Início » A Guitarra Memphis é Boa? Vale a Pena?
guitarra Memphis é boa?

A Guitarra Memphis é Boa? Vale a Pena?

E aí guitarrista, está em dúvida sobre qual modelo se encaixa com o seu estilo? Fique tranquilo, esse é um dilema que consome todo músico. Mas, para te ajudar, vamos responder a seguinte pergunta: A guitarra Memphis é boa? Vale a Pena? 

Como se não bastasse, vamos analisar outras guitarras equivalentes, que podem ser uma ótima alternativa à Memphis. Mas, antes de continuar, já adiantamos que a fabricante é conhecida e respeitada no mercado brasileiro. Vamos lá! 

Sobre a Memphis

Antes de tudo, é importante destacar que a guitarra Memphis é fabricada pela empresa Tagima. Em outros artigos, nós atestamos a qualidade da marca. Mesmo assim, vale a pena recordar a história da fabricante.

O luthier Seizi Tagima fundou a sua empresa, com o mesmo nome, em 1986. Num primeiro momento, todos os instrumentos eram fabricados pelo método artesanal. No entanto, em pouco tempo as guitarras do artesão chamaram a atenção de grandes instituições.  

A principal foi a Marutec Music, que comprou a Tagima em 1996. Desde então, todos os instrumentos são fabricados a partir do método industrial. A empresa foi responsável por ser a primeira a exportar guitarras brasileiras ao resto do mundo. 

Como saber se a guitarra Memphis é boa?

Nesse sentido, pesquisar sobre a qualidade de um instrumento musical nem sempre foi uma tarefa fácil. No início, era necessário ter uma guitarra em mãos ou pedir a opinião de um proprietário. Mas hoje, com a Internet, tudo mudou. 

Sendo assim, você tem dois ótimos aliados na sua pesquisa: Google e Youtube. As plataformas são os maiores motores de busca da internet. Ademais, as opiniões sobre a Tagima, fabricante da Memphis, são ótimas. 

Outra fonte de pesquisa indispensável é o portal Reclame Aqui, que reúne as avaliações de consumidores de toda a rede. Neste site, a Tagima tem uma avaliação invejável. Cerca de 87,5% dos clientes alegam que voltariam a comprar produtos da empresa, além disso, a fabricante tem uma nota de avaliação geral invejável, 9,5. 

1. Guitarra Elétrica – Memphis

Guitarra Elétrica - Memphis

Prós

Contras

✅ Indicada para músicos principiantes 

🚫 Tarraxas instáveis 

✅ Stratocaster

✅ Acompanha alavanca de tremolo

🚫Timbre agudo nos captadores do braço

A princípio, é importante destacar que a Guitarra Elétrica Memphis é fabricada pela Tagima, empresa brasileira reconhecida no mundo todo. Pelo respeito da marca, já podemos presumir que seus produtos são ótimos. No entanto, a maior parte dos instrumentos fabricados é destinada aos iniciantes

A Guitarra Elétrica Memphis é do tipo Stratocaster, tal categoria foi imortalizada pelos lendários guitarristas Eric Clapton e Jimi Hendrix. Como se não bastasse, é um instrumento versátil e pode participar de vários estilos musicais. Em síntese, é o modelo mais popular do planeta.

Por fim, o modelo fabricado pela Tagima é indicado para guitarristas iniciantes. Conta com três captadores single coil e uma chave seletora com cinco posições, que pode escolher a região da captação. Sendo assim, a Guitarra Elétrica Memphis é um ótimo instrumento de entrada.   

Ficha técnica:

  • Tipo Stratocaster
  • Três captadores single coil
  • Chave seletora com cinco posições
  • 3 knobs, 1 para volume e 2 para tone 
  • Tarraxas blindadas
  • Trastes: 22
  • ‎Acompanha alavanca de tremolo 

Alternativas para Guitarra Memphis

Mesmo que a Guitarra Elétrica Memphis tenha um bom custo benefício e seja indicada para iniciantes, há outros instrumentos equivalentes. Seja os que são fabricados pela mesma marca ou, então, por outras, como a Tonante. Nesse sentido, a empresa produz produtos equivalentes a Tagima. 

Sendo assim, a Tagima e a Tonante são empresas conhecidas pelos guitarristas, principalmente aqueles que montaram seus primeiros acordes em algum instrumento dessas marcas. Portanto, vamos analisar duas alternativas a Guitarra Memphis: a Super Stratocaster e Muriel ‘s, ambas das companhias citadas, respectivamente. 

1. Guitarra elétrica – Tagima

Guitarra elétrica - Tagima

Prós

Contras

✅ Indicada para músicos principiantes 

🚫 Timbre agudo nos captadores do braço

✅ Super Stratocaster

✅ Acompanha alavanca de tremolo

Agora, vamos analisar outro instrumento da Tagima, mas que pode ser uma ótima alternativa a Guitarra Memphis. Sendo assim, a TG 510 é uma opção viável, indicada aos iniciantes. No entanto, é importante destacar que esta é do tipo Super Stratocaster, diferente do modelo anterior. 

Portanto, há algumas diferenças significativas entre os dois instrumentos, apesar do preço ser bem parecido. Com um conceito moderno, a Guitarra Elétrica Tagima tem dois captadores single coil e 1 humbucker cerâmico. Tal sistema garante um som mais potente quando a chave está posicionada para captar os sons próximos à ponte.

Por fim, o shape é o mesmo da Stella, feita pela fabricante aqui no Brasil. Vem com alavanca para trêmolo e conta com dois knobs para controlar o volume e o tone. Assim, a Guitarra Elétrica Tagima TG 510 é uma ótima alternativa à Memphis.  

Ficha técnica:

  • Tipo Super Stratocaster
  • 2 captadores single coil e 1 humbucker
  • Chave seletora com cinco posições
  • 2 knobs, 1 para volume e 1 para tone 
  • Tarraxas blindadas
  • Trastes: 22
  • ‎Acompanha alavanca de tremolo 

2. Guitarra Muriel’s – Tonante

Guitarra Muriel’s - Tonante

Prós

Contras

✅ Indicada para músicos iniciantes

🚫 Frágil

✅ Stratocaster

✅ Melhor custo benefício

🚫 Afinação instável

Para finalizar, vamos analisar o instrumento mais barato dentre os três. Por tal motivo, a Guitarra Muriel’s, da Tonante, tem o melhor custo benefício. No entanto, ela não é recomendada para músicos intermediários e profissionais. 

Em comparação ao primeiro modelo analisado, a Guitarra Muriel’s também é do tipo Stratocaster, a mais escolhida entre os guitarristas. Como é típico desta categoria, ela vem com três captadores single coil e uma chave seletora com cinco posições. Além disso, há três knob, dois para controlar o tone e um para o volume, como já era esperado.

Agora, o maior diferencial deste instrumento é o preço. É uma das Stratocaster mais baratas do mercado, sendo uma ótima opção aos músicos iniciantes. Nesse sentido, a Guitarra Muriel ‘s, da Tonante, também é uma excelente alternativa à Memphis. 

Ficha técnica:

  • Tipo Stratocaster
  • Três captadores single coil
  • Chave seletora com cinco posições
  • 3 knobs, 1 para volume e 2 para tone 
  • Tarraxas blindadas
  • Trastes: 22
  • 106 x 42 x 9 cm; 3.22 Kg

Conclusão: A Guitarra memphis é boa ou não?

Bom, agora você já sabe que a Tagima é uma ótima fabricante de instrumentos musicais e que a Guitarra Memphis é uma excelente opção. Apesar de não ser indicada aos profissionais, ela é capaz de acompanhar qualquer músico iniciante. Além disso, tem um preço ótimo. 

No entanto, as alternativas apresentadas aqui também são boas opções de compra. Tanto a Super Stratocaster da Tagima, como a Muriel’s da Tonante, são ótimos instrumentos musicais. Portanto, a Guitarra Memphis é boa e vale a pena, principalmente se você for começar a tocar agora! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.