Início » Os 5 Melhores Captadores para Guitarra em 2021

Os 5 Melhores Captadores para Guitarra em 2021

Você tem uma guitarra bacana, mas quer dar uma turbinada no som dela? Pois bem, saiba que mudar os captadores pode ser uma excelente alternativa para você. Neste artigo especial, selecionamos alguns dos melhores captadores para guitarra do mercado. 

Analisamos cinco diferentes modelos e explicamos as características deles, com os prós e contras de cada opção. Além disso, abordamos também os principais fatores a serem analisados ao comprar um captador de guitarra. 

Em posse de todas essas informações, não temos dúvida de que você estará capacitado para escolher o melhor captador para o seu instrumento.

Melhores captadores para guitarra do mercado 

A seguir, confira a nossa lista com alguns dos melhores captadores de guitarra à venda na internet. 

1. Kit de Captadores Stratocaster Pickguard Completo – Musiclily 

Prós

Contras

✅ Excelente custo-benefício

🚫 Ruído natural de single-coil

✅ Parte elétrica completa

✅ Fácil instalação

✅ Som agradável

Se você possui uma guitarra modelo Stratocaster cuja parte elétrica apresenta problemas, aqui está um produto altamente recomendado para o seu instrumento.

Como se observa nas fotos, trata-se de um escudo completo, ou seja: ele já vem com três captadores tipo single-coil, três botões de regulagem, chave seletora e fiação pronta. Dessa forma, a guitarra ganhará uma parte elétrica novinha em folha, não só melhorando o timbre, mas também resolvendo problemas de mau contato ou falhas no sinal, por exemplo.

O escudo tem 11 furos e é compatível com grande parte das Stratocasters do mercado. Pelo fato de a fiação já vir pronta, a instalação se torna relativamente fácil.

Falando dos captadores em si, possuem saída baixa, garantindo um timbre clássico, limpo e brilhante. Se você tem uma guitarra de som opaco ou sem vida, esse kit vai ser um belo upgrade ao instrumento. Note, porém, que os captadores single-coil têm ruído natural.

Pelo valor apresentado, dificilmente se encontra algo tão completo no mercado, sendo um produto de excelente custo-benefício.   

2. Conjunto de Captadores Yosemite Stratocaster – Fender 

Prós

Contras

✅ Construção robusta

🚫 Ruído natural de single-coil

✅ Marca renomada

✅ Ótimo timbre

✅ Versatilidade

Como você bem deve saber, a Fender é uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de guitarras do planeta. Por exemplo, é a marca que inventou a Stratocaster e a Telecaster, dois dos modelos de guitarra mais populares até hoje.  Por isso, quando o assunto é captador single-coil, eles sabem o que fazem.

Uma das belas opções de captadores para Strato da Fender é o conjunto chamado Yosemite. Os três captadores single-coil são fabricados com uma mistura de ímãs de alnico, que garante um som dinâmico, quente e expressivo. A saída média e os polos escalonados tornam o timbre bastante versátil, se saindo bem tanto com drive quanto com distorção.

Se você tem uma Strato de boa qualidade, mas acha que o som pode ser melhor, os captadores Fender Yosemite são uma das melhores opções de compra. Fique atento apenas ao fato de que esses captadores apresentam o ruído natural de single-coil.

Em relação ao preço, requer um investimento considerável, mas que é justificado em função do renome da marca e da qualidade de construção do produto.

3. Captador SHR-1b Hot Rails Stratocaster – Seymour Duncan

Prós

Contras

✅ Grande versatilidade

🚫 Apenas 2 fios condutores

✅ Equilíbrio de frequências

✅ Sem ruído natural

✅ Bom custo-benefício

Vamos ser bem diretos aqui: a Seymour Duncan é uma das melhores marcas de captadores de guitarra do planeta e ponto final. Para representar essa empresa tão forte no segmento, escolhemos um modelo de captador bastante conhecido, o Hot Rails.

Essa versão tem o formato mini-humbucker, ou seja, é um captador humbucker no tamanho de um single-coil, indicado para a posição da ponte de guitarras Stratocaster. Feito com ímã cerâmico, apresenta saída alta, sendo recomendado para quem usa bastante distorção e quer encorpar o som de sua Strato. Possui sonoridade agressiva, com muitos harmônicos e uma mordida perfeita para rock pesado e metal.

Para completar, não possui ruído natural e conta com 4 fios condutores, podendo ser transformado em single-coil por meio de um botão opcional.

O valor de mercado é alto.

4. Captador Hot Vintage Humbucker Ponte – Malagoli

Prós

Contras

✅ Grande versatilidade

🚫 Apenas 2 fios condutores

✅ Equilíbrio de frequências

✅ Sem ruído natural

✅ Bom custo-benefício

A Malagoli é uma empresa nacional que fabrica ótimas opções de captadores para guitarra a um preço bastante justo, sendo perfeita para quem deseja melhorar seu instrumento sem gastar muito.

O modelo em questão é o Hot Vintage, um captador humbucker com ímã de alnico e saída média-alta. Esse modelo específico é para a posição da ponte, não tem ruído natural e entrega um som cheio, rico e definido, com bom equilíbrio de frequências e agressividade na medida certa.

Devido à grande versatilidade, cai muito bem para estilos variados, do pop ao rock pesado. Observando as especificações, o único ponto negativo é o fato de ter apenas 2 fios condutores, não podendo ser transformado em single-coil.

O valor de mercado é bastante atraente.

5. Conjunto de captadores Gaeirt – Humbucker

Prós

Contras

✅ Acabamento diferenciado

🚫 -

✅ Som equilibrado

✅ Sem ruído natural

✅ Preço baixo

Além de melhorar o som de sua guitarra, aqui está uma opção para quem deseja incrementar também o visual de seu instrumento.

Esse conjunto de dois captadores humbucker da marca Gaeirt já vem com as molduras e tem como grande diferencial o acabamento em madeira. Para ser mais exato, foi utilizado jacarandá na construção do produto, material que confere um belíssimo visual.

O som é agradável e equilibrado, com boa sustentação das notas. Por ter bobina dupla, não apresenta ruído natural. Combina muito bem com guitarras Les Paul e SG, por exemplo. Já com instrumentos de design mais moderno, talvez esses captadores não caiam tão bem.

O preço é bastante justo considerando o acabamento único desses exemplares.

Para que serve o captador?

O captador é um elemento imprescindível nas guitarras elétricas. Como sugere o nome, ele capta o som do instrumento e o transmite a outros dispositivos. Sem ele, não seria possível conectar o instrumento a amplificadores, por exemplo.

Normalmente, os captadores de guitarra possuem pólos individuais, feitos de ímã (alnico ou cerâmico), que projetam um campo magnético. Quando as cordas vibram, esse magnetismo é alterado, criando uma corrente elétrica. Esse sinal, então, é transmitido via cabo (ou sistema wireless) até um amplificador, pedaleira ou interface de áudio.

Existem vários tipos de captador, sendo que o método de construção e os materiais utilizados impactam significativamente no timbre final.

Como escolher o melhor captador para guitarra

Tipos 

Single-coil

O single-coil possui apenas uma bobina, exatamente por isso também é conhecido como captador simples. Costuma ter uma sonoridade mais magra, estalada e brilhante do que um captador duplo, por exemplo. Alguns modelos de guitarra que possuem captadores single-coil em suas versões clássicas são a Telecaster e a Stratocaster. Esse tipo de captador possui ruído natural em função de sua construção.   

Humbucker 

Devido ao fato de apresentarem duas bobinas, são também chamados de captadores duplos. Não é melhor ou pior do que um single-coil, apenas conta com características diferentes, como um timbre mais encorpado e menos brilhante. Os captadores do tipo humbucker não possuem ruído natural. SG e Les Paul são algumas guitarras históricas que têm captadores duplos em suas versões mais populares.

P-90 

É um captador simples com construção diferenciada, que gera um timbre mais encorpado e agressivo do que um single-coil comum. O ruído natural está presente nesse tipo de captador.    

Stacked e Mini-Humbuckers 

Captadores do tipo stacked têm o visual praticamente idêntico aos modelos simples, porém têm duas bobinas, uma em cima da outra. Esse tipo de construção foi criado para acabar com o ruído inerente aos captadores single-coil, mantendo o timbre original.  

Por sua vez, os mini-humbuckers têm o tamanho de um single-coil, mas possuem duas bobinas, ou seja, são essencialmente humbuckers. Esse tipo de captador é recomendado para o guitarrista que deseja o som de um captador duplo, mas ao mesmo tempo não quer fazer modificações nas aberturas do corpo do instrumento.

Quantidade e Posição 

A maior parte das guitarras elétricas possui de dois a três captadores, cujas posições são assim denominadas: ponte, meio e braço. O posicionamento dos captadores varia de modelo para modelo e é projetado para obtenção do melhor som.

A região da ponte (bridge) é caracterizada por um som mais brilhante, enquanto a do braço (neck) gera um timbre com mais graves. O músico pode escolher o captador utilizado por meio da chave de seleção presente na guitarra.

Fique atento na hora da compra do seu novo captador, porque muitas marcas fabricam modelos específicos para cada posição. Em outras palavras, tome cuidado para não adquirir um captador de ponte para o braço (e vice-versa).

Timbre e Saída

Um fator que interfere no timbre do captador é o ímã utilizado em sua construção. Os ímãs mais comuns nos captadores de guitarra são os cerâmicos e os de alnico.

Os ímãs cerâmicos possuem saída mais alta, gerando um timbre mais agressivo e saturado, porém com menos dinâmica e riqueza. São bastante recomendados para estilos mais pesados, como heavy metal.

Já os captadores de alnico, devido à saída mais baixa, possuem uma sonoridade limpa, quente e macia, com muita sensibilidade, sendo ideais para gêneros como pop, blues, country, rock clássico e por aí vai.

Fios Condutores 

O número de fio condutores é outro fator que pode incrementar o resultado sonoro. Captadores com 4 fios têm mais possibilidades de ligações do que os de apenas 2 fios.

Por exemplo: um humbucker com 4 fios condutores pode ser “splitado” por meio de uma chave instalada na guitarra, fazendo com que apenas uma bobina funcione. Ou seja, um captador duplo vira um captador simples com apenas um toque, entregando um timbre mais magro e brilhante. Esse tipo de ligação especial gera mais versatilidade ao instrumento.

Perguntas frequentes

Como escolher um captador de guitarra?

Antes de tudo, confirme o tipo de captador que cabe na sua guitarra. Em seguida, defina o estilo de timbre que deseja. A partir daí, compare as especificações de diferentes modelos do mercado, observando o ímã utilizado, o nível de saída e a descrição sonora fornecida pelo fabricante.

Quais as melhores marcas de captadores de guitarra?

Seymour Duncan, DiMarzio, Gibson e Fender estão entre as principais marcas de captadores para guitarra em nível mundial.

O que é captador single-coil?

Trata-se de um captador simples, de apenas uma bobina. Tem um som magro, brilhante e estalado, com ruído natural.

O que é humbucker na guitarra?

Humbucker é um captador duplo, ou seja, de duas bobinas. Geralmente tem um timbre encorpado, sem ruído natural.

Como saber se um captador de guitarra é bom?

Captadores de guitarra são difíceis de testar previamente, por isso, além de ver as especificações no site do fabricante, confira áudios e vídeos de demonstração e pesquise a opinião de outros usuários na internet.

Conclusão: qual o melhor captador para guitarra

Que tal um resumo das informações do nosso artigo? Vamos lá! Os captadores de guitarra são os responsáveis por “capturar” o som do instrumento e transmiti-lo a um amplificador. Muitas vezes, trocar o captador de uma guitarra por um de melhor qualidade altera significativamente o som do instrumento. 

Antes da compra, identifique qual o tamanho e tipo do captador que deve ser instalado na sua guitarra. O próximo passo é definir uma sonoridade a ser alcançada e um orçamento. A partir daí, é só pesquisar e comparar modelos similares disponíveis no mercado. 

Se você tem uma Stratocaster com três single-coil e deseja trocar toda a parte elétrica de uma só vez sem gastar muito, o Kit de Captadores Musiclily é uma das melhores opções de compra. Se você tiver mais dinheiro disponível, olhe com carinho para o set Fender Yosemite, um dos melhores captadores single-coil para Strato. 

Outra situação bastante comum é o guitarrista querer mudar apenas o captador da ponte da Stratocaster para ter mais peso e ganho. Se esse for o seu caso, saiba que a Seymour Duncan é uma das melhores marcas de captador para guitarra, cujo modelo SHR-1b Hot Rails é excelente para esse propósito. 

Já se sua guitarra tem captadores duplos e você quer modificar o timbre original, o modelo Malagoli Hot Vintage é muito versátil, sendo um dos melhores captadores de guitarra em custo-benefício do mercado. Uma opção com visual mais exótico é o conjunto de captadores Gaeirt, com acabamento em madeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *