Início » Os 8 Melhores Microfones para Gravar Vídeos em 2022

Os 8 Melhores Microfones para Gravar Vídeos em 2022

Tão importante quanto ter uma boa câmera para gravar seus vídeos é ter um bom microfone. Você, assim como eu, consegue tolerar um vídeo com uma qualidade de imagem ruim, mas é difícil consumir um com o áudio cortado. É por isso que te entrego o ranking dos melhores microfones para gravar vídeos do ano.

E você, que quer se profissionalizar no ramo digital, deseja ingressar neste mercado que cresce a cada dia, o seu primeiro passo é ler todo o artigo. Você solucionará todas as dúvidas e será capaz de escolher um bom microfone para gravar vídeos! Está preparado? Então vamos lá! 

Melhores microfones para gravar vídeos do mercado

Todos os grandes produtores de vídeos estão preocupados com a captação do áudio. Um bom microfone faz toda a diferença na sua trajetória. Para começar, analise a tabela a seguir:

Imagem

Produto

Preço (R$)

Microfone Yeticaster - Blue 

1. Microfone Yeticaster - Blue 

✔️ Melhor microfone para gravar vídeos 

Microfone Yeti X - Blue 

2. Microfone Yeti X - Blue 

✔️ Melhor microfone plug and play

Microfone Quadcast - HyperX 

3. Microfone Quadcast - HyperX 

✔️ Melhor microfone streaming

Microfone Exxo - GTX 

4. Microfone Exxo - GTX 

✔️ Melhor microfone gamer 

Microfone Fyru - GTX 

5. Microfone Fyru - GTX 

✔️ Quatro padrões polar 

Microfone SoloCast - HyperX 

6. Microfone SoloCast - HyperX 

✔️ Ótimo para gravar vídeos

Microfone Snowball Ice - Blue 

7. Microfone Snowball Ice - Blue 

✔️ Melhor custo benefício

Microfone Mantis - GTX 

8. Microfone Mantis - GTX 

✔️ Melhor preço 

1. Microfone Yeticaster – Blue 

Prós

Contras

✅ Melhor microfone para gravar vídeos

🚫 -

✅ Quatro padrões polar 

✅ Suporte Radius incluso 

Dentre as novas marcas que vêm se destacando no mercado, a Blue é uma das principais. Não é à toa que conquistou o primeiro lugar do ranking – e outras posições como você vai ver a seguir. A marca oferece muitas soluções para quem trabalha em home office. 

O microfone da vez é o Yeticaster, uma variação do Yeti e do Yet Nano, ambos da mesma marca. É um microfone condensador com alta qualidade de captação sonora. Além disso, é muito fácil de usar, já que a conexão é USB permitindo, assim, o funcionamento por Plug and Play. 

O Yeitcaster vem com o Suporte Radius, o melhor da categoria. Como se não bastasse, possui quatro padrões polares, sendo um dos mais versáteis. É incrível, não é mesmo? Você pode adquirir um agora mesmo para começar a gravar seus vídeos sem medo! 

2. Microfone Yeti X – Blue 

Prós

Contras

✅ Melhor microfone plug and play

🚫 Sem Suporte Radius 

✅ Quatro padrões polar 

✅ Ótima qualidade de captação

Não te falei que a marca Blue era uma referência? Só as melhores marcas conquistaram uma dobradinha no ranking. Desta vez, o microfone é muito parecido com o da primeira posição, a principal diferença está no suporte. 

O Yeti X é mais um microfone condensador USB, do tipo Plug and Play, da marca Blue. É um dos mais cobiçados pelos youtubers e para streaming. É fácil de usar e entrega uma ótima qualidade de captação. 

Como o modelo anterior, este também possui os quatro padrões polares de captação: cardióide, supercardióide, bidirecional e omnidirecional. Não vem com um suporte tão profissional quanto o Yeticaster, mas sua base garante estabilidade nas gravações. Seja mais um produtor de conteúdo preparado e grave seus vídeos com o Blue Yeti X. 

3. Microfone QuadCast – HyperX 

Prós

Contras

✅ Melhor microfone streaming

🚫 -

✅ Quatro padrões polar 

✅ Ótima qualidade de captação

A Blue não é a única marca a conquistar mais de um lugar no ranking. A marca HyperX vem se destacando por conta da sua qualidade e fidelidade ao seu público. É uma ótima companheira dos gamers e streamers. 

O microfone possui um acabamento tão bonito quanto a qualidade de áudio que pode entregar. É um modelo versátil e disponibiliza os quatro tipos de padrão polar. O suporte anti vibração garante uma maior estabilidade na hora da gravação. 

O HyperX também é do estilo Plug and Play, a conexão é via USB e dispensa qualquer interface na hora da ação. O Pop Filter deixa o som ainda mais nítido por cortar o som explosivo das consoantes P e B. Seja mais um gamer e grave sua performance com o HyperX QuadCast. 

4. Microfone Exxo – GTX 

Prós

Contras

✅ Melhor microfone gamer 

🚫 Somente um padrão polar

✅ Ótima qualidade de captação

A marca GTX é uma referência na fabricação de microfones gamer. Caso contrário não estaria no ranking dos melhores do ano. Além da qualidade acima da média é um ótimo custo benefício, sendo uma ótima solução para o seu bolso. 

O microfone Exxo é um dos melhores para gravar vídeos. Seja para comunicação online, streaming, vlog ou podcast, você irá se impressionar com a qualidade de captação. A conexão é feita por USB, basta plugar e ele será reconhecido pela maioria dos softwares do mercado. 

O padrão polar cardióide do microfone Exxo valoriza os sons de uma direção – a do topo do aparelho – e exclui os sons de fundo. Pode captar as frequências sonoras que estão entre 30 e 18.000 Hz. A base firme garante a estabilidade da sua produção. E aí, gostou? Você pode ter um agora mesmo.

5. Microfone Fyru – GTX 

Prós

Contras

✅ Quatro padrões polar 

🚫 -

✅ Ótima qualidade de captação

E não é que a marca GTX conquistou mais um lugar no ranking dos melhores microfones para gravar vídeos do ano? Isso mostra o quanto os seus produtos são de primeira. Se você quer qualidade na captação do áudio, então pode investir neste produto sem medo. 

O microfone Fyru é uma variação do Exxo. O Exxo tem apenas um padrão polar, ainda que seja capaz de captar com mais nitidez. Já o Fyru conta com os quatro padrões e você pode ajustar como ficar melhor para o tipo de vídeo que quer produzir. 

O Fyru tem uma base que garante a estabilidade da gravação. Vem com Pop Filter, item importante para alcançar clareza no áudio. É um ótimo investimento para melhorar a gravação dos seus vídeos. Invista no Fyru agora mesmo. 

6. Microfone SoloCast – HyperX 

Prós

Contras

✅ Ótimo custo-benefício 

🚫 Somente conexão USB

✅ Ótima qualidade de captação

Dono de uma simplicidade eficiente, o modelo SoloCast da HyperX se destaca entre os principais microfones do ano. Mais uma vez a marca HyperX conquista presença no ranking, reforçando a sua força no mercado. É um microfone simples, mas muito bom. 

O SoloCast é um microfone com conexão USB, compatível com a maioria dos softwares de edição de som ou vídeo que você encontra por aí. Mais um do estilo Plug and Play que veio facilitar a vida dos produtores de conteúdo. A base firme garante mais definição na hora da gravação. 

Sem dúvida nenhuma, o SoloCast é um microfone que pode impressionar os streamers. É leve, versátil e fácil de usar. Você não tem mais desculpa para upar vídeos com um áudio ruim. Invista na sua carreira de produtor de conteúdo com o microfone HyperX Solocast.  

7. Microfone Snowball Ice – Blue 

Prós

Contras

✅ Ótimo custo-benefício 

🚫 Sem regulagem de ganho 

✅ Ótima qualidade de captação

Mais uma inovação da marca Blue surge no ranking dos melhores do ano. Desta vez é com um microfone cardióide compacto e fácil de usar. Mais um microfone com conexão USB do tipo Plug and Play

O Snowball Ice é um diferencial entre os produtos oferecidos pela Blue. O microfone tem o formato redondo, parecendo uma bola. A polaridade cardióide entrega uma ótima qualidade, sendo, inclusive, influenciada pelo seu design. 

Ele vem com um tripé ajustável que garante a estabilidade da captação. O Snowball Ice é um produto com certificação do Skype. Ou seja, as suas chamadas podem melhorar com este microfone. Está curioso? Adquira um agora mesmo, é uma ótima oportunidade para melhorar os seus vídeos. 

8. Microfone Mantis – GTX 

Prós

Contras

✅ Microfone mais barato 

🚫 Sem regulagem de ganho 

✅ Tripé ajustável 

Chegou a hora de analisar o microfone que conquistou o último lugar do ranking. Já te adianto que o aparelho não é tão bom quanto os demais, mas o seu preço pode chamar muita atenção. É o modelo mais barato da lista. 

O Mantis é um microfone da marca GTX, uma referência no mercado que já emplacou outros modelos por aqui. Vem com Pop Filter e possui um tripé que você pode regular como bem entender. Você pode direcioná-lo a fonte sonora para garantir uma boa captação de áudio. 

Tem conexão USB, sendo mais um modelo do estilo Plug And Play. Basta conectar ao computador e pronto: você já pode gravar. Apesar de não ter a melhor qualidade de captação, é o microfone mais barato da nossa lista. Saia do zero e adquira um Mantis já! 

Como escolher o melhor microfone para gravar vídeos

Até agora te mostrei os melhores modelos de microfones para gravar vídeos. Mas o profissional competente vai ainda mais longe. Ele precisa saber o que um microfone tem para garantir uma captação de áudio excelente. Assim, o profissional é capaz de escolher o modelo certo para o vídeo que produz. Preste atenção nas próximas dicas, elas vão te levar a um outro patamar de profissionalismo. 

Tipo de microfone

Você pode se impressionar ao descobrir que existem vários tipos de microfone. Cada um carrega uma característica própria, capaz de melhorar a captação do áudio por conta de sua especificidade. Ao saber reconhecer os tipos e suas funções, você pode perceber de imediato se o microfone é o certo para o tipo de vídeo que você quer produzir. 

Lapela 

Este é o tipo mais discreto que você pode encontrar. Alguns dizem que é o mais eficiente, mas tudo depende do tipo de vídeo que você quer gravar. O microfone lapela é leve, discreto e você pode prendê-lo com a roupa do interlocutor, sem causar incômodo ou atrapalhar na direção de imagem do vídeo. Há quem use este tipo para gravar instrumentos musicais, o resultado é incrível. 

Shotgun

Diferente do Lapela, o Shotgun é um tipo robusto, precisa estar imóvel e direcionado a fonte sonora. Seu nome é uma referência a espingarda, uma arma de fogo muito utilizada para caça. Da mesma forma que a arma precisa estar apontada para atingir o alvo, o microfone Shotgun precisa ser apontado ao interlocutor. Muito útil para captar o áudio de várias fontes sonoras que estão no mesmo ambiente. 

Condensadores

O tipo condensador é o mais utilizado por estúdios e produtoras de áudio. Diferente do microfone dinâmico, o condensador precisa de estabilidade para garantir uma excelente captação. Também é um recurso para captar o som de mais de uma fonte sonora. Os melhores resultados vêm da gravação das vozes, mas impressiona os técnicos mais exigentes na hora de gravar instrumentos musicais, principalmente as percussões pesadas. 

Tipos de captação

Para escolher um ótimo microfone para gravar vídeos não basta conhecer os tipos disponíveis no mercado. Você precisa ir além e deve conhecer os tipos de captação. Até porque cada tipo influencia, também, no tipo do vídeo a ser produzido. Resultados ruins podem te acompanhar se você não alinhar o tipo de captação do seu microfone com o tipo do vídeo que deseja publicar. 

Direcional 

Este é o tipo mais comum do mercado. Pelo nome você já pode imaginar a forma de captação. No microfone direcional, o diafragma – parte responsável pela captação – atua somente numa direção, geralmente no topo do microfone. Sendo assim, este tipo dá mais ênfase a esta direção e exclui os sons periféricos. É o mais indicado para entrevistas, streaming e podcast. 

Bidirecional

O bidirecional tem seu campo de atuação em direção oposta. Ou seja, o diafragma capta os sons de um determinado ponto, bem como os sons que vêm do ponto oposto. Este tipo dá mais vida aos sons do ambiente. Pode ser uma forma de você economizar na hora de captar o som de dois interlocutores diferentes. É muito utilizado por duetos. 

Omnidirecional

Por fim, temos o tipo omnidirecional. Aqui, o diafragma atua em 360 graus. O microfone não deixa passar nenhum som do ambiente. Registra todos os sons que estão no seu campo de ação. É utilizado para captar todos os sons de uma sala, sem fazer distinção entre os interlocutores. 

Analise bem este modelo, pois, para bons resultados, você deve utilizá-lo para um tipo de vídeo específico, como gravar uma performance e aproveitar a reverberação da sala para ter mais ambiência. 

Sensibilidade

Outro ponto importante a se verificar na hora de escolher um bom microfone para gravar vídeos é a sensibilidade. Cada microfone tem a capacidade de suportar uma certa quantidade de pressão sonora. Os mais fortes podem gravar percussão e sons mais pesados sem nenhum problema. Mas se você quer gravar um vídeo simples, com apenas um ou dois interlocutores, então uma sensibilidade média ou até baixa pode te ajudar. 

Perguntas frequentes

Qual microfone usar para gravar vídeos?

Primeiro você deve ter em mente qual é o tipo de vídeo que quer gravar. Não adianta ter um microfone lapela se você quer fazer um vídeo sobre percussão. Cada vídeo pede por um tipo de captação de áudio. Para entrevistas o melhor é do tipo condensador direcional, são capazes de entregar uma qualidade profissional para qualquer vídeo. 

Qual é o microfone que os Youtubers usam?

Depende do tipo de vídeo produzido pelo Youtuber. Alguns utilizam o Lapela, já que é um tipo discreto e muito versátil. Outros preferem o condensador direcional, tendo em vista a facilidade na hora de gravar. Alguns dão preferência ao tipo omnidirecional, assim aproveitam a reverberação da sala que estão trabalhando. 

Qual melhor microfone para gravar Lives?

O tipo Lapela é o mais utilizado para Lives, já que é um modelo discreto e muito funcional. Você pode fazer a Live em qualquer lugar com um microfone desse tipo. No entanto, alguns influencers mais preparados contam com um lugar para transmitir suas lives. Tais profissionais dão preferência ao tipo condensador direcional e omnidirecional. 

Qual melhor microfone para gravar vídeos no celular?

O tipo Lapela é uma ótima opção, já que você, na maioria das vezes, não precisa gravar o áudio separado do vídeo. Os outros tipos, geralmente, não são compatíveis com as conexões de um celular. Assim, você precisa gravar o áudio e o vídeo em canais separados para, então, sincronizá-los e, assim, publicar um vídeo profissional. 

Qual microfone é bom para comprar?

Aquele que irá suprir as suas necessidades. Se você já tem um público, capacidade para investir, e precisa tornar o seu conteúdo mais profissional, então escolha o modelo Yeticaster da Blue, é um ótimo modelo. Mas se você começar a produzir conteúdo agora, e tem poucos recursos para investir, então escolha o modelo Mantis da GTX.  

Conclusão: qual o melhor microfone para gravar vídeos

Parabéns para você que chegou até aqui. Isso mostra que você tem interesse em adquirir mais conhecimento para produzir um ótimo conteúdo. E o ranking dos melhores microfones para gravar vídeo é seu aliado no caminho de profissionalização. 

Juntos, analisamos as melhores marcas do mercado, tais como Blue, GTX e HyperX. Você conheceu os prós e contras de cada modelo. E como um bônus, você teve acesso às principais informações para escolher o melhor modelo dentre os disponíveis no mercado. 

Questões importantes foram comparadas, como os tipos de microfone, captação, sensibilidade e todas as dúvidas do FAQ. Agora você sabe que, para cada vídeo, é necessário um tipo de microfone. É o mínimo para produzir um conteúdo profissional. 

E você, já se sente preparado para ser um produtor de conteúdo? Para gravar os melhores vídeos da Internet? Algum modelo do ranking dos melhores microfones para gravar vídeos te agradou? Deixe seu comentário e compartilhe o artigo com algum amigo que precisa melhorar o áudio dos vídeos que produz! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.