Início » Os 10 Melhores Suportes para Violão em 2022

Os 10 Melhores Suportes para Violão em 2022

Os músicos ralam muito para comprar bons instrumentos, então nada mais justo do que se certificar de que os equipamentos estão acomodados com segurança e praticidade, certo? Nesse sentido, trazemos aqui um conteúdo completo sobre os melhores suportes para violão disponíveis no mercado. 

Preparamos uma análise completa dos modelos selecionados, indicando os prós e contras de cada produto. Além disso, você também vai conferir uma explicação detalhada sobre os principais aspectos a serem observados antes de comprar um suporte de violão, guitarra, baixo e outros instrumentos de corda. 

Dessa forma, temos a certeza de que você estará bem informado para fazer uma ótima aquisição. Ok, então vamos ao que interessa!

Melhores suportes para violão do mercado

Primeiramente, veja abaixo a nossa lista comparando os melhores suportes para violão disponíveis no mercado. Repare que na esquerda há a descrição do produto, enquanto na direita pontuamos a principal qualidade de cada um. 

Imagem

Produto

Preço (R$)

Suporte SI300 - Hayonik

1. Suporte SI300 - Hayonik 

✔️ Trava de segurança

Suporte SGV - Ibox 

2. Suporte SGV - Ibox 

✔️ Tamanho reduzido

Suporte AM - ASK 

3. Suporte AM - ASK 

✔️ Preço baixo

Suporte ‎Reforçado - Metalúrgica Salvação
Suporte AGS - Ibox 

5. Suporte AGS - Ibox 

✔️ Trava automática

Suporte SP10F - Saty 

6. Suporte SP10F - Saty 

✔️ Garras emborrachadas

Suporte SI200 - Hayonik 

7. Suporte SI200 - Hayonik 

✔️ Boa construção

Suporte GT1 - Ibox 

8. Suporte GT1 - Ibox 

✔️ Ótima estabilidade

Suporte - Tomshin

9. Suporte - Tomshin

✔️ Design reforçado

Suporte - Laurio

10. Suporte - Laurio

✔️ Regulagem de altura

1. Suporte SI300 – Hayonik

Prós

Contras

✅ Trava de segurança

🚫 Fabricante não informa variações de altura

✅ Contatos acolchoados

A Hayonik é uma empresa com bastante tradição no segmento de equipamentos de áudio, estando entre as melhores marcas de suporte para violão e instrumentos de corda. 

O modelo SI300 é um suporte de chão feito de ferro, servindo para violão, guitarra e contrabaixo. Possui dois pontos de apoio para o corpo do instrumento, além de um para o braço, o que traz maior segurança e estabilidade. Repare que também há uma trava, garantindo que o instrumento não caia em caso de algum esbarrão, por exemplo. 

Nas partes que entram em contato com o instrumento, o suporte apresenta revestimento acolchoado, que não gera riscos ou arranhões. Possui ainda cerca de 1 kg e apresenta boa mobilidade, além de um visual preto minimalista. 

Nas fotos do produto, é possível observar que ele apresenta regulagem de altura, mas o fabricante não informa os números mínimo e máximo. Em relação ao valor de mercado, o preço pode ser considerado médio.

2. Suporte SGV – Ibox

Prós

Contras

✅ Ótima mobilidade

🚫 Ausência de apoio para o braço

✅ Base emborrachada

Com cerca de 30 anos de história, a Ibox se consolidou como uma das maiores fabricantes de acessórios musicais presentes no Brasil. 

O suporte SGV foi idealizado para ficar no chão, podendo acomodar os mais variados instrumentos de corda. Possui três pontos de apoio, mas o mais alto encosta no corpo, e não no braço do instrumento. Essas partes são emborrachadas, o que é muito interessante para evitar riscos. 

Com pintura eletrostática na cor preta, o grande trunfo desse suporte está em seu tamanho reduzido. Por isso, ele cabe em praticamente qualquer canto. O produto também é leve, com cerca de 700 gramas. Além disso, suporta até 15 kg, então o músico pode ficar tranquilo, pois esse suporte dá conta até de guitarras e baixos mais pesados.

3. Suporte AM – ASK

Prós

Contras

✅ Revestimento especial

🚫 Capacidade de carga poderia ser maior

✅ Garra anatômica

A ASK é uma empresa nacional especializada em suportes para instrumentos musicais que conta com mais de três décadas de experiência. 

O modelo AM é um suporte de parede feito de aço e plástico. Ou seja, ele é fixo e deixa o instrumento suspenso, não ocupando espaço no piso do local em que é instalado. Na cor preta, o suporte oferece um revestimento especial que evita marcas e manchas, além de apresentar uma garra anatômica que possibilita a correta adaptação à mão do instrumento. 

O preço é bastante atrativo, mas atente para a capacidade de carga do suporte, que é de 5 kg. Isso é o bastante para um violão ou cavaquinho, mas pode ficar no limite para guitarras e baixos mais pesados.

4. Suporte ‎Reforçado – Metalúrgica Salvação

Prós

Contras

✅ Alta capacidade de carga

🚫 Design não é dos mais belos

✅ Garra com angulação

Se você não tem muito dinheiro disponível para comprar um suporte de parede, olhe com carinho para esse produto da Metalúrgica Salvação. 

Produzido com aço soldado reforçado, o modelo tem acabamento em pintura eletrostática preta ou branca. A garra possui uma angulação idealizada para que o instrumento não caia. Aliás, esse suporte pode ser usado com vários instrumentos de corda, incluindo violão, guitarra, baixo, cavaquinho e ukulele, entre outros. 

Acompanha os parafusos e buchas de instalação e apresenta revestimento em PVC flexível para não danificar o instrumento. Além disso, possui ótima capacidade de carga: 20 kg. O ponto negativo fica para o design do produto, que não é dos mais bonitos.

5. Suporte AGS – Ibox

Prós

Contras

✅ Acompanha buchas e parafusos

🚫 Fabricante não especifica o material

✅ Garra anatômica

Mais um suporte da Ibox, desta vez para ser instalado em paredes de forma fixa

O modelo AGS tem apoio para o headstock e sistema de travamento automático, que é acionado com o próprio peso do instrumento. Pode ser usado com guitarra, baixo, violão, ukulele, cavaquinho, banjo e viola. No entanto, o fabricante não especifica o material utilizado na construção. 

O suporte aguenta instrumentos até 15 kg, o que é um fator bastante positivo. Para completar, as buchas e parafusos acompanham o produto. Por fim, o preço é médio.

6. Suporte SP10F – Saty

Prós

Contras

✅ Acompanha buchas e parafusos

🚫 Não informa a capacidade de carga

✅ Garras emborrachadas

Olha só, a Saty é mais uma fabricante brasileira especializada em suportes para instrumentos musicais. 

O modelo SP10F é um suporte de parede para violão, guitarra e baixo. Na cor preta, o produto é feito de metal com garras de borracha anguladas, que protegem o instrumento contra riscos e quedas. 

Proporcionando bastante praticidade, o suporte deve ser fixado na parede a partir de dois parafusos, que vêm na embalagem. O preço é interessante, mas o fabricante não informa a carga suportada pelo modelo.

7. Suporte SI200 – Hayonik

Prós

Contras

✅ Boa construção

🚫 Peso elevado

✅ Estabilidade satisfatória

O suporte de chão SI200 é feito de ferro e apresenta boa construção e satisfatória estabilidade. Conta com três pontos de apoio e trava em dois níveis, sendo indicado para violão, guitarra e contrabaixo. 

A capacidade suportada é de 7 kg, garantindo segurança para a maioria dos instrumentos de corda. Trata-se ainda de um produto pequeno, que não ocupa muito espaço, mas é relativamente pesado: 1,5 kg. 

Conta com apoios acolchoados e design bem harmonioso, enquanto o preço praticado no mercado é médio.

8. Suporte GT1 – Ibox

Prós

Contras

✅ Apoio para o braço do instrumento

🚫 Não possui regulagem de altura

✅ Trava de segurança

Esse é um suporte de chão para instrumentos de corda que apresenta três pontos de apoio, com direito a uma trava para o braço do instrumento, garantindo maior segurança

Apresenta partes feitas de metal e plástico, com pés retráteis antiderrapantes, tratamento antiferrugem e pintura eletrostática. O produto pesa cerca de 1 kg, suportando instrumentos de até 12 kg. Com essas características, esse suporte se mostra muito estável e firme. 

Além disso, oferece contornos finos, que não atrapalham a visão do instrumento. Em relação ao preço, podemos dizer que é mediano. Em outras palavras, nem muito caro, nem muito barato. Finalizando, vale mencionar que o modelo não oferece regulagem de altura.

9. Suporte – Tomshin

Prós

Contras

✅ Produto dobrável

🚫 Preço alto

✅ Pés antiderrapantes

Esse suporte de chão importado possui um design diferenciado e bastante reforçado, podendo ser usado com guitarra, violão e baixo. 

Feito de metal, apresenta alta durabilidade e estabilidade, sem contar as espumas que protegem os três pontos de apoio. O suporte ainda é bastante leve e prático, pois é dobrável, o que facilita o armazenamento e o transporte.

Para completar, os pés possuem almofadas de borracha antiderrapantes, adequadas para uso doméstico ou em estúdio. Apesar de todos esses pontos positivos, o fabricante não informa a carga máxima. O preço é alto também.

10. Suporte – Laurio

Prós

Contras

✅ Design desmontável

🚫 Valor elevado

✅ Regulagem de altura

Esse outro suporte de chão importado chama a atenção por ser desmontável e possuir regulagem de altura, que varia de 62 a 74 cm. Pode acomodar violões, guitarras, baixos e outros instrumentos de corda. 

O produto é feito de material metálico com partes de borracha EVA, que não permitem que o instrumento seja riscado ou arranhado ao entrar em contato com o suporte. Apresenta elevada durabilidade e excelente firmeza, além de um visual não invasivo. 

No entanto, tenha em mente que o preço de mercado é alto.

O que é um suporte de violão?

O suporte de violão nada mais é do que um objeto que acomoda o instrumento musical enquanto ele não está sendo utilizado pelo músico. Em outras palavras, é um acessório que dá apoio ao violão, guitarra, baixo e outros instrumentos de corda, amplamente usado em shows, lojas, estúdios e na própria residência dos amantes de música. 

Geralmente, os suportes de violão são feitos de metal, plástico ou madeira. Usando um bom suporte, o músico pode ter a certeza de que seu instrumento estará bem protegido contra quedas e impactos. Nada de deixar o instrumento no chão ou apoiado na parede, ok? Todo cuidado é pouco. 

Outra característica importantíssima dos suportes é a praticidade. Já ouviu aquela frase “instrumento musical é para ser tocado”? Pois bem, deixando o seu violão em um suporte em vez de uma capa, com certeza você passará mais tempo com o instrumento em mãos. Isso porque ele estará ali, pertinho, sempre ao seu alcance. Quando o instrumento fica guardado, infelizmente é menos utilizado.

Como escolher o melhor suporte de violão

Uma vez que você já se conscientizou da importância de possuir um bom suporte para o seu instrumento musical, chegou a hora de entender os principais fatores a serem analisados antes de fazer a sua compra.

Tipos

Antes de mais nada, é importante saber que existem dois principais tipos de suporte de violão no mercado: o de chão e o de parede. Cada um tem suas particularidades, então a escolha depende da realidade de cada músico.

Suportes de chão

Os suportes que ficam no chão têm a grande vantagem da mobilidade. Ou seja, eles podem ser levados de um lugar a outro com bastante facilidade. Vamos supor que você normalmente deixa o violão na sala, mas em certo dia quer tocá-lo no quarto – ótimo, basta levar o suporte junto. Outra situação é um show ao vivo, sendo que você não tem certeza se o local dispõe de suportes no palco. Basta levar o seu. 

Além disso, os suportes de piso costumam ter de dois a três apoios, sem contar a regulagem de altura e a ausência de necessidade de instalação. Há ainda aqueles suportes com espaço para mais de um instrumento, ideal para quem deseja ter várias opções à disposição.

Suportes de parede

Por outro lado, os suportes de parede são fixos. Eles têm como trunfo o fato de ocuparem menos espaço no local em que são instalados, visto que deixam o instrumento suspenso. Com isso, seu violão fica longe do cachorro e não corre o risco de ser molhado se houver um vazamento na casa, por exemplo. 

Outra característica é que os instrumentos pendurados na parede acabam integrando a decoração do local, dando um toque diferenciado ao visual do cômodo. Por serem fixos, no entanto, não têm muita mobilidade ou regulagem de altura. Vale lembrar que a instalação exige furação da parede, com utilização de parafusos e buchas.   

Materiais

É fundamental que um suporte de instrumentos musicais seja bem construído. Em outras palavras: firme, estável e confiável. Afinal, ninguém quer que seu instrumento sofra uma queda, não é mesmo? 

Por isso, observe qual o material utilizado no suporte para violão que deseja comprar. Muitos modelos são feitos de metal, que é bastante resistente. Existem também produtos de plástico, alumínio e madeira, que podem ser menos duráveis – mas isso varia de modelo para modelo. Acima de tudo, o importante é o produto ser robusto e bem construído. 

Se o suporte tiver espumas e proteções acolchoadas, melhor ainda, porque isso garante que o contato com o instrumento não irá gerar riscos e arranhões. Por fim, há suportes com acabamentos diferenciados, que enriquecem a decoração do local onde são instalados. 

Mobilidade e travas

Em relação aos suportes de chão, a mobilidade é um fator sempre presente, visto que podem ser transportados facilmente. Já para suportes de parede, existem modelos com articulações, possibilitando que o músico altere a posição do braço de fixação, por exemplo. 

A presença de travas é outro aspecto que potencializa a segurança de um suporte para violão, assim como pés antiderrapantes. Esses dispositivos de segurança garantem que o instrumento não se mova por qualquer coisa, evitando uma queda indesejada.

Tamanho e peso suportado 

Existem suportes de diferentes tamanhos, pensados para diversos instrumentos musicais. Por isso, cheque se o produto que você está pesquisando é adequado a violão, por exemplo. Também atente para o local onde pretende deixar o suporte: vai ocupar muito espaço? O acessório vai atrapalhar a passagem das pessoas? Há o risco de alguém esbarrar no instrumento? 

Outro fator importante é observar o peso suportado pelo acessório. Quanto mais quilos o suporte aguentar, melhor. Geralmente, os violões são leves, mas alguns modelos de guitarra e baixo podem ser bem pesados. Por isso, não custa nada confirmar por meio das especificações do fabricante.

Perguntas frequentes

Quais as vantagens do uso de suporte?

Um suporte garante que o instrumento musical esteja bem acomodado, sem risco de quedas ou arranhões. Além disso, aumenta as chances de o músico tocar o instrumento, pois o deixa bastante acessível.

Qual a melhor marca de suporte para violão?

Entre as melhores marcas de suporte para instrumentos de corda vendidas no Brasil, podemos citar nomes como Ibox, Hayonik, ASK e Saty. Todas elas fabricam modelos bem construídos por um valor considerado justo.

Qual o material mais resistente para suportes de violão?

Geralmente, os suportes de ferro são mais resistentes e duráveis, porém há modelos de madeira, alumínio e plástico que também possuem boa construção.

Quanto tempo dura um suporte para violão?

Um bom suporte de violão, se bem cuidado, pode durar muitos anos – e até décadas em alguns casos. Para isso, o músico deve manter o suporte limpo, evitar impactos desnecessários e periodicamente checar a firmeza dos parafusos de fixação.  

Qual o melhor suporte para guitarra?

Cada tipo de suporte tem suas qualidades. Os de parede liberam espaço no chão, além de integrarem a decoração do local. Já os suportes de piso possuem ótima mobilidade e mais pontos de apoio.

Conclusão: qual o melhor suporte para violão 

Chegou a hora de fazer um resumo das informações que aprendemos hoje! Antes de comprar um suporte para violão, guitarra, baixo ou qualquer instrumento de cordas, primeiro defina o tipo: de parede ou de chão. 

Se você escolher a primeira opção, recomendamos os seguintes modelos: suporte ASK AM, suporte ‎Metalúrgica Salvação, suporte Ibox AGS e suporte Saty SP10F. Todas estão na lista dos melhores suportes de parede para violão. 

Já se você prefere um suporte de piso, aqui estão algumas das melhores opções de compra: suporte Hayonik SI300, suporte Ibox SGV, suporte Hayonik SI200, suporte Ibox GT1, suporte Tomshin e suporte Laurio. 

É isso, meus amigos. Um abraço, até breve! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.