, sendo indicados para quem busca o timbre do humbucker sem precisar aumentar a furação de seu instrumento.  

Trastes

Os modelos Strato normalmente possuem 21 ou 22 trastes, mas é possível encontrar versões mais modernas com 24 casas. O tamanho do traste afeta diretamente a tocabilidade: os mais finos, de estilo vintage, em geral são mais confortáveis para acordes. Já os trastes maiores, como o jumbo, oferecem mais facilidade para a aplicação de solos com técnicas avançadas. Claro que a percepção de cada músico é individual, mas é importante ter em mente essas diferenças.

Perguntas frequentes

Qual o modelo de guitarra mais vendido?

A Strato encabeça a lista do tipo de guitarra mais vendido no mundo. Em função do conforto e versatilidade, ganhou popularidade e se fez presente em praticamente todas as sonoridades, com interpretações de variadas marcas.

Qual o melhor modelo de guitarra Tagima?

Alguns dos modelos mais populares da Tagima são as guitarras TG-520 e T-635, baseadas no shape da Strato. No entanto, a empresa também produz guitarras de alto padrão, como os exemplares assinados pelos músicos Edu Ardanuy e Juninho Afram. 

Quais as melhores guitarras Fender?

Varia de acordo com o gosto de cada guitarrista. A Telecaster apresenta um timbre de muita personalidade; por outro lado, a Stratocaster é mais versátil. Esses dois modelos de guitarra são os mais populares da Fender.

Qual o melhor tipo de guitarra para iniciantes?

A Stratocaster possui qualidades essenciais que facilitam o aprendizado do guitarrista iniciante, como design confortável e timbre versátil, além do belo visual.  

Quais são os tipos de guitarra?

Os modelos de guitarra mais famosos são: Stratocaster, Telecaster, Les Paul, SG, Superstrat, Flying V e Explorer, entre outros.

Conclusão: qual a melhor guitarra Strato 

Que tal a gente conferir um resumo das informações vistas no artigo de hoje sobre as melhores guitarras Strato em custo-benefício do mercado? Confira! 

Os modelos Memphis by Tagima Stratocaster MG30 e Strinberg Stratocaster STS-100 estão entre as melhores opções de compra para quem não quer gastar muito. Já para quem não abre mão do visual clássico da Strato, a Fender Squier Bullet Stratocaster HT é uma interessante alternativa. 

Se você busca uma Stratocaster com humbucker na ponte para um som ainda mais versátil e agressivo, olhe com carinho para os seguintes produtos: PHX Stratocaster Power STH e Tagima Stratocaster TG520

Por fim, para quem dá preferência a uma boa seleção de madeiras e um timbre diferenciado, a SX Stratocaster SST Vintage Alder Americano é uma das melhores Strato em custo-benefício presentes no mercado. 

Obrigado pela sua atenção. Grande abraço, bons sons! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.