Início » Os 8 Melhores Dispositivos com Alexa em 2022

Os 8 Melhores Dispositivos com Alexa em 2022

Olá, amante da tecnologia! Se você está em busca de um aparelho com Alexa, mas não sabe qual modelo escolher, fique tranquilo. Aqui, vamos analisar os melhores dispositivos com Alexa do mercado. Ou seja, hoje você vai descobrir qual a melhor Alexa para você!

Nesse contexto, a nossa equipe selecionou oito aparelhos com a assistente virtual da Amazon, analisando os prós e contras de cada um. Além disso, explicamos os principais aspectos técnicos que devem ser observados antes de comprar uma Alexa.

Então, preparado para muitas informações? Vamos lá!

Melhores dispositivos com Alexa para comprar online

Primeiramente, confira a nossa tabela comparativa que traz os melhores dispositivos com Alexa disponíveis no mercado atualmente. Repare que destacamos a principal qualidade de cada um para facilitar a sua compreensão. 

1. Echo Dot 3ª Geração

Echo Dot 3ª Geração

✅ Compacto

✅ Elegante

✅ Preço acessível

🚫 Som foi aperfeiçoado na 4ª geração



Começamos a nossa lista com um dos modelos mais populares da família Alexa, o Echo Dot. A linha Dot é uma versão reduzida dos dispositivos Echo. Assim, é mais compacta e possui apenas um alto-falante. 

Por meio de controle de voz, é possível tocar músicas, conferir notícias, fazer ligações, controlar dispositivos da casa compatíveis e muito mais. Por meio de quatro microfones de longo alcance, a Alexa consegue distinguir comandos com facilidade.  

O produto tem 1 alto-falante de 1,6″, que entrega uma sonoridade bem satisfatória, clara, limpa e com ótimo volume para seu tamanho. Já se você quiser utilizar caixas externas com o Echo Dot, há duas maneiras bem fáceis: por conexão bluetooth ou com um cabo de áudio de 3,5 mm. Para funcionar, o Echo Dot requer conexão wi-fi e precisa estar ligada à tomada (fonte inclusa). 

Com um design minimalista bem elegante no formato de disco, o dispositivo tem 300 g e 4 botões acoplados na estrutura, que permitem ajustar o volume, desligar o microfone e efetuar ações. Por fim, o Echo Dot da 3ª geração tem preço bastante acessível, porém o som não é tão encorpado quando o mesmo modelo da 4ª geração. 

2. Echo Dot 4ª Geração

Echo Dot 4ª Geração

✅ Compacto

✅ Novo design

✅ Som melhorado

🚫 Um pouco mais caro que a 3ª geração



Conforme antecipamos na análise anterior, esta é a mais recente geração do Echo Dot. As funcionalidades são as mesmas da versão anterior, com duas grandes modificações: o design e o aspecto sonoro.

Agora, o dispositivo não tem mais o formato de disco. Em outras palavras, o modelo é redondo, mas continua compacto e com praticamente o mesmo peso. Note que ele tem os mesmos quatro botões do antecessor na estrutura.

Ao mesmo tempo, o Echo Dot da 4ª geração possui um alto-falante de 1,6″, porém com tecnologia de direcionamento frontal. De acordo com o fabricante, essa característica garante mais graves ao sinal, gerando um som mais completo.

Falando de preço, ele é um pouco mais caro do que a versão anterior, mas nada exagerado. Então, como se trata de um modelo mais recente, acaba valendo bastante a pena. 

3. Echo Dot 4ª Geração com relógio

Echo Dot 4ª Geração com relógio

✅ Com relógio

✅ Compacto

✅ Som melhorado

🚫 Preço mais elevado



Essa é outra variação do Echo Dot da 4ª geração, com apenas uma mudança: a adição de relógio ao dispositivo. Todas as outras funcionalidades são as mesmas, ok?

Então, ele cai muito bem para ser colocado no quarto. Assim, você pode verificar a hora, os alarmes e os timers no display de LED embutido na estrutura do produto. Para colocar o alarme em modo soneca, basta tocar na parte superior do dispositivo. Muito interessante!

Como contra, podemos citar o fato de ele ser praticamente R$ 100 mais caro do que a versão sem relógio, o que naturalmente acaba desanimando alguns compradores. 

4. Echo 4ª Geração

Echo 4ª Geração

✅ Som potente

✅ Construção parruda

✅ Processamento Dolby Audio

🚫 Preço considerável




Se você gostou da Echo Dot, mas gostaria de uma versão mais parruda, a linha Echo pode ser o que você procura. Esse exemplar aqui é a versão mais atual, da 4ª geração.

Como grande diferencial do modelo em relação às Dots, podemos citar o aspecto sonoro. O produto tem woofer de neodímio de 3″ e 2 tweeters de 0,8″, que, juntos, entregam um sinal bem amplo e envolvente. O dispositivo ainda conta com processamento Dolby Audio. O restante das funcionalidades é muito similar. 

Com estrutura esférica, o Echo da 4ª geração tem quatro botões acoplados. Para funcionar, necessita de conexão wi-fi e estar conectado à fonte. Ele tem cerca de 940 g, ou seja, praticamente o triplo do peso da Echo Dot da mesma geração, sendo maior em dimensões também.

Em outras palavras, a Echo é consideravelmente mais potente que a Echo Dot, mas tem um custo cerca de duas vezes maior. 

5. Echo Studio

Echo Studio

✅ Excelente sonoridade

✅ 5 alto-falantes

✅ Suporte a Dolby Atmos

🚫 Portabilidade limitada



Se você procura a melhor Alexa em questão sonora, com certeza o modelo Echo Studio é o mais adequado para você. 

Indicada principalmente para quem ama escutar música com a maior fidelidade possível, o dispositivo apresenta um sistema de cinco alto-falantes. Dessa forma, o sinal tem graves profundos, médios dinâmicos e agudos muito claros, chegando a 330 watts de potência sonora. 

Para completar, o aparelho inclui suporte a Dolby Atmos, com ótima noção de espacialidade. Outro recurso muito bacana é a identificação automática da acústica do seu ambiente, melhorando a experiência sonora ao máximo.

Para entregar tamanha qualidade sonora, o Echo Studio tem tamanho avantajado, com 3,5 kg. Consequentemente, não é muito portátil. Também precisa estar conectado à tomada e à rede wi-fi para o funcionamento. O preço não é dos mais acessíveis. 

6. Echo Show 15

Echo Show 15

✅ Smart display decorativo

✅ Ótima sincronia com Alexa

✅ Tela de 15,6” com resolução Full HD

✅ Atua como câmera de segurança

🚫 Qualidade sonora poderia ser melhor







O Echo Show 15 é o último lançamento da Alexa, que chegou ao Brasil em maio de 2022. Trata-se de um smart display. Ou seja, é quase que uma evolução das caixas de som anteriores, pois conta com uma tela. 

Esse modelo foi criado para ser pendurado na parede como um quadro, com orientação paisagem ou retrato, integrando e embelezando o ambiente. Assim, o dispositivo facilita várias atividades diárias, incluindo visualização de tarefas e verificação de lista de compras, além de o usuário poder assistir a vídeos, ouvir música, acessar redes sociais e por aí vai.

Além disso, a unidade também pode atuar como câmera de segurança do domicílio, oferecendo reconhecimento facial dos moradores. Apresenta tela sensível ao toque de 15,6” com resolução Full HD, dois alto-falantes de 1,6” e câmera de 5 MP. Oferece também conexão bluetooth e wi-fi. 

O produto acompanha os seguintes acessórios: adaptador de energia bivolt (30 w), suporte de parede, fio de 1,5 m, parafusos, buchas, gabarito de montagem e guia de início rápido.

Em resumo, as grandes qualidades do Echo Show 15 são a maior tela da linha e o ótimo desempenho da Alexa, que é rápida e precisa. Em contrapartida, o som é muito focado nas frequências médias – poderia ser melhor. 

O valor é um pouco puxado. Porém, ao considerarmos as funcionalidades e o fato de o Echo Show 15 ainda não possuir concorrentes no mercado nacional, o preço acaba sendo justificado. 

7. Echo Show 10

Echo Show 10

✅ Tela se move automaticamente

✅ Qualidade de áudio elevada

✅ Câmera com boa resolução

🚫 Preço é muito próximo do irmão maior





Se você achou o Echo Show 15 muito grande, aqui está uma opção que merece ser analisada.

Bom, o Echo Show 10 possui tela de 10,1” com resolução HD. Ela se move automaticamente a fim de acompanhar o usuário, o que é bastante interessante e prático. 

Por sua vez, a câmera tem boa resolução, de 13 MP. Mais uma vez, a Alexa funciona de forma bastante satisfatória, além de o aparelho atuar como câmera de segurança se for assim configurado. 

Outro ponto que merece elogios é a questão sonora: com 2 tweeters de 1” e 5 watts por canal, além de woofers de 3” e 35 watts, o sinal é bem cheio e completo em frequências. No entanto, não há como negar que o preço é um ponto negativo, já que está muito próximo do Echo Show 15, o novo lançamento da família. 

8. Echo Show 8

Echo Show 8

✅ Compacto

✅ Câmera de 13 MP

✅ Enquadramento automático

✅ Preço mais em conta

🚫 Som perde para o Echo Show 10




Como já indica o nome, o Echo Show 8 apresenta tela de 8” e resolução de 1280 x 800 pixels, além de câmera de 13 MP com enquadramento automático. Também conta com um par de alto-falantes de 2” embutidos. 

Aqui, vale a observação de que, embora o som seja satisfatório, não é tão poderoso quanto o do Echo Show 10, que analisamos anteriormente. 

Porém, como uma boa Alexa, esse modelo tem as principais funcionalidades da assistente inteligente da Amazon, mas com preço bem acessível considerando a categoria de smarts displays. 

Para que serve o dispositivo com Alexa?

Seja com apenas alto-falantes ou com display, os dispositivos com Alexa são cada vez mais populares no Brasil e no mundo. Isso porque a assistente virtual da Amazon facilita muito atividades do cotidiano.

Em outras palavras, com a Alexa, é possível executar comandos de voz para controlar dispositivos de casa inteligentes (lâmpadas, por exemplo), verificar lista de compras, informar a previsão do tempo, ouvir música, assistir a vídeos, reproduzir notícias, acessar redes sociais, ver clipes, monitorar a casa, criar lembretes e por aí vai.

Para completar, há ainda a possibilidade de ampliar os recursos da Alexa por meio dos chamados “skills”, que nada mais são do que comandos extras criados por desenvolvedores terceiros. Muito bacana, né?

Como escolher o melhor dispositivo com Alexa

A partir das análises anteriores, você deve ter percebido que os dispositivos com Alexa se dividem em duas principais categorias, certo? Com e sem tela. O primeiro tipo é indicado para quem deseja fazer videochamadas, assistir a vídeos e por aí vai. Se esse não é o seu caso, dê preferências para os aparelhos que possuem apenas alto-falantes, ok?

Embora todos os dispositivos tenham a mesma assistente virtual, eles podem responder de maneira distinta, já que há diferenças entre os processadores. Ao mesmo tempo, é preciso atentar para o foco de cada produto: uns têm o som mais potente, enquanto outros são mais portáteis etc.

Em seguida, explicamos de forma clara e objetiva alguns aspectos dos dispositivos da Amazon. Assim, em posse de todas essas informações, você poderá escolher a melhor Alexa para a sua realidade. 

Linhas e modelos

É normal ficar confuso com os diferentes modelos de Alexa da Amazon. Então, aqui vai um pequeno resumo para servir como guia. 

A linha Echo é portátil, com som bem potente para a categoria. Já a série Echo Dot seria uma versão reduzida, com apenas um alto-falante. Portanto, tem um som mais simples, mas que não deixa de ser satisfatório. 

O Echo Studio é um modelo especial, voltado para a alta fidelidade sonora. Possui um sistema mais complexo de alto-falantes, sendo maior e mais pesado do que os anteriores. 

Por sua vez, no lugar dos alto-falantes, a linha Echo Show possui telas inteligentes. Os modelos dessa série possuem display de tamanhos diferentes, que são indicados pelo número no nome do produto, ok?

Resumidamente, é isso. Note ainda que, dentro de um mesmo modelo, podem existir versões mais atualizadas do que outras. Por isso, é importante atentar para qual “geração” o dispositivo pertence. 

Conectividade

Os dispositivos com Alexa precisam de conexão wi-fi para o devido funcionamento, além de poderem ser interligados a dispositivos móveis via bluetooth. 

Via de regra, eles trabalham com Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, sendo compatíveis com redes de 2,4 e 5 GHz. Porém, alguns produtos podem ser incompatíveis com essa categoria, além de não suportarem redes wi-fi (802.11 ax) e ad-hoc (ou ponto a ponto). 

Portanto, olhe a ficha técnica de cada modelo com atenção, ok?

Som

O som de cada dispositivo Echo é diferente, portanto é preciso ficar atento. Em geral, quanto menor o equipamento, mais simples será a questão sonora.

Ao mesmo tempo, quanto maior a quantidade e o tamanho dos alto-falantes, melhor será a qualidade de timbre. Prova disso é o modelo Echo Studio, que possui o melhor som da categoria – exatamente por isso, ele é bem maior e mais pesado do que os modelos Echo e Echo Dot, por exemplo.

Funcionalidades

Todos os dispositivos possuem as mesmas funcionalidades básicas já explanadas sobre a Alexa. Porém, modelos com tela permitem outras atividades óbvias, como assistir a vídeos e trabalhar como câmera de segurança do lar.

Aqui, novamente é preciso refletir sobre como o equipamento será usado na prática e quais as suas reais necessidades. Assim, você poderá escolher a melhor Alexa para o seu caso específico, combinado?

Perguntas frequentes

Qual é o melhor dispositivo Alexa?

Tudo depende das funcionalidades que cada pessoa necessita. Há dispositivos Alexa com apenas alto-falantes, enquanto outros contam com display. Além disso, cada modelo tem um ponto forte, como potência sonora, portabilidade, desempenho do processador e por aí vai. Então, para escolher a melhor Alexa para você, antes é preciso refletir a respeito de suas expectativas e analisar as características técnicas dos modelos.

Qual Alexa é mais potente?

A Echo Studio é a caixa de som inteligente mais potente da Amazon. Nesse sentido, ela tem cinco alto-falantes, que podem chegar a 330 watts de potência. O aparelho inclui suporte a Dolby Atmos e ao hub Zigbee, com alta definição sonora.

Qual a Alexa mais vendida?

Os modelos Echo Dot são os dispositivos com Alexa mais populares em todo o mundo. Dessa forma, a linha sofreu aperfeiçoamentos ao longo do tempo, contando com várias gerações. 

Quais dispositivos aceitam Alexa?

Existem os aparelhos com Alexa integrada – que é justamente o caso dos modelos da família Echo, da Amazon. Além disso, há vários produtos de outras marcas compatíveis com a assistente virtual, incluindo TVs, fones de ouvido, robô aspirador e dispositivos inteligentes para domicílio, entre outros. 

Qual a última versão da Alexa?

O último lançamento da Alexa foi o modelo Echo Show 15, que chegou ao Brasil em maio de 2022. O smart display deve ser pendurado na parede como um quadro e possui tela de 15,6” com resolução Full HD, além de dois alto-falantes de 1,6” e câmera de 5 MP. 

Conclusão: qual o melhor dispositivo com Alexa?

E aí, conseguiu decidir qual a melhor Alexa para você? Caso ainda restem dúvidas, confira agora o resumo do artigo de hoje. 

Para quem procura portabilidade, o modelo Echo Dot tem o melhor custo-benefício. Note que há diferentes gerações disponíveis, além de uma versão com relógio. Se você gosta da proposta, mas deseja mais potência e robustez, vale dar uma chance para a unidade Echo.

Por sua vez, a Echo Studio é a Alexa com o melhor som. Ela tem cinco alto-falantes e chega a 330 watts, porém tem custo e tamanho maiores do que as anteriores, ok? Para quem ama música, essa é a melhor opção de compra. 

Para fechar, há ainda os smarts displays com a assistente virtual da Amazon. Chamada de Echo Show, a linha tem modelos com diferentes tamanhos de tela, sendo que o último lançamento é a versão com display de 15,6”, que deve ser pendurada na parede como um quadro decorativo. 

Um abraço, até breve!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.