Início » Os 5 Melhores Microfones Dinâmicos em 2021

Os 5 Melhores Microfones Dinâmicos em 2021

Você já pensou como eram os discursos e as apresentações nos tempos antigos? Geralmente aconteciam em estruturas com uma ótima acústica. Hoje é diferente. Graças a tecnologia nós conseguimos levar a nossa voz mais longe. E para você saber mais sobre isso, vou te mostrar o ranking dos melhores microfones dinâmicos do ano. 

Atualmente temos muitos recursos para captar e transmitir os sons e o microfone faz parte dessa categoria. Hoje você entenderá como funciona um microfone dinâmico e o que é preciso saber na hora de comprar um. Preparado? Então vamos lá, tome fôlego, abra seu bloco de notas e salve os melhores links para aprimorar o seu conhecimento. 

Melhores microfones dinâmicos para comprar online

Não é fácil escolher um microfone dinâmico. Até os mais experientes podem deslizar e basta um para comprometer a sua carreira. Para te ajudar, segue uma tabela que resume o ranking. 

Imagem

Produto

Preço (R$)

1. Microfone SM7B - Shure

✔️ Melhor microfone dinâmico 

2. Microfone D7 - AKG

✔️ Ótimo para shows 

3. Microfone SM57 - Shure

✔️ Microfone dinâmico versátil

4. Microfone E835-S - Sennheiser

✔️ Ótimo custo benefício

1. Microfone SM7B – Shure 

Prós

Contras

✅ Melhor microfone dinâmico

🚫 -

✅ Usado por Michael Jackson em Thriller 

✅ Sofisticado 

Você sabe qual foi o microfone utilizado por Michael Jackson na gravação da legendária Thriller? O microfone dinâmico Shure SM7B foi o escolhido, é por essas e por outras que conquistou o primeiro lugar do ranking dos melhores microfones dinâmicos do ano. 

A Shure é uma marca antiga e muito respeitada, superando ela mesma por ser capaz de entregar tanta qualidade. E o SM7B é uma prova disso. Um microfone com um acabamento invejável, robusto, pesado, resistente e uma pintura em preto fosco muito bonita.

É um microfone dinâmico de polaridade cardióide indicado para estúdios, principalmente para gravar as vozes. Tem uma chave que atenua as frequências graves e outra que pode dar ênfase às médias. O conector XLR fora do microfone e o design ajudam a bloquear a interferência eletromagnética. 

Não há dúvidas que o Shure SM7B é o melhor microfone dinâmico do ano. É capaz de gravar as melhores obras e os artistas mais consagrados. O seu perfil flat e sua beleza são impressionantes. Aprimore a sua voz e invista num Shure SM7B agora mesmo. 

2. Microfone D7 – AKG  

Prós

Contras

✅ Polaridade Supercardióide

🚫 -

✅ Ótimo para ambientes sem tratamento acústico

O nosso segundo lugar foi conquistado por uma marca que sempre impressiona! O AKG D7 é um microfone dinâmico profissional que agrada os mais experientes e os iniciantes. É uma referência no mercado, dando mais definição aos shows, programas e palestras. 

É um investimento certo para qualquer profissional do áudio. Reproduz um excelente resultado de captação. A polaridade do supercardióide deixa as gravações em ambiente não tratados mais nítidas

É um pouco sensível e o pop filter é capaz de aumentar a qualidade da captação, diminuindo os níveis de saturação. Conta com um recurso para cortar as frequências graves, diminuindo o som de manuseio. 

A AKG cumpriu as suas promessas com o microfone D7. Continua a surpreender seus fãs. E você, o que tá esperando? Aproveite a oportunidade e adquira o seu.  

3. Microfone SM57 – Shure 

Prós

Contras

✅ Versátil

🚫 Não acompanha Pop Filter 

✅ Indispensável em estúdios

✅ Robusto

A Shure é uma marca que não decepciona. É por isso que ela conquista mais um lugar no ranking. O SM57 é um clássico entre os microfones dinâmicos. Indispensável para os grandes estúdios e um destaque em versatilidade. 

O SM57 é dinâmico e tem a polaridade cardióide bidirecional, é um diafragma que permite a captação do som de fontes de direção opostas. Essa característica é capaz de pegar todas as nuances do ambiente. Cabe ao técnico escolher se a ambiência faz parte do projeto.  

O sistema anti choque evita curtos indesejados que surpreendiam os cantores com outros microfones. É um microfone polivalente e tem ótimos resultados na gravação de percussão, guitarra, voz e sopro. Os estúdios consideram uma ferramenta essencial. 

Quem disse que a Shure é uma marca meia-boca é porque nunca usou um SM57. É um aparelho recomendado pelos técnicos mais experientes. Pode ajudar você que está no começo da carreira. Aproveite para ter o seu .

4. Microfone E835-S – Sennheiser 

Prós

Contras

✅ Ótimo custo benefício

🚫 Não acompanha Pop Filter 

✅ Indicados para cantores

A Sennheiser é uma das gigantes no mercado de áudio. Uma marca com história e que ganhou respeito de seus clientes. Ela conquistou um lugar no ranking com o microfone dinâmico E835-S, um modelo incrível para os vocalistas. 

A polaridade cardióide do E835-S conta com um diafragma que capta o som de uma única direção, geralmente as que alcançam o topo do microfone, e atenua as frequências periféricas. O conector XLR balanceado entrega um som estéreo e com profundidade

Tem um acabamento ergonômico invejável. É sólido, robusto, rígido e se mostra muito resistente. Apresenta um som brilhante, tem um ótimo resultado nas frequências médias, os agudos estão presentes e o grave é encorpado. 

Não é à toa que a Sennheiser está no ranking dos melhores microfones dinâmicos do ano. O E835-S é ideal para shows e estúdios, agrada os engenheiros e os cantores mais experientes. Dê um passo na sua carreira e escolha o seu agora. 

5. Microfone XM8500 – Behringer

Prós

Contras

✅ Ótimo para iniciantes 

🚫 Sensível a interferências

✅ Baixo investimento

O último lugar do ranking foi conquistado por uma marca que sabe agradar seus fãs. A Behringer é uma referência antiga para o mercado do áudio. O XM8500 é a melhor opção para você que tem poucos recursos para começar. 

O microfone dinâmico XM8500 tem a polaridade cardióide, por isso dá ênfase aos sons do topo e atenua os sons periféricos. Isso reduz o som ambiente e diminui a chance de uma interferência ou feedback indesejado. 

É forte e resistente, aguentando as turnês, shows ou outros tipos de entretenimento. É um modelo que tem melhores resultados na gravação de vozes ao invés de instrumentos, principalmente de percussão. É um modelo barato e que pode te impressionar. 

A Behringer quis dar ao público uma opção boa e barata na hora de investir num microfone. O XM8500 é ideal para quem não sabe por onde começar, ou tem poucos recursos. Ele pode te entregar a qualidade de som profissional. Você pode investir num microfone dinâmico agora mesmo. 

Para que serve o microfone dinâmico?

Já faz algum tempo que o ser humano utiliza meios para amplificar seu discurso. Os primeiros indícios vêm da Grécia, com seus anfiteatros que respeitavam as leis da acústica para melhorar a comunicação e envolver os cidadãos. Hoje nós utilizamos a mesma ideia, mas com uma tecnologia mais aprimorada. 

O primeiro microfone foi desenvolvido no final do século XIX, logo após a primeira revolução industrial. Foi uma tentativa bem sucedida para transcender o megafone, um famoso protótipo do microfone que amplifica o som por causa do direcionamento do ar. 

A tecnologia do microfone ainda é aprimorada. Os engenheiros projetaram o microfone dinâmico para melhorar as apresentações, seja artística ou corporativa. Os benefícios ressoam no setor de comunicação, entretenimento e religioso. 

Como escolher o melhor microfone dinâmico 

Escolher um microfone dinâmico não é uma tarefa fácil, mas o ranking dos melhores do ano te qualifica para vencer esse desafio. Agora vou te ensinar a avaliar qualquer modelo para que você esteja cada vez mais qualificado, vamos lá? 

Função

A função de um microfone dinâmico é muito simples. Ele é responsável por captar os sinais acústicos e transformá-los em sinais elétricos que serão transmitidos por um amplificador. Os melhores modelos dão mais opções do que essa função básica. 

Alguns aparelhos vêm equipados com filtro de ruídos, o que diminui os sons indesejados. Há também os que contam com um sistema anti choque para proteger dos impactos. Mas cá entre nós, os melhores contam com conectores banhados a ouro e garantem uma transmissão limpa. 

Pressão sonora suportada

Todo microfone conta com um nível máximo de suporte à pressão sonora. Tal característica é representada pela sigla SPL ou Sound Pressure Level. Ela quantifica o quanto cada modelo suporta. Os modelos com altos níveis de SPL são os mais indicados para captar sons fortes e intensos, como de percussão. A voz é um som mais fraco e não requer um alto SPL. O espectro de suporte pode variar de 120 a 156 dB. Escolha de acordo com a sua necessidade. 

Acessórios 

Fique esperto nos acessórios inclusos no modelo que você está analisando. Esse é um fator que deve ser levado em consideração na hora de escolher um microfone. Alguns possuem estojos e bolsas de proteção, o que ajuda no transporte e na conservação. Há modelos com suportes, adaptadores e braçadeiras, o que pode melhorar a sua performance. 

Recurso extra 

Alguns modelos contam com recursos extras para enriquecer a experiência. Um pedestal, suporte de mesa e até adaptadores. Fique ligado na descrição de cada produto, principalmente nos quesitos técnicos. São importantes para definir a qualidade do seu microfone dinâmico. 

Perguntas frequentes

Qual o melhor microfone dinâmico para iniciantes? 

Depende do seu ramo e objetivo. Se você quer um aparelho bom para palestrar, então escolha o Shure SM7B. Mas se você é um artista e quer impressionar na performance, então fique com o modelo AKG D7.  

Qual a diferença entre o microfone dinâmico e o condensador? 

O dinâmico funciona melhor quando a fonte sonora está em movimento e não precisa de alimentação externa. Já o condensador precisa ficar imóvel e depende de energia externa, muitas vezes fornecidas pela interface com o phantom power. 

Quais as melhores marcas de microfones dinâmicos? 

Sem dúvida nenhuma, as melhores são as que estão no nosso ranking: Shure, AKG, Sennheiser e Behringer. A Yamaha e Audio-technica também são ótimas marcas de microfones dinâmicos. 

O que é um microfone dinâmico cardioide? 

Cada microfone tem um padrão polar de captação. O cardioide é um deles. Nesse caso, o microfone dá ênfase na captação dos sons vindos de uma direção específica, geralmente no topo do microfone, e ignora os sons periféricos. 

O que devo fazer quando o microfone dinâmico estiver com algum ruído? 

Verifique todas as conexões, um mau contato pode ser a causa do problema. Outro fator pode ser a instalação elétrica, já que uma estrutura sem aterramento está suscetível ao ruído. Por fim, verifique o próprio microfone, pode ser um defeito de fabricação. Nesse caso solicite uma troca. 

Conclusão: qual o melhor microfone dinâmico

Pode ser divertido escolher um microfone dinâmico, não acha? Hoje você percebeu como é importante conhecer mais sobre um aparelho tão importante para o mercado do áudio. O ranking dos melhores microfones dinâmicos do ano trouxe um passo-a-passo completo para você escolher as melhores opções do mercado. 

Você teve acesso aos principais prós e contras de marcas como Shure, AKG, Sennheiser e Behringer. Também pode analisar um manual completo de como escolher o melhor microfone e as peculiaridades de cada modelo. As dúvidas mais recorrentes foram respondidas na seção do FAQ. 

Mas saiba que a sua jornada apenas começou. Você deu o primeiro passo ao tirar todas as dúvidas e agora é a hora de trabalhar. Escolha seu microfone dinâmico predileto para criar novas formas de expressão. 

Está ansioso para começar? O ranking dos melhores microfones dinâmicos do ano te ajudou na sua trajetória? Conta pra gente e não guarde o conhecimento, compartilhe com um amigo que é apaixonado pelo tema. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *