Início » Os 7 Melhores Microfones Condensadores em 2021

Os 7 Melhores Microfones Condensadores em 2021

A tecnologia é uma grande madrinha do mercado do áudio. As inovações não param de melhorar a vida dos profissionais. E para te ajudar, nós decidimos listar os melhores microfones condensadores do ano. Dos mais sofisticados aos mais simples, você não terá mais dúvidas.

É fundamental se manter informado para aproveitar a tecnologia. Pronto para ter mais informações sobre o próximo microfone condensador que você pode ter? Então vamos lá! Respire fundo, faça as suas anotações, salve os links preferidos e aprimore o seu conhecimento. 

Melhores microfones condensadores para comprar online

Mesmo os mais experientes demoram para escolher um microfone condensador. As boas escolhas podem impulsionar sua carreira. Para ajudar, veja a nossa tabela:

Imagem

Produto

Preço (R$)

1. Microfone E614 - Sennheiser 

✔️ Melhor microfone condensador 

2. Microfone B-2 PRO - Behringer 

✔️ Microfone condensador versátil 

3. Microfone AT 2020 Pro - Audio-Technica

✔️ Melhor microfone para podcast

4. Microfone B-5 - Behringer 

✔️ Melhor custo-benefício para influencers

5. Microfone Yeti Nano - Blue 

✔️ Ótimo para home office

6. Microfone C-1 - Behringer 

✔️ Melhor custo-benefício da Behringer

7. Microfone GXT 232 Mantis USB - Trust 

✔️ Mais barato do mercado

1. Microfone E614 – Sennheiser

Prós

Contras

✅ Resistente

🚫 Alto custo

✅ Amplitude em captação 

Os mais experientes no mercado do áudio já conhecem a Sennheiser, a nossa marca campeã. Mas não se apavore se você não conhecer. Agora já sabe que a Sennheiser é uma das grandes. É a mais utilizada nas gravações, seja de show ou programa de TV e outros eventos que precisam de qualidade. 

Esqueça aqueles ruídos que só atrapalham, o Sennheiser E614 está no topo da nossa lista porque é capaz de aguentar altas pressões sonoras. O modelo é uma referência para os percussionistas, já que está preparado para captar os sons dos pratos sem distorção e tem uma estrutura reforçada para vencer qualquer turnê.

É um microfone condensador do tipo cardióide. É pequeno e leve, mas não se engane, seu material é resistente, recomendado aos músicos profissionais. Tem uma ótima direcionalidade em todos os espectros de frequência. Pode captar sons em até 139 dB sem nenhuma distorção. 

Sua amplitude de captação pode variar de 40 a 20000Hz, uma das melhores da categoria. O conector XLR balanceado entrega um som stereo, agradando os meus exigentes. Quando usado em pares pode melhorar ainda mais a sensação de profundidade. É de uso universal e te dá um som natural. 

A Sennheiser é uma marca que não decepciona e uma prova disso é o microfone condensador E614. É a melhor opção para comprar online neste ano. A marca é uma referência no mercado e satisfaz os seus clientes há décadas. Adquira o seu Sennheiser agora e deixe suas gravações ainda mais nítidas. 

2. Microfone B-2 PRO – Behringer

Prós

Contras

✅ Três tipos de polaridade

🚫 Alto custo

✅ Chave -10db 

A nossa medalha de prata vai para uma marca que sempre surpreende! O Behringer B-2 PRO está entre os melhores microfones condensadores para comprar neste ano. Bonito, prático e multifuncional, é um microfone que agrada os iniciantes e os profissionais. Um grande recurso no mercado, trazendo mais brilho aos shows, programas e palestras.  

Possui duas cápsulas de polaridade e pode atuar nas três opções: cardióide, bi direcional e omnidirecional. O primeiro é recomendado para direções específicas, o segundo tem uma área de captação mais ampla. Já o último é capaz de pegar todo o ambiente, sendo o mais utilizado em coros ou instrumentos de percussão.  

É sensível e precisa de espuma ou pop filter para aumentar a qualidade de captação e diminuir a saturação. Outros recursos são muito úteis, como a chave de -10db, que aumenta a resistência à pressão sonora e o corte das frequências graves abaixo de 100hz, definindo ainda mais a captação. 

O microfone condensador B-2 PRO cumpre muitas promessas da Behringer e por isso surpreende os seus fãs. A marca está preocupada em enriquecer os detalhes para entregar um produto útil e eficiente. Aproveite essa oportunidade para dar um passo na sua carreira e adquira o seu microfone agora. 

3. Microfone AT 2020 Pro – Audio-Technica

Prós

Contras

✅ Ótimo para podcast

🚫 Não acompanha Pop Filter

✅ Capta nuances de dinâmica

🚫 Uma opção de polaridade

O terceiro lugar do nosso pódio foi conquistado pelo microfone condensador Audio-Technica AT 2020 Pro. É o mais indicado para quem quer gravar voz, instrumentos acústicos ou então produzir podcasts. É robusto, aguenta grandes pressões sonoras e é recomendado por profissionais do áudio. 

A Audio-technica é uma marca nova e que conquista respeito dos seus clientes. Oferece bons itens e pede por valores mais baixos do que os seus concorrentes. Mesmo assim, sempre há o que melhorar. Apesar de ter um bom acabamento, o AT 2020 Pro vem com poucos recursos, além de não vir com Pop Filter e ter uma única opção de polaridade. 

Conta com uma ótima faixa de dinâmica e pode captar todo o espectro sonoro. O diafragma da cápsula é um pouco maior, no entanto é um cardióide direcional simples, ou seja, capta as frequência de uma única direção e dispensa os sons periféricos. Como de costume nos modelos condensadores, precisa de alimentação externa ou phantom power.   

A Audio-Technica é uma marca vencedora. Além de outros produtos de qualidade, ela melhorou o trabalho dos empreendedores digitais com o microfone condensador AT 2020 PRO. É um ótimo custo-benefício para quem quer começar a gravar os seus trabalhos com a qualidade profissional. 

4. Microfone B-5 – Behringer

Prós

Contras

✅ Recomendado a empreendedores digitais

🚫 Somente duas opções de polaridade

✅ Ótimo custo-benefício

A Behringer não está de brincadeira e o quarto lugar vai para o microfone condensador B-5. É recomendado para gravar qualquer tipo de diálogos em salas, bom para filmes, documentários, teatro, podcast e instrumentos musicais. É pequeno e pode ser bem colocado entre os pratos e bumbos de uma bateria.  

Possui uma cápsula de polaridade cardióide, mas também pode atuar na polaridade ominidirecional, captando todos os sons do ambiente. Vem como uma espuma que tem a mesma utilidade do Pop Filter, é um ótimo recurso para evitar a saturação do áudio. 

É sensível e pode captar todo o espectro sonoro. Outros recursos são muito utilizados, como o corte pass filter que dispensa as frequências graves abaixo de 100hz, definindo ainda mais a captação e a chave de -10db, que aumenta a resistência à pressão sonora. A conexão XLR entrega um som balanceado e recebe a alimentação extra do phantom power. 

A Behringer continua fiel a sua legião de fãs com o microfone condensador B-5. É por isso que chama atenção dos mais exigentes. A marca investe pesado para ser uma ótima opção aos mais experientes e também aos que ingressaram no mercado agora. Não perca tempo, adquira o seu microfone agora.

5. Microfone Yeti Nano – Blue 

Prós

Contras

✅ Ótimo custo-benefício

🚫 Não há saída de áudio balanceada

✅ Ideal para home office

A Blue é uma marca nova voltada para empreendedores digitais, professores ou aos que estão em home office. O microfone condensador Blue Yeti Nano é a versão reduzida do Blue Yeti. Nosso escolhido está disponível somente em USB e pode ser conectado imediatamente a qualquer sistema operacional. 

Apesar de ser pequeno e não ter um suporte – já que precisa de ajuste para ficar numa altura confortável – o nosso quinto lugar é muito bem acabado e causa uma boa impressão. É compatível com os programas mais utilizados para streaming, como o OBS studio, sendo o preferido para gravações ao vivo, principalmente para gamers

Tem duas cápsulas, uma com polaridade cardióide e uma omnidirecional. Pode ser útil para fontes sonoras direcionadas, como uma voz ou um instrumento, como para grupos, como corais e vídeo conferências. Tem uma entrada p2 para headset e uma USB onde troca todas as informações com o computador.  

Podemos afirmar sem sombra de dúvida, que o microfone condensador USB Blue Yeti Nano é recomendado para quem quer ou precisa trabalhar de casa. Satisfaz o produtor de conteúdo e o seu seguidor fiel. É ideal para quem quer dar um passo além na carreira. Este microfone pode ser seu com apenas um clique. 

6. Microfone C-1 – Behringer 

Prós

Contras

✅ Plug and Play

🚫 Cardióide que capta muita ambiência

✅ Versátil

E olha ela aí de novo minha gente, a Behringer conquista mais um lugar no nosso ranking. O microfone condensador USB C-1 é a melhor opção para quem se interessa pela qualidade Behringer e quer melhorar os seus vídeos, gravações e muito mais. É ótimo para gravação de voz e violão, sendo muito utilizado pelos artistas do Youtube.

Por ser um microfone USB ele traz vários benefícios na hora de trabalhar. É do tipo Plug and Play, ou seja, basta plugar em seu computador que ele será reconhecido por qualquer sistema operacional. Dispensa a utilização de interfaces de áudio, o que o torna ainda mais atrativo quando pensamos em custo-benefício. 

Cabe ressaltar que o C-1 não vem com espuma ou Pop Filter, no qual evita o efeito explosivo das consoantes B e P. Mesmo assim o microfone se mostra muito versátil pois é compatível com qualquer software de edição de áudio, inclusive os modelos gratuitos que estão disponíveis na internet. 

A Behringer nos mostrou que é uma marca que merece admiração. É por isso que o microfone condensador USB C-1 está no nosso ranking. É super indicado aos que produzem conteúdo da própria casa. Por que não ter um aparelho de ponta para entregar um conteúdo top de linha? Ele pode ser seu. 

7. Microfone GXT 232 Mantis USB – Trust

Prós

Contras

✅ Modelo mais barato do Mercado

🚫 Apenas polaridade ominidirecional

✅ Indicado para streaming

O último lugar do nosso ranking foi conquistado pela Trust, uma marca que inova a cada dia para dar mais possibilidades aos produtores de conteúdo. O microfone condensador GXT 232 Mantis USB vem conquistando espaço nas mesas dos gamers que fazem streaming, ou nas instalações de qualquer empreendedor digital que trabalhe em casa. 

O GXT 232 Mantis USB é a opção mais barata para quem quer começar e promete um resultado satisfatório, mas muito distante se comparado às suas concorrentes. É um modelo frágil, projetado para ficar no seu ambiente de trabalho. Tem um acabamento bonito e conta com um infográfico que auxilia a montagem

Vem com cabo USB de 1,5m e é do tipo Plug and Play, dispensa qualquer programa específico para funcionar. A polaridade é ominidirecional, captando todos os sons do ambiente. O Pop Filter que o acompanha elimina as alterações provocadas pelas consoantes B e P. O tripé deixa o microfone estável para longas sessões de gravação. 

A inovação da Trust fez com que ela fosse muito bem aceita pelos iniciantes. É por isso que está no nosso ranking. Seja para gamers, youtubers ou professores, é uma ótima opção para quem quer entregar produtos com alta definição em áudio.  É um aparelho voltado a você que precisa de um microfone condensador para evoluir na sua jornada profissional. Para dar esse passo, adquira o seu agora mesmo. 

Para que serve o microfone condensador?

Não foi por agora que o ser humano começou a utilizar meios para amplificar o seu discurso. Na antiga Grécia, por exemplo, os teatros e os discursos públicos eram apresentados em estruturas especiais com acústica aprimorada para envolver os cidadãos. A mesma tecnologia é utilizada nos dias de hoje. 

Logo após a revolução industrial, cientistas trabalharam para transcender o megafone, um protótipo do microfone que amplifica o volume por causa do direcionamento da coluna de ar. O primeiro microfone surgiu no final do século XIX e até hoje é aprimorado. 

Os pioneiros, como é de costume, foram além. Projetaram um microfone condensador para dar mais fidelidade à expressão e as possibilidades artísticas, aprimorando o teatro, a ópera e o cinema. Ademais, beneficiou o setor da comunicação e o religioso. A busca continua, vamos trabalhar para criar novos recursos para melhorar os nossos meios de expressão. 

Como escolher o melhor microfone condensador 

Você pôde conhecer pelo nosso ranking os prós e os contras dos melhores microfones condensadores do ano. Agora vamos te ensinar a avaliar qualquer modelo.

Padrão polar

O padrão polar pode ser considerado o alcance de captação do microfone. Pense no seu ouvido. Ele tem uma forma para captar o som. O mesmo acontece com o microfone, e o que define a sua forma de captação é o seu padrão polar. Alguns recebem o som de todas as direções, outros apenas sequestram o som de uma direção específica. Preste atenção nesses três tipos. 

Cardióides 

A polaridade cardióide é a mais encontrada nos microfones condensadores. Eles conseguem captar os sons que atingem o topo do aparelho e desconsideram os sons periféricos. Recomendado para shows, pois tem uma melhor capacidade de captação direcionada, evitando a microfonia. 

Omnidirecionais 

Os microfones com polaridade omnidirecional conseguem captar em todas as direções. O diafragma atua em 360º e inclui todos os sons periféricos. Indicado para gravações dos vocais em estúdios ou instrumentos musicais em salas com um bom tratamento acústico. 

Bidirecionais  

A polaridade bidirecional pode captar os sons que vêm de direções contrárias, é a mais indicada para duetos, ou casais apaixonados em casas de karaokê. O diafragma capta o som nas duas direções longitudinais. Muito utilizado para gravação de instrumentos musicais. 

Sensibilidade 

Você precisará de um bom suporte. Os microfones condensadores são extremamente sensíveis e não foram projetados para estar em movimento. Também não tem grande alcance. A fonte sonora precisa estar próxima, caso contrário a captação fica prejudicada. Portanto, o microfone deve estar parado e o locutor deve estar perto. 

Recursos extras 

Não esqueça do pedestal, do cachimbo, do cabo de transmissão e do amplificador. Em alguns casos você pode ter uma espuma que evita a sibilância, a cápsula, a maleta e o shock mount. Conecte o microfone com outros recursos, como pedaleiras ou samplers para criar novos sons. 

Compatibilidade 

Os microfones condensadores precisam de uma uma carga a mais de energia. É por isso que as mesas de som e os amplificadores vem com a opção phantom power ou a chave de 48v. Sem esse recurso o aparelho não funciona. 

Perguntas frequentes

Qual o melhor microfone condensador para quem está começando? 

Depende do seu ramo. Se você tiver um podcast, o modelo Trust GXT 232 Mantis USB é usado por muitos profissionais, tornando-o confiável. Mas se você quer garantir, então escolha o Behringer B-2 PRO, atende os empreendedores digitais, produtores de vídeo e estúdios de gravação.  

Qual a diferença entre o microfone condensador e o dinâmico? 

O microfone condensador é mais sensível e precisa de uma fonte de alimentação de energia externa, muitas vezes fornecida pela mesa de som com o phantom power. O dinâmico é capaz de captar e transmitir as ondas acústicas sem a necessidade de tal recurso.

Quais as melhores marcas de microfones condensadores? 

As melhores são as que estão no nosso ranking: Sennheiser, Behringer, Audio-Technica, Blue Yeti Nano e Trust. A Shure e a Yamaha também são ótimas marcas de microfones. 

Qual o melhor microfone de estúdio? 

Um estúdio de música precisa de bons microfones condensadores omnidirecional para gravar as vozes. Os com polaridade cardióide podem ser usados em instrumentos musicais de todas as famílias, como os de sopro ou cordas. 

O que devo fazer quando o microfone estiver com algum ruído? 

Você deve verificar todas as conexões, um mau contato pode ser a causa do problema. Outro fator pode ser a instalação elétrica, já que uma estrutura sem aterramento está suscetível ao ruído. Enfim, verifique o próprio microfone, pode ser um defeito de fabricação.

Conclusão: qual o melhor microfone condensador

Hoje você teve acesso a informações sobre uma tecnologia que revolucionou o mercado do áudio. O ranking dos melhores microfones condensadores do ano trouxe um guia completo das opções do mercado mais requisitadas. 

Você conheceu os principais prós e contras de marcas como Sennheiser, Behringer, Audio-Technica, Blue Yeti Nano e Trust. Além do mais, você analisou um manual sobre como escolher o microfone, a principal diferença entre as formas de captação, sensibilidade, dentre outros. O FAQ te respondeu às principais dúvidas.

A sua jornada não termina aqui. Você acabou tirando todas as dúvidas e agora é hora de fazer uma escolha. Pegue o seu microfone condensador predileto para desenvolver grandes obras. Seja amador, intermediário ou profissional, o mercado precisa de você para crescer.

E você, está ansioso para começar? Um desses microfones condensadores te chamou atenção? Já conhecia os melhores do ano? Conte pra gente! E não deixe de indicar alguém que goste muito do tema!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *