Início » Os 6 Melhores Microfones Streaming em 2022

Os 6 Melhores Microfones Streaming em 2022

Quem gera conteúdo para a internet sabe que a qualidade de áudio é um fator crucial para o sucesso. Pensando justamente nisso, selecionamos alguns dos melhores microfones streaming disponíveis atualmente no mercado. 

Neste artigo, você vai conferir a análise detalhada dos produtos, com os prós e contras de cada um. Além disso, também explicaremos de forma simples e objetiva os principais critérios a serem pesquisados antes de comprar um microfone streaming. 

Uma vez que você esteja munido de todas essas informações, temos a certeza de que fará uma excelente aquisição. Vamos, então, ao conteúdo?

Melhores microfones streaming para comprar online

Antes de mais nada, confira a seguir a nossa tabela comparativa com alguns dos melhores microfones streaming à venda na internet. Você pode ver a marca e o modelo, assim como a principal qualidade dos produtos. 

1. Microfone GXT 232 Mantis – Trust

  •  Microfone GXT 232 Mantis - Trust
  •  Microfone GXT 232 Mantis - Trust

Prós

Contras

✅ Baixo preço

🚫 Material do tripé (plástico)

✅ Suporte ajustável

✅ Cabo longo

Esse produto é da Trust, uma das melhores marcas de microfones streaming. O exemplar foi idealizado para ser usado com plataformas online, incluindo Twitch, Facebook e YouTube. A conexão é feita por meio de um adaptador USB, que, de acordo com o fabricante, entrega áudio digital nítido e sem distorção.

O microfone é do tipo condensador omnidirecional, ou seja, capta sons vindo de todas as direções. Para completar, a unidade acompanha um tripé de plástico que permite ajustar o ângulo do microfone. Com isso, o usuário pode facilmente selecionar uma posição confortável. O acabamento preto garante que ele se integre a qualquer local sem destoar do restante do ambiente.

Outras características importantes são a suspensão elástica antivibrações, recurso de diminuição de ruídos, proteção contra vento e cabo de 1,5 m. Além disso, podemos afirmar que a resposta de frequências é interessante, indo de 50 a 16.000 Hz. O preço de mercado é bastante atraente, tornando esse microfone streaming um dos melhores custo-benefício do mercado.

2. Microfone GXT 244 Buzz – Trust

  •  Microfone GXT 244 Buzz - Trust
  •  Microfone GXT 244 Buzz - Trust

Prós

Contras

✅ Som cristalino

🚫 Só capta em uma direção

✅ Cabo longo

✅ Tripé de metal

Esse outro modelo da Trust é do tipo condensador com padrão de captura cardioide. Em outras palavras, capta apenas o que está à frente, rejeitando o que vem dos lados e de trás. Isso é muito interessante para isolar a voz e não dar ênfase aos ruídos naturais do ambiente, mas tenha em mente que para algumas aplicações isso pode ser um problema, como entrevistas.

O som é muito rico e cristalino, caindo muito bem para transmissões online, vlogs e locuções. O produto vem equipado com suspensão elástica antivibrações e tripé em lâmina de metal, o que confere ótima estabilidade ao microfone.

Conta ainda com cabo USB removível de 1,8 m, redutor de ruídos e possibilidade de angulação do microfone. A resposta de frequências vai de 30 a 18.000 Hz. Tem ainda um acabamento moderno com detalhes vermelhos que saltam aos olhos. Já em relação ao preço, está em uma faixa considerada média.

3. Microfone GXT 242 Lance – Trust

  •  Microfone GXT 242 Lance - Trust
  •  Microfone GXT 242 Lance - Trust

Prós

Contras

✅ Ampla resposta de frequências

🚫 Material do tripé (plástico) 

✅ Pop filter incluso

✅ Cabo longo

Mais um microfone com conexão USB de padrão cardioide, ou seja, unidirecional. Com isso, o áudio apresenta alta precisão e mínimo ruído de fundo.

O produto tem estrutura de metal e acompanha um tripé de plástico que permite ajustar o ângulo do microfone de maneira fácil. De acordo com o fabricante, a reprodução de áudio é quente e nítida, seja para captação de voz ou de instrumentos acústicos.

Um fator positivo é que o microfone vem com um pop filter, aquela espuma que minimiza o barulho característico das sílabas com P e B. Além do mais, o cabo tem uma ótima extensão, de 1,8 m, dando bastante liberdade de posicionamento.

A unidade conta ainda com redutor de ruídos e uma gama de frequências bastante completa: 20 a 20.000 Hz. O preço é mediano.

4. Microfone GXT 258 Fyru – Trust

  •  Microfone GXT 258 Fyru - Trust
  •  Microfone GXT 258 Fyru - Trust

Prós

Contras

✅ Versátil

🚫 Ausência de sistema de redução de ruídos

✅ 4 modos de captura

✅ Pop filter interno

Sem dúvida, o grande diferencial desse microfone está na versatilidade, pois tem quatro modelos de gravação: cardioide, bidirecional, estéreo e omnidirecional. O modo cardioide é indicado para uma gravação nítida sem ruídos de fundo, como streaming de games e locuções. O bidirecional é ótimo para entrevistas. O estéreo, por sua vez, cai muito bem para gravar uma música tocando, enquanto o padrão omnidirecional “ouve” em todas as direções.

O produto tem conexão USB e iluminação LED regulável em cinco cores. Esse microfone condensador não possui latência e vem com botões de ganho de entrada, volume do fone de ouvido e recurso mute, sem contar o pop filter interno para gravações de áudio mais macias e naturais. No entanto, não tem sistema de redução de ruído.

O cabo é de 1,8 m, enquanto a gama de frequências coberta pelo equipamento vai de 30 a 18.000 Hz. Disponível nas cores preta e branca, o produto tem um valor de mercado de médio para alto. Trata-se de um dos melhores microfones streaming à venda na internet atualmente.

5. Microfone GXT 256 Exxo – Trust

  •  Microfone GXT 256 Exxo - Trust
  •  Microfone GXT 256 Exxo - Trust

Prós

Contras

✅ Grade iluminada

🚫 Preço elevado

✅ Latência zero

✅ Pop filter incluso

Com ligação USB digital, esse microfone condensador de padrão de captura cardioide diminui naturalmente os ruídos do ambiente e tem foco na voz.

O visual é outro ponto interessante, já que possui grade iluminada com várias configurações de cor – tudo para que o seu cenário fique ainda mais bonito. O produto vem com suspensão elástica antivibrações, proteção contra vento e base metálica bastante resistente.

Uma configuração especial garante a latência zero em gravações. Além disso, é possível ajustar via botões específicos fatores como ganho do microfone, silenciador e volume do fone de ouvido. Possui ainda sistema de redução de ruídos e acompanha pop filter. O cabo tem 1,8 m, já a gama de frequências é a seguinte: 30 a 18.000 Hz.

Com todas essas qualidades, o preço de mercado é elevado.

6. Microfone GXT 252 Emita – Trust

  •  Microfone GXT 252 Emita - Trust
  •  Microfone GXT 252 Emita - Trust

Prós

Contras

✅ Estojo de transporte

🚫 Preço elevado

✅ Som nítido de alta precisão

✅ Pop filter duplo

O último microfone da nossa lista é um condensador cardioide que funciona através de conexão USB. É recomendado para streaming de games, locução, vlog, podcast e gravação musical. O som é de alta qualidade, com bastante precisão e nitidez.

Inclui um estojo rígido de alumínio muito resistente, ideal para guardar e transportar o equipamento com segurança. O produto vem ainda com suporte metálico, suspensão elástica antivibrações, pop filter de dupla camada e redutor de ruídos.

Apresenta ampla resposta de frequências, de 18 a 21.000 Hz.  Já o cabo é de 1,8 m, trazendo bastante praticidade ao usuário. Requer alto investimento.

O que é um microfone streaming?

Faz tempo que produzir conteúdo para a internet deixou de ser um passatempo para virar coisa séria. Nesse sentido, a busca por qualidade se intensifica cada vez mais no meio online. Seja sincero: quando você vê um vídeo no YouTube com áudio ruim, logo de cara já surge uma antipatia, certo? Por isso, um bom microfone é essencial para quem trabalha nas plataformas.

Pensando em streaming de jogos, vlogs, podcasts, locuções e até gravações musicais, diversas marcas estão produzindo microfones específicos de alta qualidade. Geralmente, um microfone streaming é do tipo condensador, pois, ao contrário do dinâmico, possui mais clareza e sensibilidade. Além disso, a maioria dos microfones para streaming tem conexão USB e vem com tripé incluído. A seguir, explicamos outras características importantes presentes nos microfones streaming.

Como escolher o melhor microfone streaming

Para escolher corretamente um microfone streaming, antes de tudo é preciso determinar qual será a aplicação prática do produto. Ou seja, pergunte a si mesmo: para que vou usá-lo? Tenho um ambiente tratado? Há ruídos externos? Mais de uma pessoa usará o microfone ao mesmo tempo?

Com essas respostas bem definidas, você estará apto a analisar as características dos diversos modelos presentes no mercado.

Tipos

Geralmente, um microfone dinâmico tem construção mais simples e resistente do que um condensador. No entanto, não tem tanta riqueza sonora e é menos sensível. Esse tipo de microfone é bastante adequado para uso ao vivo e gravações de instrumentos musicais de alto volume.

Por outro lado, um microfone condensador, por ser mais sensível, apresenta alta definição das nuances sonoras. Por isso, funciona melhor em locais com acústica controlada, sem ruídos externos exagerados. Os microfones condensadores são os mais utilizados para streaming.

Padrões de captura

O grande diferencial dos microfones streaming está no padrão de captura. Um dos microfones mais comuns é o do tipo cardioide/unidirecional. Trata-se do aparelho que “ouve” apenas o que está à sua frente, evitando o que vem dos lados e de trás. Em outras palavras, ele dá destaque à voz e diminui os ruídos do ambiente. É ideal para streaming de jogos e vlogs na rua, por exemplo.  

Já os microfones bidirecionais “escutam” o som em duas direções opostas, pela frente e por trás. Ou seja, ele rejeita o que vem das laterais. É muito usado para entrevistas e podcasts

Por fim, há o os microfones omnidirecionais, que entregam uma captação em 360º. Pois é, o microfone “escuta” tudo o que está à sua volta. Esse tipo de microfone também é bastante utilizado para streaming, além de ser muito interessante para registrar sons da natureza, por exemplo. 

Conexão

Há duas principais formas de conexão de microfones streaming, USB e XLR. A conexão USB é disparada a mais comum na categoria, isso porque é muito prática. Não precisa de equipamentos externos, basta plugar no computador e correr para o abraço. 

Já os microfones condensadores com conexão XLR necessitam de um pré-amplificador com alimentação phantom power. Para conexão com computadores, geralmente exigem a presença de uma interface de áudio dedicada. Por isso, não são tão práticos para o usuário comum, apesar de terem qualidade profissional.

Acessórios

Normalmente, os microfones streaming já vêm com tripés. Dê preferências para os suportes com estrutura de metal – não que os de plástico sejam ruins, mas não são tão resistentes e duráveis. 

Outro acessório interessante é o pop filter, que diminui o impacto sonoro das sílabas com P e B, por exemplo, tornando o som mais limpo e natural. Muitos modelos de microfone streaming vêm com pop filter incluso, mas não são todos. Por isso, olhe atentamente as especificações. 

Alguns outros microfones vêm com estojos de armazenamento e transporte, o que é sempre bem-vindo. Em relação ao cabo, prefira os de maior comprimento, a partir de 1,5 m. Dessa forma, você garante que terá mais liberdade para posicionar o equipamento.

Recursos extras

Aqui está uma questão muito importante para a qual pouca gente dá a devida atenção. Olha só: muitos recursos extras podem fazer toda a diferença na qualidade de áudio e no manuseio do microfone no dia a dia. 

Muitos modelos apresentam botões de regulagem na parte frontal do equipamento, o que facilita demais o uso. Outros recursos interessantes são redutor interno de ruídos, proteção contra vento e sistema antivibração. 

Alguns exemplares ainda possibilitam que o usuário escolha o padrão de captura. Ou seja, em um mesmo equipamento, você pode captar o som de maneira unidirecional, bidirecional ou omnidirecional. Isso traz uma versatilidade sem precedentes ao produto.

Perguntas frequentes

Como escolher microfone para stream?

Os microfones condensadores com conector USB são altamente recomendados para lives, streaming de games e podcasts. Empresas como Trust, Blue e HyperX fabricam modelos de ótima qualidade. Para maior clareza da voz e rejeição de ruídos do ambiente, opte por microfones condensadores unidirecionais.

Qual é o melhor microfone?

Depende da utilização. Para streaming de jogos, vlogs, podcasts e locuções, é muito comum a utilização de microfones condensadores com conexão USB. Normalmente, os modelos já vêm com tripés inclusos e outros recursos extras, como pop filters. Por isso, olhe as especificações dos produtos com atenção, comparando vários modelos entre si.

Qual é o microfone que os YouTubers usam?

Os YouTubers normalmente usam microfones próprios para streaming. Geralmente, esses equipamentos são do tipo condensador e contam com conexão USB. Além disso, os modelos podem apresentar padrão de captura cardioide, bidirecional ou omnidirecional.

Como escolher microfone para podcast?

Pense no ambiente antes de tudo. Será tratado? Haverá ruídos externos? Isso porque um microfone dinâmico capta o áudio que está próximo a ele, enquanto os condensadores têm mais sensibilidade e riqueza sonora. O padrão de captura também é importante. Caso os participantes do podcast tenham microfones individuais, opte por cardioides. Já se um mesmo microfone será usado por mais pessoas, a melhor escolha é um bidirecional ou omnidirecional.

Como escolher um bom microfone de mesa?

Primeiramente, defina o padrão de captura ideal para a sua realidade: unidirecional, bidirecional ou omnidirecional. Após, analise os modelos levando em conta a qualidade sonora, visual, recursos extras e acessórios.

O que é microfone cardioide?

Um microfone com padrão de captura cardioide é unidirecional. Ou seja, ele “ouve” tudo o que está em sua frente, rejeitando o que vem de trás e dos lados. Por isso, apresenta alta clareza para voz, diminuindo os ruídos naturais do ambiente.

Conclusão: qual o melhor microfone streaming

Olha só, chegamos ao fim do nosso artigo especial sobre os melhores microfones streaming disponíveis atualmente no mercado. Relembrando: para os produtores de conteúdo de internet que desejam comprar um bom microfone, primeiramente é necessário definir exatamente qual será a aplicação prática do produto. Ou seja, analisar as condições do ambiente, verificar se uma ou mais pessoas usarão o microfone ao mesmo tempo etc. 

Com isso em mente, recomendamos os seguintes modelos para streaming de jogos, vlogs e podcasts com microfones individuais: Trust GXT 244 Buzz, Trust GXT 242 Lance, Trust GXT 256 Exxo e Trust GXT 252 Emita. Todos eles possuem padrão de captura cardioide, ou seja, “escutam” o som apenas em uma direção, rejeitando os ruídos do ambiente e trazendo muita clareza ao áudio. 

Já para os que querem captar o áudio em várias direções, aqui estão algumas das melhores opções de compra: Trust GXT 232 Mantis, do tipo omnidirecional, que tem preço baixo, sendo um dos melhores microfones streaming em custo-benefício; e Trust GXT 258 Fyru, que apresenta nada menos do que quatro modelos de gravação: cardioide, bidirecional, estéreo e omnidirecional. Em outras palavras, é um dos melhores microfones streaming do mercado. 

Ficamos por aqui, amigos. Esperamos que, com todas essas informações, você acerte na escolha do seu próximo microfone streaming. Um abraço, até a próxima! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.