Início » Os 7 Melhores Microfones Sem Fio em 2021

Os 7 Melhores Microfones Sem Fio em 2021

A inovação é um troféu. É por isso que decidimos listar os melhores microfones sem fio. O ser humano vive numa busca incessante por mais liberdade.

Tanto é que inventou o microfone sem fio para não ficar preso aos plugs e cabos. Um passo a mais na nossa liberdade de expressão. 

Mesmo assim, é preciso se manter informado para desfrutar da tecnologia. Preparado para ter mais informações sobre o próximo microfone sem fio que você pode ter? Então vamos lá! Tome fôlego, faça as suas anotações, salve os links preferidos e aprimore o seu conhecimento. 

Melhores microfones sem fio para comprar online 

Escolher um microfone sem fio não é uma tarefa fácil. Uma má escolha reflete no seu discurso. Para iniciar, veja a nossa tabela:

Imagem

Produto

Preço (R$)

1. Microfone BLX24/PG58 - Shure

✔️ Melhor microfone sem fio

2. Microfone XSW1-825-A - sennheiser

✔️ Qualidade garantida

3. ‎Microfone LS902-UHF-HT/HT - Leson

✔️ Microfone sem fio versátil 

4. Microfone Uhf-10bp - MXT

✔️ Melhor microfone sem fio de lapela 

5. Microfone WMS40 - AKS

✔️ Melhor custo-benefício

6. Microfone VWS 20 Plus - Vokal

✔️ Alta definição

7. Microfone UHF 202 - MXT

✔️ Diversão garantida 

1. Microfone BLX24/PG58 – Shure

Prós

Contras

✅ Muito fácil de operar 

🚫 -

✅ Fonte bivolt

✅ Possui certificado da anatel 

Se você entende um pouco de microfone sem fio, é bem provável que tenha adivinhado a marca campeã. Mas fique tranquilo se você errou. Agora você sabe que a Shure é uma referência no mercado do áudio. É a mais utilizada nos shows, programas de tv, igrejas e outros eventos que precisam de qualidade. 

Esqueça os ruídos indesejáveis, os fios que atrapalham a apresentação ou a deficiência de captar certas frequências, o Shure BLX24/PG58 está no topo da nossa lista porque te entrega um som de qualidade. A marca esbanja autoridade, tanto é que concede 2 anos de garantia para o microfone sem fio

Tem um bastão, o modelo PG58, é alimentado por duas pilhas AA e é fácil de operar. O cachimbo da marca é um destaque que deixa os concorrentes para trás. É um microfone com polaridade cardióide e dinâmico. Valoriza a proximidade e a direção da fonte sonora, já que exclui sons distantes e periféricos. Experimente falar próximo do microfone sem fio e você perceberá como a sua voz pode sair grave. 

A base, o modelo BLX24, é responsável por trocar o sinal entre o microfone e o amplificador. É muito fácil de operar. Os sistemas, com grupos e canais, são muito intuitivos. Regule os sistemas com o bastão e pronto, você estará pronto para falar. É alimentado por uma fonte bivolt, podendo operar em qualquer lugar. 

A Shure é uma marca que sempre surpreende e uma prova disso é o microfone sem fio BLX24/PG58. É a melhor opção para comprar online. A marca possui a certificação da Anatel e garante qualidade aos seus clientes. 

2. Microfone XSW1-825-A – sennheiser

Prós

Contras

✅ Fácil de operar

🚫 -

✅ Microfone dinâmico com polaridade cardióide

✅ Única direção de fonte sonora

O nosso segundo lugar foi conquistado por um gigante! O Sennheiser XSW1-825-A está entre os melhores microfones sem fio para comprar em 2021. Charmoso, eficiente e prático, é um microfone que agrada os profissionais e os iniciantes. Uma grande inovação no mercado, trazendo mais brilho aos shows, programas e palestras.  

A apresentação do microfone surpreende. Sua caixa é de encher os olhos e o manual traz infográficos que facilitam sua compreensão. A base tem a antena embutida, é fácil de operar e pode ser conectada a outros produtos da marca. Pode trafegar em doze canais e oito bancos de frequência.  

O bastão é alimentado por duas pilhas alcalinas. É um microfone dinâmico com polaridade cardióide. O som é captado pelo topo do bastão, valorizando uma única direção de fonte sonora. Há um porém, o som é um pouco abafado, já que a cápsula atua até os 16000 Hz. A fonte bivolt e seus adaptadores aumentam as possibilidades de uso. É recomendado por profissionais de áudio e aos novatos, tem um bom rendimento em igrejas e conferências. 

O microfone sem fio XSW1-825-A cumpre muitas promessas da Sennheiser e por isso satisfaz os seus clientes. A marca está preocupada em enriquecer os detalhes para entregar um produto charmoso e útil. Possui a certificação da Anatel. Produtos sem a certificação funcionam em faixas de frequência proibidas. 

3. ‎Microfone LS902-UHF-HT/HT – Leson

Prós

Contras

✅ Bem leve

🚫 -

✅ Produtos resistentes 


✅ Baixo custo

A medalha de bronze foi conquistada pelo microfone sem fio Leson ‎LS902-UHF-HT/HT por causa da sua versatilidade e seu custo-benefício. Sem dúvida é uma ótima opção para quem quer um produto de qualidade por preço baixo, algo raro nos dias de hoje. São dois bastões práticos e com uma ótima captação. 

A Leson é uma marca nova que ganha espaço muito rápido. Ela consegue oferecer bons itens e cobra valores mais baixos do que os seus concorrentes. Mesmo assim, sempre há o que melhorar. As marcas do topo oferecem produtos mais resistentes. O bastão do LS 902 é leve e a grelha é muito frágil, podendo entortar com a queda. Os detalhistas podem investir sem medo, basta cuidar para o microfone durar muito tempo. 

A base tem duas antenas externas que recebem o sinal para o microfone sem fio. A fonte é bivolt. Os dois bastões são alimentados por pilhas alcalinas. São dinâmicos com captadores cardióides. Valoriza as frequências graves e anula os sons periféricos. O alcance do microfone em relação a fonte de captação é um pouco baixo, já para a base é satisfatória, chegando a 30m. É ideal para eventos menores em lugares fechados.  

A Leson é uma marca vitoriosa. Além de outros produtos de qualidade, ela melhorou o trabalho dos operadores de áudio com o microfone sem fio ‎LS902-UHF-HT/HT. Também é uma ótima aquisição para as famílias que gostam de karaokê. Você pode se divertir, cantar com a sua banda ou prestar um bom serviço técnico em áudio com o LS 902. 

4. Microfone Uhf-10bp – MXT

Prós

Contras

✅ Pode ser utilizado com headset

🚫 -

✅ Ideal para musicais

✅ Ótimo para captação de instrumentos musicais

O quarto lugar vai para o microfone sem fio MXT Uhf-10bp, é o melhor entre os tipos Lapela para comprar online em 2021. É versátil e pode te surpreender. Um kit capaz de eliminar todo o desconforto de manejar cabos por todos os lados. É leve, fácil de usar e não depende de alimentação externa. Quatro pilhas alcalinas AA são suficientes para longas horas de transmissão. 

A base pode ser fixada em qualquer lugar. Ela pode estar ao alcance do mesário, longe dele ou até em você. É uma vantagem que só o modelo lapela tem. Pode ser utilizado com headset, ou com a garra jacaré. Ideal para musicais, óperas, teatro, palestras e outros eventos dinâmicos

O microfone sem fio MXT Uhf-10bp é ótimo para a captação de instrumentos musicais. Funciona bem com violão, guitarra, contrabaixo e saxofone. É super indicado aos músicos que precisam de aparelhos de qualidade para enriquecer suas performances. É o preferido dos empreendedores digitais, já que entrega um áudio de qualidade aos seus usuários. 

O tipo Lapela é dinâmico e precisa estar próximo da fonte sonora para garantir uma captação bem definida. Já a base pode estar longe do microfone, tendo o alcance de 100m. Tal benefício enche os olhos de quem precisa usar as mãos durante a fala, enquanto os outros modelos precisam de pedestais. 

A MTX começou como uma marca independente e, de certa forma, nos dá mais liberdade com o microfone sem fio MXT Uhf-10bp. Sua praticidade e versatilidade são destaques que agradam todos os profissionais do ramo. 

5. Microfone WMS40 – AKS

Prós

Contras

✅ Bastões mais econômicos da categoria

🚫 -

✅ Podem funcionar por até oito horas


✅ Base é pequena

O nosso quinto lugar foi ocupado pela AKG, uma marca reconhecida que compete de igual para igual com as mais fortes. O WMS40 é o microfone sem fio com melhor custo-benefício para adquirir. Inclusive, a marca tem um bom espaço no mercado para os produtos usados. Mais uma vez a AKG acertou na inovação.  

Tem os dois bastões mais econômicos da categoria, já que podem funcionar por até oito horas com uma única pilha alcalina. É dinâmico e de polaridade cardióide. Dá ênfase a uma direção sonora enquanto deixa de captar os ruídos periféricos. 

A base é pequena, robusta por ser feita de metal, bem acabada e cabe na palma da sua mão. São duas antenas externas, uma para cada microfone, com regulagem individual de volume, a fonte é bivolt e tem seus adaptadores de tomada. A saída é balanceada e usa o padrão p10. Garante 30m de alcance. 

Podemos afirmar sem dúvida, que o microfone sem fio AKG WMS40 é o melhor custo-benefício do nosso ranking. Satisfaz os técnicos mais experientes, deixa as palestras mais definidas e as igrejas mais divertidas. É ideal para quem quer dar um passo a mais na construção do próprio estúdio. 

6. Microfone VWS 20 Plus – Vokal

Prós

Contras

✅ Duas antenas externas

🚫 -

✅ Controle individual de volume


✅ Bivolt

Quem já ouviu falar da Vokal? Pois é, a marca faz um ótimo trabalho e merece todo o destaque que recebe. É por isso que está no ranking dos melhores microfones sem fio para comprar online em 2021. Tem um ótimo custo-benefício e é indicado para o uso cotidiano, como em igrejas e setores profissionais. 

A base trabalha com duas antenas externas, é bivolt e tem controle individual de volume. O alcance de transmissão com o microfone sem fio é curto, chegando a 20m. Tem uma única saída p10 não balanceada. Atinge uma faixa ampla de frequências, o que diminui a interferência.  

Tem dois bastões alimentados por duas pilhas AA. É um microfone sem fio dinâmico com polaridade cardióide. Apesar de suas limitações, é resistente a reverberação, evitando ruídos inoportunos. É ideal para as sessões de karaokê, palestras e convenções. 

A Vokal conseguiu ser honesta com o que propôs. É por isso que o microfone sem fio VWS 20 Plus está no nosso ranking. Além de tudo é certificada pela Anatel, garantindo a sua satisfação e segurança. Por que não ter um aparelho de ponta? 

7. Microfone UHF 202 – MXT

Prós

Contras

✅ Ótimo custo-benefício

🚫 Baixo alcance

✅ Duas antenas externas

✅ Controle individual de volume

A MTX alcançou mais um lugar no nosso ranking, mas agora é com um modelo convencional. O microfone sem fio UHF 202 vem chamando atenção do mercado. Alguns comparam a marca com a Shure, já que entrega uma qualidade parecida por um preço inferior. Garante a diversão dos restaurantes com karaokê. 

Os dois bastões são alimentados por duas pilhas AA cada um. Trabalha com a polaridade cardióide e tem uma captação dinâmica. Anula os barulhos externos para focar numa única direção. É um ótimo custo-benefício para quem está iniciando no mercado de trabalho, ou quer dar mais valor às suas apresentações

Com duas antenas externas, a base tem um controle individual de volume e é bivolt. Tem duas saídas de áudio, uma XLR balanceada e outra p10 não balanceada. O seu alcance é baixo, não ultrapassando os 20m. Ainda assim é uma ótima opção para quem não sabe por onde começar.   

A versatilidade da MTX fez com que ela fosse a única marca que ocupasse dois lugares na nossa lista. A certificação da Anatel a protege de qualquer falsificação. É um aparelho voltado a você que precisa de um microfone sem fio para começar sua jornada profissional. 

Para que serve o microfone sem fio? 

Há tempos que o ser humano utiliza meios para amplificar o seu discurso. Na Grécia antiga, por exemplo, os teatros eram apresentados em estruturas especiais com acústica aprimorada para dar mais força às histórias. A mesma tecnologia é utilizada nos dias de hoje. 

Após a revolução industrial, alguns cientistas se esforçaram para transcender o megafone, um protótipo que apenas amplifica o volume por conta do direcionamento da coluna de ar. O primeiro microfone surgiu no final do século XIX e até hoje é aprimorado. 

Como se não bastante, e como nunca basta, os pioneiros foram além. Projetaram um microfone sem fio para alargar as possibilidades artísticas, aprimorando o teatro, a ópera e o cinema. Além disso, beneficiou o setor religioso e da comunicação. Enfim, todos querem mais liberdade na hora do show.  

Como escolher o melhor microfone sem fio 

Você conheceu o nosso ranking. Descrevemos os prós e os contras dos melhores microfones sem fio. Agora vamos te qualificar para avaliar qualquer modelo.

Captadores de som

Cada microfone tem um captador. Como o nome já sugere, serve para captar o som. Temos dois tipos, o dinâmico e o condensado. No primeiro o diafragma é responsável por converter a energia acústica em elétrica. Já o segundo não tem essa capacidade, por isso precisa de uma alimentação externa, muitas vezes fornecido pela própria mesa de som. Cada captador tem o seu alcance e são classificados em: 

Cardióides 

A polaridade cardióide é a mais encontrada nos microfones sem fio. É feito para captar os sons que atingem o topo do microfone e elimina os sons periféricos. Ideal para shows, já que tem uma melhor capacidade de captação direcionada, evitando a microfonia. 

Omnidirecionais 

Os microfones com polaridade omnidirecional são aqueles que têm uma captação mais ampla. O diafragma atua em 360º e não exclui sons periféricos. Não é indicado para show, mas é bom para gravações de bateria, já que pode ficar acima do instrumento para captar todas as levadas. 

Bidirecionais 

A polaridade bidirecional é a mais indicada para duetos, ou casais apaixonados em casas de karaokê. O diagrama capta, de forma equivalente, o som nas duas direções longitudinais. É uma ótima opção para conversas a dois.  

Alcance 

No caso dos microfones sem fio nós temos que pensar em dois tipos de alcance. O primeiro tipo é o da base, na qual recebe o sinal, e o microfone. Em alguns casos pode chegar a até 100m. O segundo é entre o microfone e a fonte sonora. Nesses casos deve ser curta, ainda mais quando se trata de microfones dinâmicos com polaridade cardióide. 

Forma de alimentação  

Existe uma grande diferença na forma de alimentação entre os microfones dinâmicos e os condensados. O primeiro dispensa o uso de alimentação externa, já que toda a transmissão pode ser feita via cabo. Nos microfones sem fio é indispensável o uso de pilhas, e as bases, geralmente, são bivolt. Os microfones condensadores precisam de energia, por isso que muitas mesas são equipadas com a opção phantom power para corrigir essa limitação. 

Recursos extras 

Alguns microfones sem fio, em especial o modelo da Shure apresentado no nosso ranking, apresentam recursos adicionais, como a possibilidade de usar a base para outros produtos da marca. Além disso, temos outras formas de ampliar o seu uso. Como vimos, os dispositivos podem ser utilizados para fins artísticos, religiosos e empresariais. Contudo, lembre-se de ter um bom amplificador, sem isto nenhum microfone funciona bem. 

Perguntas frequentes

Qual é o melhor microfone sem fio para quem está começando? 

Depende da sua área de atuação. Se você for um empreendedor digital, o modelo MXT Uhf-10bp é o melhor e mais versátil. Caso você queira melhorar sua prestação de serviço como profissional de áudio, o Shure BLX24/PG58 é o mais indicado. 

Qual é a diferença entre o microfone dinâmico e o condensador?

O microfone dinâmico tem um diafragma capaz de captar e transmitir as ondas acústicas sem o auxílio de alimentação externa. Já o condensador não tem essa característica. Ele precisa de uma fonte de eletricidade, muitas vezes fornecida pela mesa de som com o phantom power. 

Qual é a diferença entre as saídas de som balanceadas e não balanceadas? 

A principal é o tipo de reprodução. As saídas balanceadas oferecem o som stereo, capaz de fornecer nuances de profundidade. A não balanceada é do tipo mono, portanto, estática. 

Porque os microfones sem fio são mais indicados? 

São ferramentas que facilitam a captação e reprodução do áudio. Dispensam grandes estruturas e são fáceis de manusear. Atualmente eles são utilizados por influenciadores e empreendedores digitais que trabalham através da internet e outros meios de comunicação. 

O que devo fazer se o microfone estiver com ruído? 

Primeiro verifique todas as conexões, um mau contato pode ser a causa do problema. Em seguida verifique a instalação elétrica, pois uma estrutura sem aterramento é suscetível ao ruído. Por fim, verifique o próprio microfone, pode ser um defeito de fabricação do aparelho. 

Conclusão: qual o melhor microfone sem fio

Hoje você aprendeu muito sobre uma tecnologia que revolucionou o mercado do áudio. O ranking: Os 7 melhores microfones sem fio trouxe um guia completo das melhores opções do mercado. Você conheceu as principais características e os benefícios oferecidos por grandes marcas como Shure, Sennheiser, Leson, AKG, MTX e Vokal. Um roteiro para todos que precisam de um microfone. 

Além disso, você viu um manual que explica como escolher o microfone, a principal diferença entre as formas de captação, alcance, forma de alimentação, dentre outros. O FAQ respondeu às dúvidas mais recorrentes, que envolveram temas como polaridade cardióide, omnidirecional ou bidirecional.

Mas os trabalhos apenas começaram. Agora que você já tirou todas as dúvidas é hora de fazer uma escolha. Pegue o seu microfone sem fio preferido para desenvolver grandes trabalhos. Seja iniciante, intermediário ou avançado, o mercado precisa de técnicos para crescer.

E você, já pensou no que vai fazer? Um desses captadores te chamou atenção? Já conhecia os melhores microfones sem fio? Conte pra gente! E não deixe de indicar a um amigo que é apaixonado pelo tema! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *