Início » Os 7 Melhores Capotrastes em 2022

Os 7 Melhores Capotrastes em 2022

O som do violão é tão bonito, não acha? A cada dedilhada um timbre celestial reverberado por madeiras moldadas a mão. Ainda assim é um instrumento que pede dedicação e algumas ferramentas melhoram a tocabilidade. Um deles é o capotraste. O ranking dos melhores capotrastes do ano traz modelos essenciais para refinar o seu som. 

Seja para ajustar o instrumento com o tom da sua voz, ou para reproduzir frases com uma coloração específica, o capotraste pode te ajudar. É uma ferramenta pequena, mas com grandes implicações. E você precisa conhecer cada detalhe para dominá-la, por isso, preste muita atenção, as dicas a seguir vão melhorar a sua musicalidade. 

Melhores capotrastes para comprar online

A tecnologia do capotraste não para de se transformar, você encontra vários tipos e pode ser difícil escolher o certo para o seu instrumento. Sendo assim, a tabela a seguir tem um resumo dos melhores capotrastes que você encontra na internet: 

Imagem

Produto

Preço (R$)

Drop D - Kyser

1. Drop D - Kyser

✔️ Melhor capotraste

NS Lite - D'Addario

2. NS Lite - D'Addario

✔️ Melhor capotraste parafuso 

Capotraste Preto - PHX
Capotraste Patra - PHX

4. Capotraste Patra - PHX

✔️ Compatível com vários instrumentos

Capotraste Braçadeira - Steinberg
Alumínio Laranja - MTX 
Alumínio Azul - MTX 

7. Alumínio Azul - MTX

✔️ Baixo custo

1. Drop D – Kyser

Prós

Contras

✅ Melhor capotraste

🚫 -

✅ Sistema de Mola 

✅ Sexta corda pode ficar solta 

O capotraste deixou a música ainda mais colorida. E a marca Kyser é uma grande referência para os guitarristas. O capotraste Drop D tem um design único que permite novos sons. 

Você pode prendê-lo ao violão, em qualquer parte do braço, mas sem pressionar a sexta corda. É um novo jeito de explorar o braço do seu instrumento. É feito com aço inoxidável e o sistema de mola garante a pressão. 

A parte em contato com o instrumento é revestida de borracha, evitando qualquer dano. É compatível com os principais instrumentos de corda: violão, ukulele, guitarra e baixo. Explore o braço do seu instrumento com o capotraste Kyser Drop D. 

2. NS Lite – D’Addario

Prós

Contras

✅ Melhor capotraste parafuso

🚫 Só para guitarra e violão de aço

✅ Sofisticado

✅ Super leve

A D’Addario é uma grande marca, conhecida por suas cordas, seja guitarra, violão, baixo ou ukulele. Investe em tecnologia para entregar os melhores produtos e patrocina grandes artistas para deixar a arte viva. É claro que ela não deixaria de fabricar um ótimo capotraste, digno de estar no pódio dos melhores do ano. 

O NS Lite é extremamente leve, tem um design refinado e moderno. É uma peça eficaz e futurista. Foi projetado para violões de aço e guitarra, ou instrumentos com a escala radial. Muito fácil de usar, basta posicionar na casa e apertar o parafuso até que a pressão seja suficiente para tensionar as cordas. 

Você pode transformar o seu jeito de tocar violão ou guitarra com o NS Lite. É o capotraste mais indicado para quem quer mudar a afinação sem muito esforço. Aproveite ainda mais seu instrumento e adquira o capotraste agora. 

3. Capotraste Preto – PHX

Prós

Contras

✅ Versátil

🚫 -

✅ Sistema de Mola 

Uma marca que não poderia deixar de estar no ranking dos melhores capotrastes do ano é a PHX. Ótima em fabricar cordas e instrumentos musicais, vem conquistando a confiança do público. Não podia ser diferente com o seu capotraste. 

Projetado para os quatro principais instrumentos de corda da cultura pop, é um capotraste versátil e bem resistente. O sistema de mola embutida garante a afinação sem estragar a beleza da ferramenta. As hastes são revestidas com borracha para preservar o instrumento. 

Não deixe essa oportunidade passar. Com o capotraste PHX você pode tirar ótimos timbres do seu instrumento. Além disso, pode fixar na ponta enquanto não estiver usando. Com um toque você pode adquirir o seu. 

4. Capotraste Prata – PHX

Prós

Contras

✅ Versátil

🚫 -

✅ Sistema de Mola 

Mais uma vez a PHX aparece no ranking dos melhores capotrastes. Desta vez é com o capotraste prata, um modelo tão versátil quanto o anterior. Você pode mudar a afinação do seu violão, guitarra, baixo ou ukulele com muita praticidade. 

Seguindo as mesmas características do modelo anterior, o capotraste prata usa o sistema de molas para pressionar o instrumento. Você pode usá-lo sem medo, já que as hastes são envoltas por borracha e assim protegem o seu instrumento. É leve e cabe no seu bolso

Com apenas uma mão você pode manusear o capotraste prata da PHX. É uma ótima forma para você inovar o seu jeito de tocar. Aproveite a oportunidade para refinar o seu timbre com apenas um toque. 

5. Capotraste Braçadeira – Steinberg

Prós

Contras

✅ Versátil

🚫 -

✅ Sistema de Mola 

A Steinberg é uma marca conhecida entre os baixistas e guitarristas. Produz instrumentos de cordas acima da média. E não poderia ser diferente com o capotraste. É por isso que ela conquistou um lugar no ranking. 

O capotraste do tipo braçadeira da Steinberg é muito versátil e compacto. É fácil de manusear e não atrapalha na hora de tocar. Você pode fixá-lo no seu violão, ukulele, baixo ou guitarra. O sistema de molas é firme e você pode controlá-lo com apenas uma mão. 

Os braços do capotraste são revestidos com borracha, uma forma de proteger as cordas e o seu instrumento. Você pode deixar a sua música ainda melhor. Basta adquirir um Steinberg e ajustar a sua voz. 

6. Capotraste Alumínio Laranja – MXT

Prós

Contras

✅ Baixo custo

🚫 -

✅ Inoxidável 

Outra marca que é referência na fabricação de cordas e instrumentos musicais é a MXT. E como de costume, também produz ótimos capotrastes. São produtos com uma boa qualidade e baixo custo. 

O capotraste alumínio laranja é leve, inoxidável e fácil de prender no seu instrumento. É versátil, sendo compatível com guitarra, baixo, violão e o ukulele. Além disso, a borracha que reveste as hastes protege o seu instrumento. 

O sistema de mola garante a pressão sem oscilar na afinação. A cor laranja é viva e te ajuda a encontrar o capô com mais facilidade. Aproveite a oportunidade para adquirir um capotraste MTX com apenas um toque. 

7. Capotraste Alumínio Azul – MXT

Prós

Contras

✅ Baixo custo

🚫 -

✅ Inoxidável 

Para finalizar o ranking dos melhores capotrastes para comprar online, mais um modelo da marca MXT. O modelo é muito parecido com o anterior, uma das principais diferenças é a cor. Agora em azul, uma cor para músicos mais discretos. 

Este é o capotraste com o custo mais baixo que você pode encontrar. Cabe no seu bolso, em vários sentidos. Você pode alterar a afinação do seu instrumento sem muito esforço. É versátil, podendo ser utilizado nos instrumentos de cordas já citados por aqui. 

Você pode manuseá-lo com apenas uma mão, o sistema de molas é firme e pressiona as cordas sem alterar a afinação. Além disso, é barato e garante satisfação aos instrumentistas. Garanta o seu capotraste agora. 

Para que serve o capotraste?

Os instrumentos de corda tangida como o violão, ukulele, guitarra e o baixo, são considerados simétricos e tem uma enorme gama de nuances sonoras. O capotraste serve para aproveitar ainda mais a simetria e a acústica destes instrumentos. É uma ferramenta discreta, pequena, fácil de manusear, mas com implicações incríveis. 

Sendo assim, os melhores capotrastes servem para alterar a afinação do instrumento a partir do encurtamento das cordas através pressão exercida. Ao colocá-lo, por exemplo, na terceira casa, você altera a afinação e diminui o tamanho das cordas. Neste caso, a afinação que era em E (MI) passa a ser em G (Sol). 

Como escolher o melhor capotrastes 

O ranking te trouxe os melhores capotrastes para adquirir neste ano. Contudo, com algumas informações a mais você pode escolher outros modelos para as suas necessidades. Para te ajudar, listei o que você deve analisar na hora de adquirir o seu capotraste. 

Controle 

O capotraste deve ser firme para sustentar a alteração da afinação do seu violão, ukelele, guitarra ou baixo. E são dois os mecanismos de controle de pressão: a mola, e o parafuso.

A mola é mais fácil de manusear, você não perde tempo na hora de mudar o capotraste de uma casa a outra. No entanto, a mola pode ceder com o tempo de uso. 

Já o parafuso é um tipo que requer mais atenção e cuidado, já que você precisa enroscar para exercer a pressão correta. Este modelo tende a não ceder com o tempo, mas o instrumentista leva mais tempo para ajustá-lo. 

Suporte 

Essa ferramenta maravilhosa capaz de melhorar a sua música deve ser presa ao braço do instrumento para exercer pressão nas cordas. Por isso, você deve prestar atenção no contato entre o capotraste e o braço. Os modelos mais preparados usam borracha para fazer o suporte. Sendo assim, você pode prendê-lo para pressionar as cordas sem se preocupar com qualquer dano ao instrumento. 

Aperto 

Todo capotraste deve exercer uma pressão específica para tensionar as cordas do jeito certo. Por isso há modelos diferentes, para instrumentos diferentes. O capotraste para violão de nylon, por exemplo, exerce uma pressão diferente do capotraste para violão de aço. Isto acontece porque os braços são diferentes, enquanto o primeiro é reto o segundo é levemente curvado. Sendo assim, cada capotraste tem sua angulação de pressão para atender cada tipo de instrumento. 

Material 

O material mais utilizado na fabricação dos capotrastes é o plástico. É leve, resistente e não oxida. No entanto, algumas marcas são ávidas por inovação e criam modelos incríveis. Você pode encontrar capotrastes de aço, madeira e alumínio. Cada um tem seus prós e contras. Mas lembre-se, independente do material, escolha um tipo que seja revestido com borracha na parte que há o contato com o instrumento. Assim você o conserva e tira um som mais limpo. 

Dimensões 

O capotraste deve se adequar ao instrumento. Ou seja, um ukelele pede por um modelo menor do que o do baixo. Portanto, antes de escolher o seu, tenha em mente que cada instrumento pede por um capotraste diferente. Geralmente, os modelos projetados para baixo, guitarra e violão de aço tem mais pressão e são do mesmo tamanho. O do ukulele é menor. Já o do violão de nylon pode ser o maior entre todos. 

Perguntas frequentes

Como escolher o melhor capotraste? 

Primeiro, leve em consideração o seu instrumento. Seja violão de aço ou nylon, guitarra, baixo, ukulele, você deve escolher o capotraste de acordo com o seu instrumento. Lembre-se, não adianta escolher o melhor capotraste de ukulele se você tem um violão.  A marca Kyser fabrica os melhores modelos do mercado. 

Pode usar capotraste do violão no ukulele?

Somente em último caso. O capotraste para violão é maior que o do ukulele. Portanto, ao usar, você logo perceberá a discrepância de tamanho, vindo a prejudicar o instrumentista. Também pode danificar o ukulele, já que o capotraste de violão pode exercer mais força, vindo a prejudicar o braço do instrumento. 

Como se chama as partes de um violão?

O violão tem três partes que são subdivididas. O corpo, onde o som ressoa, é formado pela tampa e a boca, que suporta o cavalete e o rastilho, onde estão presas as cordas. O braço, onde o capotraste é fixado, é preso ao corpo. Os trastes dividem o braço em casas. Por fim, a mão é a parte superior, onde ficam as tarraxas para pressionar e afinar as cordas.

Como fazer um capô em casa?

É fácil improvisar um capotraste. Basta ter dois itens bem comuns no seu dia-a-dia: caneta e elástico de dinheiro. Para resolver o problema, você coloca a caneta por cima do braço, na casa que você deseja. Agora prenda a caneta com o elástico. Dê algumas voltas para forçar bem. É muito fácil.

Para que serve o capô?

O capotraste é uma ferramenta que facilita o desenvolvimento musical do violonista, baixista, guitarrista ou ukulelista. Com ele, você pode alterar a afinação do instrumento. Ele pressiona a corda e cria uma nova pestana. Assim você pode diminuir o tamanho da corda para tocar num outro tom sem perder a característica do som aberto do instrumento. 

Conclusão: qual o melhor capotrastes

Capotrastes, melhorando a música a cada dia que passa. O acessório ideal para o instrumentista alterar a pestana e, assim, diminuir o tamanho da corda para ter um tom mais agudo. Um novo jeito de tocar.  

Hoje você conheceu os capotrastes fabricados pelas principais marcas do mercado, como Kyser, D’Addario, PHX, Steinberg e MXT. Também aprendeu a distinguir os capotrastes, a principal diferença entre os seus tipos, como usá-los e, como se não bastasse, a fazer um com uma caneta e um elástico. 

As suas dúvidas mais persistentes foram esclarecidas no FAQ. O guia te trouxe um passo a passo de como escolher o melhor capotraste pela internet. E a regra de ouro: escolha o capotraste de acordo com o seu instrumento.

Agora depende de você. Para ter um novo som, um novo capotraste. O ranking os melhores capotrastes do ano te ajudou? Você encontrou o modelo que precisava? Me conta nos comentários e compartilhe com seu amigo violonista que quer ter um novo timbre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.