Início » As 3 Melhores Caixas Amplificadas para Violão em 2021

As 3 Melhores Caixas Amplificadas para Violão em 2021

Diferente da guitarra, o violão é um instrumento que não precisa de um amplificador. Você pode tocar onde quiser, sem muitas preocupações. No entanto, coloque o violão ao lado de um kajun e passará despercebido. É por isso que existe o ranking das melhores caixas amplificadas para violão: para te ajudar a escolher a melhor caixa para amplificar o seu instrumento. 

Está preparado? Deixe de dedilhar por uns instantes, esqueça aquela passagem difícil que você está praticando e preste atenção. Você está prestes a aprender mais sobre a próxima caixa amplificada que irá destacar o seu violão. Vamos lá!

Melhores caixas amplificadoras para violão do mercado 

Escolher uma caixa amplificada para violão é divertido. Você imagina como soará o seu instrumento. Mas não é tão fácil. Para te ajudar, elaboramos uma tabela com os principais detalhes sobre as melhores caixas amplificadas para violão do ano.

Imagem

Produto

Preço (R$)

1. Amplificador MF400 APP - Frahm

✔️ Boa construção

2. Amplificador Infiniti CV60 - Borne

✔️ Captação de alta qualidade

3. Amplificador Iron 80 - Hayonik

✔️ Modelo consagrado

1. Amplificador MF400 APP – Frahm 

Prós

Contras

✅ Software Frahm

🚫 -

✅ Melhor amplificador de violão 

✅ Funciona a pilhas

Para começar, te mostro a melhor caixa amplificada para violão que você pode encontrar na Internet. A MF400 da marca Frahm é uma referência em tecnologia e qualidade. Muitos violonistas são gratos à marca pela qualidade dos seus amplificadores. 

O modelo MF400 é um amplificador projetado para reproduzir com fidelidade o som do violão, bem como de outros instrumentos, inclusive os eletroacústicos, como teclado e guitarra. Conta com 100W de potência, o necessário para destacar o som do instrumento mesmo em grandes conjuntos. 

O display é intuitivo, fácil de navegar e tem um controle remoto que facilita ainda mais a sua vida. Vem com entrada USB e, também, para cartão SD. Além de você conectar o instrumento, também pode usar para ouvir suas músicas preferidas. É compatível com o app Frahm e você pode controlar a caixa de som pelo dispositivo. 

A caixa amplificada MF400 da Frahm ainda tem dois tipos de equalizador, um que regula as frequências graves e outro as agudas. Tem entrada para microfone e outros instrumentos, além da chave bivolt, a caixa funciona a pilhas. Você pode adquirir um agora mesmo para tocar nos seus lugares preferidos.

2. Amplificador Infiniti CV60 – Borne

Prós

Contras

✅ Equalização Bass e Treble 

🚫 Não tem display

✅ Equalização Bass e Treble 

✅ High / Low para distorção do violão 

Agora, vamos analisar um modelo muito cotado pelos violonistas em início de carreira. A caixa amplificada para violão Infiniti CV60 é recomendada aos que buscam por seu primeiro amplificador. É um aparelho moderno que pode suprir suas necessidades musicais. 

A marca Borne é uma velha conhecida dos guitarristas. Ela quis ampliar a sua influência e desenvolveu a Infiniti CV60, uma caixa amplificada para violão e outros instrumentos eletroacústicos. Tem, também, entrada para microfone, sendo uma ótima ferramenta para os cantores. 

Este modelo não apresenta display, como o anterior. Mesmo assim é fácil de manusear e tem várias opções de modulação. Conta com 15W de potência, o ideal estudos ou ensaios. Você pode regular o som através dos knobs de Gain, Bass, Treble e Master. 

A caixa amplificada para violão da Borne, modelo Infiniti CV60, ainda conta com um efeito de distorção para violão. Tem a chave bivolt e conta com uma proteção térmica evitando o superaquecimento do circuito de amplificação. A Borne mais uma vez desenvolveu um produto para agradar os seus fãs e ele pode ser seu com apenas um toque. 

3. Amplificador Iron 80 – Hayonik

Prós

Contras

✅ Ótimo custo benefício 

🚫 Não funciona a pilha

✅ Entrada para microfone e violão 

O último lugar do ranking das melhores caixas amplificadas para violão é o modelo Iron 80, da Hayonik, uma marca jovem que ganha respeito a cada lançamento. Tal modelo é versátil, portátil, mas não reproduz um som tão nítido quanto seus concorrentes. Mesmo assim, pode ser a melhor opção para quem tem poucos recursos para investir. 

A Iron 80 é uma caixa leve, tem uma alça que facilita no transporte e tem as bordas reforçadas para aguentar os choques de uso. O alto falante com 6 polegadas e 20W de potência são suficientes para qualquer estudante. 

O modelo tem display, controle remoto, conexão USB, cartão SD e até Bluetooth. Além de ser uma ótima companheira para os seus shows, pode garantir a diversão nos encontros com os amigos. Tem entrada para microfone e violão, basta equalizar e você tem um ótimo som.    

A Hayonik é uma marca respeitada por seus fãs. Uma prova é a caixa amplificada para violão Iron 80. É um ótimo custo benefício, principalmente para você que tem poucos recursos para investir. Dê um grande passo na sua jornada musical com a Iron 80. 

Para que serve a caixa amplificadora de violão ?

O violão é o resultado da evolução na construção de instrumentos musicais. Os alaúdes foram os primeiros violões, alguns dizem que tem origem muçulmana, enquanto outros atribuem aos romanos. No entanto, o violão como conhecemos hoje surgiu em 1859 e foi construído pelo luthier espanhol Antonio de Torres Jurado. 

Mais de meio século depois, em 1923, o engenheiro e músico Lloyd Loar desenvolveu o primeiro amplificador. A partir de então se tornou possível converter os sinais elétricos em acústicos, graças a caixa amplificadora. Um dos instrumentos beneficiados com tal façanha foi o violão. Desde então ele se tornou um destaque entre os artistas e o público. 

Como escolher uma caixa amplificadora de violão

Há informações muito importantes que você precisa saber para pesquisar outros modelos de amplificadores para violão. Preste atenção nessas dicas e você será capaz de escolher um ótimo modelo. 

Alto falante

Todo alto falante de qualidade para instrumentos eletroacústicos – ou seja, guitarra e teclado, ou até acústicos como o violão – depende de um sistema de duas vias, no mínimo. Isso quer dizer que a caixa amplificadora de violão deve conter um alto falante Sub Woofer, Woofer ou Full Range para as frequências graves e médias e um Tweeter, que é responsável pela parte aguda. Uma caixa com fidelidade na reprodução conta com tais componentes.

Potência

Cada amplificador apresenta o seu grau de potência, que é medido em Watts. No ranking você viu modelos com 15, 20 e 100W. Lembre-se, quanto menor a potência, menor a intensidade sonora. Sendo assim, escolha a caixa amplificada para violão com menor potência quando você a utilizar para estudar. E, para ensaiar com a banda, dê preferência aos modelos mais potentes, ou o som do seu violão será abafado pelos outros instrumentos. 

Mixagem

Mixagem, e equalização, são termos referentes ao ajuste dos parâmetros sonoros para melhorar sua qualidade e adequar  o som com a proposta do artista. As caixas amplificadas para violão vem com ajustes de mixagem que são representadas, na maioria das vezes, pelos knobs Bass e Treble. O primeiro controla as frequências graves, e o segundo as médias e agudas. Assim, você pode ajustar o seu som de modo que ele fique mais nítido para você e seu público. 

Perguntas frequentes

Qual a melhor caixa de som amplificada para violão?

Aos iniciantes, a melhor caixa de som amplificada para violão é o modelo Infiniti CV60 15w da marca Borne. O modelo tem potência baixa, o que facilita na hora de estudar. Além disso, entrega ótima fidelidade na reprodução sonora. Os experientes preferem modelos como o MF400 APP da Frahm, tem 100w de potência e ótima projeção. 

Como escolher uma boa caixa de som amplificada?

Primeiro você deve saber o motivo pelo qual você precisa de uma caixa de som amplificada. Se você for um músico profissional, os modelos mais potentes e com mais possibilidades de equalização e efeitos são os melhores. Mas se você estiver começando agora, escolha uma com potência baixa e menos opções de configuração. 

Como eu equalizo o meu amplificador de violão? 

Geralmente os amplificadores vem com duas bandas de equalização: bass e treble. Os mais preparados utilizam três, as duas anteriores e a banda mid. O bass regula as frequências graves, enquanto mid as médias e treble as agudas. Nos knobs o marco zero está na posição de doze horas. Ao girar a esquerda as frequências diminuem e para direita aumenta. 

Qual a melhor caixa amplificada para violão em custo-benefício? 

Antes de pensar no custo-benefício você deve estudar o seu orçamento e quanto vale a pena investir numa caixa de som que pode melhorar a sua carreira. Os principiantes podem começar pelo modelo Iron 80 da Hayonik. Se você quer dar um grande passo, escolha a caixa de som MF400 APP da Frahm. 

Qual é a diferença entre amplificador para violão e para guitarra? 

A principal diferença está nos componentes eletrônicos utilizados por cada uma para converter o sinal elétrico em acústico. A caixa de som para violão reproduz um som mais natural, sem distorção e com menos ênfase nos harmônicos superiores. Já o amplificador para guitarra utiliza uma lógica inversa, principalmente por causa da distorção. 

Conclusão: qual a melhor caixa amplificadora de violão

Agora nós podemos concordar que a caixa amplificadora de violão não só agradou os violonistas, mas também valorizou ainda mais esse instrumento tão popular. O violão, de instrumento solitário, passou a ser a estrela da banda. 

E o ranking das melhores caixas amplificadas para violão mostrou os modelos que fazem qualquer violão se destacar. Você conheceu as melhores caixas de som do mercado, bem como as marcas que são referências no meio musical. 

Juntos, analisamos o que deve ser percebido na hora de adquirir uma ferramenta tão importante para a evolução de todo violonista. O FAQ respondeu as dúvidas que mais aparecem no universo online sobre este tema. 

E você, agora que tirou todas as dúvidas, já sabe o que fazer? Uma dessas caixas de som para violão fez os seus olhos brilhar? O ranking das melhores caixas amplificadas para violão foi útil? Então conta pra gente e compartilhe o artigo com o seu amigo violonista. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *