Início » Violão Vogga é Bom? Vale a Pena?
Violão Vogga é Bom? Vale a Pena?

Violão Vogga é Bom? Vale a Pena?

Olá, amante das cordas acústicas! Olha só: se você está buscando um instrumento de bom custo-benefício e quer confirmar se o violão Vogga é bom, saiba que está no lugar certo. 

Aqui, vamos tirar todas as suas dúvidas sobre a Vogga. Nesse sentido, fizemos uma análise completa das características de três violões da marca e também indicamos instrumentos similares de outras empresas como possíveis alternativas. 

Dessa forma, você terá todas as informações necessárias para fazer uma compra bem-sucedida. 

Sobre a Vogga

Fundada no ano de 2008, a Vogga é uma empresa que produz instrumentos musicais de diversas categorias, incluindo cordas, sopro e percussão. Além disso, também fornece acessórios.

Falando especificamente de violões, a fabricante tem como foco o público iniciante, oferecendo instrumentos de bom custo-benefício. Em outras palavras, os violões Vogga têm preço acessível, com visual interessante e timbre satisfatório, mas sem um grande diferencial, digamos assim. No catálogo da empresa, é possível encontrar violões de diversos shapes, do clássico ao folk, com e sem sistema de captação. 

Em seguida, trazemos uma explicação das principais características que devem ser analisadas antes de comprar um violão, além da análise de três instrumentos Vogga. 

Como saber se o violão Vogga é bom? 

Independentemente da marca, um bom violão deve apresentar três principais características: boa afinação, pegada confortável e timbre agradável. Caso o instrumento falhe em algum desses quesitos, é melhor procurar outra opção.

Uma vez que esses fatores essenciais estejam presentes em um violão, o resto acaba caindo na questão de gosto e necessidade pessoal. Por exemplo: a beleza de um instrumento é subjetiva. Ou seja, um violão que é bonito para um músico pode não agradar a outro. A presença de captação segue o mesmo raciocínio: um violonista que pretende fazer shows deve optar por um instrumento eletroacústico, enquanto um músico que só toca em casa ficará satisfeito com um acústico.

Por isso, antes de comprar um violão, analise bem as especificações do produto. Outra dica é dar uma olhada em sites de avaliação – o Reclame Aqui, por exemplo, não conta com um alto número de reclamações da Vogga. Porém, alguns clientes citam problemas nos violões da marca, como trastejamento exagerado e falta de estabilidade de afinação. Essas questões podem ser pontuais e motivadas por falta de regulagem adequada, mas é sempre bom estar atento. A seguir, confira a análise detalhada de três violões Vogga. 

1. Violão VCA104N BK – Vogga 

Violão VCA104N BK - Vogga 

Prós

Contras

✅ Baixo preço

🚫 Materiais simples

✅ Boas avaliações

Se você não tem muito dinheiro para comprar um violão, esse modelo clássico da Vogga merece estar na sua lista de produtos a serem analisados. 

O instrumento é acústico e possui cordas de nylon, reconhecidas pelo som suave e pela tocabilidade macia. Ou seja, o encordoamento não requer grande força dos dedos, o que é sempre bem-vindo para quem está começando a tocar. 

O corpo é todo feito de linden, uma madeira de baixo custo, enquanto a escala e o cavalete são de dark maple. Por fim, as tarraxas são niqueladas e o acabamento é todo na cor preta, gerando um visual minimalista bem interessante.

Na Amazon, o violão tem nota 4,1 de 5. Ao todo, seis clientes avaliaram o produto, sendo que cinco deles deram nota máxima. A única avaliação negativa se deu porque o instrumento chegou arranhado, o que pode ter sido um problema no transporte. 

Resumindo, essa é uma boa opção de compra para quem não quer gastar muito em um violão. Obviamente, considerando o preço, o produto tem construção bem simples, mas que atende bem os iniciantes. 

Ficha técnica:

  • Violão clássico acústico 38” (7/8 / 96 cm)
  • Tampo, faixas e fundo em linden
  • Escala e cavalete (parafusado) em dark maple
  • Tarraxas niqueladas
  • Encordoamento de nylon

2. Violão VCK370 BMF – Vogga

Violão VCK370 BMF - Vogga

Prós

Contras

✅ Formato folk

🚫 Tarraxas semiblindadas

✅Visual diferenciado

Esse aqui é um violão com encordoamento de aço no formato folk, que é conhecido pelo timbre equilibrado e boa projeção sonora.

Logo de cara, o belo acabamento com tampo tigrado salta aos olhos. O instrumento possui tampo, laterais e fundo feitos de linden, com tarraxas cromadas apenas semiblindadas e filetes em ABS. 

Com sistema de captação, o violão pode ser ligado a caixas externas para apresentações ao vivo ou gravações em linha. O pré-amplificador tem equalizador de três bandas, botão phase e afinador cromático com visor LCD.

Se você quer saber se o violão Vogga VCK370 é bom, saiba que o produto tem avaliação máxima na Amazon e conta com preço acessível, apresentando um custo-benefício bem interessante.

Ficha técnica:

  • Folk cutaway elétrico
  • Tampo, faixas e fundo em linden 
  • Tensor bidirecional Filetes em ABS 
  • Encordoamento de aço 
  • Tarraxas semiblindadas cromadas
  • Equalizador de 3 bandas, botão phase e afinador cromático com visor LCD
  • Saída P10

3. Violão VCA83 NT – Vogga 

Violão VCA83 NT - Vogga 

Prós

Contras

✅ Baixo preço

🚫 Avaliação negativa

✅ Acabamento natural

Mais um violão clássico com cordas de nylon da Vogga, desta vez com tamanho infantil e acabamento natural.

Possui 76 cm de comprimento, corpo de linden, escala e cavalete de dark maple. Para completar, apresenta filetes em ABS e tarraxas douradas com madrepérola.

É um violão indicado para crianças até 7 anos de idade, com construção simples e baixo preço. Na Amazon, possui apenas uma avaliação, que é negativa – o cliente insatisfeito menciona que o som tem baixa qualidade e a afinação não é precisa. 

Ficha técnica:

  • Violão clássico acústico infantil
  • Tamanho: 30” (¼ / 76 cm)
  • Indicação: crianças até 7 anos
  • Tampo, faixas e fundo em linden
  • Escala e cavalete (parafusado) em dark maple
  • Encordoamento de nylon
  • Filetes em ABS
  • Tarraxas douradas com madrepérola

Alternativas para violão Vogga

Com as análises acima, é possível já ter uma boa noção da qualidade geral dos violões Vogga. No entanto, sempre é bom ter mais opções de compra, não é mesmo?

Nesse sentido, trazemos a seguir uma análise de três modelos de violão similares aos anteriores, porém de outras marcas. Dessa forma, você conseguirá fazer uma comparação mais ampla e balizada. 

1. Violão Acústico Clássico Aubvo611 – Auburn Music

Violão Acústico Clássico Aubvo611 - Auburn Music

Prós

Contras

✅ Boas avaliações

✅ Visual elegante

🚫 Corpo de madeira compensada

✅ Baixo preço 

Essa é uma interessante alternativa para quem está com orçamento apertado. 

Indicado para os jovens músicos que estão aprendendo o instrumento, o violão tem um visual preto bem elegante. Apresenta encordoamento de nylon, corpo feito de plywood (compensado), com braço e escala de birch. 

Não possui captação elétrica. O som é bastante simples, sem grande riqueza sonora. Na Amazon, possui nota 4,4 de 5. Devido ao valor bastante em conta, é uma opção que merece ser analisada.

Ficha técnica:

  • Violão clássico 
  • Corpo de plywood
  • Braço e escala de birch 
  • Encordoamento de nylon
  • Acabamento preto

2. Violão PP-1 SB Sunburst – Waldman

Violão PP-1 SB Sunburst - Waldman 

Prós

Contras

✅ Baixo preço 

✅ Cordas de nylon

🚫 Corpo de madeira compensada

✅ Acabamento sunburst

Projetado para iniciantes, esse violão tem cordas de nylon e formato clássico.

Leve e confortável, o instrumento possui corpo e escala de plywood (compensado), com cavalete e braço de birch. As tarraxas são cromadas, enquanto a pintura é na tonalidade sunburst. 

O som segue a mesma linha do anterior: simples, mas que é satisfatório para quem está começando. O produto tem poucas avaliações na Amazon, mas todas com nota máxima. O preço de mercado é baixo. 

Ficha técnica:

  • Violão clássico 
  • Corpo e escala de plywood
  • Braço e cavalete de birch 
  • Tarraxas cromadas
  • Encordoamento de nylon
  • Acabamento sunburst

3. Violão Elétrico Memphis Folk MD 18 NS – Tagima 

Violão Elétrico Memphis Folk MD 18 NS - Tagima 

Prós

Contras

✅ Com captação 

✅ Formato folk

🚫 Requer maior investimento

✅ Timbre equilibrado

Com cordas de aço, esse é um violão de formato folk da Memphis, marca que pertence à fabricante Tagima. 

Possui corpo de linden, escala de rosewood e tarraxas semiblindadas. Apresenta ainda sistema de captação piezo com o pré-amplificador MEQ-4, que tem equalização de três bandas e afinador embutido.

Trata-se de um instrumento de som equilibrado e bastante completo em suas características, mas com valor um pouco acima do que os demais citados neste artigo. As avaliações da Amazon são bastante positivas, com média 4,9 de 5. 

Ficha técnica:

  • Formato Folk
  • Corpo e braço de linden
  • Acabamento em verniz brilhante
  • Cordas de aço
  • Com sistema de captação
  • Controles de volume, grave, médio, agudo e presence
  • Tarraxas cromadas e semiblindadas

Conclusão: O violão Vogga é bom ou não?

E aí, conseguiu chegar a uma conclusão? Se você ainda tem dúvidas se o violão Vogga é bom ou não, resumimos para você. Olha só: os instrumentos da marca são voltados para quem está começando a tocar, com construção simples e um som que não compromete. Em outras palavras, o violão Vogga é bom para iniciantes, mas longe de apresentar qualidade profissional.

Outras marcas que fazem violões de proposta semelhante são Memphis, Waldman e Auburn Music, todas com um nível bastante similar à Vogga. Portanto, a escolha é puramente questão de gosto pessoal, ok? 

Então, não deixe para depois. Eleja o modelo favorito e compre agora o seu novo violão! Depois, é só aproveitar. Um abraço, até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.