Início » Os 6 Melhores Microfones de Lapela em 2021

Os 6 Melhores Microfones de Lapela em 2021

As inovações tecnológicas aparecem todos os dias. E uma delas foi essencial para o empreendedorismo no meio digital. Hoje nós vamos te ajudar a entender mais sobre esses recursos. Você irá conhecer mais sobre os melhores microfones de lapela do ano. 

Está preparado? Nos dias de hoje quem tem informação está em vantagem sobre os demais. E você está prestes a sair na frente. Vamos lá! Deixe a preguiça de lado, esteja atento para fazer as anotações e salve os links dos melhores microfones para impulsionar a sua carreira. 

Melhores microfones de lapela para comprar online 

Escolher um instrumento de trabalho nem sempre é uma tarefa fácil. Preste atenção na tabela, ela irá te ajudar a escolher o melhor microfone de lapela. 

Imagem

Produto

Preço (R$)

1. Microfone SMARTLAV+ - Rode 

✔️ Melhor microfone de lapela

2. Microfone K037 - Fifine 

✔️ Ótimo custo benefício

3 .Microfone ATR3350IS - Audio-Technica

✔️ Ótimo para câmeras e celulares

4. Microfone ECM-CS3 - Sony 

✔️ Ótima qualidade de captação 

5. Microfone GK-CM1 - Greika 

✔️ Melhor microfone de lapela para iniciantes

6. Microfone M1 - Boya 

✔️ Preço mais baixo do mercado

1. Microfone SMARTLAV+ – Rode

Prós

Contras

✅ Polaridade Ominidirecional

🚫 Conexão P3

✅ Cápsula Condensadora 

✅ Vem com Pop Filter

A nossa medalha de ouro vai para o Rode Smartlav+, o melhor microfone de lapela do ano. A Rode corrigiu o problema de ruído do modelo Smartlav com a troca da cápsula, dando vida ao novo modelo. É um aparelho simples, mas que impressiona em qualidade

A Rode é uma marca que ouve seus fãs. Uma prova disso é o Smartlav+ que veio para corrigir um defeito do modelo anterior. Tem um ótimo desempenho para captação de eventos ao vivo. É discreto e fácil de manusear. 

O microfone de lapela Smartlav+ tem um ótimo acabamento. A cápsula tem 4,5mm e o cabo tem 1m. Incluiu o pop filter para evitar a saturação dos sons explosivos. A conexão é p3 e pode precisar de adaptador para funcionar em alguns dispositivos.   

A Rode mereceu o primeiro lugar do pódio. Além de outros produtos de qualidade, ela melhorou o trabalho dos influencers com o microfone condensador de lapela Smartlav+. É um ótimo investimento para qualquer profissional. 

2. Microfone K037 – Fifine

Prós

Contras

✅ Mini conector XLR

🚫 Cápsula grande

✅ Cápsula Cardióide 

✅ Vem com Pop Filter

A Fifine conquistou o segundo lugar com com o microfone de lapela K037. É um modelo novo que vem conquistando o mercado. É utilizado por youtubers, gamers, influencers, artistas, cantores e em programas de TV. 

O modelo K037 tem a polaridade cardióide. Ele capta os sons do topo do microfone e exclui os periféricos. Deve ser direcionado a fonte sonora para garantir uma boa captação. A cápsula é muito maior quando comparada a seus concorrentes. 

A Fifine é uma marca que investe em tecnologia. O K037 conta com um transmissor de dois canais que funcionam em faixas de ultra frequências (UHF). Um receptor com um conector p3 pode fazer a troca do sinal com uma interface ou um amplificador.    

Não é qualquer marca que leva a nossa medalha de prata pra casa. A Fifine facilitou muito o trabalho dos produtores de conteúdos independentes, o K037 entrega qualidade e sofisticação. É um ótimo custo-benefício.

3 .Microfone ATR3350IS – Audio-Technica

Prós

Contras

✅ Ótima captação

🚫 Sem Pop Filter

✅ Cápsula pequena

✅ Bom alcance

A Audio-Technica é uma marca que está sempre entre as melhores. O microfone de lapela ATR 3350IS reproduz um som mais próximo do natural, livre dos excessos das frequências graves. É muito utilizado por professores e instrutores de ginástica. 

O modelo ATR3350IS tem a polaridade condensadora elétrica e cápsula ominidirecional. Pode captar os sons de todo o ambiente. Não precisa estar direcionado a fonte sonora para garantir uma boa captação

A Audio-Technica é uma marca que pensa nos seus colaboradores. O ATR 3350IS é ótimo para as câmeras. Tem um ótimo desempenho, mesmo em movimento. É utilizado pelos skatistas.    

Podemos garantir que o ATR 3350IS é o melhor microfone de lapela da Audio-Technica. Uma ótima opção para profissionais e amadores. Dê um passo na sua carreira. Invista num microfone de lapela agora. 

4. Microfone ECM-CS3 – Sony 

Prós

Contras

✅ Polaridade Ominidirecional

🚫 Sem Pop Filter

✅ Stereo 

O microfone de lapela ECM-CS3 é o melhor modelo da marca Sony. É um ótimo custo benefício, entregando um áudio bom por um preço baixo. Conta com um clip rotativo que pode ser preso em qualquer lugar. 

A Sony é uma das grandes marcas do mercado. Ela também surpreendeu nos microfones de lapela. O modelo ECM-CS3 tem a polaridade ominidirecional e é ótimo para ambientes externos

Tem um ótimo acabamento, é discreto e eficiente. Sua cápsula é pequena e fácil de manusear. Apesar de ser simples, impressiona na qualidade. É indicado a professores,  influencers e podcasts. 

A Sony conquistou o seu lugar no ranking dos melhores microfones de lapela do ano. O ECM-CS3 é um ótimo investimento para quem quer começar, ou precisa dar um passo a mais na carreira. 

5. Microfone GK-CM1 – Greika

Prós

Contras

✅ Stereo

🚫 Frágil

✅ Polaridade Ominidirecional

O nosso penúltimo lugar foi conquistado pela marca Greika com o microfone de lapela GK-CM1. É um modelo mais frágil que os primeiros colocados, mas chega próximo a qualidade de captação.

O microfone de lapela GK-CM1 da marca Greika é um ótimo custo benefício, promete uma ótima qualidade sonora por um preço baixo. Tem um clip jacaré que permite a fixação em qualquer lugar. 

O seu acabamento é ótimo, sendo sutil e prático. Apesar de ser simples, impressiona na qualidade. Sua cápsula é pequena e fácil de manusear. Sua polaridade é ominidirecional, captando, então, todo o ambiente. 

A Greika é uma marca que merece estar no nosso ranking. O GK-CM1 pode ser uma ótima opção para quem quer investir, mas tem poucos recursos. 

6. Microfone M1 – Boya

Prós

Contras

✅ Preço mais baixo do mercado

🚫 Frágil

✅ Fácil de manusear

O microfone de lapela M1 da Boya é o último do ranking dos melhores do ano. Foi escolhido para você que tem poucos recursos para investir na carreira. 

É um microfone do tipo condensador ominidirecional. Tem uma boa qualidade, baixo ruído e é indicado para gravações em vídeo. Pode ser conectado a gravadores, celulares ou câmeras. 

É um modelo frágil, simples, mas que tem um bom acabamento. O design sutil, a cápsula pequena e o clip fazem com que ele possa ser anexado em qualquer lugar. É muito utilizado por professores que dão aulas online. 

O microfone de lapela M1 da Boya é o melhor investimento para você que não sabe por onde começar. É barato, fácil de usar e bonito. 

Para que serve o microfone de lapela? 

Vamos para um exercício prático. Emita um som qualquer. Agora emita o mesmo som, mas coloque as mãos abertas ao lado da boca, como se estivesse direcionando o som. Você notou que ele saiu mais alto e com mais presença? 

Você acabou de usar a mesma tecnologia do megafone. Era um protótipo do microfone, uma tecnologia muito usada na Grécia antiga que amplifica o som por causa do direcionamento da coluna de ar e perdura até os dias de hoje. 

O primeiro microfone só foi surgir no século XIX, após a primeira revolução industrial. Até hoje novos modelos são fabricados. Inclusive o microfone de lapela, um modelo mais compacto, discreto e funcional. Utilizado em entrevistas, aulas e seminários.  

Como escolher o melhor microfone de lapela 

Caso você prefira pesquisar por outro modelo de microfone de lapela, fique à vontade. É muito importante buscar outras informações. E para te ajudar, segue um guia para você escolher o melhor aparelho. 

Direcionamento do microfone

Você pode encontrar até três tipos de direcionamento do microfone de lapela: direcional, ominidirecional e bidirecional. Cada um com sua funcionalidade. Descubra qual é o melhor para você. 

O direcional, por exemplo, capta os sons de acordo com uma região específica. O ominidirecional funciona em 360º, portanto capta sons de todas as direções. O bidirecional capta o sons de duas direções. 

Design e fixação

Você precisa observar bem o design e a forma de fixação do microfone para fazer a melhor escolha. Lembre-se do motivo pelo qual você precisa dele. É para uma captação mais sutil, como a voz de um ator de teatro, ou para algo mais extravagante como um gamer? 

Para cada função há um tipo de design e fixação. É importante ver o quão firme é a fixação do microfone. Qualquer deslize pode comprometer a captação e até gerar prejuízos. Um design leve e resistente é recomendado. 

Possivelmente, o melhor microfone de lapela deve possuir clips ou presilhas capazes de prender em qualquer lugar. Assim entrega mais segurança contra possíveis quedas e imprevistos que ocorram durante seu uso. 

Forma de conexão

Grande parte dos microfones de lapela usa o cabo P2 para fazer a conexão com outros dispositivos. Há exceções, mas fique tranquilo, o investimento no adaptador é muito baixo. 

Para evitar qualquer incômodo verifique se o microfone de lapela é compatível com seu equipamento de gravação. Conhecer os próprios equipamentos é uma obrigação dos profissionais. 

Canais e transmissor 

Nos microfones de lapela sem fio você precisa de um transmissor. Ele troca sinal com o microfone, possibilitando a captação. Há modelos em frequências ultra altas (UHF) e muito altas (VHF), as primeiras têm menos ruído. 

Cada transmissor conta com um sistema de canais para realizar a comunicação. Escolha um modelo que tenha uma boa interface, ela facilita na hora de pôr a mão na massa. Lembre-se que captação de som é algo sensível e alguns cuidados são necessários. 

Polaridade

A polaridade, também conhecida por padrão polar, é um quesito muito importante para qualquer microfone. Diz respeito ao diafragma, parte responsável pela captação do áudio. Você pode encontrar o padrão cardióide, bidirecional e onimidirecional, cada um para uma situação específica. 

Geralmente os microfones de lapela ominidirecionais são os melhores para captar a voz de professores, palestrantes ou cantores. 

Perguntas frequentes 

Qual é o melhor microfone de lapela para quem está começando? 

Depende do seu objetivo. Se você quer se profissionalizar, então precisa de uma ótima qualidade de som. O modelo RODE SMARTLAV+ é o mais indicado. Mas se você quer dar o primeiro passo, então escolha o BOYA M1.

O que devo fazer quando o microfone estiver com algum ruído? 

Verifique todas as conexões. Um mau contato pode ser a causa do seu problema. Outro fator a ser analisado é a instalação elétrica. Uma estrutura sem aterramento está sensível ao ruído. Por fim, inspecione o próprio microfone, pode ser um defeito de fabricação.

Qual a diferença entre o microfone condensador e o dinâmico?

O microfone condensador é sensível, instável e por isso pede por uma fonte de alimentação de energia externa, muitas vezes fornecida pela interface de áudio com o phantom power. O dinâmico é estável e pode captar e transmitir as ondas acústicas sem a necessidade de tal recurso.

Quais as melhores marcas de microfones de lapela? 

As melhores são as que estão no nosso ranking: Rode, Fifine, Audio-Technica, Sony, Greika e Boya. A Sennheiser e Behringer também são ótimas marcas de microfones. 

Qual o melhor microfone de lapela para Youtubers? 

O RODE SMARTLAV+ é o melhor microfone de lapela para youtubers, influencers e outros empreendedores digitais. Sua qualidade de som e versatilidade o transformam num ótimo investimento. 

Conclusão: qual o melhor microfone de lapela

Hoje você teve acesso à informação qualificada. Aprendeu mais sobre um dispositivo importantíssimo para o mercado do áudio. O ranking dos melhores microfones de lapela do ano trouxe um passo-a-passo completo sobre como escolher o melhor modelo.

Você descobriu os principais prós e contras de marcas como Rode, Fifine, Audio-Technica, Sony, Greika e Boya. Também conheceu o nosso guia sobre como escolher o microfone de lapela, os seus principais tipos, design e fixação, conexão, transmissor e polaridade. O FAQ te respondeu as principais dúvidas.

No entanto, os trabalhos não terminam por aqui. Você fez uma grande descoberta e agora é hora agir. Pegue o seu microfone de lapela preferido para dar um passo na sua carreira. O mercado precisa de você para criar novos conteúdos.

E você, o que tem pra nos contar? Um destes microfones de lapela te chamou atenção? Já conhecia o ranking dos melhores do ano? Venha com a gente, deixe seu comentário e compartilhe com um amigo apaixonado pelo tema!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *