Início » Os 7 Melhores Teclados Controladores MIDI em 2021

Os 7 Melhores Teclados Controladores MIDI em 2021

Há cinquenta anos a ideia de um produtor musical independente era quase incompreensível. Hoje, graças a tecnologia MIDI, os músicos podem construir seus estúdios em casa. E para te ajudar na sua jornada de produtor independente, vou te apresentar os melhores teclados controladores MIDI do ano. 

Prepare-se para aprimorar o seu home studio com este instrumento revolucionário. A tecnologia MIDI permitiu a conexão entre a acústica e o digital. Mas não é fácil dominar todos os seus tópicos. Por isso preste bastante atenção, faça as suas anotações e salve os seus links preferidos para aprimorar a sua arte. 

Melhores teclados controladores midi para comprar online 

A cada dia surgem novas tecnologias no campo da música. Todas são pensadas para melhorar a caixa de ferramentas do produtor. Mas sem informação qualificada tudo isso é inútil. Dito isto, segue uma tabela para te ajudar nos seus primeiros passos.

Imagem

Produto

Preço (R$)

1. Launchkey 49 MK2  - Novation

✔️ Melhor teclado controlador USB

2. Impact LX49+ - Nektar

✔️ Pad sensível ao toque e velocidade

3. Oxygen 49 IV - M-Audio

✔️ Ótimo teclado controlador USB

4. Keystation 49 MK3 - M-Audio

✔️ Ótimo para instrumentos digitais 

5. Professional MPK Mini Play - AKAI

✔️ Melhor mini teclado controlador USB

6. Oxygen 25 IV - M-Audio

✔️ Ótimo custo-benefício 

7. Professional MPK Mini MK3 - AKAI

✔️ Mais barato da categoria 

1. Launchkey 49 MK2  – Novation

Prós

Contras

✅ Conexão USB

🚫 -

✅ 16 Launchpad

✅ Entrada para pedal de sustain

A Novation é uma marca reconhecida pelos grandes estúdios e produtores musicais. Ela é responsável por grandes saltos na música atual. E você pode participar desse universo com o teclado controlador que conquistou o primeiro lugar do ranking. 

O modelo Launchkey 49 MK2 é um tipo controlador por USB, facilita a vida dos músicos e entrega uma qualidade tão boa quanto o MIDI. Faz parte de uma nova geração de instrumentos para computadores. Tem entrada para pedal sustain

É compatível com qualquer software de produção musical. Você não precisa nem de interface, basta conectar o USB. São 49 teclas, transpositor de oitava, dois moduladores de pitch, oito faders, oito knobs e 16 launchpad para você configurar e criar. 

A Novation é uma inovação para o mercado musical. O teclado USB Launchkey 49 MK2 é um ótimo recurso para quem busca por novos timbres na hora de produzir uma obra. Você pode ter um agora mesmo. 

2. Impact LX49+ – Nektar

Prós

Contras

✅ Conexão USB

🚫 -

✅ 8 Launchpad

✅ Entrada para pedal de sustain

O próximo instrumento que permite que você controle os comandos no DAW sem usar o mouse é o Impact LX 49+. Um grande acerto da Nektar, uma marca ótima na construção de instrumentos para computador. Agora você pode ter novas ideias para a sua música. 

O teclado Impact LX 49+ utiliza a conexão USB para trocar os dados entre software e instrumento. Basta conectar ao seu PC, dispensando a placa de som. Você pode controlar os seus plugins sem esforço. 

O modelo tem entrada para pedal e é compatível com os diversos softwares de produção musical disponíveis no mercado, como Logic e Ableton. São 4 oitavas à sua disposição, bem como dois moduladores de pitch, oito faders, oito knobs e oito pads sensíveis ao toque e a velocidade. 

A Nektar pensou em todos os detalhes para que você tenha o controle na hora de produzir suas composições. O Impact LX 49+ pode te surpreender com tanta facilidade na hora de configurar e criar. Cause impacto nos seus fãs, produza suas músicas com um Nektar já. 

3. Oxygen 49 IV – M-Audio

Prós

Contras

✅ Conexão USB

🚫 -

✅ 8 Launchpad

✅ Entrada para pedal de sustain

A M-Audio é uma marca que merece o respeito dos fãs e dos concorrentes. Ela foi uma das responsáveis pelo desenvolvimento dos teclados controladores. Tanto é que você encontrará outros teclados da marca no ranking. 

A linha Oxygen é uma das mais conhecidas no mercado. O modelo 49 IV é capaz de surpreender qualquer produtor musical, seja experiente ou amador. A conexão USB permite uma fidelidade na comunicação entre software e hardware

O Oxygen 49 IV conta com 49 teclas sensíveis ao toque, são oito faders para controlar os parâmetros de mixagem, oito knobs para modular os efeitos e duas chaves de pitch. São oito pads a sua disposição para disparar samples. Compatível com as melhores DAW do mercado. 

Além de ser uma ótima ferramenta para você construir suas músicas, também pode te surpreender em apresentações ao vivo. Muitos artistas utilizam esse recurso em seus shows. E você, já pensou em ter um teclado controlador em cima do palco? Conquiste esse sonho com apenas um toque. 

4. Keystation 49 MK3 – M-Audio

Prós

Contras

✅ Conexão USB

🚫 Sem knobs

✅ 49 teclas 

🚫 Sem faders

✅ Entrada para pedal de sustain

Alguns teclados controladores têm menos opções de controle do software e modulação nos timbres. No entanto, são ótimos para tocar os instrumentos digitais, aqueles que você encontra no DAW. E, como de costume, a M-Audio acerta nos seus instrumentos. 

O Keystation 49MK3 é um modelo pensado em quem sabe tocar, mas não acha importante ter tanto controle sobre o plugin. Você pode tocar os instrumentos digitais, as 49 teclas são sensíveis ao toque, mas não há como controlar os parâmetros como os modelos anteriores. 

Tal abordagem funciona muito bem aos músicos que usam timbres já programados e não veem a necessidade de modular durante a performance. Há as chaves moduladores de pitch e você pode adicionar uma pedaleira. Não há knobs e faders. 

O Keystation 49MK3 é mais uma inovação da M-Audio. Desta vez a marca valoriza quem se preocupa mais em tocar do que editar. Se você é um músico assim, então porque não adquirir o seu M-Audio agora mesmo? 

5. Professional MPK Mini Play – AKAI

Prós

Contras

✅ Conexão USB

🚫 Display pequeno

✅ 25 teclas 

✅ Timbres e Ritmos inclusos

Agora, você conhecerá teclados controladores menores, mas que são tão eficientes quanto os demais. O primeiro deles foi desenvolvido pela marca AKAI, uma velha conhecida dos produtores musicais. E neste modelo a marca foi além e surpreendeu seus fãs. 

O teclado controlador USB MPK Mini Play tem um grande diferencial perto dos seus concorrentes. Além de ser do tipo controlador, ele vem com um banco de timbres e ritmos para ser usado pelo produtor musical. Você não está limitado às configurações do DAW. 

Além dos 128 timbres e 10 ritmos, o teclado vem com 25 teclas, são duas oitavas a menos que os modelos anteriores. Tem 8 pads sensíveis ao toque para você disparar samples. Os knobs tem função dupla: você pode controlar os timbres do teclado e do DAW. 

Desta vez, quem trouxe a inovação foi a AKAI. O modelo Professional MPK Mini Play agrada na hora de produzir e tocar. Ainda vem com um alto-falante embutido para você experimentar a sua música onde quiser. Invista na sua carreira com um MPK Mini Play. 

6. Oxygen 25 IV – M-Audio

Prós

Contras

✅ Conexão USB

🚫 Um fader

✅ 25 teclas 

Mais uma vez a M-Audio faz parte do ranking. Nada mais justo para uma marca que investe em tecnologia e qualidade. Desta vez vem com um desdobramento do modelo Oxygen, tão conhecido no meio musical. 

O modelo Oxygen 25 IV é uma redução do 49 IV. Antes você tinha quatro oitavas à disposição, agora só tem duas. Mesmo assim, isso não é suficiente para prejudicar a sua experiência, já que o modelo conta com um transpositor de oitava para você tocar na região que preferir. 

A redução foi comemorada pelos músicos menos experientes. Agora eles têm menos distração para direcionar a sua inspiração. As duas oitavas são sensíveis ao toque, oito pads, oito knobs e um fader para regular o volume

Sem dúvida, o Oxygen 25 IV é uma alternativa para quem quer começar pela M-Audio. Você tem à disposição toda a qualidade da marca num teclado controlador USB compacto e eficiente. Comece a produzir as suas músicas agora com a M-Audio. 

7. Professional MPK Mini MK3 – AKAI

Prós

Contras

✅ Conexão USB

🚫 Display pequeno

✅ 25 teclas 

Para finalizar o ranking dos melhores teclados controladores MIDI do ano, nada mais justo do que um modelo da marca AKAI. É um teclado profissional, mas que cabe no bolso dos músicos novatos. É uma ótima opção para quem quer investir, mesmo tendo poucos recursos. 

O MPK Mini MK3 é muito semelhante ao Mini Play. A principal diferença é que o MK3 não vem com um banco de timbres e de ritmos. Este modelo foi projetado para interagir com o DAW e os plugins.

Além das 25 teclas, o teclado, controlado por USB, tem 8 pads sensíveis ao toque para você disparar sons sampleados. São oito knobs para modular os efeitos e os parâmetros. O display ajuda na navegação e o sistema de arpejador pode gerar sons incríveis. 

A AKAI é uma marca que pensa na inclusão de novos músicos no mercado. É por isso que ela desenvolve teclados tão eficientes e acessíveis. Se você não sabe por onde começar, então escolha um MPK Mini MK3 e dê um passo na sua jornada como produtor musical. 

Para que serve o teclado controlador midi? 

Os teclados, ou instrumentos de teclas, já acompanham o ser humano há milênios. Um dos primeiros instrumentos de teclas é o hydraulis. Um protótipo do órgão, datado do séc. III A.C, é considerado o teclado musical mais antigo do ocidente. 

Desde então o ser humano aprimora a tecnologia para desenvolver novos instrumentos musicais. Uma das invenções mais revolucionárias foi o teclado controlador MIDI. Algo tão inovador que parece ter saído das histórias de ficção científica. 

A tecnologia MIDI permite a conexão entre o teclado e o software de produção musical, chamado DAW. O produtor pode controlar o software através do teclado, podendo alterar o timbre, as notas e até fazer modulações com alguns efeitos. 

É fantástico, não acha? Esta tecnologia democratizou ainda mais a música, dando a possibilidade dos músicos se tornarem produtores independentes. Sem o MIDI, por exemplo, Jacob Collier nunca teria produzido o álbum In My Room. Obra composta no quarto do músico e vencedora de dois prêmios Grammy.

Como escolher o melhor teclado controlador midi 

Não basta saber quais são os melhores, você deve saber escolher o melhor teclado controlador MIDI. Há tantos modelos disponíveis no mercado e para te ajudar vou mostrar um guia de como escolher o teclado ideal para o seu home studio. Vamos lá!

Quantidade de teclas

Um piano comum tem 88 teclas, são mais de sete oitavas. Mas os teclados controladores MIDI são bem diferentes do piano, eles podem interagir com o software de produção musical e outros parâmetros de controle. 

Sendo assim, alguns teclados possuem 25, 30, 49 ou 61 teclas, já que podem se mover por todo o espectro sonoro através do DAW. Há modelos com software que pode transpor as notas para qualquer região do espectro, bem como ser controladas pelo teclado com apenas um comando. 

Funcionalidades e controles

A principal funcionalidade de um teclado controlador MIDI é fazer a conexão entre o software de produção musical, ou DAW, e o hardware, ou teclado. No DAW você pode escolher qualquer instrumento, desde o acústico ao sintetizador digital, para compor suas músicas. 

Com o teclado controlador você pode interagir com o software em diversos níveis, desde a composição, a edição e até a equalização. Enfim, é uma ferramenta espetacular para expandir as possibilidades musicais ao infinito. 

Entradas e conexões 

O teclado controlador MIDI deve ser conectado a uma interface de áudio, ou uma placa de som externa, que é capaz de fazer a comunicação entre o computador, o DAW e o teclado. Cada programa e placa de som tem sua configuração específica.  

Alguns teclados permitem a conexão através do nosso velho conhecido USB. São edições mais modernas e que são capazes de fazer algo similar ao que o MIDI faz. No entanto, cabe ressaltar que o USB é mais lento que o MIDI, o que pode tornar o processamento dos dados mais devagar e apresentar latência na hora de gravar. 

Perguntas frequentes

Quais são os melhores teclados controladores? 

Os melhores teclados controladores MIDI são os que estão no ranking. As marcas Novation, Nektar, M-Audio e AKAI são referências no mercado e por isso foram citadas por aqui. No entanto, há marcas ótimas no mercado. Você pode encontrar ótimos teclados nas marcas Roland e Yamaha. 

Como escolher um controlador MIDI?

Depende do seu objetivo e da sua experiência. Se você quer produzir estilos mais atuais, como o Trap, Hip Hop, Techno ou House Music, um controlador MIDI de 24 teclas já é o suficiente para você criar grandes obras. Agora os produtores mais experientes sabem extrair o máximo de qualquer tipo de controlador MIDI.

Qual melhor controlador custo benefício?

O melhor teclado controlador MIDI em termos de custo benefício é o modelo M-Audio Oxygen 25 IV. Contudo, se você tem poucos recursos para investir, o modelo AKAI Professional MPK Mini MK3 pode ser uma ótima pedida. Mas lembre-se, depende do seu objetivo. Se você tem uma grande meta, então o melhor é o Novation Launchkey 49 MK2. 

Como escolher um teclado controlador?

Para escolher um bom teclado controlador você deve saber qual é o seu objetivo, e a sua experiência também deve ser considerada. Se você quer dar os primeiros passos, então escolha um modelo barato e com poucas funções. Agora se você já é experiente, mas quer expandir a sua criatividade, então escolha um teclado MIDI repleto de funcionalidades.

Qual é a melhor marca de teclado?

As melhores marcas são as que estão no ranking dos melhores teclados controladores MIDI do ano: Novation, Nektar, M-Audio e AKAI. Contudo, há marcas excelentes e que produzem ótimos instrumentos como Roland e Yamaha. A marca AKAI é a mais usada pelos amadores e a Novation pelos profissionais. 

Conclusão: qual o melhor teclado controlador midi

A música pode ganhar tanto com os avanços tecnológicos. Uma prova disso é a tecnologia MIDI e os teclados controladores. O ranking dos melhores teclados controladores MIDI do ano te ensinou mais sobre essa união tão profunda entre música e tecnologia que favorece o surgimento de novas expressões musicais. 

Hoje você conheceu os teclados construídos pelas principais marcas do mercado, como Novation, Nektar, M-Audio e AKAI. Também aprendeu sobre a tecnologia MIDI, os softwares de produção musical, ou DAW, e ainda sobre as funções e conexões que orientam essas ferramentas. 

As suas principais dúvidas foram esclarecidas com o nosso guia e o FAQ. Mas as pesquisas e os estudos não param por aqui, afinal, você já sabe qual instrumento será necessário para produzir a música de amanhã? 

E aí, já decidiu o que vai fazer? Algum teclado MIDI do ranking te chamou atenção? Já conhecia os melhores teclados controladores MIDI do ano? Deixe o seu comentário contando pra gente e compartilhe com seu amigo que ainda não conhece Jacob Collier e a tecnologia MIDI. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *