Início » Os 6 Melhores Fones de Ouvido com Fio em 2022

Os 6 Melhores Fones de Ouvido com Fio em 2022

Escutar músicas, fazer ligações, ver filmes, participar de chamadas de vídeo… Seja qual for a finalidade, fato é que os fones de ouvido são praticamente imprescindíveis para a vida moderna. Nesse sentido, trazemos aqui alguns dos melhores fones de ouvido com fio da atualidade.

A nossa equipe selecionou e analisou seis modelos de diferentes tipos e marcas, tudo para que você tenha um leque interessante de opções. Além disso, também explicamos com detalhes as principais características que você deve observar antes de fazer a sua escolha.

Melhores fones de ouvido com fio para comprar online

Primeiramente, confira abaixo a nossa lista com alguns dos melhores fones de ouvido com fio disponíveis no mercado. Repare que destacamos a principal característica de cada um para que você já tenha uma ideia do que está por vir.

1. Fone de ouvido H840 – Edifier

  • Fone de ouvido H840 - Edifier
  • Fone de ouvido H840 - Edifier

Prós

Contras

✅ Bom custo-benefício

🚫 Conchas poderiam ser maiores 

✅ Leve e compacto

✅ Som agradável

Começamos a nossa lista com um bom fone de ouvido com fio da Edifier. Ele é do tipo over-ear – isso quer dizer que as conchas cobrem totalmente as orelhas, ajudando a diminuir o vazamento de áudio e eliminando os ruídos externos de forma eficaz. 

O produto tem construção simples, de plástico com arco de aço ajustável, mas o acabamento é satisfatório. É leve e, de certa forma, compacto para a categoria, além de contar com um cabo longo (1,8 m). As conchas, porém, poderiam ser maiores para melhor conforto do usuário.

Tem resposta de frequência de 20 a 20.000 Hz, impedância de 32 ohms e sensibilidade de 105 dB. Dessa forma, ele é facilmente empurrado por dispositivos móveis, por exemplo. O som é bem agradável, com médios e agudos equilibrados, enquanto os graves são reforçados.  

Considerando o preço, é um fone bastante recomendado para a maioria das aplicações, com belo custo-benefício.

2. Fone de ouvido‎ MDR ZX310 – Sony

  • Fone de ouvido‎ MDR ZX310 - Sony
  • Fone de ouvido‎ MDR ZX310 - Sony

Prós

Contras

✅ Som balanceado

🚫 Baixo detalhamento

✅ Bom preço

✅ Acabamento minimalista

Aqui está uma boa opção para quem curte os fones on-ear, ou seja, que se apoiam nas orelhas, porém sem as cobrir totalmente. Mesmo assim, esse modelo da Sony isola bem o áudio externo, fazendo com que o ouvinte não precise aumentar demais o volume.

Ele é feito prioritariamente de plástico, com um acabamento minimalista de muito bom gosto. Apresenta botões e microfone no cordão, o que é bastante prático para atender a chamadas ou alterar o volume das músicas. 

A resposta de frequência é a seguinte: 12 a 24.000 Hz. A sensibilidade é de 98 dB, com impedância de 24 ohms. O som é bem balanceado e com volume interessante, fornecendo uma pegada viva e harmoniosa. 

Não espere máximo detalhamento ou amplo palco sonoro desse fone, mas isso já é previsto pelo preço, que está em uma faixa acessível

3. Fone de ouvido SHE1350/00 – Philips

  • Fone de ouvido SHE1350/00 - Philips
  • Fone de ouvido SHE1350/00 - Philips

Prós

Contras

✅ Baixo preço

🚫 Sem microfone

✅ Portátil

Se você realmente não pode gastar muito dinheiro em um fone de ouvido ou prefere um modelo o mais simples possível, esse produto da Philips pode ser perfeito para você.

Chamado de earbud ou de auricular, esse tipo de fone é pequeno e portátil. É somente encaixado nas orelhas, sem adentrar o canal auditivo. Com isso, o som acaba vazando para fora, além do que os ruídos externos não são abafados.

É todo de plástico, sem almofadas, então pode causar incômodo em algumas pessoas. A resposta de frequência vai de 10 a 22.000 Hz, com impedância de 32 ohms e sensibilidade de 100 dB. Ele não tem microfone e conta com cabo tem 1 m de comprimento. 

O som é simples, sem tanta definição, mas possui reforço dinâmico de graves. O preço é bastante baixo. 

4. Fone de ouvido EarPods Lightning – Apple

  • Fone de ouvido EarPods Lightning – Apple
  • Fone de ouvido EarPods Lightning – Apple

Prós

Contras

✅ Alta qualidade sonora

🚫 Alvo de falsificações

✅ Design confortável

✅ Controle remoto integrado

Os usuários de dispositivos Apple não podem ficar de fora, não é mesmo? Por isso, trazemos aqui a análise de um dos famosos fones de ouvido com fio da marca.

O modelo é do tipo auricular, com design confortável que foi definido com base na geometria da orelha. Além disso, o fabricante informa que os alto-falantes foram desenvolvidos a fim de diminuir a perda sonora e amplificar a saída de sinal, resultando em um áudio de alta qualidade. Ou seja, a tonalidade desse fone é muito bem projetada

O produto ainda apresenta controle remoto integrado, possibilitando alterar o volume, controlar a reprodução e atender a ligações. Tem impedância de 23 ohms, sensibilidade de 109 dB e responde na seguinte faixa de frequência: 5 a 21.000 Hz, com volume final bastante satisfatório. 

O preço não é dos mais baixos, mas segue o padrão dos acessórios da Apple. Como última nota, fique atento na hora da compra, pois há falsificações desse fone no mercado. 

5. Fone de ouvido TAUE101BK/00 – Philips

  • Fone de ouvido TAUE101BK/00 – Philips
  • Fone de ouvido TAUE101BK/00 – Philips

Prós

Contras

✅ Baixo preço

🚫 Não abafa ruídos do ambiente

✅ Com microfone

✅ Som agradável

Se você não gostou do fato de o fone anterior da Philips não contar com microfone, aqui está a solução para você.

Também auricular, esse fone tem um design elegante e minimalista, com um fio de 1,2 m e microfone que possibilita fazer chamadas. O encaixe é anatômico, com conforto positivo. Porém, ele não é muito eficaz em isolar o ouvinte dos ruídos do ambiente.

Conta com impedância de 32 ohms, sensibilidade de 106 dB e resposta de frequência de 20 a 20.000 Hz. Já o som apresenta bom volume e notável qualidade considerando o tipo de construção. Não há tanta clareza nas frequências altas, mas, em geral, a tonalidade é agradável. O preço é baixo. 

6. Fone de ouvido Urbeats3 – Beats

  • Fone de ouvido Urbeats3 - Beats
  • Fone de ouvido Urbeats3 - Beats

Prós

Contras

✅ Som envolvente

🚫 Preço elevado

✅ Reforço nos graves

✅ Bom acabamento

Como uma opção de fone do tipo in-ear em nossa lista, trazemos um modelo da Beats para fechar as análises de hoje. O fone tem um design bem ergonômico, incluindo botões de rápido acesso e conector Lightning. Por sua vez, o acabamento não deixa a desejar.

O produto conta com resposta de frequência que vai de 20 a 20.000 Hz. A tonalidade apresenta energia e vitalidade, com reforço nas frequências baixas. Trata-se de um timbre envolvente e divertido, que acaba por satisfazer o gosto de boa parte das pessoas. No entanto, não é exatamente natural. 

Por fim, o preço de mercado é elevado. 

Para que serve o fone de ouvido com fio?

Os primeiros fones de ouvido foram criados para atividades específicas, incluindo a operação de telefonia e de rádio. Porém, quando a Sony lançou o Walkman no ano de 1979, a música acabou se tornando portátil. Desde então, os fones de ouvido só evoluíram. 

O acessório tem como principal objetivo fazer com que o usuário ouça músicas e outras gravações com privacidade, além de também atender a chamadas de áudio. Em outras palavras, os fones diminuem a interferência externa e não causam incômodos sonoros às outras pessoas. 

Falando especificamente de fones de ouvido com fio, eles têm a vantagem de não precisarem ser carregados. Então, o ouvinte não precisa se preocupar com carga de bateria, como ocorre com fones sem fio. Além disso, os acessórios cabeados não são tão suscetíveis a quedas ou perdas, mas necessitam de cuidados com os fios para evitar mau-contato. 

Como escolher o melhor fone de ouvido com fio?

Fone auricular

Esse é o tipo mais simples de fone de ouvido, que costuma acompanhar celulares, por exemplo. Tem qualidade de áudio básica e é chamado popularmente de earbud. Ele é pequeno e se encaixa na orelha, no entanto não conta com a borrachinha que vai dentro do canal auditivo. Assim, há interferência de som, tanto do fone para o lado externo quanto do ambiente para o ouvinte.  

Fone intra-auricular

Esse tipo de fone é conhecido como in-ear, pois suas pequenas borrachas entram e ficam firmes no orifício das orelhas. Por isso, ele isola bem o som do ambiente e diminui muito o vazamento de áudio, além de possuir boa quantidade de graves. Como aspectos negativos, estão o maior desconforto e a possibilidade de gerar fadiga auditiva em longos períodos de uso. 

Fones supra-auricular

Com um arco que se encaixa na cabeça e conchas que ficam sobre as orelhas, sem as cobrir totalmente, esse fone também é chamado de on-ear. Em geral, conta com alta qualidade de áudio, porém ainda ocorre um pouco de vazamento de sinal, sem abafamento total dos ruídos externos. Por longos períodos, esse tipo de fone não incomoda tanto quanto o in-ear. 

Fone circumaural

Parecido com o on-ear, esse tipo de fone possui conchas maiores, que cobrem as orelhas de forma completa. Por isso, pode ser chamado de over-ear ou apenas “headphone”. Costuma oferecer ótima qualidade de som e diminui bastante o vazamento de áudio, além de isolar os ruídos do ambiente com eficácia. Note, porém, que esse tipo de fone pode causar sensação de calor e abafamento se usado por muito tempo.  

Design

Você sabia que um fone desconfortável pode trazer muitos problemas? Dores no ouvido e sensação de pressão na cabeça são queixas comuns em acessórios com pouco conforto. Por isso, escolher um fone de ouvido leve e com design ergonômico é sempre recomendado. 

Para completar, se o acessório não tiver um encaixe acertado nas orelhas, pode até ocorrer queda e quebra do produto. Observe também o tamanho do cabo – caso ele seja pequeno ou longo demais para a sua necessidade, a praticidade ficará prejudicada. 

Resposta de frequência

Essa característica revela a gama de frequências que o fone é capaz de reproduzir. Em termos teóricos, quanto maior essa faixa, melhor. Ah, considere que o ouvido humano é capaz de perceber sons de frequências entre 20 e 20.000 Hz, ok?

No entanto, a comparação entre produtos de empresas diferentes é difícil, pois cada uma tem seu próprio método de aferição. Além disso, a medida pura e simples não fornece informações a respeito da real tonalidade do fone. 

Isso se deve ao fato de que determinadas faixas são atenuadas ou amplificadas para que o fone forneça um timbre específico, como realce dos graves e agudos, com médios atenuados. Você pode observar esse fator nos gráficos com a curva de equalização dos produtos.

Finalizando o raciocínio, não se prenda tanto à resposta de frequência, pois o mais recomendado é conhecer a tonalidade apresentada pelo fone.

Sensibilidade

A sensibilidade tem o objetivo de mostrar a eficiência com que o fone transforma o sinal elétrico em som de fato. De forma geral, ela é medida em dB SPL/mW (decibéis de nível de pressão sonora por miliwatt).

Tenha em mente que essa característica não impacta diretamente a qualidade geral de um fone de ouvido. Em outras palavras, é somente um fator técnico que, quando analisado junto à impedância, revela se o fone é mais fácil ou difícil de ser “empurrado”. 

Em termos práticos, pode ser necessário um amplificador dedicado junto ao fone de ouvido se a sensibilidade estiver abaixo de 95 dB SPL/mW. Caso contrário, o volume final pode ficar muito baixo.

Impedância

Por sua vez, a impedância indica a “resistência” de um fone ao sinal recebido. Ou seja, ela mostra o quão fácil ou difícil será a passagem do sinal pelo alto-falante do aparelho. 

Geralmente, uma impedância alta mostra que é mais difícil “empurrar” o fone de ouvido, resultando em um volume final menor. Ah, a impedância costuma ser medida em ohms e varia entre 16 e 600 na maior parte dos fones. 

Acessórios com 32 ohms de impedância, por exemplo, são empurrados facilmente por celulares, tablets e notebooks. Porém, acima de 300 ohms, provavelmente um amplificador dedicado será necessário para que o volume final se torne satisfatório. 

Conforme já explicamos, não esqueça que a impedância deve ser analisada em conjunto com a sensibilidade, certo? 

Recursos extras

Alguns recursos extras em fones de ouvido são bastante interessantes para facilitar o nosso dia a dia. Um deles é o microfone embutido, que permite fazer ligações e participar de videochamadas, por exemplo. 

Além disso, a presença de botões de fácil acesso no próprio cabo do aparelho permite que o usuário abaixe o volume, troque de música ou atenda a ligações de forma simples.

Por fim, o recurso de cancelamento ativo de ruído analisa os barulhos do ambiente e emite ondas sonoras praticamente inaudíveis que bloqueiam o som externo, melhorando a experiência do usuário.

Perguntas frequentes

Qual a melhor marca de fone de ouvido com fio?

Estão entre as melhores marcas de fones de ouvido do mundo Sennheiser, Jabra, Beyerdynamic, Focal, Stax, Xiaomi, Grado, Edifier, Sony, Philips, Focal, Audeze, AKG, Audio-Technica, JBL, Philips, Sony, Bose, AKG, Pioneer, Beats, Stax, Bang and Olufsen e Bowers & Wilkins. 

Como escolher um bom fone de ouvido com microfone?

Antes de comprar um fone de ouvido com microfone, escolha o seu o tipo predileto: auricular, in-ear, on-ear ou over-ear. Uma vez que você tenha feito isso, estabeleça um orçamento e pesquise modelos de marcas renomadas, analisando as características técnicas e pesquisando a opinião de outros clientes.  

Como avaliar a qualidade de um fone de ouvido?

Para saber se um fone de ouvido é bom, antes de tudo analise a confiabilidade da marca. Além disso, você pode pesquisar a opinião de outros usuários em sites de avaliação. Após a compra, o fone de ouvido deve apresentar conforto, boa qualidade de som e praticidade. Caso o produto falhe em algum desses aspectos, talvez seja melhor buscar por outra opção. 

Quais os efeitos negativos do uso constante do fone de ouvido?

É importante ter em mente que a utilização exagerada de fones de ouvido pode causar fadiga auditiva, dores de cabeça e até a perda parcial de audição em casos mais graves. Dessa forma, o acessório deve ser usado por períodos curtos e sempre em volume moderado. 

Qual o melhor fone de ouvido para não prejudicar a audição?

Os fones de ouvido do tipo over-ear são os mais indicados por especialistas para preservar a audição, assim como outros modelos que apresentam recurso de cancelamento de ruído – todos esses possibilitam volumes menores. Já os fones sem cancelamento de ruído e os modelos in-ear são considerados os mais nocivos à audição de acordo com estudos da área.

Conclusão: qual o melhor fone de ouvido com fio?

Chegamos à parte final do texto de hoje. Agora, queremos saber: o que você achou do nosso artigo? Esperamos que as informações aqui contidas te ajudem na escolha do seu próximo fone de ouvido com fio. 

Apenas recapitulando, se você gosta dos fones com o arco que se encaixa na cabeça, temos duas indicações: Edifier H840 e Sony ‎MDR ZX310. O primeiro cobre totalmente as orelhas, enquanto o segundo é do tipo on-ear. De qualquer forma, ambos estão entre os melhores fones de ouvido com fio em sua faixa de preço. 

Já se você prefere a praticidade e simplicidade dos fones auriculares, aqui vão três modelos interessantes: Philips SHE1350/00, Philips TAUE101BK/00 e Apple EarPods Lightning. Os fones da Philips estão entre as melhores opções de compra para quem realmente não quer gastar muito. Já o Apple possui qualidade de som elevada.

Finalizando, aos que curtem os fones de ouvido in-ear, uma boa alternativa é o Beats Urbeats3, que possui uma tonalidade bastante enérgica e envolvente, porém requer alto investimento.

Valeu, até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.